quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Armando Monteiro: 13 anos seguidos na lista dos mais respeitados




Saiu a nova lista dos deputados e senadores que estão entre “Os 100 Cabeças do Congresso Nacional”, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), instituição mantida por mais de mil sindicatos de trabalhadores de todo o Brasil. E o senador Armando Monteiro é novamente apontado como um dos mais respeitados do Congresso.

Esta é a terceira vez desde que chegou ao Senado que Armando aparece como um dos “Cabeças” do Parlamento brasileiro. Somando esse período à época em que ele fez parte da lista como deputado federal, já são 13 anos seguidos de reconhecimento público pelo trabalho que realiza. Armando está na vida parlamentar há apenas 15 anos – foi deputado entre 1999 e 2010 e é senador desde 2011.

Na edição deste ano, o Diap apontou Armando Monteiro como um hábil negociador, mas ele já foi indicado também por sua influência nas decisões de temas econômicos. “O Diap é uma entidade que tem credibilidade, é insuspeita, que tem critérios de escolha que já foram sedimentados e amadurecidos ao longo do tempo. Por isso, me sinto honrado com esta escolha”, afirma Armando.

ARTIGO: Dominguinhos, não menos do que um gênio - Por Abílio Mendes de Almeida



Não menos que um gênio. O maior sanfoneiro do mundo, e, sem sombra de dúvida, um dos maiores instrumentistas de todos os tempos deixou de bailar os seus dedos cósmicos sobre as teclas e os baixos e de comprimir e distender o fole desses instrumentos tão complexos chamados sanfona e acordeom. Estes, que para o grande mestre, já eram uma extensão do seu próprio corpo, agora, repousarão, espero, numa sala qualquer de um museu. 

Dominguinhos não era uma pessoa; era um acontecimento transcendental. Um fato raro, digno de aplausos calorosos e de olhares atentos que se viam embriagados pelo perfume que exalava de cada rítimo – sobretudo do forró, baião, xote e xaxado – executado de uma maneira tão graciosa e elegante. José Domingos de Morais era fino e preciso. Sem ter tido uma instrução teórica musical formal, ele desenvolveu as suas habilidades técnicas vendo outros grandes mestres tocarem, incluindo Luíz Gonzaga (O Rei do Baião). Mas esse assistir ao outro de nada serviria não fosse o seu talento inigualável para absorver rapidamente tudo o que lhe chegava aos ouvidos e oferecer ao seu público, em forma de música, um tipo de recriação. Não é a toa que ele conseguiu atrair a admiração e o respeito de grandes nomes da música instrumental, clássica e popular brasileira, como Luíz Gonzaga, Anastácia, Marinês, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Djavan, Lenine, Chico Buarque, Yamandu Costa, Maria Bethânia, Cauby Peixoto, Toquinho, Roberto Carlos, Hamilton de Holanda, Orquestra Jovem Tom Jobim, Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sanfônica de Terezina “Seu Dominguinhos” (criada em homenagem ao próprio), Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra de Sanfonas do Ceará, além de tantas outras orquestras e artistas espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Eu, que já havia desistido de escrever sobre qualquer assunto que pudesse soar como uma espécie de tentativa de conscientização da massa fui instigado pela própria natureza e força das circunstâncias a deitar a caneta sobre o papel para ratificar a importância desse grande músico e denunciar, da ocasião de sua morte, algumas injustiças cometidas pela grande mídia brasileria. 

