PE CONTRA O CORONAVÍRUS

terça-feira, 11 de maio de 2021

Nota informativa – Suspensão da vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades

 


A Secretaria de Saúde de Garanhuns, atendendo a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitida na noite desta segunda-feira (10), informa que está suspensa a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades com AstraZeneca/Fiocruz em Garanhuns.

Outras definições serão repassadas à população quando o município receber novas orientações da Secretaria Estadual de Saúde sobre o assunto.

Secretaria de Saúde de Garanhuns

Varal Solidário 



 O Home Center Ferreira Costa, em Garanhuns está recebendo roupas, agasalhos, lençóis, cobertores e meias para as famílias da região. 

O frio já começa a bater em muitas portas, na cidade de Garanhuns. E muitas famílias estão precisando de roupas, agasalhos, lençóis, cobertores e meias, para enfrentar esses meses de temperaturas mais baixas.  

E o Home Center Ferreira Costa não poderia deixar de ajudar a comunidade novamente, recebendo esses itens até o dia 15 de junho em parceria com a Secretaria de Assistência Social, ajudando muitas famílias que nesse momento precisam destes itens para enfrentar o frio. 

O apoio do Home Center é em toda a logística, coleta e seleção de peças. Já a distribuição, ficará por conta da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da cidade que montará um varal para as doações. 

Esse é o momento ideal para separar algumas coisas do armário que não está em uso, mas que fará diferença na vida dessas famílias. Vamos ajudar! 

Covid-19: Auditorias apontam que governos ignoraram alertas e OMS não tinha poder para frear vírus




A OMS (Organização Mundial da Saúde) vai realizar uma reunião, no fim de maio, com ministros de Saúde do mundo todo. Nela, serão apresentados os resultados de auditorias feitas ao longo de quase um ano sobre as respostas oficiais à pandemia do coronavírus, a pior em cem anos.

As análises apontam que "a grande maioria" dos países ignorou os alertas e recomendações internacionais, e acabou impedindo que o vírus da covid-19 fosse controlado. Ao mesmo tempo, a agência mundial da Saúde não tinha os instrumentos necessários, poder ou dinheiro para dar uma resposta rápida à crise.

Entre as medidas que poderiam ter sido tomadas estão o controle de viagens e uma maior pressão sobre a China, para que os dados sobre a doença fossem compartilhados. Em texto publicado hoje, o colunista Jamil Chade detalha as pesquisas.


Novo depoimento na CPI da Covid no Senado:

Aqui no Brasil, a CPI da Covid no Senado será retomada na manhã desta terça-feira (10), com depoimento do diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres. Ele deve questionado sobre os prazos para liberação da vacina contra covid-19.

De olho na agenda de Brasília, os repórteres Luciana Amaral e Lucas Valença informam ainda que os senadores governistas insistem em cobrar a convocação de governadores na CPI, para explicarem a aplicação das verbas federais nos estados. Mas a iniciativa não tem apoio dos senadores independentes e de oposição —estes últimos reforçam que a atuação da CPI deve ser focada no governo federal.

Pernambuco recebe nova remessa da vacina da Pfizer contra a Covid-19




Doses serão destinadas aos municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife

O segundo lote de vacinas da Pfizer/BioNTech foi recebido por Pernambuco às 20h45 desta segunda-feira (10.05). As 46.800 doses chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre em sete caixas térmicas, e foram levadas para acondicionamento no Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), onde ficarão disponíveis para os municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife. A orientação é que o imunizante seja aplicado nas pessoas com comorbidades, incluindo grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto).

“Recebemos, esta noite, o segundo lote de vacinas da Pfizer/BioNTech. O primeiro lote, com 17.550 doses, chegou na segunda-feira passada (03.05). Isso aumenta nossa esperança de atender cada vez mais pernambucanas e pernambucanos. Sabemos que ainda há um grande contingente de pessoas a serem vacinadas, e permanecemos empenhados em garantir que novas remessas cheguem o mais rápido possível ao Estado”, afirmou o governador Paulo Câmara.

O imunizante da Pfizer/BioNTech está sendo armazenado no Programa Estadual de Imunização em freezers específicos, que o mantém na temperatura correta, entre -25°C e -15°C, podendo permanecer assim por até duas semanas. Ao ser entregue às cidades, a vacina deve ser guardada em temperatura entre 2° C e 8° C, mas somente por, no máximo, cinco dias. Após aberto o frasco, o prazo para utilização de todo o conteúdo, com seis doses, é de seis horas. Lembrando que, por orientação do Ministério da Saúde, a segunda dose deve ser feita três meses após a primeira.

“Pelas especificações técnicas desse fabricante, vamos manter as doses entre as cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife, conforme pactuado anteriormente com o Governo Federal, Estado e municípios. O Programa Estadual de Imunização tem feito a guarda das vacinas e, sempre que solicitado, repassa ao ente municipal, além de reforçar a importância do planejamento para uso correto e dentro do prazo preconizado de todas as doses disponibilizadas”, explicou o secretário estadual de Saúde, André Longo. “Amanhã, no início da manhã, vamos começar a distribuição para que os municípios consigam utilizar as doses imediatamente”, detalhou a superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina.

Com mais essa remessa, Pernambuco soma 3.182.580 vacinas contra a Covid-19, sendo 1.830.160 da Coronavac/Butantan, 1.288.070 da Astrazeneca/Fiocruz e 64.350 da Pfizer/BioNTech. Já estão sendo imunizados nesta campanha todos os idosos a partir dos 60 anos, idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais, trabalhadores de saúde, trabalhadores de forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC.

AESGA inicia inscrições para Vestibular 2021.2 nesta terça-feira (11)

 



O Processo Seletivo será realizado pela nota do ENEM ou Histórico Escolar do Ensino Médio

As faculdades Integradas de Garanhuns (FACIGA), que tem como Instituição mantenedora a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), iniciam nesta terça-feira (11) as inscrições para o Vestibular 2021.2 da Instituição.

Para este Processo Seletivo estão disponíveis vagas para os cursos de Direito, Engenharia Civil, Secretariado Executivo Bilíngue, Gestão Hospitalar, Gestão em Recursos Humanos, Arquitetura e Urbanismo e Bacharelado em Educação Física.

O Vestibular da AESGA será realizado com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além das vagas destinadas ao ENEM, a Autarquia também oferece a modalidade de ingresso mediante a análise do histórico escolar do Ensino Médio do candidato, com foco naqueles interessados que não fizeram o Exame.

As inscrições, ao valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais), serão realizadas até o dia 28 de junho. Também estarão abertas vagas para Portador de Diploma, Transferidos, Mudança de Turno e Reintegrados. As inscrições deverão ser feitas por meio do site www.cespa.aesga.edu.br.

Mais informações poderão ser obtidas através do site www.aesga.edu.br ou através dos telefones: (87) 3763-8250 / (87) 3763-8266.


Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.