segunda-feira, 17 de julho de 2017

COLINAS MOTOS, A SUA HONDA EM GARANHUNS



BARRAGEM DO CAJUEIRO ESTÁ SANGRANDO. AS TRÊS QUE ABASTECEM GARANHUNS ESTÃO CHEIAS



A Barragem do Cajueiro, o maior reservatório do Sistema de Abastecimento de Garanhuns, no Agreste Meridional, está vertendo. O Cajueiro foi beneficiado com as chuvas regulares que caem na região desde o mês de maio e atingiu sua capacidade máxima de armazenamento, que é de 14,5 milhões de metros cúbicos de água. A última vez que a barragem sangrou foi no ano de 2015.

Os outros dois mananciais que alimentam o sistema, as barragens de Inhumas e Mundaú, também apresentaram boa recuperação com o período de inverno e alcançaram o nível máximo de acumulação, volume que deu condições da Compesa eliminar o racionamento de água na 'Cidade das Flores' no último dia 10.

A seca prolongada na região tinha levado, inclusive, Inhumas ao colapso em março deste ano. Graças às chuvas e à localização do reservatório em uma bacia hidrográfica de alto rendimento, Inhumas apresentou uma excelente recuperação. Agora, com as três barragens cheias, a Compesa tem condições de garantir o fornecimento de água para Garanhuns até o próximo período chuvoso, em maio de 2018 - considerando o clima normal para região. Além de Garanhuns, esse sistema de distribuição de água atende as cidades de Angelim e São João e o distrito de São Pedro.

Na semana do FIG, Centro Cultural reabre em Garanhuns



O Centro Cultural sofreu com o abandono nos últimos tempos em Garanhuns, mas parece que lembraram dele, e nesta segunda-feira (17), às 19h, será devolvido ao público, com uma espécie de reinauguração, após reparos e pinturas feitas pela prefeitura. Na verdade, o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti precisa de uma restauração, esperada há quase uma década, e vai vivendo de reparos a cada ciclo de festival. A estrutura técnica também precisa de investimentos.

Agora, a Secretaria de Turismo, que recebeu a pasta de cultura na última reforma administrativa municipal, pretende contar com programação regular. O que seria muito saudável para a população e os turistas que buscam atividades culturais na cidade.

Já gostei de voltarem as cores tradicionais do prédio. Está mais bonito e nosso! Aquele cinza era horroroso. Tomara que o bom senso ganhe também as praças, voltando ao mostarda e creme, como no Centro Cultural. Nem o cinza sem vida, nem cores políticas, como fez à época o prefeito Luís Carlos, pintando prédios e muros de azul e laranja!

Na reabertura de hoje, que é para todo o público, será apresentado um breve resumo da história da antiga estação ferroviária, inclusive com a participação da bisneta de Alfredo Leite Cavalcanti, a professora Jackelinne Brasileiro. Também está programada a apresentação da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo. 

Se precisarem de alguém para contar a história do Vagão, conheço um monte de gente...

Com reparos, reforma ou restauração, é muito importante ter o Centro Cultural de volta! Ponto para a Secretaria de Cult...Opss, Turismo! Acho que vou dar uma passada por lá! 

Adolescentes da FUNASE receberão aulas de música e xadrez no IFPE

Representantes do IFPE e da FUNASE assinam convênio que visa proporcionar atividades culturais para ressocializandos


O Instituto Federal de Pernambuco - Campus Garanhuns (IFPE) e a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) assinaram na terça-feira (21) acordo de cooperação técnica para a oferta de cursos aos adolescentes atendidos pela Funase, em Garanhuns. A proposta de cooperação visa ampliar as ações de extensão do IFPE e auxiliar na reintegração dos adolescentes à sociedade.

A proposta piloto ofertará os cursos de xadrez e música que possuem um potencial de desenvolver aspectos importantes, como paciência, concentração, raciocínio lógico, trabalho em equipe, entre outros. Para o xadrez a proposta é que os bolsistas do Programa de Esporte e Lazer, supervisionados pelo professor de Educação Física do campus, João Paulo Oliveira, possam a cada aula passar para os adolescentes as teorias do xadrez e depois a prática. Já as aulas de música, a serem ofertadas pelo docente Osman Júnior, terão como foco o ensino coletivo de instrumentos musicais.

