terça-feira, 10 de junho de 2014

Hospital Dom Moura em Garanhuns vive bom momento e supera média histórica de atendimentos‏


Com a inauguração de novos setores de atendimento, como a nova emergência de adultos, o Hospital Regional Dom Moura ampliou a demanda de serviços à população do Agreste Meridional. Além disso, a UTI está com seus dez leitos sendo utilizados regularmente.

O diretor do Hospital, Luiz Ribamar Melo, afirma sobre o momento vivido pela instituição de saúde: "Tínhamos uma média de 10 mil atendimentos por mês, mesmo quando passávamos por algumas reformas. Contamos com uma equipe de profissionais capacitada e motivada, que mostrou nos últimos meses um potencial ainda maior de atenção aos pacientes, por isto alcançamos 11.664 atendimentos no mês de maio. É claro que não se comemoram números da saúde, o ideal seria que não precisassem dos nossos serviços, mas neste caso, em um momento de estabilidade administrativa, é bom saber que as pessoas continuam confiando no Hospital Regional Dom Moura".

Merecem destaque nos números apresentados pelo HRDM referentes ao mês de maio de 2014, a quantidade de atendimentos na Emergência de Adultos (5.068), Emergência Cirúrgica (1.240), Emergência de Traumas (2.686), Emergência Pediátrica (1.240), Emergência Odontológica (737) e Obstetrícia (559), além de outros setores como internamentos, laboratório, etc.

Dra. Ricarda (V GERES) e Luiz Melo em sintonia pela saúde
"Somando aos pacientes, milhares de acompanhantes, que também demandam atenção dos nossos serviços, mas que não são contabilizados em nossa planilha" - Afirma Luiz Melo, para registrar o movimento diário do hospital.

O Hospital Regional Dom Moura é o hospital de referência para os 21 municípios que fazem parte da V Regional de Saúde, entretanto é verificado alto índice de atendimento de baixa complexidade, e também a entrada de pacientes de outras regiões, por vezes superando a marca de mais de 60 municípios atendidos. "Trata-se de um momento de estabilidade e de números que vêm se superando a cada mês. As pessoas estão observando este esforço e parabenizando o bom serviço oferecido pelo hospital." - finaliza o gestor.

PAULO CÂMARA OU ARMANDO MONTEIRO: Suspense com PR e PDT de Pernambuco


A convenção que vai fechar a chapa da Frente Popular em Pernambuco acontece no próximo domingo. A majoritária todo mundo já conhece: Paulo Câmara, governador, Raul Henry, vice, e Fernando Bezerra para o senado. Na convenção fecha também a lista com os candidatos a proporcional, deputados estaduais e federais. 

Mas há um suspense como final de filme que promete movimentar a cena política local até lá. Inocêncio Oliveira resolveu não assinar em conjunto aos outros partidos o pedido da convenção, ou seja, por enquanto, seu partido, o PR, não participa, e não participando e assinando a ata, não fará parte da coligação, que aliás já conta com 20 partidos, sendo considerada a maior da história do estado.

Inocêncio que ficou chove/não molha este ano, havia desistido da campanha, lançou o sobrinho para federal, Sebastião Oliveira, e anunciou aposentadoria, liberou as bases, depois voltou atrás, tentou conseguir apoios que havia perdido e viu seu espaço político reduzido. Ligou para alguns prefeitos e lideranças que sempre teve, mas já não contava mais.

Viu também o PSDB e o PMDB (além de PPS e DEM) incorporarem à Frente Popular, colocando em risco seus espaços na coligação. Acabou se sentindo desprestigiado, e tem levado sua insatisfação ao ponto de pensar em romper com o grupo com o qual se aliou, já no primeiro turno de 2006, quandos poucos apostavam em Eduardo Campos.

O PTB oferece todos os espaços a Inocêncio Oliveira, tanto na chapa quanto em um futuro governo. O médico sertanejo está ponderando. Até a vice foi colocada na mesa, tirando do dividido PDT.

Quanto ao PDT, o suspense não é em Pernambuco, mas em Brasília. Embora as principais lideranças estejam no palanque socialista, como o prefeito de Caruaru, Zé Queiroz, o presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa e a presidente da Codeam, Celina Brito, já tenham declarado apoio a Paulo Câmara, é grande a possibilidade do partido ir para Armando Monteiro. O acordo está sendo costurado direto com Dilma. Uchoa disse que o partido pode levar as camisas, mas os jogadores vão para a Frente Popular. Disse que mais de 80% dos prefeitos e deputados do partido estão com Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho.

É suspense ou não é?

