sexta-feira, 12 de julho de 2019

MPPE / Antigo prédio da Rádio Difusora de Garanhuns terá estrutura preservada

Garanhuns: proprietário se compromete a restaurar e preservar prédio histórico da Rádio Difusora



11/07/2019 - Para garantir a preservação da estrutura do prédio da antiga Rádio Difusora e, com isso, o patrimônio histórico de Garanhuns, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o dono do imóvel, Elison Bezerra de Azevedo.

O proprietário assumiu o compromisso de recuperar os elementos históricos do edifício como a tipografia original, a figura do índio e o relógio que compõem o letreiro, assim como criar um memorial sobre a história da Rádio Difusora, mantendo o local ativo e com uso interno, em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns.

O não cumprimento injustificado acarretará contra o mesmo uma multa de R$ 10.000,00 por dia de descumprimento, destinada ao Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns, sem prejuízo das sanções penais e administrativas cabíveis.

FONTE: Site do MPPE

CULTURA / Projeto promove intercâmbio entre grupos culturais do sertão pernambucano. VEJA ISSO!

Ação promoverá uma integração simultânea que contará com palestras, oficinas e apresentações, levando um grupo para ser destaque na cidade do outro



Trocar experiências, costumes e ensinar um pouco da sua identidade cultural para outro grupo. Esse é o principal objetivo do Projeto Mestres Griôs do Xaxado e do Coco Trupé, que será realizado a partir do próximo dia 15, simultaneamente nos municípios de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, e de Serra Tralhada, no Sertão do Pajeú, importantes redutos de expressões da cultura popular pernambucana.

A ação inédita, que terá duração de dois meses, será protagonizada pelo Samba de Coco Raízes de Arcoverde e pelo Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, com destaque para os seus Mestres, respectivamente, Francisco de Assis Calixto Montenegro e Anildomá Willans de Souza. Entre as atividades, ambos irão realizar exposições, palestras, oficinas e apresentações culturais, mas desta vez saindo do tradicional e rotineiro ambiente, para ir além de suas cidades. 

Com isso, toda a experiência vivida e construída pelo Coco Raízes de Arcoverde será compartilhada e executada em Serra Talhada, reduto dos Cabras de Lampião, que por sua vez, irá fazer o mesmo em Arcoverde. Dessa forma, numa verdadeira integração, os grupos terão a oportunidade de aprender um com o outro, na perspectiva de fortalecer a cultura do sertão pernambucano e de construir uma integração permanente.

O Projeto Mestres Griôs do Xaxado e do Coco Trupé tem a produção de Isabele Baraúna, com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE), por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE).

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO

OUVIDORIA EM AÇÃO CHEGA AO AGRESTE PERNAMBUCANO

Evento acontece em Garanhuns, no período do Festival de Inverno



Com o objetivo de expandir as atividades e ampliar o diálogo junto aos cidadãos, a Ouvidoria-Geral do Estado, vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (OGE/SCGE), vai realizar neste mês de julho uma série de iniciativas no interior pernambucano. Nesta edição, o Ouvidoria em Ação promoverá palestras e registros de manifestações nos municípios de Garanhuns e São Bento do Una, ambos na região Agreste, nos dias 19 e 25, respectivamente. Os participantes dos encontros terão a oportunidade de conhecer mais sobre o papel das ouvidorias, que já somam 62 unidades compondo a rede estadual.

“A participação da sociedade na governança pública é fundamental para a melhoria dos serviços prestados pela administração. Estar junto da população, tanto da capital quanto do interior, ouvindo e registrando suas necessidades é, inclusive, recomendação do próprio governador Paulo Câmara. Isso por si só já demonstra a relevância da realização desses encontros”, ressalta a secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet.

Além de aproximar ainda mais o cidadão do Poder Executivo Estadual, por meio da ouvidoria ativa e do fomento ao controle social, a inciativa visa estimular a implantação de ouvidorias, principalmente nas prefeituras – em atendimento ao inciso VII do art. 13 da Lei Estadual nº 16.420/2018 –, garantindo o exercício do direito à cidadania em todas as esferas do governo.

O papel da Ouvidoria-Geral do Estado, cidadania, controle social, transparência pública e boas práticas em ouvidoria serão os temas abordados nas palestras e mesas de debates programadas. As experiências exitosas de ouvidorias municipais também farão parte da discussão. Em Garanhuns, o Ouvidoria em Ação acontecerá durante o 29o Festival de Inverno da cidade, das 8h às 17h30, no auditório do Serviço Social do Comércio (SESC). Já em São Bento do Una, a iniciativa será realizada das 8h às 16h30, na Escola Municipal Cônego João Rodrigues de Melo.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nos sites da SCGE (www.scge.pe.gov.br), da Associação Municipalista de Pernambuco (www.amupe.org); da Associação Brasileira de Ouvidores (www.abopernambuco.org.br) ou diretamente nos links abaixo. As vagas são limitadas. A programação é aberta para ouvidores, gestores públicos e todas as pessoas interessadas na temática.

MANIFESTAÇÃO – Paralelo à programação de palestras e debates, o Ouvidoria em Ação fará a escuta ativa da população em parceria com a Ouvidoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), que estará com uma estrutura móvel em Garanhuns, no período de 18 a 21, e em São Bento do Una, dias 24 e 25. O município de Lajedo, ainda no agreste pernambucano, também será contemplado com essa iniciativa, nos dias 22 e 23.

PARCERIAS – Para a realização do Ouvidoria em Ação no interior pernambucano, é fundamental o apoio dos parceiros da Escola de Controle Interno (ECI/SCGE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), AMUPE, União Europeia, ABO/PE, Casa Civil, SESC, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Prefeitura de São Bento do Una, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ouvidoria-Geral da União (OGU) e ouvidorias municipais.

CONTATOS – Independente das ações presenciais, o registro de manifestação de ouvidoria pode ser feito a qualquer tempo, basta o cidadão escolher entre os seguintes canais de comunicação disponíveis: site da OGE (www.ouvidoria.pe.gov.br); telefone (162 – ligação gratuita, inclusive de celular) ou e-mail (ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br).


INSCRIÇÕES SÃO BENTO DO UNA - https://doity.com.br/ouvidoria-acao-saobento

ARMAZÉM DA FESTA EM GARANHUNS - Decoração e locação para sua festa!!






Oi gente, vocês conhecem o Armazém da Festa em Garanhuns? Tudo para sua festa, seja infantil, casamentos, formaturas, e o que mais você pensar! 

Curte aí no Instagram da Sandra Liberato! @armazem_da_festa_

🔧Decoração de festas
🛒Locação de suportes e mobílias
📜Papelaria personalizada
📍Rua José Mariano,520.Garanhuns- PE.
☎️ 87 - 991428488

Governo do Estado prioriza segurança no Festival de Inverno de Garanhuns



Iniciada reunião para apresentação do plano de segurança dos órgãos operativos do estado para o Festival de Inverno de Garanhuns.

Com a palavra o Secretário de Defesa Social, Dr. Antônio de Pádua.

Presença dos chefes das polícias Civil e Científica, e dos comandantes da PM e Bombeiros do Estado.

Acontece agora no 9° BPM.

As instituições passam a trabalhar integradas sob a coordenação da SDS, a exemplo do Carnaval de Recife e Olinda.

Neste momento, Antônio de Pádua detalha ações e a importância das parcerias com instituições municipais e federais, a exemplo da PRF, CREA, e Prefeitura, com AMSTT e secretarias, Conselho Tutelar, etc.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.