sexta-feira, 13 de maio de 2016

Hospital Regional Dom Moura apresenta estatísticas de acidentes‏ com veículos motorizados‏

Mais de 70% dos acidentes na região envolve jovens pilotando motos. Dentre as principais causas estão a falta de uso de equipamentos de segurança, como capacete, ingestão de bebidas alcoólicas e falta de habilitação, o que aponta incapacidade para pilotar veículos motorizados



O Diretor do Hospital Regional Dom Moura, Luiz Melo, esteve participando da abertura do Maio Amarelo Regional, na semana passada, em Garanhuns, onde afirmou a importância das atividades educativas e a integração das instituições de educação, fiscalização e ações coercitivas, para retração dos números de acidentes na região. As atividades são coordenadas pela V GERES e pelo Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Moto. O HRDM é a unidade de saúde referenciada na região para atendimento de casos que não encontrem resolutividade nos hospitais municipais.

Renata Pinheiro, do setor de Epidemiologia do hospital, apresentou os números de acidentes do mês de abril de 2016, para mostrar uma estatística que mostra, nitidamente, um perfil dos envolvidos em acidentes com veículos motorizados.

ESTATÍSTICAS

Cerca de 80% é do sexo masculino, entre 20 a 39 anos (57%), adolescentes de 10 a 19 anos (22%), pilotando motos (72%), sem habilitação (42%), aos domingos (24%), nos demais dias a média é de 12%. Os municípios que mais têm acidentes, relativamente, são Garanhuns, Águas Belas, São João e Caetés, mas a epidemia de acidentes é abrangente a todos os municípios, com especial preocupação para as periferias dos municípios e zonas rurais. É comum o uso de bebida alcoólica. As informações são fornecidas pelos próprios pacientes e acompanhantes.Em 2014 foram contabilizados 144 óbitos, subindo para 165 em 2015, mesmo com a redução do número de acidentes. Em Garanhuns houve um salto de 21 para 44 óbitos de um ano para o outro.

"O estado gasta muito dinheiro na saúde com os acidentados envolvendo veículos, principalmente motociclistas. Trata-se de uma epidemia, e que precisa que a sociedade se una às instituições para termos um trânsito mais saudável para nossos jovens. Todos os dias temos entradas na emergência de acidentados de moto, números que dobram nos finais de semana" - finaliza o gestor do HRDM, Luiz Melo.

Cinco estudantes do Agreste Meridional disputam vagas para estudar nos Estados Unidos com tudo pago pelo Governo de Pernambuco



A Secretaria de Educação do Estado (SEE) divulgou a lista das 20 estudantes classificadas para a segunda etapa de seleção do programa Women’s Technology Program- WTP, realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), em parceria com o Programa Ganhe o Mundo (PGM), que oferece duas vagas para alunas da rede estadual estudarem durante quatro semanas no MIT. 

Além de conquistar a maior adesão nas inscrições, a Gerência Regional de Educação (GRE) do Agreste Meridional conseguiu cinco classificações nesta fase, número superior em relação às demais regiões. As estudantes são das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) Dom João da Mata Amaral (Garanhuns), Cel. Nicolau Siqueira (Águas Belas), e Sebastião Tiago de Oliveira (Jupi). Nessa segunda etapa, elas fizeram uma redação em língua inglesa, nesta seta-feira (13), na GRE do Agreste Meridional. A nota da redação será somada a média aritmética das notas de língua inglesa, portuguesa e de matemática do primeiro bimestre de 2016. Os dois melhores resultados serão as finalistas da seleção. O resultado final será divulgado, até as 23h59, na próxima segunda-feira (16). 

O Women’s Technology Program- WTP (Programa de Tecnologia para Mulheres) foi criado em 2002 por estudantes do curso de Electrical Engineering & Computer Sciences (Engenharia Eletrônica e Ciências da Computação) do MIT com o propósito de aumentar o número de mulheres na área de exatas.

Veja a lista com as selecionadas AQUI.

