quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Posto do IML Garanhuns começa a funcionar em dezembro



O posto do Instituto Médico Legal (IML) Vivos inicia seu atendimento no próximo dia 2 de dezembro, em Garanhuns. A unidade funcionará numa sala anexa à base do SAMU, na avenida Simôa Gomes, bairro Heliópolis – antigo Hospital Municipal. Todos os 22 municípios da região Agreste Meridional serão beneficiados com a instalação do posto, que é uma conquista da Delegacia Regional de Polícia Civil em parceria com a Prefeitura de Garanhuns.

Foi diante da alta demanda observada na rotina de registros de crimes contra a integridade moral e física das pessoas, que o delegado regional de Polícia Civil de Garanhuns, Marcos Omena, solicitou à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE), uma avaliação para a instalação do posto no município. Além dos representantes oficiais da instituição, integrantes da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenadoria da Mulher, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar estiveram juntos no processo de estudo.

De acordo com a coordenadora do posto e médica legista, Ana Cristina Monteiro, a estrutura de funcionamento terá dois peritos médicos legistas e outros servidores cedidos pela prefeitura. “Neste posto realizaremos os exames traumatológicos e sexológicos de vítimas de violência doméstica, estupro e outros tipos de situação que se faça necessário o exame de corpo de delito. É muito importante dizer que o IML ajudará a desafogar outras localidades e dar celeridade aos casos”, comentou.

O IML Vivos de Garanhuns deverá funcionar de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

SECOM GARANHUNS

OS BARBIXAS - Imitose - Novo vídeo já tem mais de 400 mil acessos em dois dias


A galera dos Barbixas se supera..

Imitose é uma doença pouco conhecida no mundo e tem um poder de epidemia devastador. A cada ano, mais e mais pessoas estão se imitando e a tendência é isso aumentar! 

Site da Cia. Barbixas de Humor: http://www.barbixas.com.br

Gravado no espetáculo " Em Breves"
Teatro Municipal de Mauá
Dia 20/07/2013
Captação de imagens do espetáculo "Em Breves" : T.J. Produções.

Inaugura em Garanhuns o Chef Batata! Vai uma cervejinha aí???


Nosso amigo Nilton Andrade está inaugurando nesta quinta, 21, o Chef Batata, um misto de restaurante com barzinho com cara de boteco, que tem em seu cardápio várias opções, entretanto, claro, lógico, obviamente, as batatas são o carro-chefe.

Várias delícias que valem a pena ganhar uns gramas a mais pra depois perder na academia. Ou não! kkk




Procon faz manutenção do sistema nesta sexta-feira


Nesta sexta-feira, devido à manutenção do sistema (Sindec), o Procon de Pernambuco não terá atendimento ao público para abertura de reclamações, inclusive em Garanhuns. O serviço volta normalmente no sábado.

As demais atividades do Expresso Cidadão funcionam normalmente nesta sexta-feira.

Contra o Dia da Consciência Negra - Por Sobral Júnior

Desculpem-me os que não concordam, sou negro mas odeio essa coisa de "CONSCIÊNCIA NEGRA", isso não traz nenhum beneficio a ninguém, temos que parar de nos importar com cor de pele e sermos mais humanitários independentemente de raça. 

Negro não nasce com capacidade intelectual inferior ao de um branco pra ser beneficiado por cotas, sabemos que isso é meramente politicagem. 

Racismo é crime, e muitos pensam que racismo é somente quando a ofensa parte de um branco para com o negro, esquecendo que também o contrário é crime do mesmo jeito. Se os brancos instituíssem o DIA DA CONSCIÊNCIA BRANCA, será que soaria politicamente correto? Estariam errados? Seria Racismo? 

Negros, brancos, mamelucos, cafuzos e índios ajudaram a construir um país, e antes de pensar em pele pensemos no ser humano. Sem contar que é uma piada idolatrar a Princesa Isabel, que muitos pensaram que ela teve um surto de compaixão cristã assinando a Lei Áurea, mas não passou de uma manobra, pois era insuportável a pressão feita pela Inglaterra, fazendo o Brasil promulgar a Lei Euzébio de Queiroz, que proibia o tráfico de negros, e daí não precisa nem ser inteligente pra adivinhar o que era inevitável.

