segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

TCE notifica 35 cidades e cobra a realização de concursos públicos


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está de olho nos municípios pernambucanos que estão, de forma corriqueira, fazendo contratações temporárias.

Já foram notificados 35 municípios para que assinem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e expliquem o porquê das contratações ao invés da realização de concurso público para atender às demandas. Das 35 cidades, apenas quatro gestores foram julgados até agora. Os processos são de 2011 e o acompanhamento está sendo feito também pelo Ministério Público de Contas (MPCO).

Segundo a procuradora do MPCO, Germana Galvão Laureano, a ausência de uma legislação específica sobre a obrigatoriedade da realização de concursos públicos faz com que a observação de cada caso seja particular. “O critério que estamos utilizando é o da análise caso a caso. Tem município que não faz concurso público e acaba suprindo as suas necessidades com contratos temporários, quando, na verdade, as demandas são permanentes”, explicou a procuradora.

A prefeitura de São João, que teve o processo julgado irregular, é um exemplo de como tem se portado os gestores após a notificação do TCE. O Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) foi firmado, havendo, portanto, o compromisso por parte do prefeito de se organizar para realizar com urgência uma seleção pública, mas não houve cumprimento. A prefeitura de São João entrou com um recurso, após o julgamento pela irregularidade, que deve ser julgado no Pleno do Tribunal, na próxima quarta-feira (20).

No caso da Prefeitura de Saloá, que também teve processo julgado irregular, não assinou o TAC. A lista dos 35 municípios aponta diversos gestores que não cumpriram as determinações do TCE, nem justificaram as omissões, outros tantos estão com concursos suspensos pelo órgão fiscalizador, que encontrou suspeição na seleção. Caso diferente é o do município de Calçados, que ainda não teve seu processo julgado, firmou o TAC, fez concurso, mas não substituiu os contratados temporariamente pelos aprovados.

Sem data

Questionada se não há um prazo para a conclusão dos julgamentos dos municípios notificados, a procuradora explicou que é preciso que haja uma ação de “sensibilização” por parte dos relatores dos processos para que se promova um mutirão e julgamentos aconteçam de forma mais rápida. Germana Laureano, explicou que, da parte do MPCO, os procuradores de contas que atuam nessas regiões foram alertados para que acompanhem os processos pendentes e cobrem o seus julgamentos.

Julgadas irregulares

Panelas
Julgamento pela irregularidade das contas

Itamaracá
Julgado regular, diante da comprovação de realização de concurso em 2010

São João
Julgado irregular, com multa, recurso a ser julgado no Pleno do TCE

Saloá
Julgado irregular, com multa – não houve TAC

Não julgadas

Chã Grande, São Joaquim do Monte , Itapissuma, Barra de Guarabiraba, Jataúba, Calumbi, Serra Talhada, São José do Belmonte, Itaquitinga, Igarassu, Belém de Maria, Tamandaré, Terezinha, Ibirajuba, Capoeiras, Calçados, Caetés, Cachoeirinha, Brejão, Angelim, São Bento do Una, Granito, Orocó, Santa Filomena, Exu, Chã de Alegria, Quixaba, Inajá, Tabira, Brejinho, Tupanatinga.

Fonte: Diário de Pernambuco

Imagens da audiência pública sobre a duplicação da BR-423 em Garanhuns








Aconteceu na sexta-feira, 15, no auditório da CODEAM a audiência pública obrigatória para a apresentação do projeto da duplicação da BR-423 à sociedade, e onde as pessoas puderam entender toda a obra e ainda tirar dúvidas e fazer sugestões. Participaram representantes de diversos setores sociais e econômicos, entre autoridades, dirigentes de entidades públicas e privadas, engenheiros do DNIT e das empresas envolvidas na elaboração do projeto.
Na mesa composta, o Secretário de Transportes de Pernambuco, Isaltino Nascimento, a presidente da CODEAM, Celina Britto, o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, o ex-prefeito de Palmeirina e ex-presidente da CODEAM, Eudson Catão, o presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, Audálio Ramos, entre outras autoridades.

