segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Vice-diretor da UPE Garanhuns representa a Universidade e faz convênio na Espanha com Instituto de Saúde Tropical‏

A UPE - Universidade de Pernambuco acaba de celebrar um convênio de Colaboração Acadêmica, Científica e Cultural com o Instituto de Saúde Tropical da Universidade de Navarra na Espanha, onde aconteceu a assinatura do convênio no último dia 22 de outubro. 

A Reitoria da UPE esteve representada pelo Prof. Fabio Rocha Formiga, vice-diretor do MultiCampi Garanhuns, especialista no projeto conveniado, e o Prof. Paul Nguewa, representou o instituto espanhol, do qual é diretor. 

O convênio ratifica os projetos de pesquisa já em vigor entre as duas instituições na área de desenvolvimento de medicamentos para o tratamento de doenças tropicais negligenciadas como Leishmaniose, Malária e Helmintíases e amplia oportunidades para intercâmbios de estudantes, professores e pesquisadores entre ambas instituições.

"Trata-se da consolidação de uma parceria que já vinha sendo importante, e que agora tem a oficialização através do convênio. É mais um projeto internacional da Universidade de Pernambuco" - explica Prof. Fábio Formiga, que apresentou uma palestra no período em que esteve na Universidade de Navarra.

Para saber mais sobre o Instituto: www.instun.es

E-leitores aprovam animais como cobaia. Mas...

Muito provavelmente o remédio mais simples que você possa tomar deve ter sido testado em animais antes que fossem ministrados a humanos. Entretanto existem regras para estas cobaias em laboratórios.

O tema voltou à tona porque entidades de direitos dos animais têm levantado esta questão, mas o caso do instituto Royal com os cachorrinhos beagles virou assunto mundial.

No calor do debate, buscamos saber sobre a aprovação dos nossos e-leitores quanto a utilização dos animais, e a maioria continua dizendo sim. O percentual que no começo era de mais de 70% foi baixando, até fechar um pouco acima dos 50%. Entretanto, somando os quase 30% contrários, com aqueles que acham que a questão depende do animal que se utiliza, chegamos a 46%, portanto, um tema polêmico, que divide opiniões.

Confira.

Com relação ao uso de animais como cobaias em laboratórios para descobertas de remédios para humanos. Você...
É contra. 64 (28%) 
É a favor. 118 (53%) 
Depende de qual animal. 40 (18%) 

Total de 222 votos.

As indiretas de Guilherme Uchoa em Garanhuns

Geovani e Guilherme Uchoa
O presidente da Assembleia Legislativa do estado, Guilherme Uchoa, esteve em Garanhuns na última sexta-feira para o evento que marcou o lançamento das pré-candidaturas de Geovani Oliveira, a deputado estadual, e Marinaldo Rosendo, a federal.

Com a presença de lideranças regionais, a mesa foi formada ainda por dois ex-prefeitos, Luís Carlos de Oliveira, de Garanhuns, e Audálio Ferreira, Bom Conselho, que abriram a ordem das falas. Ambos preferiram um discurso ameno, citando a importância de representação local na assembleia e em Brasília. Geovani nasceu em Garanhuns e Marinaldo, embora ainda prefeito de Timbaúba, tem negócios em Garanhuns que geram mais de 250 empregos diretos.

Geovani preferiu reforçar sua história, citando sua formação nos colégios da cidade e sua militância política, iniciada no movimento estudantil local. Marinaldo registrou os avanços de sua administração em Timbaúba, onde foi reeleito com 97% dos votos válidos. Citou várias atitudes que levaram a conquistar a simpatia da população.

E coube a Guilherme Uchoa o discurso mais político da noite. Lembrou de suas passagens por Garanhuns, onde foi juiz substituto, quando assumiu por mais de dois anos a comarca de Palmeirina. Fez uma defesa do governo Eduardo Campos, e a partir daí começou a tecer várias considerações, com algumas provocações indiretas.

Guilherme, deputado há 20 anos e reeleito presidente da ALEPE por três vezes consecutivas, disse que nunca veio pedir um voto em Garanhuns porque não acha legítimo. "Não tenho serviço prestado aqui que possa pedir o voto de alguém. Tenho a região onde aumento minha votação a cada eleição, chegando aos 100 mil no último pleito". Disse isto para revelar que acha legítimo que Geovani e Marinaldo possam fazer suas campanhas na cidade.

Em dado momento, Guilherme disse que Garanhuns parou no tempo, e que precisa de uma representação que de fato consiga as coisas para cidade, e citou diversas ações em Timbaúba. "Um deputado que diz que não pode fazer nada, que não dá pra fazer nada, é melhor deixar a vida pública. É claro que fazemos sim. Tenho diversas ações nos municípios onde fui votado". 

Guilherme citou várias vezes a palavra humildade, parecendo um mantra e um recado que este pode ser um dos motes da campanha. E até citou o ex-prefeito Luís Carlos como exemplo: "É o mesmo homem, quando estava no poder e agora". O presidente da ALEPE recordou a forma como o ex-prefeito o tratou na época de seu acidente de moto, quando vinha para a MotoFest.

Quando Guilherme afirmou que Garanhuns parou no tempo, disse que falta incentivar o emprego e renda, e soltou mais uma indireta: "Tem gente que não trouxe uma fábrica de picolé", em outro momento disse que não dá pra viver só de festa.

