quinta-feira, 26 de junho de 2014

Humberto lamenta decisão do TSE sobre minirreforma eleitoral


Defensor de uma ampla reforma política que acabe com o financiamento de campanhas por empresas, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), lamentou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de não autorizar a aplicação, ainda este ano, da minirreforma aprovada pelo Congresso Nacional.

Para os ministros do TSE, a minirreforma eleitoral aprovada no fim do ano passado por deputados e senadores só valerá para as eleições de 2016. Mesmo considerando que o texto sancionado não aborda questões mais sérias do sistema político atual, Humberto Costa acredita que ele poderia reduzir os custos das campanhas e tornar mais igualitárias as eleições já em 2014.

"Lamento porque, ainda este ano, poderíamos ter eleições menos desiguais, com menor interferência do poder econômico na definição dos votos", explicou o líder do PT no Senado. "Teríamos limitação na contratação de cabos eleitorais, nas despesas de alimentação, no aluguel de veículos. Ou seja, equilibraríamos mais o processo."

No Congresso, Humberto tem defendido a necessidade de uma larga reforma política, que, por exemplo, acabe com o financiamento de campanhas por empresas, estebeleça o voto em listas e aumente a participação das mulheres. 

A reforma política é um tema encampado pelo PT, que defende a convocação de um plebiscito para setembro próximo, e tornou-se um dos eixos fundamentais para um eventual segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff (PT) a partir de 2015.

FUNDARPE responde a Izaías e critica politização

A exemplo do ano passado, novamente o prefeito consegue estremecer a parceria Fundarpe/Prefeitura nos dias que antecedem a realização do Festival de Inverno. Em 2013, devido a uma entrevista a uma emissora de rádio, semelhante a este ano, Izaías Régis fez algumas críticas públicas que não foram bem digeridas pelo governo estadual, na época parceiros políticos. 

O clima pesado do ano passado só foi amenizado com a chegada do então governador Eduardo Campos, que relevou as questões, participou de eventos ao lado de Izaías e o relacionamento voltou ao normal. Até este ano, quando na última visita oficial de Eduardo a Garanhuns, e novamente em rádio, Izaías criou um clima adverso politicamente. Afirmou não ter sido convidado e não foi recepcionar o governador.

Vale ressaltar que o FIG 2013 foi espetacular.

Agora, em entrevista ao programa de Marcelo Jorge, Izaías Régis citou dificuldades financeiras do estado, expondo o parceiro da realização do evento. Aliás, a Fundarpe investe mais de 95% dos recursos que propiciam a realização do FIG. 

Agora a Fundarpe, através de uma nota, rebate as questões levantadas por Izaías, reafirma a parceria com o município e critica a possível politização no pronunciamento do prefeito. Vejamos:




NOTA OFICIAL DA FUNDARPE

Sobre a realização do 24º Festival de Inverno de Garanhuns, a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe informam que seus colaboradores seguem empenhados no planejamento e na organização deste que é um dos maiores festivais de arte e cultura do país.

Nos últimos meses, a comissão organizadora do FIG dedicou-se ao lançamento de convocatórias nacionais para seleção de propostas artísticas que vão compor as grades de difusão e de formação cultural do festival. 

Além disso, é importante ressaltar que o investimento do Governo do Estado no FIG 2014 está garantido e será realizado por meio de licitações públicas - também já concluídas - relacionadas à locação e à montagem de palcos, decoração, hospedagem, mão de obra terceirizada, entre outros serviços indispensáveis.

As propostas culturais habilitadas já foram amplamente divulgadas e o processo de negociação com os artistas está sendo realizado. Portanto, o público de Garanhuns e de todo o país podem esperar para os próximos dias algumas notícias oficiais sobre atrações confirmadas.

A parceria com a Prefeitura de Garanhuns é de fundamental importância para o sucesso do festival e isto tem sido ressaltado em todas as reuniões que temos realizado com secretários e outros representantes do município. Por tudo isso, lamentamos a manifestação pública do prefeito Izaías Régis sobre o andamento do festival.

Acreditamos que este não é um momento de politizarmos a realização do evento, mas de somarmos esforços institucionais que fortaleçam o FIG como símbolo da diversidade cultural brasileira e reafirmem sua importância para a circulação dos artistas, para a formação cultural da nossa gente e para a dinamização de diversos setores da economia local.

Marcelo Canuto 
Secretário de Cultura de Pernambuco 

Severino Pessoa
Presidente da Fundarpe

Aldo Vilela se despede do Sistema Jornal do Commercio



Gente! Não sou muito de mandar recados ou fazer algum comunicado via Facebook, meus amigos mais próximos, sabem disso. O motivo que me traz aqui é um momento para mim especial.

“Se pudéssemos antever quando e onde vamos reencontrá-los, demonstraríamos uma ternura maior ao despedirmo-nos dos nossos amigos.”

Foram mais de vinte anos de dedicação, trabalho e vitórias aqui no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, um longo tempo de aprendizado, de inúmeras amizades. Ao longo destes anos e anos, aprendi e pude através do rádio e a tv compartilhar isso com meus amigos, ouvintes e telespectadores.


