quarta-feira, 26 de abril de 2017

PERNAMBUCO E ALAGOAS SE UNEM PELA PRESERVAÇÃO DOS RIOS MUNDAÚ E PARAÍBA DO MEIO. SAIBA MAIS!



Neste dia 27 de abril, quinta-feira, acontecerá em Garanhuns o “SEMINÁRIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE ALAGOAS E PERNAMBUCO PARA USO E PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DOS RIOS MUNDAÚ E PARAÍBA DO MEIO”. O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Garanhuns (CODEMA) e organizado em uma parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), a ONG Econordeste, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Secretaria de Recursos Hídricos de Alagoas e Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) e visa estreitar a cooperação entre instituições e mobilizar a população em prol da criação do Comitê Gestor das bacias dos rios Mundaú e Paraíba do Meio. 

Os dois rios nascem no Estado de Pernambuco e tem sua foz no Estado de Alagoas, no Complexo Estuário Mundaú-Manguaba, sendo de fundamental importância para o abastecimento humano e produção agropecuária e industrial de dezenas de municípios nestes dois estados. No entanto, o uso inadequado do solo, as captações inadequadas e irregulares de água, o mau manejo de resíduos sólidos e efluentes (esgotos) e a falta de um controle adequado sobre as prioridades de uso da água vem gerando conflitos, desabastecimentos, quebra da produção agropecuária e industrial, além dos danos ambientais ao longo de todo o trajeto destes dois rios, que possuem, ambos, demanda maior do que a oferta disponível.

Se por um lado a atual crise hídrica no Nordeste agravou o quadro acima descrito, por outro trouxe a relevância do retorno das discussões e ações acerca da criação do Comitê Gestor destas bacias, como forma de gerenciar o uso da água destes rios e favorecer a captação e aplicação de recursos financeiros que promovam a revitalização dos mananciais, tais como, ações de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, saneamento, dentre outras.

O evento é gratuito e acontecerá nas dependências do Auditório da AESGA, a partir das 14h00min.

Embora a entrada no evento seja gratuita, para registro e controle das instituições e pessoas participantes, assim como para garantir a reserva de lugares, é necessária a inscrição prévia no evento, que deve ser efetuada em formulário online disponível no link abaixo. Para maiores informações contatar o CODEMA, por meio do e-mail codema.garanhuns@gmail.com.

Link da inscrição:

Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Garanhuns

NOTA DO IPSG SOBRE O PAGAMENTO DE R$ 7 MILHÕES PARA PREFEITURA DE GARANHUNS



O presidente do IPSG, Marcelo Marçal, através da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Garanhuns, enviou nota de esclarecimento ao blog, na qual confirma o repasse de pouco mais de R$ 7 milhões à Prefeitura do Município. A nota não trata de possível déficit mensal, como foi afirmado por Johny Albino.

Marcelo Marçal nos fez o convite para uma visita no Instituto, onde pode passar todas as informações e apresentar documentos. Vamos agendar.


NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Garanhuns (IPSG), esclarece que o ato de efetivar o pagamento no valor de pouco mais de 7 milhões e 400 mil reais à Prefeitura está conforme um ato legal. O referido recurso pago se trata de um valor referente à contribuição indevida da parte patronal ao IPSG.

Marcelo Marçal
Presidente

Servidores do MInistério Público também param na Greve Geral



O Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Sindsemppe) decidiu por unanimidade em assembleia realizada na última quinta-feira (20) que a categoria vai aderir à greve geral desta sexta-feira, dia 29. 

Os servidores vão paralisar suas atividades durante todo o dia em protesto às reformas previdenciária e trabalhista propostas pelo governo Michel Temer. A categoria vai se reunir a partir das 12h na Praça do Derby, ao lado do Sindjud, Sindilegis e Sindicontas, e seguirá em passeata junto aos demais trabalhadores.

O presidente do Sindicato, Fernando Ribamar, acredita que a reestruturação proposta é um ataque aos direitos dos trabalhadores. “Vamos aderir à paralisação, mas manteremos 30% dos servidores trabalhando para garantir a prestação de serviços mínimos à população”, explica. “Esperamos que o procurador geral, Francisco Dirceu Barros, decrete ponto facultativo nesta sexta-feira porque é necessário apresentar um posicionamento oficial da instituição”, ressalta Ribamar.

