quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

LISTÃO DA UPE com resultado do SSA 3. Primeiros lugares são de medicina




Saiu o tão esperado listão. A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, na tarde de hoje (10/01) o resultado do seu Processo de Ingresso 2018. Na lista constam os nomes dos 1.730 candidatos que concorreram pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA) – 3a fase.

O primeiro lugar, da ampla concorrência, foi o estudante Pedro Mota de Albuquerque, do curso de Medicina – campus Santo Amaro, com a nota 86,37. Entre os cotistas, o primeiro lugar do SSA 3 foi Maria Brenda Clemente Lima, classificada no curso de Medicina – campus Santo Amaro, com nota 76,83. A listagem com todos os nomes está disponível neste site da UPE e também afixada na sede da Reitoria, na avenida Agamenon Magalhães, s/n, Santo Amaro, Recife.

Já os estudantes que se inscreveram no SSA 1 e no 2 devem ficar atentos. A divulgação do desempenho individual será realizada até o dia 16/03/2018.

Do total de 3.460 vagas, 1.730 foram disponibilizadas para a terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e 1.730 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (Mec). Nos dois processos de ingresso está reservada 20% das vagas para o sistema de cotas da UPE, distribuídas nos 55 cursos de graduação, oferecidos nos campi Recife, Camaragibe, Mata Norte, Mata Sul, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina. As provas aconteceram nos dias 19 e 20 de novembro e teve 10.523 inscritos.


MATRÍCULA - Os feras classificados deverão realizar suas matrículas entre os dias 24 e 25/01/2018, das 8h às 17h. As manhãs dos dois dias, das 8h às 12h, será destinado aos estudantes que foram classificados para primeira entrada do SSA. Nos mesmos dias, sendo das 13h às 17h, ficará para os classificados para a segunda entrada.

Será reservado para os feras retardatários do SSA realizarem suas matrículas o dia 26/01, das 8h às 12h, classificados nas duas entradas. Aqueles que não fizerem suas matrículas, nesses dias, serão automaticamente desclassificados. O primeiro remanejamento será divulgado no dia 05/02/18.

As matrículas dos cursos oferecidos nos campi da UPE no Recife, Benfica e Camaragibe deverão ser feitas, nos horários indicados, nas respectivas unidades, são elas:

· Para os cursos dos campi Santo Amaro e Camaragibe: Faculdade de Enfermagem (Fensg), Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro – Recife, Fone: 3183-3612;

· Para os cursos de Administração e Direito: Faculdade de Administração (Fcap), Av. Sport Clube do Recife, 252 – Madalena – Recife, Fone: 3181-8600;

· Para os cursos de Engenharia e de Física de Materiais: Escola Politécnica (Poli), Rua Benfica, 455 – Madalena – Recife, Fone: 3184-7536.

Os candidatos classificados nos cursos oferecidos no interior deverão se dirigir às unidades correspondentes aos cursos ao qual se inscreveram.
Campus de Caruaru, Rodovia 104 - Km 62 – Nova Caruaru, Fone: (81) 3719-9444;
Campus Mata Norte - Nazaré da Mata, Rua Amaro Maltez, 201 – Bairro Novo – Nazaré da Mata, Fone: (81) 3633-4615;
Campus Garanhuns, Rua Capitão Pedro Rodrigues, 105 – São José – Garanhuns – Fone: (87) 3761-8210;
Campus Arcoverde, Rua Cícero Monteiro Melo, s/n – Arcoverde – Fone: (87) 99647-7711;
Campus Salgueiro, Av. Verimundo Soares, s/n, Km 511, BR 232 - Salgueiro, Fone: (87) 3871-8707;
Campus Petrolina, BR 203, Km 2 – Vila Eduardo - Petrolina, Fone: (87) 3866-6470;
Campus Mata Sul - Palmares, Av. Homero de França Limeira, s/n – Santa Rosa - Palmares, Fone: (81) 3661-0172;
Campus Serra Talhada, Av. Custódio Conrado, 600 – Nossa Senhora da Conceição – Serra Talhada, Fone: (87) 3831-2311.

O candidato deverá apresentar no ato da matrícula 2 (duas) fotos 3x4 atualizadas, e ainda, original e fotocópia ou, apenas, fotocópia autenticada dos seguintes documentos:
Cédula de identidade;
CPF;
Certificado de conclusão do ensino médio com respectivo histórico escolar. Para cotista, o histórico escolar deve comprovar que estudou os três anos do ensino médio e os anos finais do 6o ao 9o (antiga 5a a 8a serie) do ensino fundamental em escola pública estadual ou municipal;
Certidão de nascimento ou de casamento;
Título de eleitor e comprovante de votação;
Para homens, prova de quitação do Serviço Militar, se maior de 18 (dezoito) anos. 
Os ingressantes cotistas, residentes em Recife ou Região Metropolitana de Recife que já são beneficiados com passagens gratuitas através do cartão VEM RMR, deverão apresentar original e fotocópia do cartão.

Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 / 3791, no e-mail abaixo
ou ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

Fundação Antônio Souza e Condomar conseguem junto ao Governo Federal quase três mil cisternas para o Agreste


O presidente da Fundação Antônio Souza, o empreendedor social Antônio Souza, e o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Dom Mariano (Condomar), Edésio Medeiros, estiveram reunidos em uma audiência, em Brasília, com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), Caio Rocha, e o diretor Francisco Fujita (SESAN), do Ministério do Desenvolvimento Social, onde protocolaram um ofício com uma solicitação de 2.900 cisternas para atendimento às famílias dos 13 municípios da área do Condomar, que tem sede em Pesqueira.

Na ocasião, o secretário do SESAN se comprometeu em viabilizar um lote de 1000 cisternas, ainda na petição de 2017, para o Agreste de Pernambuco, onde existem duas organizações da sociedade civil selecionadas através do edital 03/2017 e as outras 1.900 cisternas restantes seriam incluídas nas demandas do início de 2018.

Ao todo serão R$ 10 milhões, viabilizados para construção de tecnologias sociais (cisternas de 16mil/litros), através da parceria da Fundação Antonio Souza e Condomar com a SESAN, para serem investidos no fortalecimento da agricultura familiar nos municípios do Sertão e do Agreste de Pernambuco.

De acordo com o presidente da Fundação Antonio Souza, investimentos dessa natureza são essenciais para amenizar os efeitos da seca e ampliar as oportunidades do desenvolvimento social e econômico dos municípios.

Segundo o secretário executivo do Condomar, Edésio Medeiros, para garantir um pleito ainda maior para o interior de Pernambuco, precisamos investir na unidade dos gestores (as) públicos e no diálogo permanente com entidades da sociedade civil para melhorarmos a qualidade de vida das famílias de Pernambuco, neste sentido os consórcios são uma ferramenta fundamental para eficiência na gestão pública.

REPORTAGEM ESPECIAL Casos de arboviroses caem cerca de 90% em Pernambuco (Aedes Aegypti)



Durante o ano de 2017, Pernambuco observou a redução de cerca de 90% do número de casos notificados de dengue, chikungunya e zika, quando comparados os dados com o ano de 2016. A maior redução das notificações foi de zika (93,2%), com 782 ocorrências suspeitas, contra 11.482 do ano anterior. Em seguida vem chikungunya (92,1%) e dengue (85,3%).

“A diminuição no número de casos das arboviroses decorre de diversos fatores, entre eles destacamos o empenho dos órgãos públicos e de toda a sociedade na eliminação dos possíveis criadouros do mosquitoAedes aegypti. Nos últimos anos, estamos fazendo, de forma articulada e em apoio aos municípios e Regionais de Saúde, um trabalho de conscientização da população e de capacitação dos serviços e de gestores públicos para evitar novos casos da doença”, afirma a técnica do Programa de Controle das Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Daniela Bandeira.

Daniela ressalta, ainda, que, “apesar de termos notificados menos casos das arboviroses em 2017, não podemos descuidar. A vigilância precisa ser permanente, principalmente neste período de verão, quando o mosquito tem o clima ideal para se proliferar. Também é importante que os serviços locais sempre façam a inclusão de todos os casos detectados nos sistemas de informação com a maior brevidade possível, pois isso dá mais precisão as nossas ações de bloqueio".

No enfrentamento às arboviroses, o Estado tem o papel de prestar apoio técnico e de manter um comitê de mobilização permanente com diversos entes da sociedade. Desde 2015, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), tem disponibilizado bombas costais, material de campo e equipamentos de proteção individual (EPIs) para o trabalho dos agentes de endemias. Também foram encaminhadas capas para vedação de recipientes para armazenamento de água.

Além de fazer o monitoramento dos municípios, é de responsabilidade do Estado, em situações específicas, como risco de epidemia, reforçar as ações dos municípios por meio da realização do bloqueio de transmissão. Esse bloqueio se dá através da aplicação de inseticida por meio da nebulização espacial a frio (tratamento a UBV), utilizando equipamentos portáteis ou pesados. Esse procedimento é indicado apenas em locais com registro de alta incidência (maior que 300 casos/100 mil habitantes).

Para 2018, estão previstos também um Protocolo de Vigilância dos Óbitos Suspeitos por Arboviroses, para padronizar as informações para a investigação das mortes suspeitas e, com isso, agilizar o fechamento dos casos; campanha educativa focada nos alunos da rede estadual de ensino; e uma parceria com a secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul para aquisição de um aplicativo para auxiliar o trabalho dos agentes de endemias.

Cuidados importantes para eliminar os focos dos mosquitos:

- Mantenha bem tampados caixas d’água, jarras, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água.

- Mantenha as lixeiras tampadas e secas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios.

- Coloque no lixo todo objeto que possa acumular água. O lixo deve ser colocado em sacos plásticos bem fechados.

- Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias.

- Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas.

- Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água.

- Encha os pratinhos de plantas com areia.

- Retire a água acumulada sobre a laje.