Da consulta à cirurgia, UPAE Garanhuns oferece atendimento em Dermatologia‏


Dra. Danyelle Rego Barros, dermatologista


A UPAE Garanhuns oferece diariamente atendimento na especialidade médica de dermatologia. para diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. São mais de 3.000 doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos. Trata-se de uma das especialidades mais procuradas na Unidade, que atende pacientes de 21 municípios do Agreste.

Quatro dermatologistas estão à disposição da população no atendimento ambulatorial: Dra. Grace Anne Monteiro, Dra. Danyelle Rego Barros, Dra. Sandra Kelm e Dr. Silvino Duarte. A estes ainda se somam, no Bloco Cirúrgico, os cirurgiões gerais: Dr. Alexandre Cesar e Dr. Mateus Albuquerque.

Os pacientes são encaminhados pelos Postos de Saúde, através da regulação regional, e a na UPAE Garanhuns são atendidos pelos especialistas, realizam exames clínicos, e caso necessário, passam por procedimentos cirúrgicos, sendo mais comuns: Retirada de queloides, tumores de pele, biópsias, cistos sebáceos, eletrocauterização, exerese de nevos (sinais), verrugas, entre outros.

"Tratam-se de procedimentos onde o paciente possa ter alta no mesmo dia, mas de grande impacto na qualidade de vida" - Explica Dr. Franco Junqueira, coordenador médico da UPAE Garanhuns.

Procure o Posto de Saúde mais próximo de sua residência.

Pernambuco garante investimento em pesquisas para o combate ao Aedes aegypti e ao vírus Zika


Governo de Pernambuco também premiou alunos da rede estadual de educação que se 
engajaram no enfrentamento às arboviroses

Reitores da UFPE, Anizio Brasileiro, e da UPE, Pedro Falcão, prestigiaram cerimônia no Palácio


Pernambuco dá mais um importante passo no combate ao mosquito Aedes aegypti e às arboviroses associadas. Um aporte de R$ 3 milhões feito pelo Governo do Estado vai permitir que pesquisadores avancem nos estudos sobre as formas de contaminação, prevenção e também garantam a redução dos efeitos do vírus Zika, que é transmitido pelo inseto. O edital “Estudos e Pesquisas para Políticas Públicas Estaduais em Apoio Emergencial para o Estudo do vírus Zika” - lançado no mês de março - selecionou 21 projetos que foram validados, nesta quinta-feira (12.05), pelo governador Paulo Câmara, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. A medida é um desdobramento do Plano Estadual de Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti, que foi apresentado, de forma pioneira no Brasil, em novembro de 2015. 

Além do governador e seus auxiliares, participaram da solenidade o presidente da Facepe, Abraham Sicsu; o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro; o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão; e os deputados estaduais Tony Gel e João Eudes.

Na solenidade, Paulo defendeu o investimento em pesquisa e inovação como fundamental para o desenvolvimento de um Estado e do País. "Temos que pesquisar, inovar e buscar as boas aplicações desse trabalho. Só assim nós vamos atingir o patamar dos países desenvolvidos. Tenho certeza que os 21 projetos selecionados para receber esse aporte financeiro vão dar respostas positivas e nos deixar mais preparados para lidar com a questão, que é tão importante para todos nós", ressaltou.

Fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), que é ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o edital prevê que os trabalhos contemplados devem ser concluídos dentro de 18 meses, a partir da data da outorga do termo. Além disso, fica vedada qualquer tipo de alteração no projeto sem a autorização prévia da Diretoria Científica da Facepe. O documento direcionou os grupos de pesquisa para três áreas relacionadas ao estudo do vírus Zika: análise da competência vetorial, estudos epidemiológicos, diagnóstico e validação, plataformas inteligentes para monitoramento e integração das informações.

O pesquisador Celso Melo, do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi um dos selecionados. A proposta do seu grupo de trabalho é desenvolver um teste de rápido diagnóstico para identificar o vírus Zika. Ele revelou que já obteve êxito nessa linha de pesquisa com a Leishmaniose e o HPV. "Com os eventuais problemas superados, será uma questão de poucos meses para a gente ter esse teste funcionando na mesa do laboratório", explicou Celso.

