segunda-feira, 23 de março de 2020

Estado garante mais leitos de UTI e retaguarda em Garanhuns para combate ao Coronavírus

Reunião no Palácio do Campo das Princesas definiu investimentos de combate à pandemia

Deputados Priscila Krause e Sivaldo Albino 
O deputado estadual Sivaldo Albino esteve nesta segunda-feira (23) com o governador Paulo Câmara e com o secretário estadual de saúde, Dr. André Longo, e participou de reunião com Dr. Antônio Figueira, onde apresentou sugestões para combate ao COVID 19 em Garanhuns. Sivaldo fez um levantamento de hospitais particulares, antigas unidades de saúde e até prédios que possam ser equipados para leitos de retaguarda. Da reunião também participaram proprietários do Hospital Nsa. Sra. do Perpétuo Socorro, José Tinoco Filho e Jorge Branco, e sua esposa, a deputada Priscila Krause.

Antônio Figueira relatou os esforços que vêm sendo feitos pelo estado, que vêm surtindo resultado, e em nome do governador Paulo Câmara anunciou que Garanhuns terá dobrada a quantidade de leitos de UTIs. Serão criadas 10 Unidades de Tratamento Intensivo na UPAE Garanhuns, que terá seu perfil alterado para receber pacientes infectados pelo Coronavírus. Além disso, mais 20 leitos de retaguarda serão criados na unidade. O Hospital Regional Dom Moura conta com 10 leitos de UTI e sete de CTI, e está adequando alas para criação de leitos de retaguarda exclusivos para coronavírus.

Em um segundo momento o Hospital Nsa. Sra. do Perpétuo do Socorro também deve ser utilizado pelo estado para ampliar este atendimento. Outras alternativas foram expostas e ficarão para estudos futuros. 

Segundo Albino, o Governo do Estado foi além do que se esperava. "Os leitos de retaguarda são mais simples de equipar. Contar com mais leitos de UTI, cujo investimento é muito maior, mostra que o governador Paulo Câmara responde positivamente ao desejo da população neste momento crítico" - Afirma. O deputado fez questão de ressaltar a presença da deputada Priscila Krause, sua colega de ALEPE, neste momento de união por Pernambuco.

Encontro das equipes do estado e do município

Retornando a Garanhuns, Sivaldo Albino, acompanhado da gestora da V GERES, Catarina Tenório, do diretor médico do HRDM, Dr. Paulo Mendonça, entre outros representantes, esteve reunido com o prefeito do município, Izaías Régis, e sua equipe na área de saúde, a exemplo da secretária Nilva Mendes, do adjunto Harley Davidson, médicos convidados, entre outros, onde foi debatido em conjunto o trabalho de combate ao Coronavírus no município.

O município irá ceder insumos para as equipes do Hospital Dom Moura, a exemplo de máscaras e álcool em gel. Na parte de infraestrutura, a prefeitura vai colocar cinco Unidades Básicas de Saúde (Cohab II, Magano, Indiano, Cohab III e Heliópolis) para funcionar até às 22h, diminuindo a procura pela emergência do HRDM. Izaías afirmou que vai também fazer uma pequena reforma na UPA24h para ceder ao Hospital Dom Moura, que poderá ser utilizado para leitos, inclusive de UTI.

O prefeito afirmou que se trata de um esforço para a saúde municipal, mas o momento é de união. Encerrou também dizendo que está de quarentena, e pediu a todos não saírem de casa.

Ao final da reunião, a certeza que política partidária e eleitoral se faz em outro momento, a hora agora é de somar esforços por Garanhuns.

PS: Ao retornar a Garanhuns, Sivaldo Albino participou de reunião entre as equipes do estado e do município na casa do prefeito Izaías Régis, onde foram garantidos mais investimentos. Confira no link abaixo:

Campus da UPE em Garanhuns produz álcool 70% para unidades de saúde da região



Professores, servidores e estudante do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Garanhuns, já produziram, desde a última segunda-feira (16.03), mais de 200 litros de álcool 70%, que vão ser utilizados nos hospitais da região no enfrentamento da prevenção do novo Coronavírus (Covid-19).

