sábado, 18 de março de 2017

CONCURSO PÚBLICO DO TJPE. Novas informações!



Após quase seis anos, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizará concurso público para o cargo de servidor da Justiça estadual. O anúncio foi feito pelo presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposar ao assinar, esta sexta-feira (17), em São Paulo, com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que venceu a licitação para a realização do certame.

Na última semana, foi realizada uma reunião no Palácio da Justiça, no Recife, para abordar a elaboração do calendário preliminar e o início das tratativas do edital, previsto para ser divulgado até maio. A prova será aplicada, possivelmente, no mês de agosto deste ano.

Mais detalhes sobre o concurso, a exemplo da quantidade de vagas ofertadas e valor das inscrições, serão gradativamente divulgados pela Assessoria de Comunicação Social do TJPE no site e nas redes sociais da instituição, porém ainda não há datas para essa divulgação. O último concurso para servidor do Judiciário pernambucano foi realizado em 2011 para os cargos de técnico, analista e oficial.

GRE do Agreste Meridional começa a receber novos professores concursados da rede estadual



Os novos professores efetivos da rede estadual de ensino do Agreste Meridional começaram a se apresentar na última quarta-feira (15) na Gerência Regional de Educação (GRE). Após nomeação pelo Governador Paulo Câmara e posse do cargo na Secretaria de Educação de Pernambuco, os docentes aprovados no último concurso estão sendo localizados nas 52 escolas estaduais dos 22 municípios que compõem a região. 

A gerente da GRE do Agreste Meridional, Adelma Elias, recebeu os novos servidores na sede da Gerência. “Recepcionar os novos integrantes é para nós um importante momento, haja visto marcar a chegada/ingresso numa rede de ensino que tem como visão hoje continuar sendo referência em ensino público no pais. Portanto, já chegam sendo desafiados a contribuir com essa grande missão”, comentou a gerente.

Foram recepcionados e encaminhados para localização nas escolas os professores de Língua Portuguesa e Educação Física. Nos próximos dias, comparecerão os docentes habilitados nos demais componentes curriculares, conforme comunicado recebido no ato de posse.

Nomeação - O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, nomeou 2.677 aprovados no Concurso Público para professores da Rede Estadual de Ensino. Desse total, 2.333 são para docência nas disciplinas de Matemática; Física; Química; Língua Portuguesa e Educação Física. Também estão sendo chamados 166 profissionais para as vagas de braillista e intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, ambos nos níveis médio e superior, e 178 atuarão nos cursos de educação profissional nas áreas de Ambiente e Saúde; Segurança do Trabalho; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Cultural e Design; Hospitalidade e Lazer. Só no Agreste Meridional, foram nomeados 126 professores para a grade comum, cinco profissionais para Educação Especial e três docentes para cursos técnicos.

PROIBIDA VENDA DE GUAIAMUM EM TODO O BRASIL. Saiba mais!

JC Online



A partir do dia 30 de abril, bares e restaurantes não poderão vender guaiamum macho. A proibição está nas Portarias 445/2014 e 395/2016 do Ministério do Meio Ambiente (MMA), por causa do nível crítico de ameaça de extinção. Com isso, a iguaria sairá dos cardápios definitivamente. 

Atualmente, apenas os empreendimentos que declararam estoque até 6 de março do ano passado estão comercializando. Desde o dia 1º de março deste ano, o MMA não admite mais a captura, o desembarque e a comercialização.

Para ler a matéria completa: 

Eudson Catão leva demandas do Hospital Dom Moura para o Governo do Estado

Eudson Catão com Antônio Figueira e Sileno Guedes


O ex-prefeito de Palmeirina e ex-presidente da Codeam, Eudson Catão, esteve reunido nesta sexta-feira (17), com o Secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Antônio Figueira, e com o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, em encontro agendado para apresentar algumas demandas regionais.

Catão já havia tratado da Adutora do Agreste e da duplicação da BR-423 diretamente com o Governador Paulo Câmara, e desta vez, solicitou empenho do estado em garantir uma saúde de qualidade no Agreste, principalmente na oferta dos serviços no Hospital Regional Dom Moura.

"Precisamos de mais médicos e mais ambulâncias. Solicitamos mais duas, além do retorno da que se encontra em manutenção na capital pernambucana, e já saímos da reunião sabendo que na segunda-feira ela estará pronta para atender à população. Quanto às outras, Antônio Figueira afirmou que está em processo licitatório e a previsão é que toda a frota do interior do estado seja renovada nos próximos meses. Pedimos prioridade para Garanhuns e nosso Agreste, e de imediato, como sempre, nosso secretário se colocou à disposição" - finalizou Eudson Catão.

MILAGRE? Cidade da Paixão de Cristo sai do colapso após chuvas abençoadas



A cidade de Brejo da Madre de Deus é conhecida mundialmente pelo espetáculo da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém/Fazenda Nova e será uma das beneficiadas pela obra da Adutora do Agreste, que está sendo executada pelo governo de Pernambuco. “Essa adutora irá beneficiar ainda outras 67 cidades do Agreste e é considerada o empreendimento estruturador para resolver a questão da falta de água na região, que tem o pior balanço hídrico do Nordeste”, afirma Bruno Adelino, gerente de Unidade de Negócios da Compesa.

Chuva retira Brejo da Madre de Deus do colapso de abastecimento

Uma boa notícia para os moradores do município do Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano. A Compesa retomou nesta sexta-feira (17) o fornecimento de água para os moradores pela rede de distribuição após o registro de chuvas, nos últimos dias, na região. A cidade, onde está localizada o Teatro de Fazenda Nova ( Nova Jerusalém), estava em colapso desde novembro do ano passado, em consequência da estiagem prolongada. Segundo Bruno Adelino, as chuvas foram suficientes para regularizar a Barragem de Santana 1, que está cheia, e permitiram o armazenamento de 23% da Barragem de Santana II, outra fonte hídrica do município. 

Diante desse quadro, a Compesa já retomou a distribuição de água para os moradores e está avaliando a implantação do novo calendário de abastecimento, que na fase mais crítica, anterior ao colapso dos mananciais, chegou a ser atendida pelo regime de dois dias com água e 20 dias sem. “Ainda é cedo para definirmos qual o regime a ser implantado, mas o volume de água acumulado já nos garante uma certa tranquilidade para esperamos o inverno”, afirmou o gerente. A Barragem de Santana II tem a capacidade de acumular 568 mil metros cúbicos de água e hoje está com 23% do volume máximo de reservação, ou seja, 125 mil metros cúbicos de água. Já o manancial Santana I é um reservatório de nível, ou seja, ele não acumula água e depende diretamente do regime de chuvas. Durante o período de colapso, a Compesa atendeu a população com dez carros-pipa por meio de cisternas comunitárias espalhadas pela cidade.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.