terça-feira, 3 de março de 2020

O exemplo do reitor Pedro Falcão: Compromisso e satisfação.






Resultado de imagem para novos residentes governador pernambuco

Haja fôlego para cumprir tantos compromissos. A segunda-feira (02) do reitor da UPE, profº Pedro Falcão, foi apenas um retrato de uma rotina que cumpre com satisfação e um sorriso no rosto, basta acompanhar seu Instagram, onde mostra um pouco destas atividades acadêmicas, mas também abre a janela para seus momentos de lazer com amigos e prazerosos com sua família.

Na agenda do dia, posse de novos professores e servidores da UPE e também a Aula Magna para mais de 1.500 novos Residentes Médicos e Multiprofissionais da SES/PE, ao lado do governador Paulo Câmara, além de outras Aulas Magnas em diversos Campi. Aliás, teve mais nesta terça-feira.

De sua rede social catei esta informação: "O carnaval passou, porém a animação continua. Início da semana com muito trabalho e recepção para os novos estudantes e servidores da nossa UPE.
Hoje ministrei aula magna na POLI, FCAP e CAMPUS GARANHUNS, recepcionei os novos servidores e ainda representei a nossa Universidade na Aula Magna da Residência Médica e Profissional".

Onde arruma fôlego para agenda corrida? A resposta é simples, fazer com alegria e compromisso.



AINDA DÁ TEMPO / Inscrições para seleção de agentes comunitários de saúde da PCR terminam hoje (03)


As inscrições para a seleção pública da Prefeitura do Recife que permitirá a contratação efetiva de 72 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além da formação do cadastro reserva, terminam hoje (03/03). Os interessados em concorrer às vagas podem se inscrever, exclusivamente, no site www.upenet.com.br, a taxa de inscrição custa R $ 33,40 e deve ser paga até amanhã (04/30). O processo é executado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE).

A seleção da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife oferece vagas nos oito Distritos Sanitários da cidade e será realizada em duas etapas: na primeira, haverá uma prova objetiva de conhecimentos, e, na segunda, um curso de formação inicial. O salário base atual é de R$ 1.250, para uma carga horária de 40 horas semanais, e passará a ser de R$ 1.400 em abril deste ano. O processo seletivo reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência, desde que seja compatível com a função a ser desempenhada.

Para concorrer às vagas, os candidatos devem residir na área da comunidade em que pretendem atuar. Os outros requisitos são possuir certificado de conclusão do ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e ter concluído e sido aprovado no curso de formação inicial.

A prova objetiva será realizada no dia 22 de março, e o resultado desta etapa será divulgado em 3 de abril. No dia seguinte, será feita a convocação para o curso de formação inicial, de caráter classificatório e eliminatório. A capacitação terá carga horária de 40 horas, em horário integral, exigindo-se do aluno frequência obrigatória e dedicação exclusiva. Ao final das aulas, será feita uma avaliação. A expectativa é que os aprovados comecem a trabalhar a partir de junho.

Outras informações podem ser obtidas no site do Conupe (www.upenet.com.br), através do e-mail: iaupe.recifeacs2020@gmail.com ou dos telefones: (81) 3033-7394 / 7397.

Ararinhas-azuis retornam ao Brasil e são escoltadas de Petrolina para a Bahia

Aves eram consideradas extintas no país há quase 20 anos 



Cinquenta ararinhas-azuis que vieram da Alemanha desembarcaram no Brasil nesta terça-feira (03), e foram escoltadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, até um centro de reprodução construído na cidade de Curaçá, na Bahia. As aves estavam extintas no país e retornaram graças a um acordo firmado no ano passado, entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Organização Não Governamental alemã Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP). 

De acordo com o ICMBio, as aves devem passar por um período de quarentena para treinamento e adaptação, antes de serem soltas na natureza. A data de 03 de março foi escolhida por ser o Dia Internacional da Vida Selvagem, para lembrar da importância em se preservar a fauna e flora do planeta, bem como alertar sobre o tráfico de animais no mundo. 


Parceria 

O ICMBio e a organização ACTP firmaram no ano passado um acordo que oficializou a vinda das ararinhas da Alemanha para o Brasil. Entre os parceiros estão o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), o Criadouro Fazenda Cachoeira, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de São Paulo (USP). 

