quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Concurso para 4 mil vagas em Jaboatão em Pernambuco


Quem pretende ingressar no funcionalismo público municipal terá boas oportunidades a partir do próximo mês. A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), anunciou que vai substituir cerca de 4 mil servidores públicos municipais contratados por meio de novos concursos públicos. As propostas, inclusive, já foram encaminhadas à Câmara Municipal de Vereadores.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico do município, os futuros certames vão abranger áreas variadas do funcionalismo, como saúde e assistência social, controle urbano, segurança, controladoria e planejamento. A secretaria informou que alguns dos editais já estão em fase de elaboração e devem ser lançados no início de 2014.

Para saber mais: E-Books e Concursos

Jornalista Magno Martins registra Audiência Pública da FAMEg na Câmara Municipal de Recife

Tauan Saturnino
Da equipe do blog do Magno

Vicente André Gomes, presidente da Casa legislativa em Recife

O presidente da Câmara do Recife, Vicente André Gomes (PSB), confirmou, nesta quinta-feira (14), a realização de uma audiência pública para tratar da situação da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), impedida de funcionar por conta de um impasse entre o Ministério da Educação e o Governo do Estado. A audiência está marcada para a próxima segunda-feira (18), às 9h30.

O vereador afirmou ter conversado com um grupo de estudantes recifenses que passaram no vestibular da Fameg e que hoje esperam uma decisão sobre o funcionamento da faculdade.

“A princípio achei que não caberia uma audiência pública por ser uma instituição localizada em outro município. Entretanto, fui convencido pelo argumento do advogado do grupo de que se tratavam de estudantes recifenses que tinham o direito de procurar as autoridades públicas. O plenário da Câmara [do Recife] aprovou a audiência por unanimidade”, destacou.

O socialista disse que os estudantes que o interpelaram fazem parte de um movimento maior, chamado “Fameg Já”, que conta com vários alunos prejudicados pela paralisação da faculdade, oriundos de cidades como Garanhuns, Recife e Maceió.

Vicente disse que é inconcebível que esse caso aconteça no atual contexto brasileiro, referindo-se à criação do Mais Médicos, programa do Governo Federal que visa importar profissionais estrageiros para atuar em áreas com falta de pessoal. “O país atravessa um momento de urgência de médicos. O Programa Mais Médicos é um resultado disso. Como em uma hora de estimulação de profissionais uma faculdade de medicina fecha?”, indagou.

Foram convidados para a audiência representantes do Ministério Público, do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério da Educação, além de vereadores e do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB).

BLOG DO RONALDO CESAR: Atualização da lista de blogs parceiros


Informamos a todos os parceiros do blog que estaremos atualizando nossa lista esta semana. Aos blogueiros que desejam fazer parte de nossa lista de blogs parceiros pedimos que entrem em contato pelo e-mail. 

Observem que nossa lista está sempre atualizada pela última atualização, fotos dos posts e ordem cronológica das postagens. Vocês também podem fazer isso, oferecendo aos seus blogs parceiros o mesmo espaço em seus blogs, numa verdadeira parceria.

Alguns blogs apenas colocam uma lista de outros blogs, sem o atrativo para seus leitores clicarem no link. Descubram que o título de um post tem mais poder de atração que o próprio blog. 

Ressaltamos a nossa política de reciprocidade de links e esperamos a compreensão com eventuais mudanças.

Belo texto sobre o Arruda e a torcida do Santa Cruz - Por Ugo Giorgetti - O Estado de São Paulo


 Ugo Giorgetti - O Estado de S.Paulo

Domingo passado a televisão foi obrigada a transmitir um jogo da Série C do Campeonato Brasileiro. É verdade que era uma decisão, e quem ganhasse já estaria na Série B. Mas não era a decisão que fazia do jogo algo especial. Era o que acontecia fora dele, ao lado dele, em volta dele. Sessenta mil torcedores se aglomeravam dentro do estádio, um velho estádio, que na opinião dos militantes do Business F.C. certamente já deveria ter sido demolido faz tempo.

Só que ninguém reclamava das inconfortáveis instalações do glorioso Arruda, do Recife. Ao contrário, havia alegria delirante, que atingiu até os narradores do jogo, atônitos com a impressionante concentração de massa diante de seus olhos. Um dos narradores chegou mesmo a mencionar, com razão, que parecia um jogo do passado, dentro daquele estádio de linhas arquitetônicas antiquadas, relíquia de um tempo em que estádios eram feitos para abrigar qualquer torcedor e não certos torcedores.

