segunda-feira, 3 de abril de 2023

​Garanhuns é a cidade que mais gera empregos em Pernambuco, depois de Recife, aponta CAGED

O Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal divulgou nesta quarta-feira (29) os números do novo CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - referentes ao mês de fevereiro de 2023, e eles confirmam a alta demanda de geração de empregos em Garanhuns, cidade do agreste pernambucano. No país foi contabilizado um saldo positivo de 241.785 vagas de trabalho. Em Pernambuco foram 6.740 vagas, e Garanhuns contribuiu de forma significativa com saldo positivo de 1.326 empregos de saldo, ou seja, quando se diminui a quantidade de admissões (1.782) das demissões (456). Com este resultado, Garanhuns aparece como o município (dentre os 10 maiores) que mais gera emprego no estado, excetuando a capital, Recife.

Os números positivos de Garanhuns seguem uma tendência nos últimos anos. Recentemente o município ultrapassou a marca das 20.000 carteiras assinadas, e com os últimos resultados, chegou a 22.400. O Caged aponta somente os empregos formais. O grande destaque é o setor de serviços, que responde por quase a totalidade da geração de empregos este ano e contabiliza mais da metade dos empregos formais do município. Segundo Alexandre Marinho, Secretário de Desenvolvimento Econômico, este resultado mostra a força dos investimentos nos polos de educação, saúde e turismo em Garanhuns, seja por parte do município ou da iniciativa privada.

O resultado de fevereiro ficou bem acima das demais cidades com maior população no estado, para o prefeito Sivaldo Albino, o resultado espelha o atual momento de expansão econômica do município. “Em fevereiro tivemos o retorno o Garanhuns Jazz Festival, movimentando o Trade Turístico. Além disso, a quantidade de obras no município, atraindo empresas que estão empregando por aqui, e a agilidade da gestão em oferecer condições propícias para a chegada de empresas geradoras de postos de trabalho, ao mesmo tempo em que aquelas que já se encontram no município sentem o momento oportuno para novas contratações, geram estes números positivos captados pelo Caged, ficamos felizes com estes dados incontestáveis” - Revela.

Prorrogado o início da obrigatoriedade para emissão da Nota Fiscal dos MEIs prestadores de serviços

Contribuintes terão até setembro de 2023 para se adequar à emissão de nota no padrão nacional

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), através da resolução Nº 172, de 30 de março de 2023, decidiu prorrogar para 1º de setembro deste ano o início do prazo da obrigatoriedade da emissão pelo portal Nacional da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e), dos Microempreendedores Individuais (MEIs) enquadrados como prestadores de serviços. A mudança estava prevista para esta segunda-feira (03). Agora, MEIs terão mais tempo para se adequar ao novo sistema. A fase de testes se estenderá até o final de agosto de 2023. As alterações trazidas pela resolução entraram em vigor na sexta-feira (31), data de sua publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Os canais para dúvidas sobre a mudança seguem os mesmos: por meio do endereço: https://www.gov.br/nfse/pt-br/mei/links-com-passo-a-passo, através do e-mail atendimento.nfs-e@rfb.gov.br ou ainda com o Sebrae, por meio do telefone/Whatsapp: 0800 570 0800. Também é possível tirar dúvidas presencialmente na Sala do Empreendedor de Garanhuns, localizada na Rua Siqueira Campos, 49, sala 06, Centro – ao lado da Secretaria de Educação, das 08h00 às 14h00.

Lula prevê salto de qualidade para a economia brasileira

Em mensagem na abertura de reunião ministerial com pastas conectadas ao setor produtivo, presidente da República afirma que país dará salto de qualidade


Foto: Ricardo Stuckert / PR

Em reunião com ministros da área produtiva e institucional, na manhã desta segunda-feira (3/4), no Palácio do Planalto, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o Brasil vai dar um salto de qualidade, voltar a crescer e a gerar empregos para fazer a roda da economia girar da forma mais adequada.

“Estamos acreditando que esse país vai voltar a ser um país em crescimento e em geração de emprego. Essa é a obsessão agora. O papel do governo é apostar e trabalhar para o país dar certo. E o Brasil certamente irá produzir e crescer mais do que muita gente está esperando. Nossa obsessão é o Brasil voltar a crescer”, disse, se mostrando otimista com a aprovação da reforma tributária, do novo marco fiscal e de propostas de Parceria Público Privada (PPP) que serão colocadas em discussão.
 

O presidente afirmou que a economia brasileira terá desempenho melhor do que os pessimistas apostam e citou especificamente a reação ao movimento positivo da chamada economia micro, pequena e média nos rincões do país. “Vamos ver o que vai acontecer quando as pessoas começarem a produzir mais, quando as pessoas começarem a comprar mais, começarem a vender mais. A gente vai perceber que a economia vai dar um salto importante”.
 

Ele falou na retomada de obras de infraestrutura que estão paralisadas e que terão um cronograma para execução alinhado com estados e municípios após o marco dos 100 dias do governo, na próxima segunda-feira (10/4). O encontro ministerial faz parte da agenda preparatória para o balanço dessa primeira etapa. Os investimentos que serão priorizados a partir desse marco devem ser anunciados nos próximos dias. Anteriormente, o presidente já havia tido reuniões específicas com ministros de áreas sociais e de infraestrutura.
 

Lula destacou a retomada dos programas sociais que tinham sido desarticulados pelo governo anterior e disse que eles estão funcionando a todo vapor. Entre as políticas já anunciadas, a volta do Minha Casa Minha Vida, do Programa de Aquisição de Alimentos, do Bolsa Família, com mínimo de R$ 600 e adicional de R$ 150 por criança de zero a seis anos, além do Mais Médicos, na área de Saúde, e do Pronasci, na segurança.

Garanhuns realiza 10ª Conferência Municipal de Saúde

Com o tema: “Garanhuns garantindo direitos e defendendo o SUS, 
a vida e a democracia. Amanhã vai ser outro dia”, 
evento aconteceu nessa quinta (30) e sexta-feira (31)





Com o tema: “Garanhuns garantindo direitos e defendendo o SUS, a vida e a democracia. Amanhã vai ser outro dia”, foi realizada em Garanhuns, durante a quinta (30) e sexta-feira (31), a 10ª Conferência Municipal de Saúde. O evento é promovido pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e pelo Conselho Municipal de Saúde.

A abertura da conferência, aconteceu na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) e contou com a presença da secretária de Saúde, Catarina Tenório; do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Juca Viana; do Chefe de Gabinete, Alfredo Gois, que na ocasião representou o prefeito Sivaldo Albino; e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, John Pontes.

Na ocasião estiveram representando a categoria de usuários do SUS, Maria José Pernambuco e Claudia Espírito Santo, e representando a categoria de trabalhadores do SUS, Karine Andrade. Além de vários profissionais da saúde e membros da sociedade civil. Também foi entregue um veículo 0 km, que será utilizado pelo Conselho Municipal de Saúde. O veículo foi adquirido com recursos próprios, e por meio de emenda impositiva do vereador Juca Viana.

A conferência busca unir o poder público e sociedade civil para subsidiar políticas voltadas para o âmbito Regional/Macrorregional e Estadual. “A nossa última conferência foi realizada em 2021, e estamos reunidos novamente para discutir as propostas a nível macrorregional e estadual. Os avanços no SUS só são possíveis com diálogo e participação social", pontua a secretária Catarina Tenório.

Nessa sexta, os grupos de trabalhos com usuários, trabalhadores e gestores do SUS, discutiram presencialmente os eixos da conferência. Em seguida, houve a formulação das propostas e plenária final.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.