quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

GRE-AM realiza primeiro Colegiado de Gestores Escolares em 2017

Adelma Elias recebeu os gestores no primeiro colegiado do ano

Abrindo a programação de Colegiados de Gestores Escolares da rede estadual em 2017, a GRE do Agreste Meridional realizou ontem (24) o primeiro encontro do ano com as equipes gestoras das unidades de ensino da região. Com o início das aulas para fevereiro, o objetivo foi alinhar as orientações gerenciais e pedagógicas para receber professores e alunos em mais um ano de trabalho. 

Do encontro, que aconteceu na sede da GRE, participaram Gestores Escolares, Educadores de Apoio e Analistas Educacionais que atuam diretamente nas escolas. Após um resgate das últimas atividades de encerramento do ano de 2016, a gerente da GRE, Adelma Elias, fez uma avaliação dos desafios trazidos pelo Índice de Eficiência Gerencial (IEG), uma política de atingimento de metas adotada pela Secretaria de Educação de Pernambuco para incentivar as práticas eficientes de gestão na rede estadual. O impacto será positivo nas escolas, que iniciarão o ano letivo com todos os aspectos de gestão devidamente organizados e atualizados. 

Dentre as orientações para começar as atividades pedagógicas do ano, os representantes escolares ficaram conhecendo o tema de 2017 para a rede estadual: “Escola e Comunidade: espaço ativo para pesquisa e fortalecimento de conhecimentos, relações e valores”. Já no dia 1º de fevereiro, todos os professores participarão, nas próprias escolas, da formação inicial que marca o início do ano letivo. 

No período da tarde, os gestores de Escolas de Referência tiveram uma pauta específica com a Coordenação Geral de Educação Integral e Profissional (CGIP) da GRE. Além de uma palestra sobre gestão e liderança, os diretores revisaram os pressupostos e princípios que norteiam o trabalho educacional realizado por estas unidades de ensino.

PARA SABER MAIS: http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/

Imprensa GRE-AM

PSB anuncia apoio à candidatura de Rodrigo Maia à presidência da Câmara



A bancada do Partido Socialista Brasileiro na Câmara anunciou, nesta segunda-feira (23), em Fortaleza, apoio à candidatura do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Casa. Maia assumiu compromisso com pontos importantes elencados pela Legenda em documento entregue a ele, pelo líder em exercício, deputado Tadeu Alencar (PSB-PE). "Acreditamos que é hora de uma concertação em torno de objetivos centrais e estratégicos, que envolva todos os poderes da República, as suas instituições e a sociedade, para que o Brasil reencontre os caminhos do crescimento e do desenvolvimento com inclusão", afirmou o socialista.

A bancada esteve reunida em Brasília na última segunda-feira (16) e em razão da necessidade de construir consensos necessários ao enfrentamento dessa conjuntura adversa, resolveu por não lançar candidato próprio para as eleições, que acontecem dia 2 de fevereiro. "Cresce, pois, de importância o papel da Câmara dos Deputados, a Casa do povo, bem como de sua direção, que deve exercer papel fundamental na discussão e aprovação de temas de interesse nacional, bem como na afirmação de princípios caros ao espírito republicano e democrático, esteios do Partido Socialista Brasileiro", completou.

Nesse contexto o PSB reconhece que Rodrigo Maia vem exercendo com responsabilidade o cargo que lhe foi confiado pela maioria dos deputados, mostrando capacidade de diálogo, habilidade com articulações e autoridade política para conduzir os trabalhos no parlamento. Dentre os pontos destacados no documento, o PSB entende que a Câmara deve reconquistar a confiança da sociedade brasileira, o que implica estar em sintonia com os seus anseios e exercitar incansável disposição para o diálogo com todas as forças sociais que buscam, na sua representação política, guarida para o exercício pleno da cidadania. 

"Também queremos que a Presidência da Casa possa, diante de pautas que estão na ordem do dia do Congresso Nacional, como a reforma da previdência, trabalhista e outras, de grande impacto na vida da população, assegurar que serão amplamente discutidas, para que a sua eventual aprovação seja fruto de um amplo e democrático consenso. Assumindo esses compromissos relevantes ao ideário do Partido Socialista Brasileiro, emprestaremos todo o apoio ao candidato Rodrigo Maia", encerrou Tadeu Alencar.

