Há um ano Izaías era o aliado mais feroz, dentre os prefeitos do PTB, que Armando Monteiro podia contar. Cabia ao prefeito de Garanhuns algumas respostas mais ríspidas às principais lideranças socialistas.
Passada a eleição, não mudou muita coisa, o clima foi de distanciamento.
O primeiro sinal de novos tempos veio na abertura do seminário Todos por Pernambuco, em junho, quando Izaías surpreendeu com um discurso elogioso ao governador. Dali pra cá, em apenas dois meses, já foram vários momentos onde o discurso de Izaías buscou a convergência.
A mudança foi tamanha que jornalistas políticos, inclusive da capital, sugerem até que o prefeito aderiu, como verão mais abaixo.
Sob vários ângulos, a visita desta segunda-feira, quando Izaías esteve com Paulo Câmara (e Antônio Figueira) reflete positivamente em Garanhuns, principalmente na administração municipal.
Acaba qualquer constrangimento de contato mais direto, quando antes seriam necessários interlocutores. Izaías conseguiu uma aproximação estratégica. Há alguns meses, a foto que ilustra este post, seria motivo de surpresa.
ADMINISTRATIVAMENTE FALANDO
Em épocas de vacas magras no Governo Federal, convém estar de bem no estado, que mesmo com dificuldades, tem beneficiado os municípios com o Fundo Municipal (FEM), que em Garanhuns propiciou os binários (asfalto em dezenas de ruas) da Boa Vista e da Brasília, além da parceria em diversos setores, principalmente saúde.
Por falar em saúde, a presença de Antônio Figueira no encontro de ontem também é emblemática. Chefe da Casa Civil, o ex-secretário de Saúde de Pernambuco era o candidato dos sonhos para muitos socialistas em Garanhuns, mas desde o início ele descartou, embora acompanhe com muita proximidade a política local. Nomes como Sandoval Cadengue, gerente da Casa Civil, estão em constante contato com Figueira.
NOVOS INVESTIMENTOS
Na conversa, Izaías conseguiu parceria com o estado para mais investimentos em Garanhuns. Devem ser escolhidos quatro projetos estratégicos. "Não devem custar muito dinheiro, pois reconhecemos o momento da economia, e a situação do estado" - Afirma. Izaías quer a parceria do estado para manter a UPA24h, que deve estar pronta no final do ano.
ELEIÇÕES
Não tem ninguém bobo na política. Paulo Câmara sabe que Izaías tem a faca e o queijo na mão para a reeleição, e não convém um clima de guerra, assim como Izaías sabe que estar de bem com o governador tira parte do discurso da oposição local, além de atrair mais recursos.
Contando com suas possíveis reeleições, Izaías teria ainda cinco anos e meio de mandato, muito tempo para estar brigando com o Governo do Estado. O próprio prefeito passou parte da vida dizendo que na oposição não conseguia nada para Garanhuns.
E tem também 2018. e Paulo Câmara sabe que Izaías é uma espécie de líder regional do PTB. Mesmo sabendo que o prefeito estará no outro palanque, convém também tirar parte de seu discurso de que o estado "abandonou" Garanhuns.
Todos sabem que com o desgaste do Governo Federal, uma nova candidatura de Armando ao Governo de Pernambuco já nasce prejudicada.
Resta saber como a oposição local, que defende o governo Paulo Câmara, vai entender e agir diante desta aproximação. Esta mesma oposição, dividida, não tem ainda um projeto para derrotar Izaías, e depende do apoio do Governador, do PSB e dos partidos que integram a Frente Popular.
Por isto, Izaías chega a pensar até em ter o PSB ao seu lado em 2016. É bom lembrar que o partido esteve em seu palanque em 2012, mas estava rachado depois do fracasso do projeto Antônio João Dourado. Izaías chegou a brigar na justiça para usar a imagem de Eduardo Campos em sua campanha, e logo depois partiu para o distanciamento completo, acompanhando Armando.
Sob nova direção, o PSB municipal espera liderar a Frente Popular em Garanhuns e oferecer uma opção viável a Izaías.
Pode até parecer um exagero falar em aproximação política entre Izaías e Paulo Câmara, mas é assim que está o clima nas últimas semanas na cidade, depois que o prefeito mudou a forma de tratamento.
Podem até dizer que para Paulo Câmara foi um encontro protocolar e administrativo, mas o ganho político de Izaías depois desta conversa tem repercutido em Garanhuns.
Como dissemos no título do post, um acerto político e administrativo.
Veja o que diz Magno Martins:
Namoro ou amizade? – Fiel aliado de Armando Monteiro, o prefeito de Garanhuns, Izaias Régis (PTB), jogou tantos confetes, ontem, no governador Paulo Câmara, por quem foi recebido no final da tarde, que não fosse seu histórico de fidelidade ao ministro os mais desavisados já teriam deduzido que teria aderido de vez ao cordão socialista.