Guilherme Uchoa também falou da importância dos políticos, e que a pior coisa que pode acontecer é um candidato deixar sua campanha pela metade, desistir, deixando seus correligionários pelo caminho. Um ex-auxiliar de Luís Carlos que estava sentado próximo à imprensa, disse: "Foi o que Silvino fez com a gente". Pode até não ter sido para o ex-prefeito, mas deixou a impressão, mostrando que um dos homens de confiança de Eduardo Campos está informado sobre a política local.

PPS caminha para apoiar Eduardo Campos. Bom para Sivaldo!

Da Agência Estado

Presente ao encontro estadual da Rede em São Paulo nesse sábado (9), o vereador Ricardo Young (PPS) afirmou que seu partido deve oficializar até o fim do ano o apoio à candidatura de Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República. Ele trabalha agora para que a sigla, que tem sido aliada tradicional do PSDB, se afaste de Alckmin no Estado e apoie uma eventual candidatura própria.

Os membros da Rede querem lançar a deputada federal Luiza Erundina (PSB) na disputa pelo Governo de São Paulo. Ela teria como vice o deputado Walter Feldman, aliado de Marina Silva.

.
AGORA COMIGO: Em Garanhuns, o vereador Sivaldo Albino, que está no PPS há vários anos, já está se aproximando do governo do estado, inclusive fazendo um caminho natural, já que faz uma oposição sistemática a Izaías Régis (PTB), que estará ao lado de Armando Monteiro na campanha de governador. Portanto, Sivaldo e o seu PPS vão sem traumas para o campo socialista.

Com o PPS nacional caminhando ao lado de Eduardo Campos acaba por concretizar esta aproximação estadual, e local. Dr. Ivan Rodrigues, recentemente, fez vários elogios ao vereador garanhuense, contudo, sem o convite para mudar de partido, pois a importância do apoio do outro partido é muito importante neste momento.

Sivaldo também tem conversado com outras lideranças próximas ao governador, a exemplo de Sandoval Cadengue, provável candidato a deputado pelo PSB.

Pernambuco ganha dois ônibus para enfrentamento da violência contra a mulher na zona rural‏



As ações de enfrentamento da violência contra a mulher ganham novos aliados no Estado. Uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) colocou em circulação, desde ontem (06), dois ônibus que funcionarão como centrais de atendimento móvel às mulheres residentes na zona rural, incluindo as comunidades quilombolas e indígenas. As unidades móveis atenderão todos os municípios pernambucanos que possuem áreas rurais e servirão como veículos de sensibilização e conscientização da população a respeito da criminalização do machismo e os mecanismos garantidos pela Lei Maria da Penha no sentido de punição aos agressores de mulheres.

Preparados para circular nas áreas mais remotas, os dois ônibus estão equipados com duas salas de atendimento individual, computadores com roteador e pontos de internet, impressoras multifuncionais - para digitalização de documentos e fotocópias -, geradores de energia, ar condicionado, projetor externo para telão, toldo, 50 cadeiras, copa e banheiro. Possuem instalações para a acessibilidade de pessoas com deficiência. O investimento em cada unidade foi de R$ 550 mil.

Nas duas unidades, além de palestras educativas sobre a violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha, serão disponibilizados serviços de apoio jurídico, psicológico e de assistência social às vítimas de violência. O calendário e localidades a serem atendidas pelos ônibus estão sendo organizados pelo governo estadual e pelo Fórum Estadual de Mulheres do Campo e da Floresta, contando com o apoio da SPM, do Fórum Nacional e da coordenação da Marcha das Margaridas. 

De acordo com a secretária da Mulher, Cristina Buarque, as unidades móveis, além de disseminarem campanhas e informações sobre o enfrentamento da violência contra a mulher nas áreas rurais, servirão como centros de apoio e denúncia de agressões em áreas de difícil acesso. “Com isso, vamos melhorar o acesso das mulheres do campo às políticas públicas de enfrentamento à violência e seu direito à assistência jurídica e psicológica”, disse.

Índices - Nos últimos seis anos, o número de mortes de mulheres agredidas diminuiu 34% em Pernambuco, passando de 320 mulheres assassinadas em 2006 para 210 mulheres em 2012. O estado saiu de segundo lugar no ranking de assassinatos de mulheres para o 11º. De janeiro a junho deste ano, Pernambuco obteve 12.577 registros da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da SPM, sendo o 13º estado em ocorrências. A maior parte do estado foi acolhida pelo Ligue 180 – 137 dos 184 municípios, o que corresponde a 74% de cobertura. Pernambuco possui 33 serviços: 12 centros de referências, 11 delegacias, cinco varas adaptadas, duas defensorias públicas, duas casas-abrigo e uma promotoria.

Resultado do PED do PT em Garanhuns

O PT em todo o país passou neste domingo pelo seu Processo Eleitoral Democrático, onde seus filiados escolheram os novos diretórios municipais, estaduais e nacional.

Em Garanhuns não houve surpresas, e o resultado foi elástico para os favoritos.

Para a executiva estadual, o advogado Bruno Ribeiro, apoiado por Humberto Costa, contou com 86 votos contra apenas nove de Teresa Leitão. Foram dois nulos e cinco brancos.

O atual presidente e candidato a reeleição da executiva nacional, Rui Falcão, teve 89 votos. E para a municipal, Pedro Passos foi reeleito com 93 dos 103 votos dos filiados aptos a votar.

As apurações ainda seguem, principalmente para a executiva estadual ainda há um clima de disputa, pois a frente colocada por Bruno Ribeiro até o momento ainda não permite comemorar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.