- Mantenha as calhas d’água limpas.

DADOS DE 2017

DENGUE
Notificados: 16.826
Confirmados: 5.106
Descartados: 7.768
Municípios notificadores: 181
Dados de 2016: No mesmo período, foram 114.375 casos suspeitos (redução de 85,3% em relação aos dados de 2017).

CHIKUNGUNYA
Notificados: 4.829
Confirmados: 988
Descartados: 2.893
Municípios notificadores: 144
Dados de 2016: No mesmo período, foram notificados 61.138 casos (redução de 92,1% em relação aos dados de 2017).

ZIKA
Notificados: 782
Confirmados: --
Descartados: 380
Municípios notificadores: 102
Dados de 2016: No mesmo período, foram notificados 11.482 casos (redução de 93,2% em relação aos dados de 2017).

ÓBITOS PELAS ARBOVIROSES
Notificados: 120
Confirmados: 3 (sendo 2 dengue e 1 chikungunya)
Descartado: 57
Dados de 2016: No mesmo período, foram notificados 414 óbitos suspeitos.

* É importante ressaltar que o diagnóstico laboratorial positivo dos óbitos, para qualquer uma das arboviroses, não necessariamente confirma esta arbovirose como causa do óbito. Esta avaliação, para descarte ou confirmação, depende de minuciosa investigação domiciliar e hospitalar do óbito e da discussão de cada caso no Comitê Estadual de Discussão de Óbitos por Dengue e outras Arboviroses.

** Índice de Infestação Predial do 6º ciclo do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti)

45 municípios em situação de risco de surto
88 municípios em situação de alerta
50 municípios em situação satisfatória
1 não informou

UPE divulga listão do SSA 3 nesta quarta (10/01)



Os nomes dos primeiros lugares classificados no Sistema Seriado de Avaliação 3 (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) serão anunciados na Reitoria da instituição amanhã (10/01), a partir das 15h. 

O listão com os 1.730 candidatos classificados será disponibilizado às 15h30 no mesmo local e às 17h na internet e no sistema individual do candidato.

O resultado será divulgado na Reitoria, onde estará afixada a lista e na internet nos seguintes endereços eletrônicos:

São 1.730 vagas para o SSA 3 nos 55 cursos de graduação. As provas aconteceram nos dias 19 e 20 de novembro de 2017 e teve 10.523 inscritos.

O desempenho individual no sistema de inscrição e a lista de possíveis remanejáveis será disponibilizado até o dia 19/01/2018. O acesso aos espelhos das redações corrigidas poderá ser feito a partir de 16/03.

Já o desempenho individual no sistema de inscrição do SSA 1 e do 2 será divulgado até o dia 16/03/2018.

Fernando Bezerra só não é candidato a governador se não tiver o controle do (P)MDB

Fernando Bezerra conversou com Silvino em Garanhuns
foto: Blog do Edmar Lyra
O senador Fernando Bezerra Coelho rompeu com o PSB e a Frente Popular. Mudou de lado também em relação ao PT, pois foi ministro de Dilma, e agora defende o Governo Temer, vendo seu filho Fernando Bezerra Filho no Ministério de Minas e Energia. Justamente por esta nova relação com Temer, procurou por Brasília tomar o comando do agora MDB em Pernambuco, atropelando quem estava por aqui, principalmente o vice-governador Raul Henry e o ex-governador Jarbas Vasconcelos.

Este atropelo também aconteceu para cima da oposição. Fernando Bezerra "chegou chegando", assumindo o protagonismo, ocupando o espaço do senador Armando Monteiro, que liderava conversas com Bruno Araújo, Mendonça Filho e João Lyra. FBC se tornou o nome acima de todos, colocando-se como candidato a governador e se movimentando bastante para isso, aqui e em Brasília, os demais devem brigar pelas vagas para o senado ou recuar para disputar o mandato de deputado.

Fernando Bezerra só não é o candidato a governador da oposição se não tiver o controle do MDB, pois a questão está judicializada com Raul, Jarbas e demais correligionários contestando não haver legitimidade na dissolução da direção do partido no estado.

Se Jarbas vencer a queda de braço é candidato a senador do lado de Paulo Câmara, enfraquece Fernando e a oposição fica sem o MDB. O candidato volta a ser Armando Monteiro mesmo.

Fernando tem cumprido agenda de candidato. Nesta terça-feira (09) esteve em Garanhuns conversando com o prefeito Izaías Régis, e seu grupo político, totalmente ligado a Armando Monteiro. O senador conversou, em reservas, com o ex-prefeito Silvino Duarte, e visitou também Rossine Blésmany, prefeito de Lajedo.

Nas cenas dos próximos capítulos, algumas questões a serem resolvidas, principalmente o controle do MDB e como se encaixará cada cacique da oposição na chapa. E mais, Armando Monteiro estaria acomodado ou incomodado com a forma como Fernando Bezerra avançou na oposição?

Por enquanto é isso. Se FBC ganha o MDB é candidato ao governo, e Armando que decida o que quer disputar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.