Deputado quer redução na jornada de trabalho de servidores que tenham dependentes com deficiência



O deputado Rodrigo Novaes (PSD) solicitou, através de uma indicação ao governador Paulo Câmara, uma alteração no estatuto do servidor público estadual sobre horário de trabalho diferenciado para funcionários que tiverem cônjuge, filhos ou dependentes com deficiência. Esta condição já é garantida na esfera federal através da lei n 13.370/2016, e a expectativa é de que a norma também seja estendida para âmbito estadual.

“É uma questão importante, infelizmente a casa não tem competência para legislar sobre esta matéria. Então, solicito ao governo do Estado que envie à Alepe um projeto com redução de 50% do horário de trabalho para os servidores que tenham dependentes com alguma deficiência”, destacou Novaes. “Estas pessoas precisam de uma atenção especial por parte de seus familiares”, acrescentou.

O parlamentar também fez uma indicação para a construção de um centro multidisciplinar para tratamento de pessoas com autismo. “Pacientes com família que possuem condições de bancar um tratamento conseguem evoluir. Mas, a maioria não pode custear um tratamento com terapeuta ocupacional. Com a implantação deste centro, milhares de pessoas poderão ser ajudadas e assim consiguiremos reverter este quadro”, finalizou. 

NOTA DO GOVERNADOR PAULO CÂMARA SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA



"O Brasil necessita de uma Reforma da Previdência, excluindo mudanças que prejudiquem os mais vulneráveis, como os trabalhadores rurais, especialmente os do Nordeste.

Mais uma vez, infelizmente, podemos pagar o preço de uma discussão superficial, que não avalia corretamente o impacto que a ausência dessa reforma terá sobre o futuro do Brasil.

O Governo não dimensionou corretamente a reação contrária à Reforma, ao enviar uma proposta ao Congresso Nacional antes de estabelecer diálogo com setores importantes da sociedade, que poderiam ter evitado esse desgaste atual.

É verdade que as alterações promovidas pelo Governo na proposta original foram importantes, corrigiram problemas evidentes, mas ainda necessita de mais diálogo.

A decisão do PSB reflete muito essas questões. Respeito a posição tomada pelo partido, mas continuo defendendo a manutenção do diálogo. Por isso, entendo precipitado e discordo do fechamento de questão sobre a votação da Reforma da Previdência.

Insisto: sem diálogo será impossível o Brasil superar os atuais desafios nacionais".

Paulo Câmara 
Governador de Pernambuco

Secretaria de Educação abre processo seletivo - 369 VAGAS!



A Secretaria Estadual de Educação (SEE) iniciou, nesta terça-feira (25), o processo seletivo para o cargo de assistente de gestão das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) e Escolas Técnicas Estaduais (ETE) da Rede. Poderão participar do processo os professores efetivos certificados na avaliação do Programa de Formação de Gestores Educacionais de Pernambuco (Progepe 2017). Estão sendo ofertadas 369 vagas. As inscrições devem ser feitas até o dia 02 de maio, pelo site da SEE:

No ato da inscrição, o candidato deverá optar por uma única EREM ou ETE na qual deseja trabalhar. A seleção acontecerá em duas etapas; a primeira será uma análise de currículo feita por uma Comissão Técnica formada pela SEE; e a segunda será uma entrevista, que terá como foco de análise a comunicação verbal, conhecimento sobre gestão escolar, conhecimento sobre educação integral e defesa do programa de ação.

O processo seletivo terá validade de dois anos, prorrogáveis por mais uma vez de igual período. A relação dos aprovados na primeira etapa sai no dia 08 de maio, e a da segunda etapa será divulgada no dia 24 de maio. A listagem final dos aprovados sairá no dia 29 de maio, no site da Secretaria. Para saber mais, acesse o edital no link abaixo: 

Fonte: SEE

Guardas Municipais terão reajuste de 6,47% em Garanhuns



O reajuste salarial tem sido pauta de negociação do SINDIGUARDAS, tendo como base o Art. 46 da Lei 3927 de 2013, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Guarda Municipal de Garanhuns, estipulando a data base para o dia 01 de Abril de cada ano.

Nos últimos dias, ocorreram reuniões com os secretários de Governo e de Administração, fixando esse aumento em 6,47%, sendo encaminhado para a aprovação legislativa. 

Nesta terça-feira (25), o Sindicato dos Guardas Municipais de Garanhuns esteve presente na reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores, a fim de tratar do reajuste, sendo bem recebido pelos vereadores presentes, e conquistando a aprovação na presente comissão.

Agora segue para plenário da Casa Legislativa e posterior sanção do prefeito Izaías Régis.

AS 10 MAIS ACESSADAS DO DIA



DE 24/04/2017 23:00 
ATÉ 25/04/2017 22:00

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.