A equipe envolvida no processo, composta pela professora Rosângela Falcão, pelo professor Adauto Trigueiro, pelo estudante Cleiton Tenório, e pelos servidores Elaine de Araújo Silva, Laura Xavier de Barros e Edjalma de Oliveira, produz, em média, 50 litros por dia.

A expectativa é que a produção do álcool 70% aumente para 80 litros diários, já que, a partir de amanhã (24.03), os professores Hiram Falcão e Elisangela Castanha se juntarão ao grupo que trabalhará em dois turnos.

O álcool, que possui ação antisséptica sobre bactérias e vírus como o COVID-19, será doado e utilizado para a higienização no Hospital Dom Moura, no Hospital Infantil, no Sistema Prisional e no Abrigo São Vicente.

O grupo de amigos deste blog fez a doação de de cerca de 500 vasilhames de um litro com lacre para armazenamento do produto, que é todo realizado no laboratório da unidade. A unidade também recebeu da empresa Serra Branca a doação de 150 litros de água mineral e além de vasilhames de dez litros.

Túlio Gadêlha pede contratação de médicos cubanos para enfrentamento ao Covid-19




Em meio à crise causada pela pandemia de coronavírus (Covid-19), o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) protocolou, nesta segunda-feira (23), requerimento pedindo que o Ministério da Saúde contrate os médicos cubanos egressos do Programa Mais Médicos e ainda residentes no Brasil. A ideia do pedetista é dar agilidade ao enfrentamento do novo vírus.

“A crise mundial causada pelo coronavírus exige diversas medidas sanitárias e econômicas. Toda a ajuda é necessária e importante para salvarmos vidas e contermos o avançado deste vírus. Não podemos deixar que visões ideológicas ou preconceitos estejam acima do bem comum que é a saúde e o bem-estar do povo brasileiro. Também não podemos perder mais tempo neste enfrentamento”, justifica.

O Ministério da Saúde anunciou que vai contratar 5.811 profissionais da área da saúde para reforçar o enfrentamento ao coronavírus, com contratos de um ano de duração.

Segundo a associação de médicos cubanos que ficaram no Brasil, a Aspromed, cerca de 2 mil profissionais permanecem no país, sem poder exercer a profissão. Alguns deles se naturalizaram brasileiros, outros receberam o direito de residência permanente e ainda tem os que estão na condição de refugiados.

Leitor do blog afirma que não encontrou vacinas no postos de Garanhuns

Caro Ronaldo,

Estive hoje na Vigilância Sanitária ao lado da Câmara de Vereadores, e nos postos de Saúde da Brasília e do Indiano, e não tinha vacina para idosos.

Atenciosamente,

Jadson

Transporte de cargas continua liberado em Pernambuco. Medida vida garantir abastecimento


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, esclarece que as medidas de suspensão do transporte intermunicipal de passageiros visam evitar a circulação de pessoas em virtude da política de prevenção e enfrentamento à Pandemia da Covid-19. 

O transporte de cargas, sobretudo de alimentos, medicamentos, produtos de limpeza e outros gêneros de primeira necessidade, continua livre, ressaltando-se a necessidade de adoção, por todos, das medidas de prevenção à Covid-19.

Estado anuncia a contratação de quase cinco mil profissionais da Saúde

Serão contratadas 4.729 pessoas, entre médicos e outros profissionais aprovados no último concurso. Decreto também proíbe aglomeração para grupos acima de 10 pessoas.



O governador do Estado, Paulo Câmara, anunciou, no final da manhã de hoje (23), mais uma série de medidas que vão impactar diretamente no controle da epidemia Covid-19. No pronunciamento, o governador determinou a contratação de 4.729 profissionais da área de Saúde, a abertura de duas seleções públicas, o repasse de R$ 11 milhões para a Assistência Social e Saúde e a edição de um novo decreto impedindo o transporte de passageiros em mototáxis e proibindo as reuniões e aglomerações para grupos com mais de 10 pessoas.