Para a secretária de Ciência e Tecnologia, Lúcia Melo, as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti precisam de mais pesquisa. A gestora frisa que o Brasil precisa avançar bastante na questão científica, com a realização de mais investimentos como os aportados pelo Governo de Pernambuco hoje. "Temos que incentivar os nossos pesquisadores para que possam atuar em igualdade com os laboratórios internacionais", alertou. Lúcia afirmou que é preciso explorar mais as doenças transmitidas pelo mosquito, uma vez que a comunidade científica ainda não avançou muito na questão. "Há um desconhecimento grande, pois essas doenças ficam fora da exploração dos grande laboratórios", sublinhou.

O secretário de Saúde, Iran Costa, destacou ainda os esforços que o Governo do Estado tem feito para minimizar os efeitos da epidemia de arboviroses, ressaltando que já foram investidos mais de R$ 58 milhões. "Pernambuco foi o primeiro Estado a adotar protocolos de segurança nas unidades de saúde e iniciar uma investigação sobre o tema. O nosso trabalho é fundamentado em cinco eixos: mobilização, atendimento ao paciente, assistência às crianças com microcefalia e apoio aos municípios", detalhou o gestor da pasta.

Na avaliação de Paulo Câmara, o combate às arboviroses exige responsabilidade e muita dedicação das institutições. "Esse é um tema que exige atenção permanente do poder público e da sociedade". O gestor lembrou alguns dos investimentos feitos no segmento. "Diante de um quadro de restrições financeiras, não nos omitimos a contratar 2.558 profissionais para cuidar das pessoas. Além disso, equipamos as unidades e ajudamos os municípios", afirmou Paulo.

EDUCAÇÃO - Além de investir na realização de pesquisas e no fortalecimento do atendimento na Rede Pública de Saúde, o Governo também incentivou a produção de campanhas nas unidades escolares do Estado presentes nos 184 municípios e o Distrito de Fernando de Noronha. Após assinar a outorga dos termos de estudo e pesquisa, Paulo entregou a premiação do "Concurso Cultural Nossa Escola Contra o Aedes", que foi iniciado em fevereiro pela Secretaria de Educação. Nove unidades foram contempladas e os vencedores receberam tablets e kits literários.

Na avaliação do governador, o enfrentamento ao mosquito deve envolver todos os atores da sociedade. "Mobilizamos todos os nossos meios para ajudar na divulgação desse trabalho. Foi um esforço muito grande, mas nós tivemos uma grande adesão da população", pontuou Câmara."É importante enfatizar que a nossa transparência foi fundamental", completou.

O titular da pasta de Educação, Frederico Amâncio, contou que o trabalho de mobilização nas escolas foi um dos pontos fortes da campanha estadual. "Nós tivemos a adesão de 350 mil alunos da rede e que, junto com suas famílias, nos ajudaram a enfrentar o mosquito", detalhou o secretário, afirmando ainda que os trabalhos produzidos nas unidades atingiram um nível excelente e que vão ser amplamente divulgados.

O concurso foi divido nas categorias "Cartaz", para alunos do 1° ao 5º ano do Fundamental, e "Campanha Publicitária", para os do 6º ao 9º do Fundamental e do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A intenção do Governo foi a de ampliar a divulgação do plano de enfrentamento ao Aedes Aegypti e reduzir a proliferação das doenças relacionadas a esse vetor. 

O slogan "Não é preciso ter super poderes para combater esse vilão, basta união e ação" que deu a Juliana Cavalcante, aluna da Escola Estadual Jandira de Andrade Lima, de Limoeiro, no Agreste, um dos prêmios. A estudante contou que a prêmiação demonstra o interesse do alunado pelo tema. "A escola está envolvida e os alunos estão participativos", comemorou.

