quarta-feira, 22 de abril de 2020

PERNAMBUCO / Primeira etapa da campanha de vacinação contra aftosa será em junho

Medida foi tomada em virtude da pandemia pelo coronavírus 



A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) informa que a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa que aconteceria de 01 a 31 de maio foi adiada para o mês de junho em todos os estados do Nordeste, com exceção da Bahia. A medida foi confirmada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e busca preservar a cobertura vacinal em época de pandemia. 

Todo o rebanho de bovinos e búfalos deve ser imunizado na etapa que acontecerá de 01 a 30 de junho. O Estado precisa manter o índice de cobertura vacinal acima de 90% para garantir que continue com o status de área livre de febre aftosa com vacinação. 
“ A prorrogação foi necessária para alinharmos as medidas de isolamento social recomendado no enfrentamento à pandemia de coronavírus à manutenção dos cuidados com a sanidade de bovinos e bubalinos preservando a cobertura vacinal e a certificação sanitária de animais e seus produtos e subprodutos”, explicou o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima. 

Mais de 120 mil produtores devem vacinar e declarar na Adagro a imunização do seu rebanho. Nesta etapa a Adagro inovou e por meio do novo sistema o produtor pode realizar a declaração de sua casa, mas também poderá ser feita presencialmente nos escritórios da Agência, se necessário.

Governador participa por videoconferência da colação de grau para os estudantes de medicina da UPE

Na cerimônia, 75 alunos se formaram em Medicina e estão aptos a enfrentar os novos desafios




Na manhã de hoje (22.04), o governador Paulo Câmara participou, por videoconferência, da cerimônia de colação de grau antecipada de 75 alunos do curso de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE). A solenidade contou com as participações do reitor da instituição, Professor Pedro Falcão, e da diretora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Professora Dione Maciel. O secretário de Saúde, André Longo, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, também participaram do evento.

Dirigindo-se aos formandos, Paulo Câmara agradeceu aos professores e estudantes pelo empenho e dedicação, principalmente nesse momento de desafio, quando uma epidemia de proporções globais exige mais trabalho em favor da vida, da medicina e da saúde pública. "Agradeço a todos os formandos, cumprimentando a todos em nome da nova médica Rayane Leticia Matos da Silva, que fez um bonito depoimento em favor da vida, da medicina e da saúde pública. Estamos contando com vocês. A forma que estão finalizando o curso, não é como vocês sonharam, mas é uma forma desafiadora e importante. Vocês estão comprometidos a partir de agora, a salvar vidas dos pernambucanos que precisam muito da nossa ajuda”, ressaltou.

O Governador também aproveitou o momento e parabenizou os profissionais que estão na linha de frente do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. “Gostaria de agradecer a todos que fazem o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, que tem sido referência no tratamento da Covid-19. Nos orgulhamos muito em saber que temos uma unidade com nível de excelência, sendo reconhecida no Brasil pela forma responsável, competente e determinada” finalizou.

Regida pela Portaria Ministerial Nº 374, de 03 de abril de 2020, a Universidade de Pernambuco (UPE) disponibilizou para os estudantes dos três cursos de medicina da instituição a antecipação da colação de grau exclusivamente para atuarem nas ações de combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). A Portaria do Ministério da Educação autoriza a antecipação da graduação de enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e médicos, obedecendo alguns critérios, no caso do curso de medicina é exigida a conclusão de 75% do internato. Medida tem caráter excepcional e valerá enquanto durar a situação de emergência na saúde pública.

Na segunda-feira (20.04), aconteceu, no campus da UPE em Garanhuns, a colação de grau antecipada para 38 estudantes do curso de medicina da unidade. Na semana passada foi realizada a colação de 18 estudantes do curso da instituição em Serra Talhada. Nas duas cerimônias foram tomadas todas as medidas preventivas, como o distanciamento entre as pessoas e uso de máscaras. 

Segue o link com o pronunciamento: https://we.tl/t-TTVagbpm0t
Fotos: Aluisio Moreira/SEI e Layza Lima.

UM GENERAL NA SAÚDE

Presidência do CMBA participa de almoço com jornalista da Revista ...

O próximo secretário-executivo do Ministério da Saúde será o general Eduardo Pazuello, comandante da 12ª Região Militar da Amazônia. Em entrevista exclusiva a VEJA , o futuro número 2 da pasta classificou o convite de Jair Bolsonaro como uma "missão" e explicou como tem sido o processo de transição no ministério em meio à crise do coronavírus. Pazuello frisou que não será uma espécie de eminência parda na pasta. 

"Eu sou milico. A gente não trai comandante. E o comandante é o ministro da Saúde, Nelson Teich", garantiu. O general deve assumir o posto assim que a nomeação for publicada no Diário Oficial da União, o que ele acredita que vá acontecer até a próxima segunda.

UPE ANTECIPA FORMATURA EM MEDICINA PARA MAIS DE 100 ALUNOS NA CAPITAL E INTERIOR

Formatura em medicina antecipada e virtual por causa do coronavírus, nesta quarta-feira, para turma da UPE do Recife



Reitor Pedro Falcão presidirá solenidade online para 75 alunos que vão colar grau. Estarão reunidos virtualmente pois reuniões com mais de 10 pessoas em Pernambuco estão proibidas devido ao coronavírus. Governador Paulo Câmara participa remotamente

Esta semana o reitor já colou grau de 53 novos médicos no multicampi Garanhuns, sendo 38 do campus Garanhuns e 15 do campus Serra Talhada. 

A iniciativa comprova mais uma vez o compromisso da universidade com os pernambucanos. Vale ressaltar que a UPE conta com três hospitais no Recife, sendo o Oswaldo Cruz uma referência em Covid-19. A universidade tem usado seus laboratórios para produção de álcool 70%, tem feito estudos científícos, liderado o consórcio com demais universidades públicas em Pernambuco, etc.

Um orgulho, demonstrado mais uma vez nesta formatura.

Sob informação do Jornal do Commercio


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.