terça-feira, 2 de abril de 2019

GARANHUNS PODERÁ TER ESCOLA DE GAMES, DESIGN E ROBÓTICA, EM PARCERIA COM SOFTEX E PORTO DIGITAL

Em sua busca por qualificação profissional e novas alternativas de geração de emprego e renda para Garanhuns, o deputado Sivaldo Albino firmou duas parcerias importantes.




Em visita ao Presidente da Softex/PE, entidade que congrega as empresas de software do Recife, o conterrâneo Alcides Niceas Pires, Sivaldo propôs execução de projeto, nas dependências da UPE - Campus Garanhuns, que consiste na implantação de cursos de Games para Celular, Design e Robótica Livre. Tal projeto tem como inspiração a parceria firmada entre a Softex e o grupo JCPM, que funciona no Shopping Riomar e atende aos jovens residentes no seu entorno. 

Tais cursos serão destinados preferencialmente a jovens entre 16 e 24 anos de idade, cursando ou com ensino médio concluído, em razão de se tratar da faixa etária atualmente mais vulnerável da nossa população. “Muitos dos que estão nessa faixa etária, fazem parte da geração NEM NEM, ou seja, nem estudam e nem trabalham, o que faz com muitos deles desistam de vez dos estudos, comprometendo seu futuro e muitas vezes entrando até no mundo das drogas e da criminalidade. Estes cursos representam uma porta de entrada dos jovens no mercado de trabalho”, pontuou o deputado.

Ao Presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, Sivaldo solicitou a criação de uma parceria entre o Porto Digital e as universidades de Garanhuns, visando ao aproveitamento dos formandos nos cursos de Ciência da Computação (UFRPE), Licenciatura em Computação e Engenharia de Software (UPE) e Técnico em Informática (IFPE), uma vez que, segundo o parlamentar, esta é justamente a mão de obra que hoje o Porto Digital precisa, tendo em vista o anúncio recente, pelo presidente da entidade, da existência de 900 vagas de emprego nas empresas situadas no Porto Digital.

O segundo pleito do Deputado ao presidente do Porto Digital foi a transferência de experiência do Porto para a UPE, no tocante à implantação de uma incubadora de Tecnologia da Informação - TI, nas dependências da Universidade, projeto que já vem sendo pensado há vários anos por estudantes e professores do Campus Garanhuns, bem como pelos demais professores e estudantes das demais instituições que compõem o núcleo de TI de Garanhuns.

Tais iniciativas tendem a consolidar o arranjo produtivo da tecnologia da informação que já existe informalmente em Garanhuns, mas que precisa de maior apoio dos órgãos públicos, para tornar o município não apenas um centro formador de mão de obra, mas também um local onde estes jovens possam estruturar seus negócios, formar suas famílias e se fixarem definitivamente.

O Presidente do Porto Digital comprometeu-se a visitar Garanhuns na última semana de abril para reunir-se com a comunidade acadêmica e definir a melhor maneira de formar tal parceria.

Quanto à parceria com a Softex, depois de receber o aval do Presidente da entidade, o parlamentar aguarda agenda com o Secretário de Ciência e Tecnologia para apresentar-lhe o projeto e garantir o apoio financeiro do Governo do Estado na aquisição dos laboratórios.

SAÚDE / Encontro em Garanhuns finaliza capacitação sobre TUBERCULOSE em municípios do Agreste Meridional



Aconteceu nesta sexta-feira (29) no auditório da FUNASA em Garanhuns, o encerramento do ciclo de oficinas sobre tuberculose, realizado pela Coordenação de Vigilância em Saúde da V Gerência Regional (V GERES), da Secretaria Estadual de Saúde. Para o encontro foram convidados representantes dos 21 municípios da regional.

A gestora da V GERES, Catarina Tenório, presidiu a mesa de abertura, que contou com representantes do COSEMS, coordenações da gerência, secretários municipais e suas equipes. "O modelo implantado de levar as oficinas ao municípios deu certo, aproximou a gerência das secretarias e dos profissionais da ponta do SUS, e deve ser modelo para outras capacitações, se tivermos o tempo de planejamento e desenvolvimento das oficinas" - registrou.

Segundo Conceição Santana, coordenadora da Vigilância em Saúde, desde novembro que a Geres vem realizando estas oficinas de capacitação para combate e controle da tuberculose na região. "É importante registrar as parcerias com as demais coordenações, as secretarias municipais e em especial, nossos instrutores, facilitadores do aprendizado, Carlos Rafael e Géssika Silva, que foram imprescindíveis para os 100% das oficinas" - registra.

Marcos Calado Filho, secretário de saúde de Caetés e vice-presidente do COSEMS, registrou em sua fala a importância da ação, quando trata de uma doença presente na região, considerada negligenciada e que precisa de iniciativas como esta da V GERES.

O encontro nesta sexta-feira foi a culminância da Semana de Combate à Tuberculose, vivenciada de 24 a 28 de março.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.