PE CONTRA O CORONAVÍRUS

quinta-feira, 26 de junho de 2014

FUNDARPE responde a Izaías e critica politização

A exemplo do ano passado, novamente o prefeito consegue estremecer a parceria Fundarpe/Prefeitura nos dias que antecedem a realização do Festival de Inverno. Em 2013, devido a uma entrevista a uma emissora de rádio, semelhante a este ano, Izaías Régis fez algumas críticas públicas que não foram bem digeridas pelo governo estadual, na época parceiros políticos. 

O clima pesado do ano passado só foi amenizado com a chegada do então governador Eduardo Campos, que relevou as questões, participou de eventos ao lado de Izaías e o relacionamento voltou ao normal. Até este ano, quando na última visita oficial de Eduardo a Garanhuns, e novamente em rádio, Izaías criou um clima adverso politicamente. Afirmou não ter sido convidado e não foi recepcionar o governador.

Vale ressaltar que o FIG 2013 foi espetacular.

Agora, em entrevista ao programa de Marcelo Jorge, Izaías Régis citou dificuldades financeiras do estado, expondo o parceiro da realização do evento. Aliás, a Fundarpe investe mais de 95% dos recursos que propiciam a realização do FIG. 

Agora a Fundarpe, através de uma nota, rebate as questões levantadas por Izaías, reafirma a parceria com o município e critica a possível politização no pronunciamento do prefeito. Vejamos:




NOTA OFICIAL DA FUNDARPE

Sobre a realização do 24º Festival de Inverno de Garanhuns, a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe informam que seus colaboradores seguem empenhados no planejamento e na organização deste que é um dos maiores festivais de arte e cultura do país.

Nos últimos meses, a comissão organizadora do FIG dedicou-se ao lançamento de convocatórias nacionais para seleção de propostas artísticas que vão compor as grades de difusão e de formação cultural do festival. 

Além disso, é importante ressaltar que o investimento do Governo do Estado no FIG 2014 está garantido e será realizado por meio de licitações públicas - também já concluídas - relacionadas à locação e à montagem de palcos, decoração, hospedagem, mão de obra terceirizada, entre outros serviços indispensáveis.

As propostas culturais habilitadas já foram amplamente divulgadas e o processo de negociação com os artistas está sendo realizado. Portanto, o público de Garanhuns e de todo o país podem esperar para os próximos dias algumas notícias oficiais sobre atrações confirmadas.

A parceria com a Prefeitura de Garanhuns é de fundamental importância para o sucesso do festival e isto tem sido ressaltado em todas as reuniões que temos realizado com secretários e outros representantes do município. Por tudo isso, lamentamos a manifestação pública do prefeito Izaías Régis sobre o andamento do festival.

Acreditamos que este não é um momento de politizarmos a realização do evento, mas de somarmos esforços institucionais que fortaleçam o FIG como símbolo da diversidade cultural brasileira e reafirmem sua importância para a circulação dos artistas, para a formação cultural da nossa gente e para a dinamização de diversos setores da economia local.

Marcelo Canuto 
Secretário de Cultura de Pernambuco 

Severino Pessoa
Presidente da Fundarpe

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.