CDL esclarece sobre fechamento do comércio nos jogos da Seleção Brasileira


A CDL Garanhuns comunica que existe um consenso em nosso comércio, para que as empresas fechem em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, uma hora antes do início dos jogos, só reabrindo no dia seguinte, nos três jogos da primeira fase.

Informamos que a compensação do horário não trabalhados se dará conforme acordo entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Garanhuns e o Sindicato do Comércio Varejista de Garanhuns.

Paulo Câmara e FBC defendem criação de polos industriais como forma de interiorizar o desenvolvimento

Frente Popular tem reunião com representantes da Indústria de Pernambuco


Os pré-candidatos da Frente Popular de Pernambuco a governador, Paulo Câmara (PSB), e a senador, Fernando Bezerra Coelho (PSB), se reuniram, na manhã desta terça-feira (10), com empresários e profissionais ligados à Associação das Indústrias do Distrito do Curado e Várzea (Assinc). A entidade, que atua há 35 anos e gera 5 mil empregos diretos, congrega algumas das maiores empresas que atuam em Pernambuco, a exemplo da Gerdau, Unilever, AkzoNobel, Nagem, Roca e Spectrum Brands (que produz as pilhas Rayovac), entre outras. 

Após receber uma pauta de reivindicações da entidade, Paulo Câmara se comprometeu com as demandas do segmento e aproveitou a ocasião para defender o fortalecimento e instalação de novos polos industriais em todo o Estado, como uma forma de consolidar o processo de interiorização do desenvolvimento iniciado pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB). "Vamos fortalecer os polos já existentes e construir novos. Faremos isso qualificando os jovens, assegurando a infraestrutura necessária e promovendo uma política tributária específica para cada polo", argumentou o pré-candidato. 

Pernambuco recebe reforço das Forças Armadas durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

O governador João Lyra Neto garantiu, nesta terça-feira (10/06), o reforço das Forças Armadas para complementar a segurança durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. 

As tropas, que já estão na Capital pernambucana, foram disponibilizadas pela Presidência da República, por meio do Plano Nacional de Segurança da Copa do Mundo, com objetivo de auxiliar à Polícia Militar de Pernambuco durante a realização do evento. De acordo com Lyra Neto, o reforço é bem-vindo e vai ajudar a garantir a "segurança dos pernambucanos e de todos que aqui permanecerem durante o Mundial". 

 A operação, que a princípio terá um contingente de 1,5 mil homens, tem início na próxima quinta-feira (12/06), data da abertura oficial da Copa do Mundo. Nesse mesmo dia, o Estado receberá as primeiras delegações das equipes que jogarão a Copa.

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER: Itep oferece 275 vagas para cursos técnicos de nível médio em cinco Centros Tecnológicos do Estado

Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) abriu inscrições para o processo seletivo de alunos para os cursos técnicos de nível médio nos Centros Tecnológicos sob sua gestão. Estão sendo oferecidas 275 vagas em cinco CTs, para seis cursos: Comunicação Visual , Química, Modelagem do Vestuário, Alimentos, Zootecnia e Eletroeletrônica. 

Os interessados poderão se inscrever no site www.upenet.com.br até o dia 22 deste mês, mediante o preenchimento do formulário online de inscrição, indicando suas informações pessoais e o curso de sua preferência.

O edital, com os conteúdos para as provas de Português e Matemática, está disponível aqui.

As provas serão realizadas no dia 6 de julho, juntamente com as provas de seleção para as escolas técnicas de Educação Profissional da Secretaria Estadual de Educação. Podem participar da seleção dos CTs quem já concluiu o Ensino Médio ou está cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio. Setenta por cento das vagas estão destinadas para alunos da rede pública e 30% para alunos oriundos da rede privadas.

Os cursos técnicos do Itep são oferecidos nos seguintes locais: 

Comunicação Visual, no Centro Tecnológico da Cultura Digital (CTCD), no Recife 
– 50 vagas, sendo 25 pela manhã e 25 à noite; 

Química 
– 70 vagas, sendo 35 à tarde e 35 à noite, e 
Modelagem do Vestuário 
– 35 vagas à noite, 
no Centro Tecnológico do Agreste (CT Moda), em Caruaru; 

Alimentos, 
no Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT Lat),
35 vagas pela manhã, em Garanhuns; 

Zootecnia 
– 35 vagas à noite, 
no Centro Tecnológico do Pajeú (CT Pajeú), em Serra Talhada; 

e Química e Eletroeletrônica, 
25 vagas cada, à tarde, 
no Centro Tecnológico do Araripe (CT Araripe), em Araripina.