De acordo com o decreto, serão convocados 4.729 profissionais para reforçar o sistema de saúde. Serão contratados 430 médicos e 1.552 outros profissionais de diversas áreas, aprovados no último concurso. Esse pessoal vai fortalecer toda a rede pública de Saúde, inclusive o Hemope e o Hospital Oswaldo Cruz.

O governador também autorizou a realização imediata de duas seleções públicas simplificadas para a contratação de 2.747 novos profissionais. A primeira seleção, para a Secretaria de Saúde tem previsão para 160 vagas para médicos e 1.917 vagas em outros cargos.

A segunda seleção será feita pela Universidade de Pernambuco – UPE e vai contratar 65 médicos e 605 para profissionais como enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem, entre outros.

“Todo esse time vai compor o atendimento nas unidades existentes e nas que estamos abrindo para enfrentar a epidemia do novo Coronavírus. Além disso, estamos repassando onze milhões de reais para ajudar as ações de saúde e assistência social dos municípios pernambucanos”, afirmou o governador que reforçou: ”quero ainda ressaltar que nossa melhor estratégia de combate à disseminação do vírus nesse momento é o isolamento social”.

Consta do novo decreto a proibição de reuniões e as aglomerações para grupos com mais de 10 pessoas, além de impedir o transporte de passageiros com a utilização de mototáxis. O governador informou que o Estado está repassando R$ 11 milhões para ajudar as ações de Saúde e Assistência Social dos municípios pernambucanos.

Foto: Aluísio Moreira /SEI

Detran-PE suspende atendimentos presenciais


O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran-PE, seguindo as determinações do Governo de Pernambuco, informa que, em cumprimento às medidas anunciadas pela gestão estadual, e com o objetivo de colaborar com as ações de combate a Covid-19, os atendimentos presenciais estarão suspensos em todas as unidades Órgão, a partir do dia 23 de março, por tempo indeterminado.   

A medida, que visa proteger a saúde de seus servidores e da população em geral, evitando o contágio comunitário, será publicada em portaria do diretor presidente do Detran-PE (N 2265, de 22/03/2020). 

Uma equipe de funcionários estará de plantão na sede do Detran-PE, apenas para atender demandas emergenciais, enviadas pelo site www.detran.pe.gov.br - Fale Conosco. Tais demandas serão analisadas, caso a caso, para avaliar o atendimento. Além do site, o usuário poderá obter informações pelas redes sociais do Órgão, Facebook e Twitter (@DetranPe).

Deputado quer liberação do acesso ao seguro desemprego para garantia aos trabalhadores



O deputado federal Danilo Cabral (PSB) apresentará duas emendas à medida provisória 927/2020, publicada na noite deste domingo (22), para garantir mais renda aos trabalhadores nesse período de crise sanitária. Elas garantirão acesso dos empregados ao seguro desemprego para recompensar as perdas com a nova proposta do governo federal. O texto da MP autoriza a suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses, permitindo que o empregador não pague o salário enquanto o empregado estiver em casa. 
“Medidas trabalhistas de Bolsonaro de combate ao novo coronavírus são desequilibradas. Precisamos proteger os dois lados, empregados e empregador. Suspender contrato de trabalho sem garantir renda mínima é lançar na miséria milhões de brasileiros”, critica Danilo Cabral. Além disso, segundo o parlamentar, o texto é pior do que o que vinha sendo discutido, o qual permitiria a redução salarial a partir da redução de jornada. Agora, mantém-se a jornada, mas com corte de salário”, critica. 
Danilo Cabral destaca ser preciso assegurar os empregos e elaborar medidas para atender os trabalhadores informais e os desempregados. “Sabemos que a crise provocará uma forte desaceleração na economia, mas não é autorizando a suspensão de salários que o governo irá garantir o funcionamento de empresas, a manutenção dos empregos e, consequentemente, a arrecadação de impostos”, diz. 