Mais um ciclo que chega ao final, na verdade se renova, novos desafios surgem em nossas vidas e temos que estar preparados para isso.

Ao SJCC, meus agradecimentos, afinal são mais de vinte anos, uma vida formada dentro deste gigante da notícia, do presidente João Carlos Paes Mendonça, até o mais humilde colega de trabalho, a todos muito obrigado, foram anos vitoriosos de grandes ganhos, amizades verdadeiras e dedicação ao máximo.

Obrigado aos que me ajudaram sempre, estes colegas de trabalho que se tornaram, amigos, irmãos!

Irmãos do rádio, grato por tudo! Irmãos da TV Jornal grato por tudo! Rapaziada do NE10, Blog de Jamildo, JC On line, Jornal do Commercio! Vocês foram de extrema importância na minha vida, aos diretores, gerentes, editores, produtores e a rapaziada do dia a dia, cinegrafistas, operadores de áudio, porteiros, serviços gerais...Todo mundo! Mil vezes muito obrigado!

Vamos adiante, a vida segue, e os novos desafios são colocados para enfrentarmos.

Aldo Vilela

Hospital Dom Moura promove integração de servidores com arraiá junino no refeitório

 

A direção do Hospital Regional Dom Moura, buscando a integração e bem-estar dos seus servidores, preparou uma surpresa no último dia 19, com um verdadeiro Arraiá no refeitório do hospital. 

Comidas de milho, barracas e decoração especial, criando um clima junino, gerando mais alegria para todos.

"O hospital é feito de gente, são pessoas da região que se conhecem, trabalham juntas e vivem nesta época as tradições juninas. Geralmente as empresas incentivam este tipo de atividade para aproximar os profissionais, além de ser uma grande confraternização, mesmo que de forma simples, que de algum modo tem um impacto positivo no relacionamento e, consequentemente no trabalho de todos" - Afirma do gestor do hospital, Luiz Melo, que complementa: "Ficamos muito felizes com o resultado".

Durante todo o dia, os servidores puderam degustar pamonha, canjica, milho cozido, bolos e tudo mais de um verdadeiro arraiá junino, preparados na cozinha do hospital.

Câmara Municipal de Garanhuns convoca primeiros aprovados em Concurso Público‏




O Presidente da Câmara Municipal de Garanhuns, vereador Audálio Ramos Machado Filho (PSDC), no uso de suas atribuições, convocou onze candidatos aprovados e classificados no Concurso Público para a Casa Legislativa, realizado no mês de abril pelo IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco. A convocação se deu através da Portaria nº 028/2014, de 18 de junho de 2014, cuja relação se encontra no site institucional da Câmara.

Foram convocados classificados para os cargos de Analista Legislativo, Técnico de Informática, Agente Legislativo, Técnico Legislativo, Agente Patrimonial Legislativo, Copeira, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Telefonista e Recepcionista.

"Ficamos felizes em poder realizar este concurso, o primeiro da história do Poder Legislativo de Garanhuns. Esta convocação inicia uma nova etapa, mas todo o processo foi começou no planejamento no ano passado. Esta legislatura, com sua mesa diretora e demais vereadores, respondem positivamente aos anseios da sociedade" - Afirma Audálio Ramos Filho.

Os convocados devem se apresentar no departamento de Recursos Humanos da Câmara, munidos da documentação prevista no Edital. O Concurso Público da Câmara de Garanhuns tem validade de dois anos.

"Com esta convocação, coroamos todo um processo interno administrativo, de nossa comissão especial, e a excelente participação do IAUPE, que ofereceu ao nosso certame a credibilidade esperada por todos." - Finaliza o presidente do legislativo.

Para conferir a relação dos convocados, acesse: http://garanhuns.pe.leg.br/

Sobre texto do jornalista Carlos Eugênio Cavalcanti

Paulo recebe apoio do PP e ouve Igreja Católica

Com a família, Paulo comemora as vitórias da seleção e a adesão do PP à Frente Popular

A confirmação do apoio do PP ao pré-candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), aumenta ainda mais a união em torno da continuidade do projeto implantado pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB). O PP é o 21º partido a integrar a sua coligação, a maior aliança partidária já constituída para uma eleição estadual em Pernambuco. 

"Ficamos muito felizes. Trata-se de uma confirmação, uma vez que o PP está junto à Frente Popular desde a eleição de Eduardo Campos, em 2006. O partido entendeu que no Estado o melhor é permanecer caminhando conosco e continuar construindo esse Pernambuco que a gente quer que avance cada vez mais", avaliou Paulo Câmara, demonstrando confiança de que a legenda aliada também confirme o apoio ao pré-candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB).

O presidente estadual do PP, deputado federal Eduardo da Fonte, adiantou, nesta quarta-feira (25), a decisão que deve ser formalizada nesta sexta-feira (27). Segundo o parlamentar, foram ouvidos os 170 diretórios municipais do PP em Pernambuco, além das bancadas federal e estadual, para que fosse tomada uma posição de maneira democrática e unânime. 

