GOVERNO DO ESTADO

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Sob tensão, EUA decidem entre Trump e Biden

Brasil de olho no resultado da eleição americana.


Com 98,4 milhões de votos antecipados e uma tensão social não vista desde a década de 1960, os Estados Unidos encerram hoje a votação em uma eleição decisiva. Frente a frente, estão dois projetos diametralmente opostos para o futuro do país.

As pesquisas indicam favoritismo do democrata Joe Biden, mas uma reviravolta que dê a vitória — e a reeleição — ao republicano Donald Trump não está descartada. O resultado dependerá de 13 estados, foco de esforços das campanhas na reta final da disputa.

A avalanche de votos postais — foram 62,9 milhões até ontem — deve atrasar a apuração. A modalidade é popular entre democratas, razão pela qual Trump questiona sua lisura. É provável que os primeiros resultados parciais em alguns estados-chave sejam favoráveis ao republicano. Acompanhe a apuração em tempo real.

No domingo, Biden reagiu às ameaças de Trump de se declarar vencedor se os primeiros resultados lhe fossem favoráveis: “O presidente não irá roubar esta eleição”, declarou o democrata.

Entenda: a eleição americana não é nacional, e sim um conjunto de eleições estaduais. Por isso, a apuração segue os resultados em cada estado para ver qual candidato soma os 270 votos necessários para vencer no Colégio Eleitoral. Entenda o processo.

O que está acontecendo: o risco de violência após o resultado assombra diversas cidades americanas, que se preparam para protestos e confrontos nas ruas. Em grandes centros, como Washington, Chicago e Los Angeles, lojas e restaurantes instalaram tapumes para proteger vitrines. A própria Casa Branca será cercada. Especialistas apontam a polarização, o engajamento de milícias armadas e a atitude de Trump como causas do acirramento.

Entrevista: “Trump desafiou o Estado de Direito como nenhum outro”, afirma o cientista político Francis Fukuyama, autor da tese do “fim da História”. Ele analisa temas como racismo, identidade branca e os impactos desta eleição sobre a geopolítica.

Brasil de olho: funcionários da área internacional do governo Jair Bolsonaro avaliam que a disputa ainda está aberta e não descartam a possibilidade de o resultado ser decidido nos tribunais. Ainda assim, a área diplomática já atua para manter as boas relações com os EUA se Biden vencer. “Com qualquer resultado, vejo a parceria com otimismo”, afirma o embaixador em Washington, Nestor Forster.

Apresentações para o 15º Concurso de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco serão por vídeo

Por causa da pandemia de Covid-19, as audiências dos candidatos habilitados não serão mais presenciais, mas por envio de vídeos entre os dias 4 e 12 de novembro


O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural – CEPPC/PE decidiu realizar por vídeo as apresentações dos candidatos habilitados para o XV CONCURSO PÚBLICO DO REGISTRO DO PATRIMÔNIO VIVO DO ESTADO DE PERNAMBUCO RPV- PE | EDIÇÃO 2020. A suspensão das audiências presenciais é mais uma medida de prevenção para a pandemia de Covid-19. Os participantes terão entre os dias 4 e 12 de novembro de 2020 para enviar os arquivos de vídeo para conselhodepreservacao@gmail.com.

Para garantir o acesso à seleção, não há exigências quanto ao processo de elaboração dos vídeos, devendo ser utilizado qualquer meio e técnica disponível, inclusive telefone celular. O arquivo deve ter duração máxima de dez minutos. Caso o tempo de apresentação ultrapasse o limite, o CEPPC/PE só garantirá a exibição dos dez minutos solicitados. 

Assim como a participação nas audiências públicas presenciais não é obrigatória, também a elaboração e envio do vídeo para o CEPPC/PE não será obrigatório. Ou seja, o não envio não prejudicará o julgamento.

Todas as datas do calendário previamente publicadas junto ao edital estão mantidas. Confira aqui o cronograma.

Canal de Atendimento

Para dúvidas, esclarecimentos e orientações a respeito do edital do 15º Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco, a Coordenadoria de Patrimônio Imaterial da Gerência de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe disponibiliza o e-mail: patrimoniovivope@gmail.com. Informações também poderão ser obtidas pelo telefone: (81) 98952-3487, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 13h às 17h.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.