Histórico 

As aves foram descobertas no início do século 19 pelo naturalista alemão Johann Baptist von Spix. A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), espécie exclusiva do bioma da caatinga brasileira, que se concentra na Região Nordeste do Brasil, teve sua população dizimada pela ação do homem. O último exemplar conhecido na natureza desapareceu em outubro de 2000, por ser alvo de caçadores e traficantes de animais, e os poucos exemplares que restaram em coleções particulares no mundo vêm sendo usados para reproduzir a espécie em cativeiro, todos no exterior. 

A ararinha é considerada uma das espécies de ave mais ameaçadas do mundo. Em 2000, foi classificada como Criticamente em Perigo possivelmente Extinta na Natureza, restando apenas indivíduos em cativeiro.

ARTIGO - Dia de Garanhuns - Jornal do Commercio

Maxwell Bento assina artigo no Jornal do Commercio, edição desta terça-feira (03/03/2020)



DIA DE GARANHUNS 

O raiar do sol por trás da capela primitiva de Santo Antônio em 10 de março de 1811, trouxe naquela manhã de domingo boas novas aos habitantes da povoação de Garanhuns: era chegado o momento da tão desejada emancipação política, a pedido do governador de Pernambuco Caetano Pinto de Miranda Montenegro. O príncipe regente Dom João assinara a Carta Régia concedendo autonomia a localidade, criando o Município de Garanhuns, este ato soberano coroou todos os esforços e mobilização de homens e mulheres proprietários do local, a Terra de Simoa Gomes àquela altura já era o centro econômico do Agreste pernambucano e crescia cada vez mais, dessa forma instâncias de poder foram criadas e definidas com suas autoridades competentes, junto a um corpo de funcionários públicos que a partir de então cuidariam dos interesses garanhuenses. Garanhuns nunca pertencera a nenhuma outra localidade, tendo em seus munícipes o orgulho, bem como o carinho por suas origens, ao ponto de um dia ser chamado de “seu”: O Dia de Garanhuns, como é citada em sua Data Magna instituída em 1950 através do projeto do vereador e historiador Alfredo Leite Cavalcanti e sancionado pelo prefeito Luiz da Silva Guerra (Resolução nº 144/50). A partir de então, ano a ano durante as décadas de 1950, 1960 e 1970 o aniversário de Garanhuns foi comemorado todo dia 10 de Março, a imprensa, o poder público, as escolas e colégios lhe rendiam homenagens e o comércio fechava suas portas em alusão ao feriado municipal, e foi assim até 1975 quando essa data foi mudada, sendo posteriormente resgatada pelo Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Garanhuns-IHGCG com a sensibilidade da Câmara Municipal, a mesma instituída pela Carta Régia de 1811, e sancionada pelo prefeito Izaías Régis em 2013 (Lei nº 3946/13), voltando sua comemoração para o dia 10 de março, conforme a legislação de 1950. A nossa Data Magna equipara Garanhuns a mesma importância de municípios históricos da era do Brasil Colônia, a exemplo de Santos-SP, São Vicente-SP e Olinda-PE que comemoram seus respectivos aniversários com a criação de suas vilas, que era o termo utilizado para as municipalidades portuguesas uma vez que estávamos sobre o seu domínio. Assim, parabéns Garanhuns pelos seus 209 anos de criação! Uma terra com tantos corações! São anos de muita história, de um município bicentenário e uma cidade que vem se modernizando sem esquecer seu passado, enaltecido a cada ano com a comemoração de sua Data Magna. A exemplo do que disse o notável historiador pernambucano Nelson Barbalho, “Todo 10 de Março é o seu Dia do Município” e parafraseando Alfredo Leite Cavalcanti para todos os garanhuenses “10 de Março é o Dia de Garanhuns”. 

Maxwell da Silva Bento 
Pesquisador e Diretor Financeiro do Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Garanhuns - IHGCG

Paulo Câmara: “Formamos profissionais preparados para o futuro desafiador de se fazer saúde pública”

Ao acolher mais de 1,5 mil novos residentes, governador ressaltou os investimentos feitos na formação e em infraestrutura da área de saúde





O governador Paulo Câmara participou, nesta segunda-feira (02.03), da solenidade de acolhimento dos 1.510 novos residentes, entre médicos e profissionais da saúde, que irão atuar em unidades da rede estadual. Ele ressaltou a posição de destaque de Pernambuco diante do cenário nacional na área da saúde e a importância dessa formação para a constante busca da melhoria no atendimento.

