quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Garanhuns/ OPeração Carga Total está de volta


Com a redução das chuvas em Garanhuns, a Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos vai retomar a Operação Carga Total. A volta acontece já nesta sexta-feira (27), no bairro José Maria Dourado. Serão levadas diversas ações de melhorias da infraestrutura do local.

Você mora no José Maria Dourado? Participe da Operação Carga Total enviando a demanda da sua rua para o WhatsApp da Secretaria: (87) 3762-5260. Se você tiver algum lixo ou entulho, é só colocar em frente à casa que as equipes da Operação irão recolher.

A Operação Carga Total tem como característica levar, a um bairro por semana, vários serviços ao mesmo tempo, a exemplo de tapa-buracos, capinação, iluminação e limpeza da rede de esgoto, entre outros serviços.

Pernambuco avança no Plano de Convivência com a Covid-19 e libera solicitação para eventos-teste



O Governo de Pernambuco anunciou por meio de coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (25.08), novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19. A partir da próxima segunda-feira (30.08), eventos-teste de até 1,2 mil pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor, poderão ser solicitados à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. O anúncio foi feito pela secretária executiva da pasta, Ana Paula Vilaça, que explicou os detalhes da nova medida.

Segundo ela, esses eventos-teste poderão ter duração de, no máximo sete horas e com horário limite de até meia-noite e será necessário controle seguro de esquema vacinal. “Oitenta por cento da venda dos ingressos será para pessoas com 2ª dose da vacina, com acesso permitido a partir do 15° dia após a aplicação ou 1ª dose, no caso de vacina de dose única, e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado no mínimo 24h antes do evento ou teste RT-PCR negativo realizado 48h antes do evento”, pontuou Ana Paula.

A secretária executiva explicou ainda que o público deve realizar o teste RT-PCR, entre 48 horas e 72 horas após o evento, por amostragem, sendo esse passo de responsabilidade da produção/organização do evento. “Todos devem permanecer sentados e é obrigatório o uso da máscara, quando não estiver consumindo comida ou bebida”, detalhou. Na semana passada, foi lançado o Passe Seguro PE, selo que certificará os aplicativos que garantirão o acesso, com agilidade e segurança, a esses eventos e shows e que já está disponível no site pecontracoronavirus.pe.gov.br.

Além disso, foi anunciado que os eventos corporativos, colações de grau, aulas da saudade e cultos ecumênicos poderão ser realizados com 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. Será permitida a música ao vivo, mas sem espaço para dança. A secretária executiva detalhou que, a partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro de esquema vacinal.

Já os eventos sociais/buffet vão poder funcionar em todo o Estado, das 8h até meia-noite, durante todos os dias da semana. A partir de 100 pessoas, será necessário o mesmo controle seguro de esquema vacinal. “A capacidade aumenta para 300 pessoas ou 80% do local, o que for menor. E deve haver também o monitoramento dos convidados após o evento”, destacou Ana Paula, que esclareceu ainda que segue proibida a presença de público nos estádios de futebol, inclusive no jogo da Seleção Brasileira contra o Peru, no dia 9 de setembro, que ocorrerá com portões fechados.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS – Durante a coletiva de hoje, o secretário estadual de Saúde, André Longo, informou que o cenário epidemiológico se mantém nos menores patamares registrados desde o início da pandemia. Nas solicitações de unidades de terapia intensiva, a Central de Regulação registrou 298 pedidos na Semana Epidemiológica (SE) 33 - o menor quantitativo registrado desde abril do ano passado e que representa redução de 10% em relação à SE 32 e uma queda de 15% na comparação com a SE 31. Com isso, a ocupação dos leitos de terapia intensiva continua com tendência de redução. Atualmente, a rede pública contabiliza pouco mais de 450 pacientes internados nas vagas de UTI.

Além disso, André Longo destacou um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) que apontou que, no mês de julho, 58% dos registros de casos graves da Covid-19 em Pernambuco foram em pessoas não vacinadas e 31,6% eram pacientes que só tomaram uma dose do imunizante, sem completar o esquema vacinal.

O levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) foi feito a partir do cruzamento de dois sistemas de informação. O Notifica PE, sistema próprio do Estado, que agrega as notificações dos casos graves e de óbitos pela Covid-19 e o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), que é um ambiente on-line do Governo Federal, onde estão os registros de vacinados.

“Estes dados dão a real dimensão da importância de se vacinar contra a Covid-19. A vacinação, com o ciclo completo, é a melhor estratégia para evitarmos casos graves e mortes pelo coronavírus. E, como a vacinação é uma ação de saúde coletiva e nenhum imunizante tem 100% de eficácia, precisamos do maior número de pessoas vacinadas, bem como a manutenção do cuidado, para diminuir a circulação do vírus e garantir proteção a todos”, destacou Longo, que reforçou ainda a importância da imunização para conter a proliferação da variante Delta.

 

Bolsonaristas usam punição de Doria a coronel como arma para inflar ato

 


Levantamento feito pelo repórter Igor Mello mostra que as redes bolsonaristas estão utilizando a punição ao coronel da Polícia Militar de São Paulo Aleksander Lacerda para inflamar a militância —incluindo policiais— a comparecer à manifestação a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no dia 7 de setembro.

Lacerda foi afastado do cargo de comandante pelo governador João Doria (PSDB) após o jornal O Estado de S.Paulo revelar que ele havia feito uma série de postagens de caráter político-partidário —o que é ilegal para policiais da ativa.

Segundo cruzamento na ferramenta CrowdTangle, as discussões sobre o 7 de Setembro geraram 1,28 milhão de interações no Instagram e 963 mil no Facebook entre segunda-feira (23) e a tarde de terça-feira (24). Parte considerável dos posts comentava a punição a Lacerda.

Entre as centenas de postagens, há ataques ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ao Congresso Nacional e também a adversários de Bolsonaro, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O caso também demonstra como os agentes de segurança estão envolvidos com o ato, o que elevou o nível de atenção das forças de segurança com esse monitoramento.

UOL

Garanhuns | Cohab 2 recebe projeto de arborização urbana com árvores nativas do munícipio



A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realizou nesta terça-feira (24), no Loteamento Morada Nobre, na Cohab 2, a arborização de um espaço público destinado à implantação de áreas verdes .

Foram mais de 30 mudas florestais plantadas, das espécies de Pau-ferro (Caesalpinia leiostachya), Tamboril (Enterolobium contortisiliquum), Ipê roxo (Handroanthus heptaphyllus), Craibeira (Handroanthus aurea), entre outras, todas nativas do município e provenientes da Sementeira Municipal.

A ação faz parte do projeto de arborização urbana do governo Sivaldo Albino e contou com a participação de moradores da localidade. "Ter a colaboração popular tem o intuito de promover a educação ambiental, atrelada à importância do papel ecológico das áreas verde urbanas no município", destaca Pâmela Azevedo, secretária de Desenvolvimento Rural e Meio ambiente.

É compromisso da gestão do prefeito Sivaldo Albino, ampliar ações que visam o equilíbrio ambiental em nosso município. Até o fim deste ano, outras localidades da cidade serão contempladas com ações e projetos voltados para a sustentabilidade ambiental.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.