terça-feira, 7 de maio de 2019

A perda de professor Evando para Garanhuns


Manuel Evando dos Santos, ou Manuel Lustosa, como era conhecido, faleceu nesta terça-feira (07) em Garanhuns. Contar aqui sua importância para a educação e o desporto de Garanhuns é impossível.

Evando foi meu professor de matemática no Colégio Estadual Profº Jerônimo Gueiros. Na mesma época, Evando também era professor do Colégio Diocesano de Garanhuns. Na rede pública ou particular, sempre foi conceituado e considerado um dos melhores do município. Dava aula com alegria. Naquela época de Estadual, tínhamos um time de mestres, além de Evando, Maurílio, Solange, Álvaro, Mabele, Souza, entre outros.

Os anos passaram, e pude conhecer outras faces de Evando, como o desportista. Jogamos bola juntos em associações de Garanhuns, como o Garoa, do qual também participava Aluísio Alves. 

Torcedor do Náutico e da AGA, apaixonadamente, Evando se tornou representante do time de Garanhuns na Federação Pernambucana de Futebol, onde entendia tudo de regularização de jogadores e da legislação desportiva. Emprestou seu conhecimento também ao Sete de Setembro.

Pessoa muito querida, Evando tem sua família em Garanhuns. Trabalhei com Ricardo, em Alves de Lima, fui parceiro de Renato na época da Schin. Renata foi aluna de Sonita, e estudei com Wilde, sua esposa.

A perda de Evando é enorme, como um cidadão que muito contribuiu com Garanhuns, formando jovens em várias gerações. Milhares de pessoas, sem dúvida alguma, têm boas recordações do mestre.

Que Deus o coloque em um bom lugar, e dê conforto à família.

O velório acontece na Funerária Suíssa, e nesta quarta-feira, às 14h, segue para a capela do Colégio Diocesano, onde será realizada uma missa de corpo presente. Logo após o féretro partirá para o Cemitério São Miguel.

Agora Coronel, Paulo Cesar Gonçalves Cavalcante é promovido e repassa comando do 9º BPM com excelentes números em Garanhuns




Boa tarde, amigos!

Em virtude da minha saída do Comando do 9°BPM nesta terça-feira (06/05), após dois anos e quatro meses, gostaria de agradecer aos Oficiais e Praças que fazem o Gigante das Sete Colinas (Batalhão Arruda Câmara). Posso dizer com segurança que essa tropa é a melhor do estado de Pernambuco. Pude trabalhar com policiais dedicados e compromissados com a segurança pública do Agreste Meridional. 

Resultado de imagem para paulo cesar bpm garanhunsConseguimos deixar Garanhuns como a cidade menos violenta do estado (das 14 com mais de 100 mil habitantes); também tivemos o menor número de homicídio da história da AIS 18, com 06 CVLI para 22 cidades; conseguimos o Prêmio Defesa Social no 1° Trimestre de 2019 (entre outros trimestres) e estamos deixando, nesta data, a AIS 18 em 1° lugar absoluto e relativo, com 59 vidas salvas e 61% de redução de homicídios, em rela ação são ano passado.

Desejo ao novo comandante, o Ten Cel PM Álvaro Bantim Ribeiro, sucesso na nova missão.

Agradeço aos grandes profissionais, instituições e parceiros do 9°BPM, sem os quais não poderíamos lograr êxito na missão que nos fora determinada: Polícia Civil, PRF, Exército Brasileiro, Bombeiros Militar, Seres, E Matt, Detran, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, Secretarias da Mulher, Saúde, Educação e Turísmo, Ministério Público, Poder Judiciário, Prefeituras de Garanhuns, Caetés, Lagoa do Ouro, Brejão, Capoeiras e demais que compõem nossa área, aos amigos Mano Imóveis, Walter Santana, Moura Construções, Erlan Bezerra, Elyson Bezerra, Gláucio, Ricardo Coifman, entre outros, pela parceria que sempre teve para com o Batalhão.

Ao Dr Luiz Bernardo, meus agradecimentos pelo exemplo de profissional e pela integração para com nossa corporação.