A ida do nosso grande instrumentista, cantor e compositor (autor de algumas centenas de músicas, muitas delas em parcerias com outros grandes nomes da arte) coincidiu com a vinda do Papa Francisco ao Brasil, o que gerou na nossa mídia, sobretudo nos canais de televisão, e, especialmente, na “Rede Globo”, uma falta de senso de peso e medida. A toda poderosa – espero que por pouco tempo – Globo fez uma cobertura sobre a visita de Papa Chico que dificilmente será superada por qualquer outro país do mundo, inclusive, comprometeu, em alguns momentos, a sua programação normal. Por outro lado, levou ao ar umas matérias bem raquíticas – algo que tem virado moda na imprensa deste país – sobre a morte desse mostro sagrado conhecido por todos como Dominguinhos. De todas as matérias paupérrimas, a do programa Fantástico foi a pior. Uma notinha insignificante de alguns poucos segundos, sobre o inigualável gênio da música, extraída e aproveitada de uma outra matéria esportiva. Isto não é uma postura digna de uma das maiores emissoras de TV do mundo. Mas talvez eu esteja querendo demais não é? Afinal, tratava-se apenas de um nordestino. Os grandes centros econômicos, que se dizem desenvolvidos, sempre tiveram preconceito contra o Nordeste, o que demonstra um estado de acefalia generalizada por parte deles. 

Mais uma “pessoa” deixou de existir e isso para a imprensa televisiva brasileira parece não ter mais tanta importância. Há uma desconsideração nítida com a vida. Tristemente relembro uma famosa frase de outro gênio chamado Oscar Niemeyer: “O mais importante (...) é a vida, os amigos e este mundo injusto que devemos modificar”. Parece que muitas pessoas deixaram de entender o significado destas belas palavras do maior arquiteto da nossa terra.

Dessa emissorazinha injusta e arrogante, nesse sentido, destaco a importância e o maravilhoso trabalho desenvolvido em prol da arte pelo apresentador Serginho Groisman. Este sim sabe valorizar a grandeza de uma existência rara como a de Dominguinhos e de tantos outros. Inclusive, fazendo belas homenagens em seu interessantíssimo programa “Altas Horas”.

O “Sbt” (do maior animador de auditório da nossa terra, Silvio Santos) e a “Rede Record de Televisão” (do indigesto Edir Macedo) também se limitaram a algumas tímidas notas sobre o acontecimento. Fora desse rol de emissoras sem consciência cultural, louvo a competência da “TV Brasil” e afiliadas. A “TV Paraná” soube tratar o assunto com seriedade, exibindo um show do sanfoneiro ao lado de uma linda orquestra, bem como reapresentar o programa “Ensaio” gravado com o instrumentista Pernambucano.

O meu triste consolo é ter a certeza de que todos esses imbecis da “mídia-mérdia” um dia tambem irão morrer, serão “reduzidos à ultrafatalidade de ossatura”, como bem disse o melancólico poeta Augusto dos Anjos, e, consequentemente, esquecidos. 

Felizmente, Jequié teve a honra de receber, por mais de uma vez, esse gigante da técnica e do improviso musical. As pessoas que foram, durante o São João, à “Praça da Bandeira” pôde se deliciar com a arte e a simpatia de Dominguinhos.

Certamente seria mais saudável não ter a consciência de todos esses fatos, como diria Bernardo Soares (semi-heterônimo de Fermando Pessoa): “É de compreender que sobretudo nos cansamos. Viver é não pensar” [e ainda]: “Ao homem superiormente inteligente não resta hoje outro caminho que o da adbicação”.

Voltarei às minhas páginas em branco e pretendo continuar a não mais escrever, a não ser que algo de extraordinário volte a acontecer e que esse algo me inflame de tal forma que eu não consiga ficar longe das reflexões. A minha desilusão com as palavras continua: este texto não é uma tentativa de conscientização; é apenas uma emoção.

Abilio Mendes de Almeida (Professor)
Jequié-Ba, 05/08/2013
pipocamoderna1_@hotmail.com

Filho de Dominguinhos entra na justiça para trazer o corpo do pai para Garanhuns



Duas semanas depois do sepultamento do cantor e compositor Dominguinhos no Cemitério Morada da Paz, no Grande Recife, o conflito de opiniões entre os seus filhos Liv e Mauro Moraes tem um novo capítulo. Aos 53 anos, o filho mais velho do artista pernambucano entrou com uma ação na Justiça para que o corpo seja transferido para Garanhuns, no Agreste, alegando que esse era o desejo do pai.