Governo do Estado continua com inscrições abertas para o Programa Novos Talentos

O Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Divulgação e Empreendedorismo, em parceria com o SENAI, SENAC e SEST/SENAT, continua com o processo de inscrições aberto para o Programa Novos Talentos. O Programa conta com o apoio do Governo Municipal de Garanhuns, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

As inscrições deverão ser feitas por meio da página do STQE, no link: http://inscricao.stge.pe.gov.br. Durante o ano de 2013, a iniciativa oferecerá 13.957 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional. Serão 4.457 vagas de qualificação de interesse do setor industrial, oferecidas pelo SENAI; 5.500 vagas em cursos de qualificação para ocupações dos setores de Comércio e Serviços, oferecidos pelo SENAC e 4 mil em cursos oferecidos pelo SEST/SENAT para ocupações do setor de transporte. Os cursos têm carga horária de 160 a 400 horas.

As vagas são direcionadas a jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, com Ensino Fundamental concluído ou que estejam cursando a 8ª ou 9ª série. Neste primeiro trimestre, o SENAI disponibilizará 1.832 vagas, divididas em 116 turmas, beneficiando 14 Municípios. Já o SENAC abrirá 95 turmas, totalizando 2.270 vagas, contemplando 25 Cidades. Por fim, o SEST/SENAT desenvolverá seus cursos apenas a partir do 2º trimestre de 2013. Serão 4 mil vagas gratuitas de Cursos de Qualificação Profissional Básica, em 80 Municípios, para os cursos de Motorista de Transporte Coletivo de Passageiros e Turismo, Motorista de Transporte Rodoviário de Cargas.

Para efetivar a inscrição o candidato após se inscrever no curso de forma on-line, deverá apresentar no ato da matrícula o comprovante de escolaridade e residência, RG e CPF, sendo necessária, ainda, uma declaração de próprio punho, comprovando situação de baixa renda

Garanhuns receberá capacitação do Funcultura

Os produtores culturais que tiverem interesse de conhecer o edital 2013 do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) terão a oportunidade de participarem de uma capacitação, realizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Secretaria de Cultura do Recife (Secult). Os encontros são gratuitos e acontecem nos próximos dias 20 e 21, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns (CDL).

No encontro, os participantes terão um acompanhamento da equipe do Departamento de Formação da Fundarpe e da Secult. O objetivo é esclarecer as dúvidas de quem pretende enviar algum projeto cultural para concorrer ao financiamento do Governo do Estado.

De acordo com a diretora de Cultura, Cirlene Leite, não é necessária uma pré-inscrição. Quem quiser participar, basta ir até o local e se cadastrar na hora. “Nossa expectativa é a melhor possível. Esperamos ter participantes de toda a região do Agreste Meridional. O evento é a chance para esclarecimentos dos profissionais”, destacou.

PROGRAMAÇÃO:
DIA 20 (QUARTA-FEIRA) | 8H ÀS 17H
DIA 21 (QUINTA-FEIRA) | 8H ÀS 12H

LOCAL: CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS (CDL)

ENDEREÇO: PRAÇA JOÃO PESSOA, 32, CENTRO

Festival de Jazz mostra a qualidade dos artistas de Garanhuns

O produtor Giovanni Papaléo acaba de assinar um agradecimento que tem tom de reconhecimento da qualidade sonora dos artistas de Garanhuns, principalmente daqueles que de alguma forma participaram do grande evento que aconteceu no carnaval de nossa cidade. Em sua sexta edição, mais uma vez, o Jazz mostra que os nossos artistas podem perfeitamente tocar ao lado de grandes nomes e participar do horário nobre de qualquer programação, inclusive o Festival de Inverno, que tem relegado aos nossos conterrâneos horários inóspitos para se mostrar um trabalho cultural, mais especificamente na Esplanada Guadalajara. Confiramos o texto de Papaléo.

Igor Albuquerque (jovem guitarrista de Garanhuns) participou do Guitar Night Com Dany Boy, Kiko Loureiro , Andreas Kisser , Artur Menezes , Joanatan Richards e Kleber IDis

A Produção do Garanhuns Jazz Festival 2013 agradece a todos que compareceram ao Festival e principalmente a todos os musicos que abrilhantaram essa edição do Festival.

Vale ressaltar que neste ano, tivemos a maior participação de musicos pernambucanos em toda a existencia do Festival, e mais do que isso, tivemos uma maior participação dos musicos de Garanhuns que merecem ser mais lembrados, não só no Garanhuns Jazz, mas também nos demais eventos que acontecem em Pernambuco, Nordeste, e Brasil.

Acreditamos que a maior valorização dos musicos de Garanhuns no Festival, foi uma das nossas grandes conquistas esse ano!

