sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Educação de Pernambuco vira exemplo para o Brasil‏. Cid Gomes veio conferir!




Quando o assunto é Educação, Pernambuco é um exemplo para o Brasil. A experiência exitosa do Estado, que subiu 12 posições no último Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), servirá como base para políticas públicas do Governo Federal. O ministro Cid Gomes reuniu-se com o governador Paulo Câmara, nesta sexta-feira (9), no Palácio do Campo das Princesas, para conhecer o modelo pernambucano para a área. 

De acordo com o Chefe do Executivo Estadual, a visita do ministro representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido em Pernambuco nos últimos oito anos. O governador se colocou à disposição do Governo Federal para ajudar a melhorar a Educação do Nordeste e de todo o País. "Apoiaremos aquilo que for melhor para o Brasil", ressaltou Paulo Câmara.

Com programas de formação para professores e incentivos para alunos, o Governo de Pernambuco conseguiu elevar boa parte dos índices da Educação - o Estado terminou em 4º no Ideb referente a 2013. "A inovação e a tecnologia são ferramentas importantes para tornar as aulas interessantes. Além disso, nós também premiamos, através do Bônus de Desenvolvimento Educacional (BDE), os profissionais que obtiveram bons resultados durante o período letivo", explicou Paulo.

Após reunir-se com o governador, Cid Gomes, que escolheu Pernambuco para fazer a sua primeira viagem como ministro, conferiu uma apresentação sobre o modelo pernambucano, feita pelo secretário estadual Fred Amâncio. Segundo o ministro, o momento é de "compartilhar e ampliar ainda mais os casos que deram certo".

Cid Gomes afirmou que, para elevar a qualidade do ensino público, vai trabalhar em parceria com estados e municípios. "O meu papel como ministro é o conhecer boas experiências e procurar disponibilizá-las com as demais redes públicas do País", enfatizou. 

ENSINO INTEGRAL - Sobre Ensino Integral, o governador adiantou que 53% do alunado pernambucano já estuda nesse horário. "Hoje, são 125 escolas integrais. E ainda podemos somar as nossas 27 Escolas Técnicas Estaduais (ETE), que também fazem parte do sistema. O nosso desafio é ampliar essa rede", pontuou Câmara, confirmando que outras 13 unidades serão entregues até o fim deste ano. 

Além de buscar novas experiências no campo do Ensino Médio, o ministro expressou ainda a sua preocupação com o analfabetismo. "Gostaria que o governador Paulo Câmara liderasse, em Pernambuco e também no Nordeste, um grande pacto pela alfabetização na idade certa. Sabemos que essa é uma responsabilidade dos municípios, mas os Estados podem fazer um papel importante de articulação e apoio", disse Cid, reiterando o apoio do Governo Federal à iniciativa.

REFERÊNCIA - Em sua apresentação, o secretário de Educação elencou alguns programas desenvolvidos em Pernambuco. O titular da pasta disse que a atual gestão cuidou de elevar a infraestrutura das unidades de ensino e tornar o ambiente atrativo para professores e alunos. "Temos um trabalho diário nas nossas 17 regionais de Educação, que cuidam de aproximar o Estado das escolas", salientou Fred Amâncio, grifando que a Rede Pública Estadual tem 140 mil alunos. 

Para aumentar a qualidade nas escolas públicas, o Estado adotou uma política de gestão de resultados. "Aliado à gestão de resultados, que bonifica os que obtiveram bons frutos, nós temos a meritocracia, que, no campo educacional, é muito importante incentivar", completou Paulo Câmara.

GANHE O MUNDO - Entre as inúmeras iniciativas implantadas para estimular o alunado, o programa Ganhe o Mundo foi uma das propostas que mais apresentaram resultados. De acordo com o secretário, o projeto, que oferece bolsas de estudo para estudantes do Ensino Médio, incentivou alunos e familiares. "O Ganhe o Mundo aumentou a autoestima de cidades inteiras, pois é um orgulho ver um conterrâneo da rede pública partindo para intercâmbio no exterior", comentou Fred, lembrando que a bolsa só é disponibilizada para os que tiverem notas boas em português e matemática. Também é preciso passar na prova do idioma escolhido. Em 2014, 1.500 estudantes embarcaram pelo programa. 

Além do governador e do secretário de Educação, a reunião contou ainda com a presença do vice-governador, Raul Henry; do secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral; do prefeito do Recife, Geraldo Julio; e do senador eleito Fernando Bezerra Coelho. O encontro também teve o reforço de gestores da Secretaria de Educação e da Universidade de Pernambuco.

SINSEMUG apresenta tabela de reajustes de salários para servidores de Garanhuns

A Diretoria do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Garanhuns e Região -SINSEMUG/REGIONAL - participou na manhã desta quinta, dia 08 de janeiro, de uma reunião com o Secretário de Administração do Município de Garanhuns, Alfredo Góes, onde apresentaram as planilhas de aumento dos SERVIDORES, PROFESSORES, ATIVOS, INATIVOS E PENSIONISTAS do Município Garanhuns. 