Abrigar talvez seja um termo não adequado. Estádio não era feito para abrigar, mas para caber. Quem ia ao estádio sabia que poderia ter que se sentar no concreto com o risco de ficar um pouco espremido, debaixo de sol, chuva ou frio. Mas ninguém se importava. Como não se importavam domingo os sessenta mil alucinados torcedores do Santa Cruz. Esse jogo e essa torcida vieram provar muita coisa.

O verdadeiro torcedor de futebol, que fez a grandeza do futebol brasileiro, não desapareceu. Lá estavam eles, alegres, fanáticos, jovens e velhos, homens e mulheres, elas inclusive, as belas mulheres do Recife, todos com os olhos no campo e provavelmente sentados no cimento duro. Ninguém se preocupava com outra coisa senão com o desempenho do seu time. Sua alegria vinha do gramado, não de outro lugar. Foi comovente e consolador ver as jovens gerações se comportando como as velhas, no mesmo desprendimento, no mesmo desprezo por condições especiais de acomodação.

Estádio foi feito mesmo pra sofrer, se angustiar, e entrar em êxtase, talvez tudo junto. A torcida do Santa Cruz se colocou ao contrário de tudo que existe por aí em termos de novas arenas. Fala-se que essas arenas darão mais conforto, comodidade, espaço, aos torcedores. Quem precisa de tudo isso?

Não os torcedores do Santa Cruz, como constatei domingo. A verdade é que essas arenas estão sendo feitas para outros torcedores que pagarão "o preço de mercado" pelos ingressos. O que é esse preço? O maior possível, evidentemente.

Numa metrópole brasileira sempre existirão quarenta, quarenta e cinco mil pessoas, por exemplo, que pagarão sem pestanejar os preços de mercado. Mas serão torcedores diferentes. Velhotes gordinhos, sisudos, que precisam de espaço para seus corpinhos, que precisam de estacionamento para seus 4X4, que precisam se abrigar do frio e do sereno. Que vão reproduzir nos estádios, acomodados em seus belos "camarotes", a reclusão que vivem atrás das grades pontiagudas de seus belos edifícios, cercados de guardas por todos os lados.

Futebol é coisa de jovens. De velhos também, mas como os velhos que foram domingo no Arruda. Que choravam copiosamente com a vitória e o regresso triunfal do Santa. Você imaginaria um executivo, sem um pingo de suor no rosto, sentado num lugar especial, uisquinho na mão, chorando? O espetáculo no Arruda me mostrou que existe um Brasil que continua o mesmo, felizmente. Não vai mais aparecer muito na TV é certo, mas, quando menos se espera, lá está ele.

Também é muito possível que já se pense em transformar o Arruda numa arena igualzinha às outras. Talvez, mas não me interessa. Me interessa o que vi domingo passado. Por isso que agradeço ao Santa Cruz e á sua torcida o espetáculo que deram. E aproveito para declarar que conquistaram um fanático torcedor, infelizmente de longe, aqui de São Paulo, mas sonhando com o Arruda. 

Viva o Santa!

Câmara Municipal de Recife vai debater situação da FAMEG



Acontecerá no dia 18 de Novembro (segunda-feira), umA Audiência Pública na Câmara dos Vereadores do Recife com a finalidade de debater sobre a injustiça que está acontecendo contra a FAMEG, contra os estudantes prejudicados e contra uma população de cerca de um milhão de habitantes.

Em Garanhuns está sendo articulada uma caravana de pessoas e entidades interessadas no assunto. Um ônibus será fretado para levar alunos, funcionários e todos os membros da Comissão FAMEG JÁ, Imprensa, além de autoridades representativas da nossa sociedade que serão convidadas como: CDL, OAB, Maçonaria, Lions, e Rotary, além de autoridades como o Prefeito, Secretários da Educação, da Saúde, do Desenvolvimento Econômico, Câmara dos Vereadores de Garanhuns, entre outros. 

COMISSÃO FAMEG JÁ

Vereador Sivaldo Albino quer a volta de programas sociais, culturais e desportivos para jovens de Garanhuns‏



O vereador Sivaldo Albino (PPS) apresentou requerimento na Casa Legislativa, que se atendido pelo governo municipal, terá grande impacto social, pelo trabalho direto com crianças e adolescentes de Garanhuns, principalmente as das escolas públicas da rede municipal e os jovens da periferia que praticam esportes. 

A solicitação do vereador é pela volta dos programas Prefeitura Presente e A Criança Vai ao Cinema, que atenderam milhares de jovens no município.

O Prefeitura Presente atendia cerca de mil crianças, que praticavam esportes, com uma disciplina exemplar que controlava e incentivava um melhor aproveitamento escolar. Outra qualidade do programa é focar a criança e o adolescente na prática saudável desportiva, desviando do mundo das drogas, gerando oportunidades de uma vida melhor. 

