terça-feira, 3 de novembro de 2015

Garanhuns sedia Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados‏

Realizado pela Unidade Sebrae em Garanhuns, evento está na sua 8ª versão e reúne pequenos produtores, de 4 a 6/11, na principal bacia leiteira do estado.



O Sebrae em Pernambuco irá realizar a VIII edição do (ENEL), entre os dias 04 e 06 de Novembro, em Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco. Este ano o tema será: Queijos artesanais do Nordeste, importância e estratégia para o setor leiteiro.

O encontro irá ocorrer no Hotel Tavares Correia, no bairro Heliópolis, onde serão realizadas palestras e capacitações voltadas para os produtores de leite da região, que é considerada uma das maiores bacias leiteiras de Pernambuco. A expectativa dos organizadores é de receber 2.500 visitantes e capacitar cerca de 1600.

A abertura será realizada na quarta-feira (04) no auditório central, a partir das 19h. Em seguida, será realizada uma palestra sobre a importância dos queijos artesanais para o setor leiteiro. A programação segue na quinta (05) e na sexta-feira (06), das 9h às 18h, com cursos sobre Bovinocultura, Clínica Tecnológica, Leite e Derivados, e Caprinocultura, além de temas como Associativismo, Representatividade junto ao Poder Público e Acesso a Novos Mercados.

Paralelo às capacitações, serão expostos equipamentos, insumos, embalagens e serviços voltados para a atividade. Também serão realizados Concursos de Queijos e a 1ª Mostra Nacional de Queijos Artesanais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.enelnordeste.com.br.

Criado em 2003 pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, o encontro tem o objetivo aproximar a cadeia produtiva do leite, gerando um ambiente de integração que proporciona a troca de informações, disseminação de tecnologia e geração de negócios.

Este será o terceiro Enel realizado no município de Garanhuns (já ocorreu nos anos de 2005 e 2006). Em anos anteriores, o Encontro já foi realizado nas cidades de Parnamirim, no Rio Grande do Norte; em Maceió, Alagoas; em Aracaju, no estado de Sergipe; em Campina Grande, na Paraíba; em Fortaleza, no Ceará, e, em Imperatriz, no Maranhão.

Serviço:
VIII Edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL)
Quando: 04 a 06 de Novembro de 2015,
Hora: No dia 04, das 19h às 22h, e dos dias 05 e 06, das 9h às 18h.
Onde: Hotel Tavares Correia – Avenida Ruy Barbosa, 296. Bairro Heliópolis
Inscrições: gratuitas, no site www.enelnordeste.com.br

Secretários recebem demandas de representantes do Polo Têxtil‏ de Pernambuco



Os secretários de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, e de Defesa Social, Alessandro Carvalho, do Governo de Pernambuco, reuniram-se com uma comissão de empresários do Polo Têxtil de Santa Cruz do Capibaribe e Surubim nesta terça-feira (3). Também participaram do encontro o comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Pereira Neto, e o chefe da Polícia Civil, Antônio Barros, e o vice-prefeito de Surubim, Fabio Barbosa.

O grupo entregou um abaixo-assinado e uma carta com reivindicações na área de segurança pública. A principal demanda é o reforço nas ações de prevenção e repressão da violência na região. 

“O objetivo da nossa visita é buscar apoio. O Polo de Confecções recebe a visita de 150 mil pessoas por semana e, com a chegada do fim do ano, esse movimento aumenta muito, o que torna a região muito visada pelos criminosos”, afirmou o presidente do Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe, Allan Carneiro, um dos presentes à reunião. Segundo ele, há preocupação com assaltos nas estradas que dão acesso aos municípios do polo e com a abordagem dos assaltantes aos clientes e comerciantes nas próprias cidades.


IZAÍAS EM CÉU TURBULENTO - Por Paulo Camelo


Recentemente o jornalista Magno Martins, radicado no Recife, divulgou em seu blog, em 29.10.2015, o texto a seguir: “Izaías em céu de brigadeiro” 

O Magno citou que a movimentação de alguns nomes para as eleições de Prefeito em 2016, a exemplo do vereador Sivaldo Albino, do PPS, da advogada Claudomira Andrade, do DEM e do empresário Ivan Gomes Junior, do PSDB, não têm estrutura suficiente para dificultar a “reeleição do prefeito Izaías Régis, do PTB”. 

Mais adiante, o Magno se reporta a uma pérola (nosso grifo) dita por Izaías, no Congresso Estadual da UVP (União dos Vereadores de Pernambuco), realizado em outubro de 2015 em Garanhuns, a qual transcrevemos: “Izaías, disse que transformou a cidade num canteiro de obras e que fará o melhor Natal do País”.

Mas, o jornalista Magno Martins, se esqueceu de dizer que

SAÚDE MENTAL: Hospital Dom Moura se prepara para implantação dos Leitos Integrais‏‏‏


O Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, tem efetivado uma ação de sensibilização em saúde mental, antecipando a possibilidade de contar com Leitos Integrais em breve. As atividades são coordenadas pelo departamento de psicologia do hospital. 

Kátia Goretti coordenaou trabalho com atores e servidores
Na última semana aconteceu uma intervenção nas dependências do HRDM com performance teatral, exposição artística e roda de conversa. Com atores e servidores participando do momento, buscou-se, como objetivo, impactar os funcionários, sensibilizando-os, e mostrando aspectos dos cuidados e procedimentos quanto à saúde mental. A encenação teve aceitação das pessoas e causou o impacto desejado. As psicólogas Kátia Goretti e Vaneschka Almeida coordenaram a ação. 