Na solenidade de assinatura do acordo de cooperação a pró-reitora de Extensão do IFPE, Ana Patrícia Falcão, destacou o IFPE como uma instituição preocupada com a inclusão. “Estamos atuando principalmente com essas populações que sofrem historicamente com a exclusão e a gente como uma instituição de ensino não pode estar ratificando esta exclusão, precisamos incluir e incluir de verdade, com qualidade, de forma com que essas pessoas possam de fato ser inseridas na sociedade, no cotidiano, no mercado de trabalho. Parabenizo a todos, gestão do campus e Funase e afirmo que a luta agora será expandir este projeto para os demais campi”, ressaltou.

O diretor-geral do Campus Garanhuns, José Carlos de Sá Junior, defendeu que o projeto tem relação direta com a missão da instituição. “Acredito que este projeto tem muito a ver com o que os institutos federais se propõem a fazer no interior do país, principalmente, que é levar oportunidades a pessoas em situação de exclusão. No nosso caso, pessoas de zona rural que não tem oportunidades de acesso a uma instituição com laboratórios, professores com um nível diferenciado que tragam propostas de trabalho de extensão, de pesquisa e por tudo isso vivenciamos diariamente a transformação de vidas, pessoas que passaram a ter contato com outra realidade de vida completamente diferente do que tiveram até então. É essa oportunidade que queremos dar a estes adolescentes”, afirmou.

A diretora-presidente da Funase, Nadja Maria Alencar, ressaltou que mesmo a instituição já tendo algumas parcerias firmadas o preconceito ainda é grande. “Precisamos agradecer bastante por vocês abraçarem a causa, ao diretor pela persistência e por não ter nos esquecido, a pró-reitora pela abertura e ao IFPE. A gente é uma instituição muito complexa porque sofremos também o preconceito que os próprios adolescentes sofrem, temos uma tarefa dificílima que é reinseri-los na sociedade, transformar essa experiência que eles tiveram dentro das nossas unidades e levá-los a convivência comunitária, familiar e social da melhor forma possível, por isso apostamos muito na educação”, concluiu.

Os cursos terão a duração de quatro meses, serão ministrados no Campus Garanhuns, para turmas de 12 alunos. Os cursos de música acontecerá nas terças-feiras, das 14h às 15h30, e de xadrez nas quartas, no mesmo horário.

TROCÃO AUTO CENTER verifica 18 itens do seu carro, de graça! SAIBA MAIS



Agora a notícia é boa. Você gosta de serviços de graça? Todo mundo gosta!

Agora no Trocão Auto Center quando você troca o óleo do seu carro, ganha a verificação gratuita de 18 itens, isto mesmo, 18 itens. Sem você pagar nada. 

É o Check List do Trocão. Os profissionais vão verificar as condições de pneus, faróis, nível de água, filtros, vazamentos, nível dos óleos, e muito mais. 

E tem mais, somente o Trocão Auto Center tem equipamento eletrônico de última geração para diagnosticar problemas no ar-condicionado do seu carro.

Trocão Auto Center – Chegou, trocou.- no centro de Garanhuns.

Pode ligar: 3762 - 5369.

Ainda não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio? Faça o ENCCEJA. Saiba mais agora!




Programação completa do Conservatório Pernambucano de Música no Festival de Inverno de Garanhuns

Palco comandado pelo Conservatório Pernambucano de Música, na Catedral de Santo Antônio, promoverá cinco dias de apresentações musicais com grandes nomes da cena erudita, instrumental e popular brasileira



Responsável pela programação da Catedral de Santo Antônio, nos dias 21, 22, 23, 25 e 26 de julho – dentro da Programação do 27° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) preparou uma agenda de shows especial e diversificada para agradar os ouvidos mais exigentes e encantar o público que estiver na Suíça Pernambucana. Este ano, a programação celebra os compositores brasileiros Heitor Villa Lobos e Tom Jobim que, se estivessem vivos, estariam completando respectivamente 130 anos e 90 anos.

“Mais uma vez levamos uma programação de altíssima qualidade para o festival. Esse evento anual, que realizamos na Catedral, é um dos pontos altos do nosso calendário. Ele permite mostrar o que de melhor temos no Conservatório, e também proporciona um diálogo com grandes nomes da Música Brasileira, a exemplo de Guinga, Toninho Ferragutti e Francis Hime, só pra citar alguns dos artistas deste ano. Entre nossas atrações, teremos o premiado grupo SaGrama e nosso Coro de Câmara, que conta com cerca de 40 vozes”, destaca a Gerente Geral do CPM, Roseane Hazin.