“Pernambuco tem essa característica de ser a referência médica de todo o Nordeste, e hoje nós estamos iniciando uma nova formação, que vamos fazer de forma adequada, garantindo o lado humano do atendimento. Vamos formar bem as pessoas para que elas estejam preparadas para o futuro desafiador de se fazer saúde pública”, pontuou o governador, que também comentou os investimentos da gestão, em Pernambuco, nessa importante área.

“O Estado, nos últimos quatro anos, aumentou em mais de 60% seus investimentos na formação. Estamos fazendo isso buscando realmente ter um olhar especial para a saúde pública. Com formação e com planejamento, a saúde pública melhora, e é isso que a gente busca aqui em Pernambuco. Os investimentos nessa área não vão parar. Pelo contrário, nós vamos continuar investindo”, assegurou Paulo Câmara, citando, entre outras estruturas, a do Hospital Geral do Sertão, que será inaugurado em Serra Talhada.

O evento, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco e promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), contou com a presença do secretário André Longo, que deu as boas vindas aos novos residentes e discursou sobre o aumento do número de bolsas ofertadas. “Esse é um momento importante para acolhimento de todos vocês. Muitos aqui estão chegando à residência médica pela primeira vez. Outros estão complementando sua especialização. É importante dizer que Pernambuco é um dos grandes polos formadores de recursos humanos na área médica do Brasil. O governador Paulo Câmara, desde 2015, tem ampliado o número de bolsas tanto na área médica como nas demais áreas de saúde. De lá para cá, os investimentos em bolsas do governo estadual ultrapassaram 70%”, exemplificou o secretário, acrescentando que o número de vagas ofertadas cresceu 159% entre 2012 e 2019.

Larissa Farias acabou de se formar como enfermeira, e agora se prepara para ingressar na residência do curso de Enfermagem Cirúrgica pelos próximos dois anos. “Tenho muita expectativa em relação ao curso e em relação ao sistema público. Quero tentar ajudar as pessoas, na medida do possível. Quero sempre estar tentando melhorar essa assistência, numa área até então pouco vista como é essa na qual estou entrando”, disse, esperançosa, a jovem de 23 anos.

Atualmente, mais de três mil residentes estão em formação em Pernambuco, vinculados a 330 programas de residência médica e multiprofissional. Ao todo, a previsão de investimentos para 2020 é de R$ 124 milhões nessa modalidade de pós-graduação, sendo R$ 85 milhões do tesouro estadual, ou seja, 68,5% do total e com um incremento de R$ 2,9 milhões em relação ao ano anterior.

Para 2020, foram criados novos programas de residência com foco na área materno-infantil (ginecologia e obstetrícia e neonatologia) e em medicina de família e comunidade. Ainda foram abertas vagas em medicina fetal, cardiologia pediátrica, transplantes, multiprofissional de interiorização da atenção à saúde, gastroenterologia pediátrica, endocrinologia pediátrica e reumatologia.

Estiveram presentes à solenidade o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Aluísio Lessa; o deputado estadual Waldemar Borges; o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFPE, Carol Leandro; a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Dr. Ricarda Samara; o presidente da Associação Pernambucana de Médicos Residentes, Erick Barreto; o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Lúcio Beltrão; a presidente da Comissão Estadual de Residência Médica, Adriana Medeiros; e demais autoridades, além do consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Eugênio Vilaça Mendes, que ministrou a aula magna intitulada “Os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Fotos: Heudes Regis/SEI

Novo regulamento para Série C do Brasileirão



O presidente do Santa Cruz, Constantino Junior, junto com Fábio Bentes, do Remo e Ricardo Gluck Paul, do Paysandu, apresentaram proposta para mudar a fórmula de disputa do Brasileirão Série C, e o novo formato foi aprovado no Conselho Arbitral nesta segunda-feira (02), por 14x6.

Ficou assim agora:

A primeira fase da Série C continua do mesmo jeito, com cada chave tendo 10 times que jogam entre si em partidas de ida e volta. Continuam se classificando os quatro melhores de cada chave para a próxima fase. Os dois últimos são rebaixados em cada grupo.

Aí vem a mudança. Acabou o mata-mata.

Na segunda fase, os oito classificados dos grupos A e B se dividirão em dois novos grupos, enfrentando-se em jogos de ida e volta. Ao final deles, as duas melhores equipes de cada chave conquistarão o acesso à Série B. E as primeiras colocadas de cada grupo decidem o título em dois jogos.

Melhor assim, pois vai privilegiar as melhores equipes, em vez de mata-mata onde tudo pode acontecer. E numa partida ruim, o time coloca o trabalho de todo o campeonato a perder. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.