sexta-feira, 12 de novembro de 2021

EDUCAÇÃO / Estudantes da ETE Garanhuns premiados na CIÊNCIA JOVEM 2021



Com muita alegria, parabenizamos nossos estudantes da ETE Ariano Vilar Suassuna pelos projetos premiados na Ciência Jovem 2021, promovida pelo Espaço Ciência, na categoria Workshop: 1° Lugar - Jovane Barros, credenciamento para apresentar sua pesquisa no Red Global Cocitec no Paraguai; 2° Lugar - Giovanna Galindo, apresentará sua pesquisa na 6 Feira Mineira de Ciência e Tecnologia, em 2022 em Minas Gerais; 3° Lugar - David Gabriel, apresentará sua pesquisa na Mostra Científica e tecnológica da Escola Açaí, no Pará em dezembro.

Parabenizamos também o estudante Kaique Guimarães, que também apresentou sua pesquisa na Ciência Jovem 2021, pelo empenho, compromisso, seriedade e dedicação.

Os estudantes estão de parabéns pelo excelentíssimo trabalho.

Equipe da ETE.

Pernambuco amplia público em estádios para 50% da capacidade




Diante do avanço da vacinação contra a Covid-19 no Estado, com mais de 66% da população pernambucana com o esquema vacinal completo, o Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (11.11), mais flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19. As novas regras passam a valer a partir da próxima segunda-feira (15.11), em todo o território estadual.

Durante a coletiva de imprensa, foi anunciado o fim da exigência do distanciamento de um metro entre as bancas escolares, a liberação para a temporada de cruzeiros 2021/2022 no Recife e no Arquipélago de Fernando de Noronha, o fim da obrigatoriedade da aferição de temperatura nas entradas dos estabelecimentos, além da ampliação de torcida nos estádios de futebol para até 50% da capacidade do local.

O secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, lembrou que o controle vacinal para a entrada nos estádios continua obrigatório. "A partir de 300 pessoas, o público deve estar 90% vacinado com duas doses ou vacina de dose única e 10% com 1ª dose e teste rápido de antígeno negativo realizado 24 horas, no período que antecede o evento, ou teste RT-PCR negativo realizado até 48 horas antes do evento", disse.

ESCOLAS - O secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros, esclareceu o novo protocolo setorial. Sem a exigência do distanciamento mínimo de um metro entre carteiras escolares, as salas de aula poderão voltar ao padrão usual e o rodízio de estudantes não será mais necessário.

“O uso de máscaras e a higienização das mãos seguem sendo de extrema importância. Além disso, no caso do estudante ou profissional da área apresentar qualquer sintoma, ele deve se manter isolado por 10 dias”, alertou o secretário. Os protocolos devem ser seguidos por todas as instituições de ensino do Estado, sejam elas estaduais, municipais ou privadas.

Marcelo Barros informou ainda que o ensino híbrido continuará sendo disponibilizado por meio do Educa PE, com conteúdo alinhado ao currículo, transmitido ao vivo e no YouTube para revisão dos estudantes. “Além disso, manteremos o programa ‘Conecta aí’, para patrocinar dados de internet dos estudantes da rede pública estadual para que todos possam acessar gratuitamente o material na plataforma, no ambiente virtual de aprendizagem e no Google Classroom”, explicou.

Para o secretário de Saúde, André Longo, a medida envolvendo a rede de ensino é possível graças à alta cobertura vacinal. "Estamos com 100% dos trabalhadores da educação básica vacinados e também temos evidências do papel limitado das crianças e dos adolescentes na propagação do vírus, mesmo após a abertura das escolas", comentou. Atualmente, cerca de 60% dos estudantes pernambucanos na faixa etária de 12 a 17 anos estão vacinados. Em novembro, se iniciará a aplicação do imunizante nas escolas e a meta é vacinar todos os estudantes nesta faixa etária ao longo deste mês.

CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO - Pernambuco permanece com estabilidade nos indicadores da Covid-19. Na Semana Epidemiológica (SE) 44, que compreende o período entre 31.10 e 06.11, foram notificados 368 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), o que representa diminuição de 6% em comparação à SE 43 e de 14% em relação à semana 42.

O mesmo ocorre com as solicitações de vagas de UTI à Central de Regulação do Estado, que também apresentaram redução. Foram 235 solicitações por leitos de terapia intensiva na SE 44, uma queda de 4% em relação às semanas 42 e 43. Um comparativo com o mesmo período do ano passado, aponta uma queda de 44% nas notificações de Srag e de 53% nas solicitações por vagas de UTI.

Bolsonaro diz que vai prorrogar por 2 anos desoneração da folha de pagamento de empresas

 


O governo vai prorrogar por mais dois anos a desoneração da folha de pagamento. O anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro, que não explicou como a medida será executada.

O mecanismo substitui a contribuição previdenciária sobre o salário de empregados por uma alíquota sobre a receita bruta da empresa. Ao todo, 17 setores da economia podem aderir a esse modelo, da indústria têxtil à construção civil. A desoneração em vigor está prevista para acabar no fim do ano.

Em paralelo: um projeto de lei sobre o tema tramita no Congresso. Na quarta-feira, o relator, deputado Marcelo Freitas (PSL-MG), apresentou parecer favorável à prorrogação da desoneração até 2026.

O Globo

Saúde / Prefeitura de Garanhuns entrega ponto de apoio rural no Sítio Bravos




A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (11), a entrega do ponto de apoio rural localizado no Sítio Bravos. A secretária de Saúde, Catarina Tenório, esteve presente na comunidade durante o primeiro dia de funcionamento da unidade que vai beneficiar diversas famílias da área rural.

Os atendimentos vão acontecer semanalmente, todas às quintas-feiras, e contarão com equipe de profissionais médicos, de enfermagem e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). “Ficamos felizes em poder entregar mais um equipamento para a população de Garanhuns no dia de hoje. Sei que vamos beneficiar vários moradores, e o nosso objetivo, junto com o prefeito Sivaldo Albino, é levar estes atendimentos para outras localidades rurais”, pontuou a secretária de Saúde.

Durante a entrega do equipamento, também estiveram presentes os vereadores Luizinho Roldão, Luzia da Saúde e Matheus Martins; além da equipe que vai integrar a unidade de apoio rural, e os moradores do Sítio Bravos. “Ficamos muito felizes e agradecidos com esta iniciativa de reativar o ponto aqui na comunidade, será um ganho muito grande para todos. Parabenizo a Prefeitura de Garanhuns por esta iniciativa”, afirma o morador José Moura.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.