Governador Paulo Câmara assinou, nesta terça-feira, decreto que cria o batalhão composto
por 300 profissionais especializados em combater o crime organizado
Mais uma ação do Plano de Segurança de Pernambuco foi concretizada nesta terça-feira (06.06). O governador Paulo Câmara sancionou a lei que cria o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), para atuar em incidentes críticos contra o crime organizado em todo o Estado. A nova tropa de elite pernambucana será composta por 300 profissionais especializados, que começarão a operar ainda neste segundo semestre com munição de grosso calibre e novos helicópteros de visão noturna.
“Evidentemente que nós estamos muito preocupados com a questão da segurança em Pernambuco. Não tem um dia sequer em que eu não durma e acorde pensando nisso. Mas nós temos a convicção também de que o Plano de Segurança foi muito bem elaborado e que dará os frutos necessários para que nós consigamos restabelecer a paz e a tranquilidade em Pernambuco. O BOPE vai nos ajudar a combater o crime organizado de maneira mais efetiva, assim como teremos mais homens nas ruas com a finalização dos concursos, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, neste segundo semestre”, destacou o Paulo Câmara.
A medida, que está entre as primeiras ações do Plano de Segurança de Pernambuco, transforma a Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) no BOPE, criando novas vagas para a tropa especializada e com gratificações próprias, em função da atividade específica. “O BOPE ampliará e qualificará a atuação da CIOE, com mais pessoal, estrutura e recurso financeiro. O efetivo contará com armamento de grosso calibre e helicópteros, investimentos já anunciados pelo Plano de Segurança", explicou o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia.

AGRESTE SETENTRIONAL - Atendendo a uma demanda solicitada durante o Pernambuco em Ação, o governador Paulo Câmara recebeu, nesta terça-feira (06.06), no Palácio do Campo das Princesas, integrantes do Consórcio Intermunicipal do Agreste e Fronteiras de Pernambuco para compactuar ações preventivas e operacionais de segurança pública para a região. A audiência contou com a presença dos prefeitos dos seis municípios atendidos pelo 24º Batalhão da Polícia Militar, são eles: Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Taquaritinga do Norte e Vertentes.
“Essa reunião foi muito importante porque pudemos interceder pelas nossas cidades, através do Consórcio, na questão do reforço na segurança. Saímos daqui com a garantia do governador de que os nossos municípios serão contemplados com o aumento do efetivo, já neste segundo semestre, assim como na aquisição de novas viaturas para o 24º Batalhão”, avaliou o presidente do Consórcio e prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira.
OPERAÇÃO PRONTIDÃO - Na oportunidade, Paulo solicitou aos prefeitos presentes que reforcem com a população de seus municípios a importância da doação de donativos para os municípios atingidos da Mata Sul, principalmente os itens de maior demanda, como fraldas e peças íntimas.
Participaram da audiência ainda o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni; o Chefe de Gabinete, João Campos; o secretário interino da Casa Civil, Marcelo Canuto; o Chefe da Casa Militar, coronel Eduardo Pereira; o Comandante da Polícia Militar, coronel Vanildo Maranhão; e o Chefe da Polícia Civil, Joselito Amaral. Estiveram presentes também os prefeitos Hilário Paulo (Brejo da Madre de Deus), Antonio de Roque (Jataúba), Lero (Taquaritinga do Norte), Edilson Tavares (Toritama) e Romero Leal (Vertentes).