Confira os premiados:

Categoria Campanha publicitária - Ensino Médio

1° lugar: Escola de Referência em Ensino Médio Professor Francisco Joaquim de Barros Correia
Município: Altinho, Agreste.
Estudantes: Alice Ângela Freitas de Souza, Anny Caroline Ferreira, Maria Nayane Bezerra Duarte e Maria Eduarda da Silva

2° lugar: Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos
Município: São Bento do Una, Agreste.
Estudantes: Brenda Camilla Silva, Emyly Dayane Alves, José Eduardo Moura e Marlon Ribeiro Barbosa.

3° lugar: Escola de Referência em Ensino Médio Presidente Médici
Município: Moreilândia, no Sertão.
Estudantes: Larissa Bezerra da Silva e Gustavo Higor Gueiros Queiroz

Categoria Campanha Publicitária - Ensino Fundamental do 6° ao 9°

1° lugar: Escola Moisés Bom de Oliveira
Município: Araripina, no Sertão.
Estudantes: Maria Cleiciane Lima Silva, Michelly Eugênia da Silva Gomes, Joyce Emile Neri Rodrigues e Claudenice Maria dos Santos Silva

2° lugar: Escola Estadual Jandira de Andrade Lima
Município: Limoeiro, Agreste.
Estudantes: Juliana Gleyciane Silva Cavalcante, Maria Vitória da Silva Arruda, Dayane Sabrina Aragão de Souza e Maria Clara da Silva Santos.

3° lugar: Escola Estadual Professora Elvira Viana
Município: Garanhuns, Agreste.
Estudantes: Bruna Clarice Marques Araújo da Silva, Eliâ Marques do Carmo, Velley Tamires Peixoto Ferreira

Categoria Cartaz - Ensino Fundamental do 1° ao 5º ano

1° lugar: Escola de Referência em Ensino Médio Professora Amarina Simões
Município: Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR)
Estudantes: Ana Betriz de Lima, Luiz Henrique Lopes, Lívia Rayane Pereira da Silva e Willyanny Rhayssa de Oliveira

2° lugar: Escola Estadual Mariana Ferreira Lima
Município: Timbaúba, Mata Norte.
Estudantes: Arthur Pacheco de Menezes e José Fernando Gomes de Andrade

3° lugar: Escola Estadual Clóvis Salgado
Município: Timbaúba, Mata Norte.
Estudantes: Carlos Eduardo do Nascimento Silva, David Minervino Neto, Ranna Naelly Gomes Gonçalves e Yasmim Carvalho da Silva.

Fotos: Aluísio Moreira

Vagas de emprego no Walmart



O Walmart Brasil está recrutando Farmacêuticos para trabalhar nas farmácias da rede em Pernambuco e na Paraíba. As oportunidades são para as lojas Bompreço e TodoDia localizadas nas cidades pernambucanas de Paulista, Goiana, Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes, Recife e Pesqueira e em João Pessoa (PB).

O Walmart Brasil incentiva um ambiente profissional que valoriza as diferenças, sejam elas físicas, étnicas, culturais, de idade e orientação sexual, além de oferecer todas as suas vagas de trabalho, sem restrição, à candidatura de pessoas com deficiência.

Entre os benefícios oferecidos pela empresa estão: assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, refeição no local, vale-transporte e participação no lucro da Empresa.

Os interessados devem enviar os currículos para karlima@wmne.com.br até o dia 25 de maio. É necessário ter o registro ativo no Conselho Regional de Farmácia (CRF).

Conselho Regional de Farmácia traz atendimento itinerante para Garanhuns

O projeto CRF-PE Itinerante será retomado na próxima quarta-feira, dia 18 de maio, desta vez na cidade de Garanhuns, no Agreste Pernambucano. Diretores e funcionários do Conselho Regional de Farmácia manterão plantão na subsede do órgão para o despacho de demandas administrativas e de processos de profissionais farmacêuticos e de empresas.

“O CRF-PE Itinerante tem como objetivo proporcionar atendimento personalizado aos farmacêuticos e proprietários de estabelecimentos do interior do Estado, visando facilitar o acesso à informação e aos serviços do Conselho”. Explica Joyce Nunes dos Santos, Vice-presidente do CRF-PE.

