quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Por que lojas estão fechando as portas em Garanhuns?

Comemoramos quando há inauguração de novas lojas em Garanhuns, mas precisamos entender pq algumas fecham as portas.

Tem sido comum lojas fecharam as portas na Rua dom José, Dr. José Mariano e até Rui Barbosa, que no mesmo mês viu fechar a ExtraFarma e a Sid Esfiha.

135 anos do Hospital Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco

Ao lado do reitor da UPE, Pedro Falcão, e da gestora do Huoc, Izabel Avelar, governadora em exercício, Luciana Santos destacou a importância da unidade também como formadora de novos profissionais





A governadora em exercício Luciana Santos prestigiou a solenidade comemorativa dos 135 anos de fundação do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da UPE (Huoc), nesta quarta-feira (13.12), ao lado do reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), professor Pedro Falcão. O evento foi comandado pela gestora executiva do Huoc, professora Izabel Avelar, que destacou os avanços conquistados ao longo dos anos pela unidade e homenageou servidores médicos e técnicos e administrativos, além da funcionária mais antiga, Ana Maria Pestejo.

“O fato de ter mais de um século de história é um símbolo de bons serviços prestados e de maturidade coletiva e profissional. Não poderia haver característica melhor para um hospital, que também é responsável pela formação médica e multiprofissional não só da nossa universidade estadual, a UPE, como também de instituições parcerias no Estado e em todo o Nordeste”, destacou a governadora em exercício Luciana Santos.

A gestora Izabel Avelar, por sua vez, ressaltou que para o Huoc/UPE continuar como instituição comprometida com as necessidades da população é necessário alçar novos voos, abrir novas frentes de assistência e requalificar o parque tecnológico e os demais espaços. "Que possamos continuar de mãos dadas em defesa do SUS, de uma sociedade justa, equânime e de boas práticas de assistência e gestão. Que o Huoc/UPE tenha vida longa a serviço da sociedade e que toda a nossa energia seja empenhada na certeza que vale a pena e que vai dar certo", destacou Izabel.

“Parabenizo a gestora da unidade, professora Izabel Avelar, e todos da sua equipe pelo belo trabalho que vem sendo desenvolvido. O Oswaldo Cruz é patrimônio de Pernambuco e merece o respeito do nosso povo. Contem com a reitoria para, juntos, fortalecermos ainda mais o hospital", assegurou o reitor Pedro Falcão, sendo reiterado pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Aluísio Lessa, que destacou a importância do Huoc como hospital-escola. “É aqui que se formam pessoas para a área de medicina, enfermagem, odontologia. O Oswaldo cruz é essencial no tratamento da saúde da população e na formação de profissionais. Vida longa ao hospital”, disse.

Dentro das comemorações, foi realizada ainda a inauguração da reforma e ampliação do setor de neurologia do Huoc. Em seguida, os convidados assistiram à apresentação do Coral do Amor, formado por pacientes com câncer de mama em tratamento no próprio hospital e, ao final, houve o corte do bolo e o tradicional parabéns, ao som da cantora Nena Queiroga.

Fotos: Diego Galba/VG

V GERES sedia encontro do Programa Estadual de Imunizações

Representantes de 12 Geres estiveram reunidos em Garanhuns nesta terça-feira, 10





Aconteceu nesta terça-feira (10), no auditório do Hotel Tavares Correira, em Garanhuns, agreste do estado, o encontro anual que reúne as 12 Geres do estado de Pernambuco com suas coordenações do Programa Estadual de Imunizações, coordenações de Vigilância em Saúde, equipes técnicas do PEI e de Doenças Imunopreveníveis, além do responsável pelo Distrito Sanitário da Saúde Indígena. A abertura do encontro foi realizado por Ana Catarina Melo Araújo, superintendente de imunizações e doenças imunopreveníveis e Catarina Tenório, gestora da V GERES.

"Este encontro serve para avaliação do trabalho realizado ao longo do ano, a exemplo das vacinações de rotina e as campanhas realizadas, e ainda traçar o planejamento e estratégias de ação para o próximo ano." Explica Catarina Tenório. A cada ano, o encontro acontece na sede de uma das 12 Geres do estado. Em 2018 foi realizado em Arcoverde, este ano em Garanhuns.

Após a abertura, Ana Catarina Melo Araújo apresentou dados e atividades sobre a implantação da vacina contra a febre amarela na rotina da saúde no estado de Pernambuco, e após debate, continuou com a apresentação de coberturas vacinais. Após a pausa para o almoço, Ana Antunes Fonseca Lima apresentou dados da Vigilância das Doenças Imunopreveníveis. Ao final, o espaço foi utilizado para tirar dúvidas sobre o sistema de informações informatizado, avaliações e recomendações, inclusive com a coordenadora estadual do PNI, Letícia Galvão.

A realização em Garanhuns contou com a integração de todas as coordenações da V GERES, em especial da PNI, Doraci Santos, e da Vigilância em Saúde, Conceição Santana.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.