Já o Projeto "A Criança Vai ao Cinema" proporcionou cerca de 4.500 crianças terem a oportunidade de assistirem um filme no cinema, sempre pautado em exibir produções educativas para um melhor desenvolvimento intelectual das crianças. Por isso seria de suma importância a reedição desses projetos, mesmo que em um novo formato e de forma ampliada. 

O requerimento do vereador Sivaldo Albino foi encaminhado ao prefeito de Garanhuns, à Secretária de Educação, e ao Diretor de Esportes do município, e conta com a simpatia de instituições públicas e privadas da sociedade.

VAGAS DE EMPREGO EM GARANHUNS



Vagas de Emprego para pessoas com deficiência na PR Distribuidora de bebidas Brasil Kirin de Garanhuns (Schincariol) 

EXIGÊNCIA:

*Pessoas com deficiência (2 vagas)
*Disponibilidade para trabalho em Horário integral.

BENEFÍCIOS:

*Salário compatível com o mercado
*Local:Garanhuns-PE

Interessados devem encaminhar currículo para:
Denise.santos@sgmr.com.br indicando o nome da (vagaPCD) no campo assunto ou deixar no endereço:
Av. Prefeito Luiz Souto Dourado S/N Novo Heliópolis. (Próximo ao Metroplaza)

Relação dos Municípios Pernambucanos que receberão o Selo Município Aprovado da UNICEF


Trinta e um municípios pernambucanos receberão, nesta quinta-feira (14/11), o Selo Unicef - Município Aprovado. Trata-se de um reconhecimento internacional concedido pelo resultado dos esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A solenidade será às 11h, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, e contará com a presença do governador Eduardo Campos.

O Selo Unicef - Município Aprovado é uma estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância em parceria com os municípios do semiárido, da amazônia legal brasileira e com os estados. As premiações entregues se referem à edição 2009-2012, para a qual foram inscritos 1.265 cidades em todo o País. Vale ressaltar que, dos 31 municípios pernambucanos premiados nesta edição, 22 deles estão vinculados ao Programa Mãe Coruja.

Pernambuco ampliou o número de municípios premiados em relação aos anos anteriores. Foram 15 em 2006 e 21 em 2008. Durante a solenidade, será feito o lançamento da edição 2013-2016 do prêmio, e a expectativa é de nova ampliação no número de premiados. Ao todo, 135 cidades pernambucanas estão aptas a se inscreverem.

Municípios aprovados em Pernambuco na Edição 2009-2012:

1. Afrânio
2. Agrestina
3. Alagoinha
4. Aliança
5. Angelim
6. Arcoverde
7. Bezerros
8. Cabrobó
9. Caruaru
10. Correntes
11. Glória do Goitá
12. Granito
13. Gravatá
14. Itacuruba
15. Itapetim
16. Jucati
17. Jupi
18. Limoeiro
19. Pedra
20. Petrolândia
21. Petrolina
22. Riacho das Almas
23. Salgueiro
24. Santa Terezinha
25. São Caitano
26. São José do Egito
27. Serra Talhada
28. Sertânia
29. Tabira
30. Tacaratu
31. Triunfo

FBC, Erundina e Soninha participam de encontro do PSB-REDE com pré-candidatas



O vice-presidente nacional do PSB, Fernando Bezerra Coelho, participou, na noite da terça-feira (12), em Brasília, do encontro “As mulheres e as eleições 2014”. O seminário reúne as pré-candidatas da aliança PSB-Rede para a disputa eleitoral do próximo ano com a finalidade de discutir a ampliação da participação feminina no cenário político e reforçar as candidaturas das socialistas.

Fernando Bezerra integrou com outras lideranças do partido a mesa de abertura do evento. Para FBC, as militantes da aliança PSB-Rede terão papel decisivo nas eleições de 2014. “Todos admitem que teremos protagonismo no próximo ano e esse encontro é importante para mobilizar as mulheres em cada estado. Vamos multiplicar este ânimo e essa vontade de fazer acontecer nas eleições. Que vocês mulheres socialistas possam multiplicar tudo aquilo que precisamos para um novo Brasil”, afirmou o ex-ministro na abertura do seminário. 

Cerca de 250 militantes, pré-candidatas e convidadas de outros partidos como a ex-vereadora de São Paulo, Soninha Francine (PPS), participam do evento. Uma das estrelas do encontro é a deputada federal, Luiza Erundina (PSB/SP), que destacou o momento singular vivido no Brasil para a ascensão de uma nova política. “Nós queremos que esse momento de relação política entre PSB e Rede fortaleça as propostas de ambos os lados, que se volte ao que as ruas precisam e pedem: uma reforma política, um novo modo de governar”, concluiu a parlamentar.