A reverência às obras de Villa-Lobos e Tom Jobim será feita em todas as apresentações programadas para a Catedral de Santo Antônio, com a execução de pelo menos uma música de algum dos compositores. Batizada de Conservatório no FIG, a série de shows será aberta no dia 21 de julho, às 16h30, com concerto da Orquestra de Câmara de Pernambuco, sob a regência do maestro José Renato Accioly, tendo como solistas os violonistas Guilherme Calzavara e Cláudio Moura, e a oboísta Roberta Belo. O compositor e violonista Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar, o Guinga, é convidado especial da noite.

O repertório começará com o Prelúdio das Bachianas Brasileiras N° 4, de Villa Lobos. Em seguida, será executado o Concerto para Dois violões, Oboé e Orquestra de Cordas, do compositor, pianista e arranjador Radamés Gnattali.

Para encerrar a apresentação, a orquestra acompanha Guinga (voz e violão) na execução de seis composições de sua autoria: Valsa de Aniversário, Porto da Madama, Senhorinha, Saci, Odalisca e Meu Pai, arranjadas especialmente para a apresentação na Catedral.´

“O programa mergulha em raízes distintas da música brasileira. É como se fosse uma trajetória histórica de caminhos que a música brasileira tomou. Villa Lobos trabalhou com elementos das raízes da música brasileira. Radamés também bebe na fonte dele. E Guinga, mesmo sendo classificado como um artista popular, é um compositor vivo que nos honra com sua participação. A obra dele tem uma erudição incontestável”, ressalta o maestro José Renato Accioly.

Ainda no primeiro dia, às 21h, a Catedral de Santo Antônio será palco para a cantora e pianista Cida Moreira apresentar o show Soledade. A artista faz um mergulho em memórias pessoais, através das composições de autores que reverencia em sua trajetória artística. Estão no repertório músicas como A Última Sessão de Música (Milton Nascimento), Cajuína (Caetano Veloso), Hora do Almoço (Belchior), Recanto Escuro (Caetano Veloso), Preciso Cantar (Arthur Nogueira) e Querido Diário (Chico Buarque).

Até a quarta-feira, 26, passarão pelo Conservatório no FIG nomes como Francis Hime e Olívia Hime, Luiz Eça, Toninho Ferragutti, Bebê Kramer, SaGRAMA, Yamandu Costa e Libertango. “Serão duas apresentações por dia, às 16h30, e às 21h, sempre com atrações variadas e encontros bem especiais. Teremos na quarta-feira, por exemplo, o SaGRAMA recebendo o violonista Yamandu Costa como convidado, à tarde. É um encontro que promete agradar muito por promover esse encontro de artistas com sonoridades distintas”, comenta a Gerente Geral do CPM.

Todas as apresentações do Conservatório no FIG são abertas ao público, de acordo com a disponibilidade de lugares na Catedral de Santo Antônio.

Confira a programação completa:

Conservatório no FIG / Programação
Datas: 21, 22, 23, 25 e 26 de julho
Local: Catedral de Santo Antônio

21/07 (Sexta-feira)
16h30 – Orquestra de Câmara de Pernambuco
Solistas: Guilherme Calzavara, Cláudio Moura e Roberta Belo
Regente – José Renato Accioly
Convidado - Guinga
21h – Cida Moreira

22/07 (Sábado)
16h30 – Danilo Brito (bandolim) e Quinteto
21h – Francis Hime e Olívia Hime

23/07 (Domingo)
16h30 – Orquestra de Câmara de Pernambuco, Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e Solistas.
Regente – José Renato Accioly
Convidado: Leonardo Neiva (SP)

21h00 – Concerto com Elyanna Caldas
Participação: Bozó 7 Cordas e Júnior Teles

25/07 (Terça-feira)
16h30 – Show Em Casa com Luiz Eça. Com Toninho Horta, Itamar Assiere, Mauro Senise, Ricardo Costa, Zé Renato e Igor Eça
21h00 – Toninho Ferragutti e Bebê Kramer

26/07 (Quarta-feira)
16h30 – SaGRAMA, Convidado – Yamandú Costa
21h – Libertango. Com Estela Caldi, Alexandre Caldi e Marcelo Caldi

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.