O diretor do HRDM, Dr. Luiz Melo, informa que o hospital tem seis leitos integrais na clínica médica em processo de habilitação pelo Ministério da Saúde. "As atividades buscam criar o ambiente para as diversas abordagens em saúde mental, com o acolhimento às pessoas com transtorno mental e dependência química" - define o gestor.

Dramatização para sensibilização
O que são os Leitos de Atenção Integral (Leitos Integrais)?

São todos os recursos de hospitalidade e de acolhimento articulados à rede de atenção à saúde mental: Leitos de Hospitais Gerais, de CAPS III, das emergências gerais, dos Serviços Hospitalares de Referência para Álcool e Drogas. São articulados em rede, mas podem estar associados aos leitos de hospitais psiquiátricos de pequeno porte, quando existirem. 

Esses leitos devem ofertar o acolhimento integral ao paciente em crise e devem estar articulados com outros dispositivos de referência para o paciente. Os leitos de atenção integral em saúde mental são um componente essencial da porta de entrada da rede assistencial e um mecanismo efetivo de garantia de acessibilidade.

Informações sobre a segunda etapa da vacinação contra febre aftosa em Pernambuco

Campanha de reforço vai acontecer em todo Estado com a expectativa de imunizar 90% do rebanho e manter o status de área livre da doença

A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa acontece em todo o Estado de 1º a 30 de novembro e todo o rebanho de bovinos e bubalinos deve ser imunizado para manter o status de área livre de febre aftosa com vacinação. A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro), espera vacinar mais de 90% do rebanho pernambucano, que hoje é de cerca de dois milhões de animais. 

Desde 2014, Pernambuco está certificado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE) como área livre de aftosa com vacinação, fato que permite o comércio dos rebanhos pernambucanos com todos os estados da federação e com outros países. Para manter o status os mais de 103 mil produtores devem adquirir as vacinas nas casas agropecuárias e declarar a vacinação nos escritórios da Adagro. A vacina só é eficaz se conservada no gelo e deve aplicada nas horas mais frias do dia, pela manhã ou no fim da tarde, para evitar o estresse dos animais. 

Todo o rebanho deve ser imunizado, inclusive os recém-nascidos. "O criador que não vacina e nem declara fica impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal - GTA e não pode se cadastrar em programas do Governo, além de pagar multa de no mínimo R$ 60,00” declarou a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo. 

A Campanha é realizada duas vezes por ano, nos meses de maio e novembro, como determina o calendário nacional do Ministério da Agricultura e quase todos os estados da federação realizam vacinação nesse período. Na primeira etapa realizada em maio, 96% do rebanho pernambucano foi vacinado. 

A doença - A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa, que atinge bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. O vírus causa febre, ferimentos na boca, garganta e na pele ao redor dos cascos. Os animais ficam bastante debilitados, produzindo muita saliva, parando de andar e comer. Os países afetados pela doença sofrem severas perdas econômicas por causa da diminuição e pela desvalorização de seus produtos de origem animal, assim como por limitações no mercado internacional.

A influência da crise econômica para os prefeitos na eleição de 2016


Para pagar promessa e a coisa melhorar, prefeito de Iati foi a pé para o Juazeiro do Ceará


Recentemente em uma reunião de prefeitos na CODEAM, justamente para debater saídas para a crise, devido à diminuição dos repasses de recursos federais, alguns candidatos à reeleição demonstraram preocupação quanto aos seus mandatos, já que sem dinheiro em caixa, estão limitados, sem poder realizar grandes ações urbanas. Um chegou a dizer que se não fossem os recursos do FEM, sua cidade não teria como ter calçado ruas e realizado outras obras.

Um dos prefeitos chegou a falar abertamente sobre o risco eleitoral devido à crise, sendo acompanhado por outros presentes. Vale registrar que a reunião tinha mais de 20 chefes de executivo.

A crise é braba, principalmente para os municípios que têm como fonte majoritária de receita o FPM - Fundo de Participação dos Municípios. Outras receitas são vinculadas, como os fundos de saúde e educação.

Outro problema que tem acontecido é que com a queda na receita, o percentual de gasto com a folha de pagamentos tem extrapolado, e ficando próximo ou ultrapassando o limite prudencial, exigindo cortes de servidores, claro, os contratados. Mas estes são os que têm vínculo político, pois os efetivos não têm cor partidária. Aí é bronca, pois o prefeito corre o risco de perder apoios importantes. A questão é que o gasto com pessoal continua o mesmo, a receita é que caiu, e como a lei exige um percentual máximo com a folha de pagamentos, só resolve mesmo cortando contratados. Ou aumentando arrecadação, mas isto é uma utopia. 

A preocupação de outro prefeito é que a oposição municipal tem colocado a crise econômica como um problema local, por incompetência administrativa única e exclusivamente do prefeito. Se tá ruim, a culpa é do prefeito. "É bom ser oposição neste momento. É só falar" - registrou uma liderança.

"Quem for candidato à reeleição ou for apresentar um candidato à sucessão vai sofrer os efeitos da crise" - revela um prefeito.

Por outro lado, existe também incompetência em alguns casos. Trabalhar com dinheiro é fácil, é na falta dele que se conhecem os bons administradores.

Pra completar, a região passa por uma crise de governança, de abalo de lideranças em muitos municípios. A população na região que apostou em mudança política, mas parece que, em muitos casos, não deu certo. Já tivemos no Agreste prefeito afastado pela justiça, outro que enfrenta uma CPI por enriquecimento ilícito, e outro que se segura no cargo esperando o julgamento de uma liminar no STF.

Depois que o Padre Jorge, prefeito de Iati, fez uma caminhada de 500 km ao Juazeiro, pra ver se a coisa melhora. se de fato der certo, vai ter romaria de prefeitos para visitar o Padim Ciço.




RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.