Fonte: Liderança do PSB
Na foto: Tadeu Alencar, Rodrigo Maia, Danilo Forte e o Deputado Moses (PMDB/CE )

Ganhe o Mundo embarcará 181 alunos para Nova Zelândia e Canadá

Governador Paulo Câmara acompanhou, nesta terça-feira, 
o embarque do primeiro grupo, com 26 estudantes




O governador Paulo Câmara acompanhou, nesta terça-feira (24.01), no Aeroporto Internacional Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, o embarque de mais 26 alunos da Rede Estadual de Ensino para a Nova Zelândia por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM). Este foi o primeiro grupo a embarcar de um total de 181 jovens que viajarão ainda nesta semana. Os outros grupos que também seguirão rumo ao país da Oceania embarcam amanhã (25), quinta (26), sábado (28) e domingo (29), somando 126 estudantes. Já os outros 55 alunos com destino ao Canadá embarcam no próximo domingo (29), às 13h. Os contemplados cursarão um semestre letivo na modalidade High School.

"É sempre muito bom poder acompanhar o embarque de alunos do Ganhe o Mundo. São estudantes pernambucanos que vão viver experiências muito importantes para a continuidade de suas formações escolar e pessoal. Voltarão ao nosso Estado com um outro olhar do mundo e serão referência para outros estudantes", destacou Paulo Câmara.

O secretário de Educação em exercício, João Charamba, também acompanhou a despedida dos alunos. “Este é o segundo embarque de 2017 por meio do Programa Ganhe o Mundo. Na semana passada, enviamos 16 estudantes para os Estados Unidos e, esta semana, será a etapa da Nova Zelândia e Canadá”, informou. “Este programa é uma pérola do Governo do Estado, pois agita toda a rede e estimula os alunos a tirarem melhores notas e darem melhores resultados. A educação de Pernambuco é quem ganha com isso”, celebrou Charamba, complementando que, até o fim deste ano, 1,1 mil alunos serão contemplados com o Ganhe o Mundo.

Iggor Cazumbá, de 15 anos, é de Vicência, Mata Norte de Pernambuco, e foi um dos contemplados do Programa Ganhe o Mundo. Aluno da Escola de Referência em Ensino Médio Padre Guedes, ele contou que seu sonho sempre foi fazer intercâmbio. “Desde pequeno, tinha o sonho de estudar fora e, agora, vou conseguir realizá-lo. Essa experiência vai me fazer crescer”, disse.

A auxiliar de serviço Aurilânia França foi se despedir da filha, Sarah Bellinda, de 16 anos, que também embarcou para a Nova Zelândia. “É muita emoção. É uma oportunidade única, que não teríamos conseguido sem esse programa do Estado”, comemorou. Estudante da Escola de Referência em Ensino Médio Frei Otto, em Ipojuca, ela pontuou que o intercâmbio será muito importante para a sua vida profissional. “Estudo é a base de tudo. Quero focar no idioma, que vai me ajudar a me preparar para o meu futuro”, disse.

Além de cursarem um semestre letivo em escola de High School, os alunos terão garantidos seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família (host family) com todas as refeições garantidas e uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00.

PGM - Criado em 2012, o Programa Ganhe o Mundo é uma oportunidade para os estudantes da rede pública estadual de educação fomentarem a aprendizagem em um segundo idioma, por meio da vivência prática em países de língua inglesa e espanhola. De 2012 a 2016, o PGM já embarcou cerca de cinco mil estudantes para países como Argentina, EUA, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália.

Fotos: Aluísio Moreira/SEI

Posse da nova diretoria da UPE multicampi acontece nesta quinta


O Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, juntamente com o diretor pró-tempore dos campi da UPE em Garanhuns, Caruaru, Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde, Prof. Henrique Carneiro, convidam para a cerimônia de posse da nova direção das unidades.

Os candidatos eleitos para os cargos de diretor e vice-diretor foram a professora Rosângela Estevão Alves Falcão e o professor Adauto Trigueiro de Almeida Filho, respectivamente, que serão os gestores durante o quadriênio 2017/2020.

A solenidade de posse da nova diretoria acontece nesta quinta-feira (25/01), às 15h, na Vitória Recepções, antigo Coluna Café. O evento é aberto ao público.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.