segunda-feira, 29 de abril de 2013

JORNAL DO COMMERCIO: Ivan Maurício volta ao PSB e faz análise histórica e conjuntural da política pernambucana


Ivan Maurício, jornalista, gestor do Portal ONordeste.com, incentivador dos blogs e realizador por duas vezes do BloggerPE, encontro que reuniu estes novos profissionais da comunicação, ainda não reconhecidos, para debater e aprofundar temas pertinentes.

Esta atividade mostra somente que Ivan Maurício está alinhado ao seu tempo, às novas formas dinâmicas de comunicação e discussão político-social, é nesta área que Ivan atua, e por isto seu retorno ao PSB enriquece o partido, mas não somente, seu histórico e suas experiências, por isto mereceu destaque na edição deste domingo do Jornal do Commercio que lhe deu uma página inteira repercutindo sua volta ao partido de Eduardo Campos. Ivan foi candidato a senador em 1986, e perdeu justamente pela força do mito que retornava do exílio, Miguel Arraes, quando pediu o voto para a chapa fechada Mansueto e Antônio Farias. Arraes disputou aquela eleição pelo PMDB.

Ivan é fundador do PSB e foi seu presidente estadual.

Todas aquelas histórias das eleições de 82, 85 e 86 são contadas por quem viveu os entendimentos da época. Consequentemente da criação do PSB. Ivan Maurício conta em detalhes as situações que envolveram a busca de espaço eleitoral de Jarbas Vasconcelos, Sérgio Murilo, Miguel Arraes e Marcos Freire, e como participou ativamente das construções de cada processo. Cita sempre Fernando Lyra como um grande idealizador e defensor democrático.

E vai além. Ivan faz uma análise conjuntural da política partidária, dos avanços conquistados pelo governo petista, mas a dívida ética e a falta de uma verdadeira reforma política que altere a forma de atuação partidária no país. Por isto acha justa a intenção de Eduardo Campos se candidatar, criando um contraponto ao projeto petista.

"Os partidos foram perdendo nitidez ideológica, as alianças foram sendo feitas das formas mais variadas possíveis." - cita Ivan Maurício criticando a falta de linha programática das legendas nacionais, e completa: "Os partidos passaram a viver de acordo com alianças eleitorais".

Uma grande aula de história, de quem está atento ao que acontece em seu tempo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.