Em entrevista de 2011 a Geraldo Freire, da Rádio Jornal, o cantor e sanfoneiro havia expressado a vontade de ser enterrado na cidade onde nasceu. "Daria um pouquinho de trabalho para o pessoal querendo vir para Garanhuns", afirmou. Ouça a entrevista no site da rádio.

O advogado Ednaldo Silva Ferreira, que representa Mauro, deu entrada na ação cautelar que pede o traslado do corpo em Paulista na última sexta-feira (2). "A maior prova anexada é a entrevIsta concedida a Geraldo Freire. O que deve prevalecer é a vontade dele (de Dominguinhos)", afirmou.

Porém, durante o velório do artista realizado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Recife, Liv Moraes afirmou que estava, sim, cumprindo o desejo do pai. A também cantora disse que Dominguinhos disse antes de ser internado, em dezembro do ano passado, que queria ser enterrado em Recife ou Fortaleza.

Mauro acredita, no entanto, na entrevista que ouviu também durante o velório. "Tomaram (Liv e a mãe, Guadalupe, ex-esposa de Dominguinhos) a decisão sem me consultar. Antes de ouvir a gravação, na minha opinião, o certo seria enterrar o meu pai no Rio de Janeiro, onde os pais deles também foram sepultados e os irmãos e netos moram. Agora, acho que deveria ser na cidade dele", explicou. "Como filho, acho que tinha o direito de fazer isso (entrar com a ação). Tenho que respeitar o desejo dele", concluiu. Segundo o advogado, uma resposta sobre o caso deve ser divulgada até o fim da semana.

Dominguinhos faleceu no último dia 23, aos 72 anos, devido a complicações infecciosas e cardíacas, em São Paulo. O cantor lutava contra um câncer havia seis anos e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês. Ele havia desenvolvido insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes, sendo transferido do Recife, onde estava internado desde o dia 17 de dezembro, para a capital paulista em 13 de janeiro.


Magno Martins nas rádios de Garanhuns

Rádio Jornal Garanhuns

Rádio Marano FM

Rádio 7 Colinas FM 

Estivemos acompanhando o jornalista Magno Martins nas entrevistas que concedeu nas emissoras de rádios da Garanhuns, nesta quinta-feira.

A Marano FM, Rádio Jornal e FM Sete Colinas, onde foi recepcionado por Ivo Amaral, abriram as portas para o mais acessado blogueiro pernambucano, que falou sobre a pesquisa sobre as mídias que apresentará logo mais à noite no auditório da CDL. O evento tem a realização dos blogs de Garanhuns e conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas.

Magno foi entrevistado por Marcos Cardoso, Eduardo Peixto e Valdir Marino, que receberam muito bem o profissional pernambucano.

Acompanharam também as entrevistas o contador José Paulo e o Pr. Calvino Brasil, que representam a comissão em defesa da FAMEG, que por sinal conseguiram o apoio integral de Magno Martins. Depois a gente fala sobre isto, pois o jornalista até visitou as instalações da faculdade.

CAIC vai passar por ampla reforma



O Centro de Apoio e Integração da Criança (CAIC), em Garanhuns, começa a passar por uma reforma em sua infraestrutura, na próxima semana. O local, que existe há 20 anos, funciona nos três turnos – manhã, tarde e noite. A assinatura de ordem de serviço aconteceu na manhã de hoje (8), no Gabinete do prefeito Izaías Régis, no Palácio Celso Galvão. A reforma está orçada em mais de dois milhões de reais, incluindo os serviços de ampliação na área de lazer com quiosque, pista de cooper e playground.

A instituição funciona na Rua Ebenezer Furtado Gueiros, no bairro Indiano, e atende um total de 1231 alunos, vindos de bairros como Maçaranduba, Parque Fênix, Jardim Petrópolis, Vila do Quartel e outras comunidades. Sua demanda pedagógica é dividida em Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Segundo o diretor da instituição, Moacyr Evangelista Santos, a obra nas dependências do prédio é um sonho antigo e que agora se torna realidade. “A expectativa por melhorias é de toda a comunidade. Gostaria de parabenizar o compromisso do prefeito Izaías em atender o pedido e entender as nossas reais necessidades. A partir de agora, muita coisa vai mudar e para melhor”, comentou, de forma vibrante.

