PE CONTRA O CORONAVÍRUS

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Calendário de autorização de retorno do Ensino Fundamental e Educação Infantil é alterado

Após análise da situação epidemiológica do Estado de Pernambuco pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, retorno acontecerá a partir do dia 15/03


O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, decidiu adiar a retomada das aulas presenciais para os estudantes da rede pública dos Ensino Fundamental e Educação Infantil. A decisão foi tomada mediante análise da situação epidemiológica do Estado através do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19.

Sendo assim, a retomada seguirá o seguinte calendário:

· Retorno dos estudantes do 9º, 8º, 7º e 6º ano do Ensino Fundamental: a partir de 15/03/2021

· Retorno dos estudantes do 5º, 4º, 3º, 2º e 1º ano do Ensino Fundamental: a partir de 22/03/2021

· Retorno da Educação Infantil: a partir de 29/03/2021

Lembramos que o ano letivo para estas etapas de ensino foi iniciado desde o dia 4 fevereiro com as aulas remotas. Desta forma, a Plataforma EducaPE continuará trazendo conteúdo alinhado ao currículo de Pernambuco. O Governo do Estado também seguirá oferecendo o programa “Conecta Aí”, lançado no ano passado e que patrocina dados de internet dos estudantes da rede pública estadual para que eles possam acessar gratuitamente todo o material disponibilizado na Plataforma Educa-PE, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no Google Classroom. Com isso, ao acessar essas plataformas, os estudantes não gastam seus dados dos celulares.

Para os estudantes do Ensino Médio, que também iniciaram o ano letivo neste mês de fevereiro, as aulas seguirão sendo ofertadas no modelo híbrido (presencial e remoto).

Protocolo de Segurança - Para que as atividades presenciais sejam retomadas de forma segura e responsável durante a pandemia da Covid-19, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco elaborou um protocolo com regras que garante o distanciamento social, além de assegurar mecanismos de proteção, monitoramento e comunicação da doença. O documento está disponível no site da Secretaria.

É importante destacar que todas as escolas da rede estadual estão preparadas para receber os estudantes, professores e demais profissionais, pois seguem um rigoroso protocolo de segurança estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde para evitar a contaminação do novo coronavírus. As unidades de ensino irão, por exemplo, medir a temperatura corporal dos estudantes, disponibilizar totens de álcool em gel pelos corredores, pias para higienização das mãos, dispenser de álcool em gel em cada entrada de sala de aula, máscara e faceshield para professores e demais profissionais, tapetes sanitizantes e cartazes de orientação.

Três regiões de Pernambuco terão apenas serviços essenciais entre 20h e 5h, a partir desta sexta-feira

Nos dois próximos finais de semana, horário restrito será das 17h até as 5h. Medidas seguem até o dia 10 de março, nos municípios ligados às Gerências Regionais de Saúde de Limoeiro, Caruaru e Ouricuri


O Governo de Pernambuco determinou – após análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 – que a partir da próxima sexta-feira (26.02), até o dia 10 de março, todas as atividades econômicas e sociais estarão proibidas, entre 20h e 5h, nos 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, respectivamente. Nos próximos dois finais de semana, as atividades estarão proibidas entre 17h e 5h, quando apenas serviços essenciais poderão continuar funcionando.

O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara, em pronunciamento nesta terça-feira (23.02). Os números crescentes da pandemia e a lotação acima de 90% dos leitos nessas três Geres justificaram a medida restritiva. “A nova aceleração da doença tem superlotado os sistemas de saúde, e vem repetindo o mesmo caminho de 2020, começando pelos Estados do Norte e, agora, chegando com força ao Nordeste”, afirmou Paulo Câmara.

Além disso, também foi anunciada a prorrogação da proibição de eventos por mais 15 dias, valendo para todo o Estado. Da mesma forma, o retorno às aulas nas escolas públicas municipais permanece suspenso até o dia 12 de março.

O governador reforçou que o Estado segue monitorando diariamente os números da Covid-19. “Caso o índice de ocupação de leitos de UTI permaneça subindo, teremos que tomar medidas ainda mais duras nos próximos dias”, advertiu. Segundo Paulo Câmara, durante os 11 meses de luta contra o novo coronavírus, Pernambuco montou a segunda maior rede de UTIs do País, com leitos no Recife e em mais 15 cidades, do litoral ao Sertão.

II GERES
Municípios (20): Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência.

IV GERES
Municípios (32): Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

IX GERES
Municípios (11): Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

Garanhuns é destaque em ranking de melhores cidades para fazer negócios

Estudo da consultoria Urban Systems foi feito com todos os municípios brasileiros que possuem mais de 100 mil habitantes


O município de Garanhuns foi destaque no ranking nacional das “Melhores Cidades para Fazer Negócio 2.0”. O estudo da consultoria Urban Systems foi feito com todos os municípios brasileiros que possuem mais de 100 mil habitantes, estando aptos para receber investimentos em diferentes áreas.

De acordo com o ranking, o município está na nona posição, entre os melhores locais do Brasil para se investir em agropecuária. Foram analisados aspectos como empregos no setor, produtividade e crescimento da produtividade. Ainda no estudo, desta vez na área de educação, Garanhuns se encontra na 34ª posição, setor considerado destaque, por concentrar indicadores de um desenvolvimento sustentável social.

O desenvolvimento destas e de outras potencialidades é considerado prioridade pela atual gestão. O prefeito Sivaldo Albino ressalta que a administração pública segue atuando de forma integrada, com o intuito de que Garanhuns alcance lugar de destaque entre os municípios do interior de Pernambuco. “Estamos trabalhando para alavancar cada setor da nossa cidade; através da geração de emprego e renda, atração de indústrias, fortalecimento da economia, e também investindo em áreas como educação e saúde. Assim vamos consolidar Garanhuns como uma das grandes referências no Agreste”, pontuou o prefeito.

O desempenho de cada cidade foi avaliado a partir de fatores como concorrência, impacto da pandemia, empregos, demanda, infraestrutura e outros. O estudo está disponível na íntegra por meio do link abaixo, sendo destaque também na edição dessa segunda-feira (22), da Folha de Pernambuco.: https://www.urbansystems.com.br/melhorescidadesparanegocios

Academia de Letras de Garanhuns divulga Edital de eleição



Visando a composição da nova Diretoria da Academia de Letras de Garanhuns (ALG), para o próximo biêncio, esta entidade literária torna público o Edital de eleição, que deverá acontecer no dia 05 de março de 2021, no período das 14h às 17h30, na sua sede, situada na Rua XV de Novembro, 287 - Centro - Garanhuns-PE - CEP 55295-230.

Ao divulgar o Edital, a ALG legitima a abertura do processo de inscrição de chapas, que se iniciou no último dia 29 de janeiro de 2021.

A inscrição será online, através de e-mail específico da ALG, cujo endereço é: eleicao@academiadeletrasgaranhuns.com.br, com cópia para o e-mail do Presidente da Academia, cujo endereço é: luis-jardim2@hotmail.com. Os pormenores da eleição serão anunciados, em breve, pela comissão eleitoral, a ser apresentada nos próximos dias.

A manifestação de impugnação de candidaturas deverá ser feita no prazo de 10 (dez) dias, a contar da afixação da relação das chapas registradas. No caso de empate entre chapas mais votadas,realizar-se-á nova eleição 15 (quinze) dias após.

Se houver a inscrição de uma única chapa, ficará facultada ao Presidente da Academia de Letras de Garanhuns a possibilidade de convocar uma Assembleia extraordinária, a ser realizada entre os associados em gozo de direitos, para deliberar sobre a escolha da nova Diretoria por aclamação.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.