Sobral Júnior, em comentário à nossa postagem sobre o Dia da Consciência Negra 

Ministério de Integração Nacional apresenta ações contra a seca

foto: Adalberto Marques/Integração Nacional

Os esforços e os investimentos do governo federal para ampliar a infraestrutura hídrica no país foram apresentados a senadores, nesta quarta-feira (20), em audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), do Senado Federal. O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, detalhou aspectos do Plano Nacional de Segurança Hídrica, a ser elaborado pelo ministério e pela Agência Nacional de Águas (ANA).

O ministro explicou que equipes do ministério e da agência vão percorrer as unidades da federação para discutir com os órgãos gestores de recursos hídricos as obras de relevância estratégica para regularizar a oferta de água e construir sistemas de controle de cheias.

“O objetivo é definir uma infraestrutura que nos dê segurança hídrica com dois focos: garantia do abastecimento para consumo e atividades produtivas, e redução de riscos associados a inundações”, disse. Segundo Teixeira, um mapeamento das áreas críticas de estiagem e da ocorrência de cheias norteará o trabalho das equipes.

Francisco Teixeira comentou ainda que já existem ações em execução para a oferta hídrica no semiárido. “A atuação do Ministério da Integração Nacional contempla desde grandes eixos de transferência de água, como o Projeto de Integração do Rio São Francisco, como o atendimento à população rural difusa, por meio do programa Água para Todos. Temos grandes canais em construção e barragens que servirão de fonte hídrica para as adutoras. Há também sistemas simplificados de abastecimento, pequenas barragens, instalações de cisternas e perfuração de poços. São ações que se complementam”, afirmou.

Ao apresentar o mapa da infraestrutura hídrica montada para atender o semiárido, o ministro destacou empreendimentos em construção, como as adutoras do Pajeú e do Agreste, localizadas em Pernambuco; o Cinturão e o Eixão das Águas, que ficam no Ceará; a barragem Engenheiro Ávidos e as Vertentes Litorâneas, na Paraíba.

“Esse conjunto de obras já começa a transformar a realidade de famílias na região Nordeste. Um bom exemplo é o Canal do Sertão Alagoano, que segue com cronograma acelerado e levando água a uma extensão de 65 quilômetros de canal já construído”, concluiu Teixeira.

Confira as fotos.

Presidente da Federação Pernambucana paga dívida do Sete de Setembro


Alívio para a torcida, o pagamento da dívida junto à Justiça Federal impediu que o Estádio Gigante do Agreste fosse leiloado. A informação do presidente setembrino Nilton Ayres é de que os mais de R$ 13 mil reais foram pagos através de uma doação do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho.

Nilton afirmou que a dívida pegou o clube de surpresa, e no momento em que passava por problemas de saúde que o levaram a uma cirurgia na semana passada.

Outras informações, vocês podem conferir na reportagem que a TV Asa Branca fez sobre o Sete de Setembro.

Paulo Lins reúne Colegiado de Gestores da GRE Agreste Meridional


Aconteceu esta semana o Colegiado de Gestores Escolares, uma ação da GRE Agreste Meridional que reúne representantes de todas as escolas jurisdicionadas à Regional. O encontro aconteceu na sede da GRE e teve como objetivos levantar reflexão sobre o papel da equipe gestora frente às demandas atuais da escola, ao monitoramento em gestão e às exigências da gestão democrática.

O colegiado iniciou na terça-feira com as considerações iniciais do Gestor Paulo Lins sobre as políticas públicas para a educação em Pernambuco, que aproveitou o momento para dar orientações sobre o reordenamento da rede para 2014. A manhã de trabalhos teve também uma exposição dialogada sobre a efetivação da gestão democrática a partir dos Grêmios Estudantis e Conselhos Escolares, além de uma mesa de discussão sobre a rotina do monitoramento em gestão, ambas realizadas pela equipe da Unidade de Gestão da Rede.