A empresa responsável pelo serviço é a GTA Construções LTDA, inscrita no CNPJ nº 10.536.997/0001-52.
.
AGORA COMIGO: A reforma do CAIC é urgente! Se fôssemos uma sociedade mais exigente já era pra ter sido interditado. Ficamos felizes com a iniciativa do Governo Municipal, que dará melhores condições para aqueles jovens que ali dão os primeiros passos em busca de uma vida melhor! 

HOMENAGENS: Dominguinhos é reconhecido pelos vereadores de Garanhuns

Eduardo e Nelma, abraço afetuoso no FIG 2013

Infelizmente há uma lei que impede que sejam feitas homenagens em vida, dando nomes de pessoas a logradouros públicos. Acho errado, mas respeito, pois no dia que deixarem a coisa solta a gente vai ter a cidade tomada por nomes de parentes de políticos.

Como não pudemos fazer a grande homenagem a Dominguinhos, embora o Festival de Inverno tenha feito as honras da casa ao nosso conterrâneo, agora, os vereadores estão realizando as vontades de milhares de garanhuenses, mostrando a importância do músico para a nossa cidade e para a arte do Brasil.

Além do projeto apresentado pelo vereador Sivaldo Albino de rebatizar a Praça Guadalajara de Esplanada Cultural MESTRE DOMINGUINHOS, outros dois excelentes projetos foram apresentados na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

O presidente da Casa Raimundo de Morais, Audálio Ramos Filho, pede ao Governo do Estado que batize o Hospital Regional que foi anunciado para Garanhuns de Hospital Regional Mestre Dominguinhos. O pedido, pertinente, tem lógica, seria a homenagem de Pernambuco ao filho ilustre. E tem jurisprudência (rsrsrs), o novo hospital em Caruaru ganhou o nome de MESTRE VITALINO, assim daria sequência a uma ordem criada pelo próprio estado. Excelente! Sem contar que depois dos meses de sofrimento no hospital, vincular o nome do músico aos cuidados com a saúde de nossa gente faz todo sentido.


Por fim, a vereadora Nelma Carvalho, apresentou um requerimento, aprovado por unanimidade, solicitando ao Chefe do Poder Executivo a construção de um Memorial / Museu para homenagear Dominguinhos. 

Justificando sua solicitação, a parlamentar salienta que a criação de um espaço destinado a manter viva a carreira e a discografia do nosso eterno Dominguinhos, será uma justa homenagem, pois com o Memorial poderemos contar sua história e receber seus fãs de todo o Brasil.

O próprio prefeito Izaías Régis já antecipou esta intenção, que somada ao pedido da Câmara Municipal deve concretizar a realização deste sonho.

Programação completa dos shows da Corrida da Galinha 2013


Confira a programação completa no site da Corrida das Galinhas

Trios-Elétricos

» Sexta, 09 de agosto, a partir das 21h

Marreta é Massa - Pipoca
Uz Playboyzinhos - Galo Elétrico
Psirico- Bloco Arrocha o Pinto
Asas da América – Pipoca

» Sábado, 10 de agosto, a partir das 21h

A Barca Maluca - Pintinho Sapeca - Bloco Infantil
Bonecos Gigantes de Pernambuco
Barababás – Bloco Galo elétrico
Asas da América - Galo Jegue
Araketu - Pipoca
É o Tchan - Pipoca
Geraldinho Lins – Bloco Arrocha o Pinto

» Domingo, 11 de agosto, a partir das 17h 

Orquestra Lira de Ouro - Pipoca
Maracaúna - Pipoca
Patusco – Bloco Galo Belo
Sinal Fechado – Bloco Galo Belo
Asas da América - Arrocha o Pinto
Cheiro de Amor - Pipoca
Pierre, a Pressão de Pernambuco - Pipoca
Almir Rouche - Pipoca

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.