Para citar dados , tivemos 20 shows no Festival, incluindo os eventos no palco Ronildo Maia Leite (Guadalajara) e no Palco Pau Pombo. Tivemos entre shows e participações especiais, as presenças dos seguintes artistas de Pernambuco:

Gonzaga de Garanhuns (Homenageado do Festival)
Projeto Batuque
Baião de 3
Hercinho Gouveia
Sergio Ferraz
UpTown Band
Marcos Cabral
Paulo Ferreira
Bruno Fonseca
Orlito Jazz Band
O Sam3a
Valvulados
Nosso Jazz
Joanatan Richard
Sandoval Ferreira
Meninos de São Pedro
Igor albuquerque
Gercino Nogueira
Diogo Alberto

Obs: quase 100% dos artistas citados acima são de Garanhuns

Outra grande conquista foi ver jovens talentos de Garanhuns, interagindo nos palcos do Festival com grandes artistas de renome internacional, mostrando que o Festival é também um incentivador da inclusão social e cultural

Finalizando, sabemos que a cada ano que se passa, temos que fazer melhor, vencendo as dificuldades e corrigir nossas falhas .

O Garanhuns Jazz Festival surgiu de um sonho e se tornou realidade,se tornando uma excelente opção no democratico carnaval de Pernambuco

Agradeço a todos que contribuem com criticas e sugestões para que possamos fazer em 2014, um Festival ainda melhor.

Um forte abraço,
Giovanni Papaleo

REDE GLOBO: Andrea Amorim tem participação elogiada no Programa Encontro com Fátima Bernardes



A cantora garanhuense Andrea Amorim participando do programa Encontro com Fátima Bernardes, ao lado de Miéle e Roberto Menescal, além de outros convidados. 

Andrea, claro, deu suas canjinhas com Roberto Menescal, e quem quiser conferir é só clicar no link do Encontro com Fátima Bernardes.

Simplesmente, arrasou! É mais um grande espaço que recebe o sorriso da ex-roqueira e agora bossa-novista.

Reprodução da TV. Facebook de Adélia Kapllés

CRIME: Colocaram fogo em árvore centenária no bairro de Manoel Xéu






Um crime, literalmente falando. pessoas não identificadas colocaram fogo em uma árvore centenária que fica dentro da Escola Municipal Silvino Macedo, no bairro de Manoel Xéu, além do ato recriminante de toda a sociedade, ainda colocaram em risco a população e moradores das proximidades, pois a árvore muito alta estava arriscando cair. 

Preocupados, alguns moradores procuraram a vereadora Luzia da Saúde, que contactou os bombeiros. Estes por sua vez, somente puderam tomar alguma providência com autorização da CPRH, com a constatação da necessidade da derrubada da árvore.

Assim, neste domingo, a população da localidade ficou num misto de emoções. Primeiro a tristeza de ver a árvore antiga no chão, e depois com a tranquilidade pelo extinção do risco de um desastre com a queda da árvore.

As fotos mostram a vereadora Luzia da Saúde, o soldado Helsoney, cabo Chalegre e o sargento Ires Neto. Vale ressaltar que o gestor da escola, José Eudes, acompanhou todo o trabalho.

Como dissemos no início, colocar fogo na árvore foi um crime, e deve ser denunciado, até para evitar que os quem fez isso continue a usar de sua maluquice por aí.

Três super promoções em Alves Motos Honda - Confira!


Continua a super campanha de carnaval de Alves Motos. São três 3 super ofertas para você sair brincando o carnaval de Honda 0km. 

Confira as ofertas: 

BIZ 100 KS de R$5.590,00 por R$ 5.299,00* 

CG Titan 150 ESD de R$ 8.060,00 por R$ 7.899,00* 

E Linha Bros com emplacamento GRÁTIS** 


*ofertas válidas até 28 de Fevereiro de 2013 ou enquanto durarem os estoques. 
Motos modelos; Biz 100 KS 2012/13, CG Titan 150 ESD 2012/13 e NXR Bros 2012/12. 
Valores para compras à vista. 
Imagens meramente ilustrativas. 
**No emplacamento não está incluso a placa.

Câmara de Saloá escolhe novo integrante da mesa diretora


Ronaldo Birunda

Acontece nesta segunda-feira, a primeira sessão extraordinária do ano da Câmara dos Vereadores de Saloá, para votar o substituto da vereadora Maria Adriana ao cargo de 2º secretário da mesa diretora da casa José Soares de Melo. 

O cargo está vago desde o dia 7 de fevereiro quando a vereadora renunciou ao cargo. A eleição será às 15h.

A Câmara de Vereadores de Saloá é presidida pelo jovem Ronaldo Birunda.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.