Na reunião trataram de assuntos referentes ao CONCURSO PÚBLICO, FÉRIAS, INSALUBRIDADES E DIFÍCIL ACESSO dos servidores que trabalham longe do local de trabalho, ficando marcada outra reunião para o dia 20 de janeiro. Sendo mantida a audiência com o Prefeito Izaias Regis, para o dia 27 de janeiro às 10:00 horas no Gabinete do Prefeito.


Festival de Jazz em Garanhuns é opção para o Carnaval



Festa é boa para quem gosta do ritmo que é escolhido para animar os momentos, por isso, no Carnaval, quem gosta de samba vai para o Rio, quem gosta de axé, vai para Salvador, quem gosta de frevo vai para Recife. Essa é a tríade básica do nosso Carnaval. Mesmo que não seja bem assim, a maioria das pessoas sabe que essas cidades têm sua principal diferença carnavalesca no ritmo musical que dá a identidade às festas.

Menos mal para quem sabe o que quer, e sabe onde achar. Mas como há muitas outras opções de gostos, a cidade de Garanhuns, a pouco mais de 200 quilômetros de distância da capital pernambucana, oferece desde 2008 a oportunidade do folião se afastar dos tradicionais ritmos carnavalescos, sejam eles quais forem e ouvir o que há de melhor em termos de jazz e blues.

Esse ano o Garanhuns Jazz Festival será realizado entre os dias 14 e 17 de fevereiro e apresentará nomes como Billy Cobham, Jennifer Batten, John Macaluso, Willie Walker, Demetria Taylor, Raphael Wressnig, Ivan Lins, Wagner Tiso, Tico Santa Cruz e Beto Lee.

Com palcos estrategicamente montados na Praça Dominguinhos, no centro da cidade e no Parque Pau Pombo, Garanhuns tem no seu Festival de Jazz a melhor opção para quem busca uma ótima relação custo/benefício para o investimento a ser feito para o Carnaval. Isso porque a cidade é relativamente pequena e dá para andar entre os principais palcos sem muito transtorno, e todas as apresentações são gratuitas. Ou seja, não vê quem não quer, sem poder alegar que não tinha dinheiro para assistir aos shows.

Além das apresentações, serão oferecidas oficinas e workshops com os músicos convidados.

Para quem não sabia que o agreste pernambucano é uma filial das melhores estações de jazz do mundo e tem frêmitos de acompanhar um evento dessa magnitude, é bom se apressar. Dentro de mais ou menos um mês o Festival começará, movimentando a economia da friorenta cidade interiorana, conhecida como a Suíça Brasileira, devido às baixas temperaturas para a região. Para o mês de fevereiro, pleno verão, a média é de apenas 22º, com mínimas de até 15º pela madrugada. A oferta hoteleira da cidade não faz feio, mas a procura por vagas no período do Festival está cada vez maior. É bom preparar as férias com antecedência.

Quem conhece Garanhuns sempre se encanta com o seu charme e seu clima. Com um fundo musical de primeiríssima qualidade, o cenário fica completo.

O seu lazer e sua cultura, também, aproveite!

Paulo destaca atuação dos pernambucanos na fábrica da Jeep


Fábrica da Jeep (Fiat) em Goiana. Primeiro carro - Renegade - já nasce sob grande expectatva nacional 


Em sua primeira visita como governador ao Polo Automotivo da Jeep, em Goiana, Paulo Câmara destacou a atuação dos pernambucanos no empreendimento. "É um orgulho muito grande observar uma das plantas mais modernas do mundo contando com o trabalho do povo de Pernambuco. Continuaremos neste processo de expansão, trabalhando para trazer novas empresas ao Estado", pontuou o Chefe do Executivo, nesta quinta-feira (8).
O governador, que durante toda a visita esteve acompanhado do vice-presidente mundial de Manufatura/Projeto Pernambuco da FCA (Fiat Chrysler Automobiles), Stefan Ketter, teve a oportunidade de conhecer as instalações e também os modelos de pré-série do Jeep Renegade, que foram produzidos em solo pernambucano. Para Ketter, a presença do governador "reafirma a parceria entre a empresa e o Governo de Pernambuco".
ARRANJO PRODUTIVO LOCAL Assim que estiver totalmente finalizado, o polo vai produzir 250 mil veículos por ano. Hoje, a montadora emprega 2.500 pessoas, boa parte são pernambucanos. Para Diego Penaforte, 24 anos, natural de Goiana, a oportunidade de trabalhar na Jeep veio ainda na faculdade. O jovem participou de um processo seletivo de três meses pela Agência do Trabalho. "Após esse período, a nossa turma foi treinar em Minas Gerais e depois na Itália", contou, orgulhoso. 
SUSTENTABILIDADE  - Antes de deixar as instalações da Jeep, Paulo realizou o plantio simbólico de uma muda de Jatobá em frente ao prédio principal. A iniciativa faz parte da política da empresa de promover o reflorestamento da área. "Esse é um projeto moderno, repleto de inovações e que também preza pela sustentabilidade", finalizou o gestor. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.