Para o deputado, o governo tem atuado na contramão dos outros países, que têm adotado medidas de apoio financeiro aos trabalhadores, aos autônomos e desempregados. “O cenário que se desenha é devastador e nós temos que trabalhar para minimizar os efeitos da crise, principalmente assegurando os direitos dos mais vulneráveis. Ele cita a pesquisa da XP Investimentos, que prevê a possibilidade de o Brasil chegar a 40 milhões de desempregados por causa da pandemia do novo coronavírus. 

De acordo com a MP 927/2020, a empresa é obrigada a oferecer curso de qualificação, além de manter benefícios, como plano de saúde. O texto diz que o empregador poderá conceder uma ajuda compensatória mensal, "sem natureza salarial", "com valor definido livremente entre empregado e empregador, via negociação individual”.
“O governo tem atendido às demandas dos empresários, pois várias das medidas anunciadas fazem parte de um documento da CNI (Confederação Nacional da Indústria), que trata sobre flexibilização nas leis trabalhistas, mas não tem um viés social”, critica Danilo Cabral. O governo poderia se inspirar em Portugal e trabalhar para que os bancos promovam moratórias de um ano para pagamentos de dívidas pequenas e médias de empresas e indivíduos. Os bancos lucraram mais de R$ 80 bilhões em 2019 no Brasil. 
A medida valerá durante o estado de calamidade pública em razão do coronavírus, com prazo definido até o fim deste ano. Uma medida provisória tem força de lei pelo período de 60 dias, prorrogáveis pelo mesmo prazo, até que seja apreciada pelo Congresso Nacional. Se não for votada, perde a validade.

Foto: Chico Ferreira

Coronavírus / Estado deve garantir mais leitos para Garanhuns

Deputado Sivaldo Albino fez levantamento de locais que podem receber leitos de retaguarda



O deputado estadual Sivaldo Albino participa de reunião nesta segunda-feira (23) na sede do Governo Estadual, onde apresentará sugestões de locais que possam se transformar em leitos para atender pacientes do COVID 19, em Garanhuns. O deputado recebeu a missão direta do governador Paulo Câmara, e ao longo da semana, Sivaldo Albino esteve com a gestora da V GERES, Catarina Tenório, com o diretor médico do HRDM, Dr. Paulo Mendonça, visitou hospitais particulares, antigas unidades de saúde e até prédios que possam ser equipados para leitos de retaguarda.

O Hospital Monte Sinai não tem espaço físico para ampliar a oferta de leitos. O Hospital Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro tem espaço externo que será apresentado na reunião. A visita ao hospital particular, que atende também pela Rede SUS, foi acompanhada pela deputada Priscila Krause, seu esposo Jorge Branco, José Tinoco Filho, Duílio Tinoco, Dr, Gustavo, Johny Albino, Dr. Paulo Mendonça e Dra Catarina Tenório.

Segundo Albino, outras alternativas serão apresentadas. "Na área de saúde poderia se buscar a reativação do antigo Hospital Municipal Santa Terezinha, o Hospital da Providência, ou ainda equipar a UPA24h da prefeitura" - afirma o deputado. A secretária municipal de saúde, Nilva Mendes, já colocou o prédio à disposição.

O Bispo Diocesano Dom Paulo Jackson colocou o Seminário São José também à disposição do estado, assim como o casal Luna e Patrícia Luna ofereceram a AGA para receber os leitos de retaguarda. O Hospital Regional Dom Moura estará implantando ala extra com novos leitos para Coronavirus.

Na reunião desta segunda-feira, com o secretário estadual de saúde, Dr. André Longo, e com o secretário dr. Antônio Figueira, Sivaldo Albino estará acompanhado de Priscila Krause, José Tinoco Filho, entre outras pessoas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.