RECONHECIMENTO: Programa Mãe Coruja recebe mais alta comenda do Tribunal de Contas do Estado


Premiado internacionalmente e adotado já em outros estados da federação, o Programa Mãe Coruja, do Governo de Pernambuco, recebeu mais uma honraria nesta quarta-feira (13/11): a Medalha do Mérito Nilo Coelho, a mais alta comenda concedida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O governador Eduardo Campos e a primeira-dama Renata Campos participaram da solenidade de premiação, na sede da corte.

A medalha é conferida a pessoas físicas ou jurídicas que tenham se distinguido e contribuído para a "criação, desenvolvimento, aprimoramento da instituição, ou ainda que, pelos seus serviços ou méritos excepcionais tenha se tornado merecedoras da distinção". A honraria foi entregue à primeira-dama, que coordena o Programa Mãe Coruja, pelas mãos do conselheiro Ranilson Ramos.

"É uma alegria ver o reconhecimento, por parte do Tribunal de Contas do Estado, de um programa que hoje é lei.Temos um programa de Estado que, de fato, tem feito a diferença na vida de muita famílias", disse Renata Campos, ao relembrar que o governador Eduardo Campos transformou o programa na Lei de N° 13.959, de 15 de dezembro de 2009.

O Mãe Coruja Pernambucana tem como objetivo garantir a atenção integral às gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e de seus filhos até os cinco anos de idade, além de estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família. Implementado em 2007, o programa tem conseguido reduzir os índices de mortalidade materna e infantil em Pernambuco e também melhorado os indicadores sociais através de ações intersetoriais e articuladas que envolvem sete secretarias estaduais, que desenvolvem ações em quatro eixos principais: saúde, educação e desenvolvimento social e assistência.

Atualmente, o Mãe Coruja está presente em 12 regionais que atendem 103 municípios do Estado que apresentavam coeficiente de mortalidade infantil acima de 25 para cada mil nascidos vivos. Hoje, o programa contabiliza mais de mil mulheres cadastradas e cerca de 40 mil crianças acompanhadas. Cada canto Mãe Coruja instalado em território pernambucano conta com dois profissionais para cadastrar e acompanhar as gestantes e seus filhos. Além da implantação e equipagem dos Cantos Mãe Coruja, o programa investe também na estruturação de equipamentos para utilização nas maternidades por meio de convênios com os municípios.

A solenidade contou com a participação da presidente do TCE, conselheira Teresa Duere, e de todos os conselheiros da corte de contas, além de personalidades do meio jurídico. Além do Programa Mãe Coruja, o secretário Djalmo Leão, titular da Secretaria da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco, também foi agraciado com a honraria.

Raul Buarque/SEI

Armando quer acabar com guerra fiscal entre estados

O senador Armando Monteiro (PTB) falou à bancada do Nordeste nesta quarta-feira (13) sobre o projeto que busca pôr fim à guerra fiscal entre estados e altera as alíquotas interestaduais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Na opinião dele, o modelo atual de uso do ICMS para conceder incentivos está exaurido. “Mesmo com o benefício do tributo, os desequilíbrios regionais se acentuaram”, salientou.

Armando também apresentou detalhes de seu relatório, aprovado ontem na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), que propõe a criação do Fundo de Compensação de Receita (FCR) para estados e municípios que perderão recursos com a redução do imposto.

Segundo Armando, a dotação inicial do Fundo para prestação de auxílio financeiro foi estipulado em R$ 3 bilhões anuais, com teto máximo de R$ 8 bilhões. O senador argumenta que a proposta do fundo de compensação de receita é um seguro, ou seja, uma vez apurada a perda, ela será reposta aos estados.

“Procuramos com essa medida dar segurança e efetividade aos estados. É um seguro de receita, pois ninguém vai aceitar reduzir alíquotas para perder receita”, disse. O senador defendeu ainda a articulação pela União de uma política de desenvolvimento regional que passa pelo investimento em infraestrutura.

ATÉ 2021 – A atual proposta de reforma do ICMS, que está em discussão no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), pretende unificar gradualmente as alíquotas interestaduais em 4% até 2021, com exceção para os produtos da Zona Franca de Manaus e o gás natural, que teriam alíquota de 10%. Entretanto, aquelas operações com produtos agropecuários e manufaturados originados nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Espírito Santo, destinadas às regiões Sul e Sudeste terão alíquotas de 7%.

A exposição de Armando Monteiro aos parlamentares do Nordeste foi um convite do coordenador da bancada regional, deputado Pedro Eugênio (PT-PE). O parlamentar justificou a presença de Armando no café da manhã ao seu conhecimento sobre o assunto.

Da Assessoria do Senador / Crédito da foto: Ana Luisa Sousa/divulgação

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.