COM A IGREJA CATÓLICA

Paulo Câmara foi recebido, nesta quarta-feira (25), pelo Arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido, para expor algumas de suas diretrizes do Programa Governo e ouvir sugestões do sacerdote. 

O socialista, que estava acompanhado de seu vice, Raul Henry (PMDB), vem se reunindo com representantes de diversos setores da sociedade, incluindo lideranças religiosas. Educação, Saúde e Segurança foram temas abordados na conversa. 

O representante da Igreja Católica entregou aos postulantes um documento elaborado em maio, na 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com recomendações e posicionamentos referentes às eleições de 2014. 

Crédito: Wagner Ramos

Com três pré-candidatos a deputado, Câmara de Garanhuns vive bom momento político

Audiência Pública da Saúde na Câmara Municipal

Neste momento, a Câmara de Vereadores de Garanhuns tem três pré-candidatos a Deputado Estadual, Sivaldo Albino, Gersinho Filho e Zaqueu Lins. Há pouco tempo tinha até mais, pois outros também foram sondados, principalmente o presidente do Poder Legislativo, Audálio Filho, que tinha a simpatia popular e do governo municipal, mas seu partido, o PSDC, não fez parte da aliança com Armando Monteiro, o que, em tese, inviabilizou uma candidatura.

Audiência Pública debate Educação Municipal
Aliás, Izaías Régis afirmou várias vezes que seu candidato sairia da Câmara Municipal, e aí cumpriu com a palavra. Zaqueu Lins (PDT) foi anunciado candidato do grupo governista.

Gersinho Filho tem o apoio do seu partido, o Solidariedade, para a candidatura. O presidente regional da legenda, Augusto Coutinho tem incentivado e há poucos dias da convenção, seu nome está colocado. Pode ser mais um nome de Garanhuns, em uma campanha na qual precisamos ser bairristas.

E Sivaldo Albino conseguiu uma façanha, unir os socialistas em Garanhuns, mesmo sendo do PPS, melhor ainda, fazer uma dobradinha com Tadeu Alencar, um dos melhores nomes do PSB, já que foi um dos personagens fortes do Governo Eduardo Campos. Sivaldo tem apoios importantes de lideranças políticas, sociais e empresariais de Garanhuns.

Câmara resgata Direitos Políticos de cassados na Ditadura
Com estas três candidaturas não há como negar que o Poder Legislativo de Garanhuns passa por um momento de exposição positiva. Seria importante que toda a casa ficasse com candidatos de nossa cidade.

Críticas sempre vão existir, e devem, mas o que queremos registrar é o bom momento político vivido pela Casa Legislativa, cuja atual mesa diretora apostou na aproximação com a sociedade, abrindo a casa para os trabalhadores e movimentos sociais, debatendo o município e suas demandas. 

Somadas a este processo, a atuação política pessoal de cada parlamentar, que buscaram seus espaços e construíram seus projetos.

Garanhuns tem outros pré-candidatos como Damásio (Estadual) e Claudomira (Federal), que até suas candidaturas a vereadores acabaram por impulsionar seus nomes. Paulo Camelo, que deve disputar para federal já é mais conhecido do eleitorado por disputar já algumas vezes uma vaga no Congresso Nacional.

Imagens da forte chuva em Recife



Recife amanheceu embaixo d'água, e em cima também, ou melhor.. Água por todos os lados! Alagamentos em diversos bairros da cidade estão deixando o trânsito ainda mais caótico. E a previsão é de mais chuva!

Segundo o G1, nas últimas 24 horas, choveu cerca de 58 milímetros, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). A precipitação equivale a 25% do previsto para todo o mês de junho, ou uma semana de chuva. 

Ah! Hoje tem EUA e Alemanha na Arena Pernambuco.



Imagens enviada por leitores ao twitter do Diário de Pernambuco.

Entre Dilma e Aécio, pra que lado Eduardo iria?


Creio que ninguém tem dúvidas que se Eduardo Campos chegar ao segundo turno, cada vez mais provável que aconteça, ele tem o apoio do terceiro colocado, sendo ele Dilma ou Aécio. É que o PT e o PSDB são adversários históricos, antagônicos, e Eduardo tem neste momento interseções com os dois lados. Critica o governo, mas fez parte dele durante muito tempo, e seu discurso crítico o aproxima da oposição. Por isto, pode receber naturalmente apoio de petistas e tucanos.

Mas e se Eduardo for o terceiro, pra que lado pende?

Mesmo em conversas com Aécio Neves, em algumas dobradinhas estaduais e até buscando formas de garantir o segundo turno em nível federal, Eduardo ainda tem mais o perfil de centro-esquerda, embora cada vez mais centro, e isto o devolve ao governo. Tem ainda o fator Lula.

Mas em um provável segundo turno, não será apenas uma volta a conversar com o governo Dilma. Para pisar em seu palanque muita coisa seria dita, rearrumada e projetada para a mudança do governo. Em seu discurso atual, o Brasil tem crescido menos do que pode, e do que tinha com Lula.

Não adianta perguntar a um socialista sobre esta hipótese, pois é cada vez mais presente a crença de que Eduardo será presidente do Brasil, sendo ele o adversário de Dilma no segundo turno.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.