segunda-feira, 29 de abril de 2013

CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS: Alunos da AESGA vão para a Europa



A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) comemora mais um destaque dos alunos da Instituição. Foi divulgada na última semana o resultado do Programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal, Programa que visa a fortalecer e a expandir as iniciativas de ciência e tecnologia, inovação e competitividade do Brasil, por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação.

Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação, no apoio a estudantes e pesquisadores brasileiros que querem viver um período em outro país e estudar em universidades internacionais conceituadas.

Selecionados para a área de engenharia, os alunos do curso de Engenharia Civil da AESGA José Fiuza Benevides Neto e Larissa Souza Siqueira foram aprovados e contemplados com bolsa de estudos para estudar no Reino Unido.

Para a coordenadora do Curso de Engenharia Civil, professora Suianne Melo, o Fato é um marco na história da Autarquia. "Emoção inexplicável, é um fato inédito para Instituição. São dois alunos muito esforçados, que enfrentam grandes dificuldades, são de fora, sem família residente em Garanhuns. Ser contemplados por esse Programa é mais do que uma conquista, é um êxito!", destacou.

A presidenta da Autarquia também comemora. “Satisfação é a palavra que mais define esse momento, pois isso é exemplo palpável de um esforço em conjunto. É o reconhecimento da capacidade do aluno, e também da equipe AESGA, coordenação, professores e colegas de sala, todos tem sua participação e graus de importância, é um reflexo global”, afirmou Giane Lira.

COORDENADORIA DA MULHER: Eliane Simões participa de Fórum Estadual no Recife

Eliane Simões tem tido vários encontros com mulheres de Garanhuns


Nesta terça-feira, (30), acontece no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, das 9h às 18 horas, o I Encontro do Fórum Estadual de Organismos Governamentais de Políticas Públicas para as Mulheres do Semiárido Pernambucano.

Na ocasião, o Governo Municipal será representado pela Coordenadoria da Mulher, que tem como titular a professora Eliane Simões. Esta será a primeira agenda oficial da Coordenadoria da Mulher que foi criada este mês. “Neste fórum nós receberemos informações sobre as ações que podem ser desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado no atendimento às mulheres da zona rural. Com a seca, muitas dessas mulheres, que são provedoras dos lares, passam por dificuldade. A intenção do Prefeito Izaías Régis é que nós possamos chegar até essas mulheres com ações que possam minimizar essas dificuldades”, explicou Eliane.

Nesta terça tem uma boa roda de conversa sobre literatura no SESC


Nesta última terça do mês (dia 30) acontece o tradicional e imperdível encontro literário, no SESC Garanhuns, o projeto CAFÉ COM POESIA, que ganhou uma roupagem nova em 2013! 

A coordenadora Marcilene Pereira convida para uma boa conversa sobre contos e leitura com os escritores Cícero Belmar, que está com um livro de contos e Nivaldo Tenório que recentemente lançou o livro, também de contos, Dias de Febre na Cabeça, elogiado pela imprensa e críticos da capital.

Divulguem, multipliquem essa informação.

Serviço:
Café com Poesia: Com a palavra, o escritor: Os caminhos do conto - Uma conversa entre Cícero Belmar e Nivaldo Tenório
Leitura de contos com Hilda Torres

Dia e hora: 30 de abril a partir das 19h30
Local: Salão de Eventos do SESC

Entrada franca!

Festa do Trabalhador tem nova estrutura este ano. Confira a programação!


A Festa do Trabalhador em Garanhuns ganha um novo formato esse ano e inclui atividades esportivas, culturais, além de serviços e informações para o trabalhador e toda a sua família. Um dia inteiro de comemoração a partir das 8h da manhã. 

A Corrida do Trabalhador abre a extensa programação no Parque Euclides Dourado, que terá palco, tendas com stands institucionais e barracas de comidas e bebidas, além de artesanato e Shows com artistas locais. Tem a turma do FON-FON, os palhacinhos do Detran/Recife, repassando informação séria, de forma irreverente...

Participe!


MANHÃ
8h – Início das atividades;
·Orquestra Manoel Rabelo;
·Aulão / Alongamento;
·Corrida do Trabalhador;
9h – Standsinstitucionais / informações e serviços;
9h30 – Atrações Culturais
·Coral “Orquestrando Vidas”;
·Contação de histórias;
·Gonzaga de Garanhuns (cordel);
·Coco CRAS Heliópolis;

TARDE
·14h – Projeto Batuque
·15h – A Folha
·16h30 – Astúcia do Samba
·18h – Ronaldo César e a Tropicana

Romário Dias completa 70 nesta segunda, aposenta e disputa assembleia



O Conselheiro do Tribunal de Contas, Romário Dias, está completando 70 anos nesta segunda-feira, e com a nova idade vem a aposentadoria compulsória. Em maio, novo conselheiro será eleito pela Assembleia Legislativa do Estado para ocupar seu lugar.