Na quarta-feira, além dos informes gerenciais e recomendações gerais realizadas pela GRE, o encontro contou com a participação ativa de gestores escolares em socialização de experiências e mesa de discussão sobre o papel do gestor escolar na era do conhecimento. 

Estiveram presentes também Secretários Escolares, Educadores de Apoio e Técnicos Educacionais do Agreste Meridional. Estudantes da EREM de Garanhuns, EREM D. João da Mata Amaral e um coral da Escola Prof.ª Giselda Vieira Belo, pertencente ao Programa Mais Educação, animaram os intervalos.
.
AGORA COMIGO: Debater o ensino da rede pública estadual através de um Forum que chamou de Colegiado de Gestores é uma alternativa interessante de troca de experiências e participação na elaboração de políticas públicas a partir da audiência da base, onde as coisas acontecem e onde há o contato direto e cotidiano com o ensino, com o aluno e a comunidade.

Outra experiência exitosa da GRE Agreste Meridional é o incentivo à reativação dos Grêmios Estudantis, grandes formadores de jovens com senso crítico, espírito participativo, onde muitos que se destacam acabam por virarem líderes além do mundo estudantil e no futuro acadêmico, com potencial para defender a sociedade no mundo da política. 

Quando não há o incentivo da participação política na base de tudo, no seio da comunidade e das categorias, o povo vai se vendo representado por estranhos, estrangeiros que investem muito dinheiro para conquistar espaços que deveriam pertencer aos legítimos representantes do povo.

Nas duas iniciativas, a GRE Agreste Meridional passa com boa nota!

Diocese de Garanhuns realiza 1º Encontro de Formação da Juventude Missionária





O desejo de uma Igreja em estado permanente de missão é o que tem incentivado diversas atividades da Juventude Missionária (JM) em todo o Brasil. Foi o que aconteceu na diocese de Garanhuns em Pernambuco que realizou, no Seminário São José, nos dias 15 e 16 de novembro, o primeiro encontro diocesano da JM. Participaram 44 adolescentes e jovens das paróquias de Águas Belas, Canhotinho, Garanhuns, Jucati, Lajedo e Terezinha.

A partir da Assembleia diocesana de Pastoral da diocese, que definiu como prioridade para os próximos quatro anos, formação e missão, foi divulgado este primeiro encontro da JM realizando-se um desejo da coordenação diocesana da Infância e Adolescência Missionária (IAM) em promover uma reflexão com assessores sobre a vida e o perfil dos jovens missionários ligados as Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Para o jovem Eduardo Bezerra Gois, membro da IAM na diocese, “foi importante participar das atividades. Ajudando-me a desenvolver habilidades, conhecimentos, humildade e estímulo para a vida missionária”, além disso, destacou o jovem, “os conteúdos apresentados contribuíram para aperfeiçoamento da nossa vida como assessor e missionário”.

Durante o encontro, o jovem Jadson Bezerra, membro da equipe de articulação da JM em Pernambuco, apresentou temas relacionados às POM, Pontifícias Obra da Propagação da Fé, Juventude Missionária e Famílias Missionárias. Outra ferramenta de trabalho foram os vídeos da Campanha Missionária 2013 que contribuíram na reflexão entre os participantes. Para a coordenadora diocesana da IAM, a jovem Maria Rosenaire Silva, o encontro “reavivou o carisma das POM e reafirmou o compromisso com a missão universal. É importante destacar que, sem os encontros diocesanos de formação, os grupos caminham desarticulados, correndo o risco de perder o carisma universal das POM”, sublinhou Rosenaire.

Ao final do encontro, após avaliação e breve planejamento, o padre Aluízio Coleta, responsável diocesano pela IAM, destacou a importância em dar esse primeiro passo na realização de um encontro específico refletindo sobre a JM, e relembrou: “em nossas paróquias, sejamos ‘faíscas da luz de Cristo’, anunciadores e promotores da Boa Nova”, fazendo referência às prioridades Diocesanas. Nas atividades desenvolvidas na diocese, são visíveis os frutos da IAM. “Cativantes e atuantes são dispersores de sementes que germinarão e darão cem vezes mais”.

Com informações da IAM e JM em Pernambuco.

Fonte / Para saber mais: www.POM.org.br

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.