A imprensa de Garanhuns e Região, nossa grande parceira, nosso muito obrigado.

Ao Diretor da Dinter 1 e o Sindicato e (Coronéis Alexandre Menezes e Aleixo) serei grato sempre pelo apoio que mim deram para conduzir está unidade.

Ao Ten Cel Flávio José e ao Maj Albuquerque, meu especial agradecimento por terem sido meus subcomandante e me ajudarem na condução do maior batalhão da Polícia Militar. Aos Oficiais que estiveram sempre ao meu lado e conduziram com maestria suas funções, meu muito obrigado!

Por fim, a todos vocês Policiais Militares do Agreste Meridional, Que Deus os abençoe e continuem com o mesmo profissionalismo que fizeram de Garanhuns e Região um dos melhores lugares para se viver no estado.

Cel PM Paulo Cesar Gonçalves Cavalcante.

Estudantes do IFPE Garanhuns realizam mobilização contra o corte de verbas na educação



"Olá, Ronaldo, sou estudante do IFPE - Campus Garanhuns. Há alguns dias atrás, o governo federal anunciou um corte de 30% da verba para as instituições e universidades federais, diante desta situação, haverá uma mobilização dia 15 de maio, iremos andar do IF até a praça Mestre Dominguinhos, em forma de resistência contra os cortes anunciados.

Desejo que o senhor postasse sobre isto no seu blog, acredito que isto dará uma mais visibilidade para esse movimento, inclusive o convido para estar conosco nesse dia, seria uma grande honra sua presença.

Atenciosamente,

Aluna do IFPE e leitora do blog"

AGORA COMIGO: Estaremos lá sim!  Contra o corte de verbas para educação!

AESGA e TJPE inauguram Câmara de Mediação e Conciliação




A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns vivenciou na última sexta-feira, 3 de maio, um momento extremamente importante no segmento jurídico, visando um reforço na resolução pacífica de conflitos. Trata-se da inauguração da Câmara Privada de Conciliação e Mediação, uma parceria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) com a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).

A Solenidade contou com a presença de autoridades, juízes e do presidente do TJPE, o desembargador Adalberto Oliveira, que destacou o esforço de se manter uma proximidade entre Justiça e população, incentivando ambientes propícios à resolução de conflitos. “Atualmente, mais de dois milhões de processos tramitam na Justiça de Pernambuco. Esse dado reforça a confiança da população em nosso trabalho, porém, também pode revelar o quão conflituosa está a nossa sociedade. A inauguração desta Câmara, a trigésima segunda no Estado, é mais um esforço de todos nós em busca de ajudar a solucionar os conflitos que afligem as pessoas”, ressaltou o Magistrado.

As Câmaras Privadas são vinculadas ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) das respectivas jurisdições. A coordenadora da Unidade na comarca de Garanhuns, a juíza Maria Betânia Duarte Rolim enfatizou a mudança cultural que a medida pode proporcionar. “Trata-se de uma das mais importantes políticas públicas de distribuição de Justiça, na medida em que incentiva a solução dos conflitos por meio do diálogo e oportuniza, como consequência desse ato de cidadania, encerrar o conflito entre as pessoas, não só o processo. Com a parceria do meio acadêmico, alcançaremos a tão pretendida mudança cultural, na medida em que incentivaremos a transição da chamada cultura do litígio para a cultura da pacificação”, explicou dra. Betânia Duarte.

A presidente da Autarquia, Suianne Melo, falou sobre os benefícios que a comunidade e o meio acadêmico podem, juntos, alcançar com a implantação da Câmara Privada de Conciliação e Mediação no Município. “Na expectativa de levar o nosso trabalho junto à comunidade e ajudar também os órgãos de gestão pública amenizar os problemas da população, a gente espera também impactar na comunidade de maneira positiva e trazer uma vivência profissional positiva para os nossos profissionais de direito. É um marco para a nossa instituição”, declarou.

A Câmara de Conciliação e Mediação vai funcionar no Núcleo de Prática Jurídica da AESGA, das 8 às 17 horas, n avenida Caruaru, 508, bairro de Heliópolis.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.