Este nome caminha para ser Ranílson Ramos, Secretário de Agricultura de Pernambuco, pela indicação direta de Eduardo Campos. Mesmo sendo o cargo de conselheiro, neste caso, pertencente à ALEPE, Eduardo não deve ter dificuldade de eleger Ranílson, já que tem quase a hegemonia dos deputados. O atual secretário vai retornar a ocupar seu assento na assembleia, deixando a pasta do estado. Mas somente pelo período entre eleição e posse no TCE.

Coincidentemente, é para a ALEPE que Romário Dias pensa em retornar, casa a qual foi presidente por três legislaturas consecutivas. Seu filho, Leonardo Dias, é deputado, mas deve dar lugar na eleição ao seu pai, muito mais experiente e ansioso em retornar à atividade parlamentar.

Havia uma possibilidade de Romário sair para federal e Leonardo Dias disputar a reeleição, mas parece que foi reconsiderada.

Vale lembrar que Leonardo Dias teve mais de quatro mil votos em Garanhuns. 

IMAGENS: Estudantes do CSJD no Instituto Brennand e Refúgio Charles Darwin em Igarassú.




O mundo não é só aqui, diz Dominguinhos em sua música. Os alunos do Colégio Santa Joana D'Arc aprendem isto na prática, e mais, ampliam os horizontes com a arte, a cultura, a informação.

Os alunos dos 6º anos Fundamental II ficaram perplexos com a beleza instrumental do local e a história retratada de diversas formas ali presentes, que retrata fases desde a época do século XV. A turma ficou encantada ao conhecer pessoalmente o criador do castelo o Sr. Ricardo Brennand , que ainda conversou com os mesmos. 

Vislumbrados com a história ali presente, percorreram todo o castelo observando a galeria de arte com mostras nacionais e internacionais, apreciaram a pinacoteca com amostras de diversas paisagens brasileiras do século XIX e para fechar com chave de ouro conheceram o museu de armas com mais de 3 mil peças, dentre elas armaduras, esculturas, espadas e outras. Ser aluno do Joana D`Arc é está em constante transformação envolvidos no conhecimento da teoria conduzidos para a prática, processando assim um ensino com significância para toda uma vida.



Os alunos dos 6º Anos também participaram de uma excursão envolvendo conhecimentos científicos, pesquisas e lazer, no dia 26, onde visitaram o refúgio Charles Darwin, uma instituição composta por uma grande área de Mata Atlântica em Igarassu no litoral norte de Pernambuco. 

Lá os alunos foram recebidos pelo biólogo responsável Roberto, que mostrou a importância das diferentes espécies presentes no local, enfatizou a relação ecológica do animais em relação ao nosso meio ambiente e a necessidade da preservação do meio ambiente, mostrou as várias transformações morfológicas das plantas, tipos de rios e afluentes, a importância da água e seus estados físicos de forma prática, ressaltando o respeito que se deve ter para uma melhor preservação.

JORNAL DO COMMERCIO: Ivan Maurício volta ao PSB e faz análise histórica e conjuntural da política pernambucana


Ivan Maurício, jornalista, gestor do Portal ONordeste.com, incentivador dos blogs e realizador por duas vezes do BloggerPE, encontro que reuniu estes novos profissionais da comunicação, ainda não reconhecidos, para debater e aprofundar temas pertinentes.

Esta atividade mostra somente que Ivan Maurício está alinhado ao seu tempo, às novas formas dinâmicas de comunicação e discussão político-social, é nesta área que Ivan atua, e por isto seu retorno ao PSB enriquece o partido, mas não somente, seu histórico e suas experiências, por isto mereceu destaque na edição deste domingo do Jornal do Commercio que lhe deu uma página inteira repercutindo sua volta ao partido de Eduardo Campos. Ivan foi candidato a senador em 1986, e perdeu justamente pela força do mito que retornava do exílio, Miguel Arraes, quando pediu o voto para a chapa fechada Mansueto e Antônio Farias. Arraes disputou aquela eleição pelo PMDB.

Ivan é fundador do PSB e foi seu presidente estadual.

Todas aquelas histórias das eleições de 82, 85 e 86 são contadas por quem viveu os entendimentos da época. Consequentemente da criação do PSB. Ivan Maurício conta em detalhes as situações que envolveram a busca de espaço eleitoral de Jarbas Vasconcelos, Sérgio Murilo, Miguel Arraes e Marcos Freire, e como participou ativamente das construções de cada processo. Cita sempre Fernando Lyra como um grande idealizador e defensor democrático.

E vai além. Ivan faz uma análise conjuntural da política partidária, dos avanços conquistados pelo governo petista, mas a dívida ética e a falta de uma verdadeira reforma política que altere a forma de atuação partidária no país. Por isto acha justa a intenção de Eduardo Campos se candidatar, criando um contraponto ao projeto petista.

"Os partidos foram perdendo nitidez ideológica, as alianças foram sendo feitas das formas mais variadas possíveis." - cita Ivan Maurício criticando a falta de linha programática das legendas nacionais, e completa: "Os partidos passaram a viver de acordo com alianças eleitorais".

Uma grande aula de história, de quem está atento ao que acontece em seu tempo.

Ronaldo Cesar e a TROPICANA na Festa do Trabalhador da Prefeitura de Garanhuns


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.