Em Garanhuns, além do atendimento aos profissionais e às empresas, haverá cerimônia de entrega das carteiras dos novos profissionais da área de abrangência da subsede.

Veja a programação:
CRF-PE Itinerante Garanhuns 
Data: 18/05/2016 (quarta-feira)
Serviços: 
=> Despachos e atendimentos
Horário: Das 9h-12h / 14h-16h. 
Local: Subsede do CRF (Praça Dom Moura, 334 - Centro - Garanhuns – PE)
Referência: Próximo à Praça de Eventos Mestre Dominguinhos
Fone: (87) 3761.2422

Assessoria de Comunicação do CRF/PE

Ministério Público recomenda ao prefeito e secretária de Cultura de Garanhuns considerar justificativa de preço para contratações diretas de artistas


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Garanhuns, Izaías Regis e à secretária de Cultura do município, Cirlene Leite, que, caso decidam realizar novas contratações diretas de artistas, atentem para a determinação de instruir o processo de contratação direta com justificativa de preço, conforme inciso III, do artigo 26, da Lei das Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/93).

No documento, o MPPE destacou os termos da decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que estabelece a comprovação da justificativa do preço através de documentação, relativa a shows anteriores com características semelhantes, evidenciando que o valor a ser pago ao artista seja aquilo que ele recebe regularmente ao longo do exercício ou em um evento específico.

O promotor de Justiça Domingos Sávio instaurou um inquérito civil para apurar um suposto superfaturamento na contratação dos artistas Ana Carolina e da Banda Capital Inicial para o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 2015.

A recomendação foi publicada no Diário Oficial da terça-feira da semana passada, e publicada no site do Ministério Público desta quarta-feira (11).

NOTA OFICIAL DO GOVERNADOR PAULO CÂMARA SOBRE O IMPEACHMENT DE DILMA E O NOVO GOVERNO TEMER



“A admissibilidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff pelo plenário do Senado Federal seguiu as normas constitucionais e o rito estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em que pese essa ser uma medida extremamente traumática.

Como afirmei anteriormente, não é algo singelo e confortável o fato de em um período de apenas 24 anos tenha existido a necessidade de afastar dois presidentes da República.

Precisamos agora apaziguar os ânimos, pois a radicalização política assumiu proporções preocupantes. A pacificação nacional e o diálogo insistente e permanente devem guiar as decisões do presidente Michel Temer. Não é de hoje que prego esse caminho, por acreditar que o desarmamento dos espíritos é fundamental para superar a maior crise econômica desde o início da década de 1930.

Precisamos recuperar a confiança na economia do Brasil, retomar os investimentos, enfrentar aquela que é a maior chaga da atual crise: o desemprego de milhões de brasileiras e brasileiros. Estou à disposição do presidente Temer para ajudar no que for necessário na construção desse entendimento, da mesma forma que me coloquei para a presidente Dilma Rousseff. Sem diálogo amplo, não haverá solução fácil para os desafios existentes.

O meu partido, o PSB, em decisão tomada pela maioria da Executiva Nacional, decidiu não indicar e nem chancelar nomes para o novo Ministério. No entanto, o PSB ajudará em todas aqueles propostas que estão sintonizadas com a agenda do partido para o Brasil, tornadas públicas por ocasião das eleições presidenciais de 2014, primeiro pelo saudoso Eduardo Campos e, posteriormente, por Marina Silva. O PSB nunca vai desistir do Brasil”.

Paulo Câmara
Governador do Estado de Pernambuco

Encerramento dos XIX Jogos Interclasses do CSJD‏






Nesta quinta-feira (12/05) ocorreu o encerramento e a solenidade de premiação dos vencedores dos XIX Jogos Internos do Colégio Santa Joana D'Arc.

Na ocasião foram premiados os melhores goleiros, artilheiros e campeões por modalidade.

Foi uma semana grandiosa, de imenso valor para revelar os atletas e desenvolver o espírito esportivo, dinâmico e proativo de nossos alunos. 

Parabéns aos vencedores!

Profª Maria Almeida Rocha
Diretora CSJD


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.