A OMS (Organização Mundial da Saúde) vai realizar uma reunião, no fim de maio, com ministros de Saúde do mundo todo. Nela, serão apresentados os resultados de auditorias feitas ao longo de quase um ano sobre as respostas oficiais à pandemia do coronavírus, a pior em cem anos.
As análises apontam que "a grande maioria" dos países ignorou os alertas e recomendações internacionais, e acabou impedindo que o vírus da covid-19 fosse controlado. Ao mesmo tempo, a agência mundial da Saúde não tinha os instrumentos necessários, poder ou dinheiro para dar uma resposta rápida à crise.
Entre as medidas que poderiam ter sido tomadas estão o controle de viagens e uma maior pressão sobre a China, para que os dados sobre a doença fossem compartilhados. Em texto publicado hoje, o colunista Jamil Chade detalha as pesquisas.
Novo depoimento na CPI da Covid no Senado:
Aqui no Brasil, a CPI da Covid no Senado será retomada na manhã desta terça-feira (10), com depoimento do diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres. Ele deve questionado sobre os prazos para liberação da vacina contra covid-19.
De olho na agenda de Brasília, os repórteres Luciana Amaral e Lucas Valença informam ainda que os senadores governistas insistem em cobrar a convocação de governadores na CPI, para explicarem a aplicação das verbas federais nos estados. Mas a iniciativa não tem apoio dos senadores independentes e de oposição —estes últimos reforçam que a atuação da CPI deve ser focada no governo federal.