sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Conheça a elogiada enfermaria da UPAE Garanhuns

Equipe comprometida com a saúde dos pacientes faz a diferença




A UPAE Garanhuns oferece atendimentos clínicos com médicos especialistas, consultas com equipe multiprofissional, exames laboratoriais e específicos com equipamentos de última geração e cirurgias em diversas especialidades. Centenas de pessoas passam por dia na unidade, e quando perguntamos sobre os serviços, é praticamente unânime o elogio a todos os setores da unidade. Então, hoje vamos conhecer mais uma equipe da nossa Unidade de Saúde.

A UPAE Garanhuns dispõe do setor da Enfermaria, contendo 24 leitos, sendo dois deles destinado para realização de exames de ECG (Eletrocardiograma). O setor funciona das 07h às 17h, atendendo pacientes que passaram por procedimentos na unidade, seja no bloco cirúrgico ou no setor de exames, por exemplo os que vêm realizar colonoscopia. Também pacientes do ambulatório passam pela enfermaria quando são encaminhados pelos médicos, por alguma intercorrência clínica, como hipotensão, hipertensão, hipoglicemia, que após medicados, permanecem em observação, aguardando reavaliação médica.

A enfermeira responsável pelo setor, Camila Moraes, explica: "Todos os pacientes recebem alta no mesmo dia, geralmente até às 16h. Não somos uma unidade de emergência. Se necessário, nossa referência de emergências é o Hospital Regional Dom Moura, para onde transferimos estes casos, após estabilizarmos, objetivando uma continuidade na assistência". Dentre as especialidades que encaminham pacientes para períodos de observação pós-operatório na enfermaria, destaques para oftalmologia, dermatologia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia e demais cirurgias gerais.

Sebastiana Alves, moradora do Sítio Urtiga, município de Itaíba, passou por cirurgia de pterígio na última quinta-feira (29). O procedimento é conhecido por retirar a carnosidade que cresce sobre o globo ocular. E não foi a primeira vez. A paciente já havia passado pelo mesmo procedimento no outro olho há cerca de quatro meses. "Esse pessoal aqui está de parabéns, todo mundo, médico, enfermeiras, até os maqueiros, é todo mundo atencioso". Sebastiana disse que muita gente da família tem aproveitado os serviços da UPAE Garanhuns; filha, marido, cunhada... Iran Alves, seu filho, que acompanhava a paciente, aproveitou para elogiar também a secretaria de saúde de Itaíba que segundo ele, oferece todas as condições. "Desde o postinho até o ônibus, não falta nada pra gente vir cuidar da saúde", afirma. E é verdade. Sebastiana já passou por geriatra, anestesista, endoscopista, oftalmologista, além das cirurgias... Sempre retornando ao Posto de Saúde.

Ivani de Figueiredo também passou por procedimento cirúrgico na quinta-feira e também elogiou a equipe da enfermaria. "Atendimento, recepção, limpeza, médicos, enfermagem, desde a hora que a gente entra"... E tem duas observações importantes. "Como a equipe deixa a gente mais tranquilo, eles conversam, explicam tudo. É normal um paciente estar nervoso, mas a equipe sorri e atende muito bem. A outra observação é que a gente sabe que é a gestão, que tem pessoas que cuidam e muitas vezes nem aparecem. Só temos a agradecer".

Além de Camila Moraes, a enfermaria da UPAE Garanhuns conta com três técnicos (Rosilene Alves, Marcela Macedo e Jeanette Gomes), a assistente Zilanda Moraes, os maqueiros Gabriel e Wagner, e os serviços de limpeza com Genilson e Eliane. E já que a paciente lembrou da gestão, a coordenadora de enfermagem é Tayana Guerra e o coordenador geral da unidade é Gustavo Amorim.

A UPAE Garanhuns é unidade da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP Hospitalar e parcerias com a V Geres e Secretarias Municipais de Saúde.

COMPARTILHE

Colégio Santa Joana D'Arc comemora Dia Mundial da Amazônia





O Colégio Santa Joana D'Arc desenvolveu atividades com seus alunos voltadas para o dia Mundial da Amazônia.

Os alunos da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental II, foram contemplados com palestras, documentários, músicas reflexivas relacionadas à Amazônia, curiosidades, leitura de livros sobre a floresta ( literatura infantil, produção de crônicas, momento reporte sobre a situação atual), e ainda os alunos do Ensino Fundamental II, participaram de um debate sobre animais em extinção e a biopirataria na Amazônia. 

CSJD, conexão forte para uma educação solidificada.

Sivaldo Albino parabeniza os Agentes Comunitários de Saúde de Garanhuns

Nesta sexta-feira, 06, o dia é para comemorar e reconhecer estes importantes profissionais que militam na saúde pública

Resultado de imagem para agente comunitário de saúde

A data de 06 de setembro, instituída pela Lei Municipal Nº 3794/2011, homenageia o Agente Comunitário de Saúde (ACS) de Garanhuns, um dos profissionais mais importantes da equipe multiprofissional dos serviços de atenção básica à saúde.

O deputado estadual Sivaldo Albino enviou mensagem aos meios de comunicação para registrar a data e demonstrar o respeito e a gratidão com todos os Agentes Comunitários de Saúde, e por extensão, também os Agentes Comunitários de Endemias.

"Pela importância do trabalho que exerce nas comunidades, e especialmente nas comunidades mais carentes, trata-se de uma das categorias que desempenha funções das mais relevantes e louváveis na nossa sociedade, porque muito além do trabalho de saúde, os agentes comunitários, ao adentrarem nas casas das famílias, participando da intimidade do núcleo familiar, passa naturalmente a ser não apenas um profissional da saúde, mas um amigo da família, um conselheiro, um psicólogo, um apoiador que compartilha diariamente dos sofrimentos e das vitórias das pessoas que acompanha. Portanto, mais do que agentes de saúde, aqueles que de fato exercem a profissão com zelo, são agentes de solidariedade, de carinho e de amor.

Aos agentes comunitários de Garanhuns, em especial, por conhecer pessoalmente a grande maioria de seus integrantes, sou sabedor do quanto são especiais e cumpridores de seu dever.

Assim, não poderia deixar de registrar a celebração desta data, que, de forma muito justa, homenageia aqueles e aquelas que são, sem sombra de dúvida, um dos ofícios mais nobres e dignos da nossa sociedade.

Parabéns, Agentes Comunitários de Saúde, e de Endemias, de Garanhuns! Que Deus ilumine cada um e cada uma de vocês.

Sivaldo Albino
Deputado Estadual"

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.