A taxa de inscrição custa R$ 24,00 e deverá ser paga em casas lotéricas ou agências bancárias até o dia 26, por meio do boleto disponível no ato da inscrição. A seleção será feita por meio de única etapa, constituída de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. O resultado do gabarito preliminar será divulgado no mesmo dia da prova, 6 de julho. E o resultado final – 1ª classificação – será divulgado no dia 15 de julho. De 16 a 18 de julho, ocorrerá a matrícula desta primeira classificação. O início previsto das aulas é 21 de julho.

MUITO DINHEIRO: Saiba quanto o SPORT ofereceu para tirar RIQUELME do Boca Juniors



A proposta do Sport para contar com o futebol do meio-campo argentino Juan Román Riquelme vêm abalando o Boca Juniors, o mais tradicional e com mais torcida clube da Argentina. O craque é a estrela do time, e seu contrato termina no final do mês.

O Sport não tem medido esforços para trazer o jogador. Com apoio de empresários, investidores e do novo fornecedor de material esportivo, a Adidas, o Sport ofereceu nada menos que R$ 700 mil por mês, isto mesmo, esta grana todinha. O Boca Juniors está com dificuldade em cobrir. Para tentar segurar o ídolo da torcida, os argentinos ofereceram uma renovação de contrato por 18 meses. Parece estar sendo insuficiente.

O Sport tem tratado do assunto somente a portas fechadas. Apesar do mistério, até a próxima semana o destino do jogador estará decidido, e ele pode ser a novidade rubronegra para a volta do Brasileirão, após a Copa do Mundo.

Tem gente que está achando dinheiro demais. Outros estão animados com a possibilidade do clube contar com um craque deste nível, e que o investimento tem retorno garantido.

Situação política em Bom Conselho envolve vários ex-prefeitos

DEPUTADOS: A ex-prefeita Judith Alapenha deve trabalhar para Lucas Ramos e Tadeu Alencar, ambos do PSB

A decisão do prefeito Dannilo Godoy (PSDB) em apoiar o candidato da Frente Popular em Bom Conselho ainda vai gerar muita discussão. Logo de cara o grupo rachou. Daniel Brasileiro, filho do ex-prefeito com o mesmo nome, deixou o governo de imediato, demonstrando que o grupo de Daniel segue com Armando Monteiro, e que, logicamente, deve fazer oposição ao prefeito.

O deputado federal Sílvio Costa anunciou que os trabalhistas teriam o apoio do ex-prefeito Gervásio Matos, que desmentiu o deputado e disse que não se mistura com o PT, e por isto é mais fácil apoiar Paulo Câmara, seguindo a indicação do seu partido, o PSDB. Mas ainda não decidiu e vai conversar.

O outro ex-prefeito que havia apoiado Dannilo Godoy na vitória sobre Judith, junto com Daniel e Gervásio, foi Audálio Tenório.

A ex-prefeita Judith Alapenha (PDT) já estava com a Frente Popular, e fez questão de deixar claro que não uniria os grupos com o prefeito. Cada um na sua para fazer campanha para Paulo Câmara. Judith deve apoiar Lucas Ramos para estadual e Tadeu Alencar para federal, ambos do PSB.

De certo que neste primeiro momento, a Frente Popular lucrou nos apoios, Dannilo mostrou força no evento que realizou, e Judith recebeu muita atenção dos socialistas. Sai mais forte depois de toda esta movimentação na Terra do Papacaça.

Trabalho de Audálio Filho repercute em Alagoas


CLIQUE NO LINK E CONFIRA  http://www.tribunahoje.com/noticia/101606/interior/2014/05/05/trecho-que-liga-pernambuco-a-alagoas-deve-ser-concluido-em-breve.html

O gerente regional do DER-AL-Vale do Paraíba, Cícero Jacinto Severino, confirmou à agência de notícias Alagoas da secretaria estadual de Comunicação, que a pavimentação entre as cidades de Correntes-PE e Chã Preta-AL além de ser mais uma via de acesso entre os dois Estados, favorecerá principalmente a ligação com a cidade turística de Garanhuns-PE.

A notícia respalda a tese do Requerimento Nº 779/2013 do vereador Audálio, de que o complemento dessa pavimentação será de grande relevância para o acesso a diversos serviços em Garanhuns e no Agreste Meridional, tanto para Chã Preta quanto para municípios do entorno. Com ela, o percurso entre Garanhuns e Maceió será ainda melhor e mais curto, gerando novas oportunidades de negócios e aumentando o turismo regional.

“Que vem de Alagoas, e principalmente de Maceió, aproveita nossa região como estância de férias, principalmente durante o Festival de Inverno, com a pavimentação muitos serviços em Garanhuns serão acessados a exemplo da área da saúde, comércio e educação” ressalta o vereador Audálio, presidente da Câmara Municipal de Garanhuns. 

NOTÍCIA NA AGÊNCIA ALAGOAS:

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.