A Fundarpe acaba de divulga a programação de 22 cidades com a participação do Governo do Estado, sendo a própria Fundarpe/Empetur e Secretaria de Cultura. São elas: Recife, Olinda, Águas Belas, Arcoverde, Belém do São Francisco, Bezerros, Catende, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Trindade, Triunfo e Vitória de Santo Antão.
Muitas cidades da região também têm suas programações com apoio do órgão estadual, como São João, Canhotinho e Correntes.
A diversidade de ritmos e manifestações da cultura pernambucana tem no período do Carnaval sua principal vitrine. A democratização da folia momesca, com opções para todos os gostos, norteou a produção dessa festa, pelo Governo do Estado. Através da Casa Civil, Secretaria de Cultura/Fundarpe e Secretaria de Turismo/Empetur, o governo arquitetou uma programação que está chegando a vinte e duas cidades, desde a capital, até o Sertão. Através de uma convocatória que contabilizou mais de 800 inscritos, foram contempladas 276 atrações de palco e mais de 124 cortejos de rua.
A grade artística foi montada a partir de uma negociação do Governo do Estado com as prefeituras de todos os municípios envolvidos. Vinte milhões estão sendo aplicados na festa. A parceria com as prefeituras foi ampliada, passando de 19 para 22 os polos que recebem apoio do Governo para realizar sua festa. Na grade deste ano, mais de 90% das atrações fortalece a cena pernambucana. Todos os gêneros pernambucanos estão representados: frevo, maracatu, coco, ciranda, caboclinho, forró, afoxés, toré, além da cena contemporânea do rock, pop, manguebeat, samba autoral, MPB, entre outros.
Além de oferecer shows locais, regionais e nacionais nos palcos de toda a cidade, o Carnaval de Pernambuco fortalece a brincadeira nas ruas, que representa a verdadeira essência da folia. A maior parte da programação está concentrada nos quatro dias do Carnaval, mas em algumas cidades os cortejos já estão começando.
Em Águas Belas, a Orquestra do maestro Adelmo Apolônio inaugura a folia, a partir deste sábado (11). Em Belém do São Francisco, a partir de domingo (12) haverá desfiles pelas ruas da cidade com o caboclinho Sete Flechas do Recife, Maracatu Piaba de Ouro, Afoxé Oyá Alaxé, Orquestra Show de Frevo e Caretas de Triunfo. Em Bezerros, os cortejos também começam no domingo (12), com as orquestras de frevo Onório e Pernambuco Frevo. Em Goiana, a folia começa na segunda (13), com o desfile dos maracatus de baque solto Coração Nazareno e Boi Malabá. Em Triunfo, a partir da quarta,(15) o bloco lírico Cordas e Retalhos encontra o maracatu Leão Coroado e a Orquestra Isaías.
“É comum hoje em dia o Carnaval com grandes shows de palco, mas fizemos questão nessa grade de garantir, em todas as cidades, as verdadeiras matrizes do Carnaval de rua pernambucano que, no caso de alguns municípios, estavam desaparecendo“, pontua o secretário de Cultura Fernando Duarte, destacando a presença das orquestras de frevo, dos grupos de maracatu, caboclinho e outros folguedos em todas as cidades do Carnaval. Ele cita como exemplo o Clube de Fados Taboquinhas, o único do gênero em todo estado, que estará presente num dos tantos cortejos que tomarão as ruas de Ipojuca, no domingo (19).
O secretário de Turismo de Pernambuco Alberto Feitosa ressalta a parceria de sucesso feito com as prefeituras do estado, o que garantiu que atrações das cidades também fizessem parte da grade de shows. “O Carnaval é uma festa democrática, de vários ritmos, sons, cores. Nossa parceria conseguiu contemplar uma seleção de qualidade, onde estão presentes praticamente todos os gêneros da música pernambucana“, coloca o secretário.
NÚMEROS DO CARNAVAL DE PERNAMBUCO
- Investimento de R$ 20 milhões
- 800 projetos inscritos, mais de 500 habilitados, mais de 550 apresentações contratadas
- 276 atrações de palco e mais de 124 cortejos de rua
- Vinte e duas cidades envolvidas: Recife, Olinda, Águas Belas, Arcoverde, Belém do São Francisco, Bezerros, Catende, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Trindade, Triunfo e Vitória de Santo Antão.
- Grandes nomes da música de projeção nacional: Zeca Baleiro, Margareth Menezes, Sandra de Sá, Dudu Nobre, Spok Frevo Orquestra, Lirinha, Elba Ramalho, Fundo de Quintal, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Fafá de Belém, Leci Brandão, Alceu Valença, Orquestra Contemporânea de Olinda, Eddie, Ortinho, Mundo Livre S/A, Silvério Pessoa, Geraldinho Lins, Siba, Reginaldo Rossi, Chico César, Jorge Aragão, entre outros.
- Grandes atrações da música nordestina: Ed Carlos, André Rio, Almir Rouche, João do Morro, Família Salustiano, Beto Hortiz, Getúlio Cavalcanti, Nena Queiroga, Cristina Amaral, Quinteto Violado, Josildo Sá, Banda de Pau e Corda, Maciel Salu, Orquestra Contemporânea de Olinda, Mônica Feijó, Claudionor Germano, Nonô Germano, entre outros, Selma do Coco.
- Dos grupos que fazem parte dos cortejos de rua, 23 estão ligados a Pontos de Cultura de Pernambuco.
.