segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Maior festival multicultural do sertão invade Arcoverde‏

Em sua 9ª edição, a festividade busca integrar artistas de todos os ritmos e regiões do estado



Entre os dias 12 e 14 de agosto o município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, recebe a 9ª edição do Festival Lula Calixto, neste ano intitulado “A Caravana Não Morreu”. Realizado pelo Samba de Coco Raízes de Arcoverde, que nesta edição também comemora o seu 18ª aniversário, o evento contará com dois palcos e mais de 50 atrações de todas as regiões.

O Festival tem como principal objetivo fazer uma ligação entre as várias vertentes culturais do estado e até do país, garantindo um momento de estimulo, valorização e resistência aos grupos produtores e participantes. Nesta edição a expectativa de circulação de público é superior a 50 mil pessoas, tendo em vista a grande quantidade de turistas e seguidores das tradições do Coco Raízes.

Entre a atrações, maracatu, coco, samba, forró, xaxado e muito mais, garantindo vários gêneros durante os três dias de festa. Quem visitar o evento irá conferir grupos como o Coco Trupé, A Sambada, Lia Morais, Coco da Resistência, Forró Pé de Estrada, Tambores De Ogum, entre outros, além de uma programação exclusiva para a garotada.

A programação completa pode ser conferida no blog do evento, através do endereço. O festival tem o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado.

Lula Calixto e o festival

Lula Calixto foi o mestre do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, brincadeira fundada em 15 de agosto de 1992, que nasceu da história de afeto entre as famílias Gomes e Calixto. Grande defensor da cultura popular sertaneja, o mestre ganhou o respeito e o carinho de artistas e grupos em todo o Brasil, sendo pra ele o Coco não apenas uma batida de pandeiro ou uma dança, mas sim uma representação da aliança e de um modo de vida

Em 1999, Lula Calixto faleceu aos 57 anos. Desde então, todo mês de novembro a família recebe amigos para comemorar o aniversário do mestre, mantendo viva sua lembrança. O que começou como uma reunião de amigos foi crescendo até a criação do Festival Lula Calixto, em 2005 e que segue até os dias atuais. 

SERVIÇOS: 
9º Festival Lula Calixto
Quando: 12, 13 e 14 de agosto
Local: Alto do Cruzeiro – Arcoverde/PE

PSDB dividido em Garanhuns reclama da pressão para apoiar Sivaldo



Em extensa nota assinada pelo presidente do PSDB, Rafael Peixoto, reclama de pressões para que o partido deixe de apoiar a reeleição de Izaías Régis para apoiar o candidato da Frente Popular, Sivaldo Albino. Rafael conta que o pré-candidato a prefeito Ivan Júnior estaria se desfiliando do PSDB e que o partido vem há três anos montando um grupo para a disputa das eleições.

Na nota, Rafael deixa claro que o partido optou por Izaías por ter mais possibilidade de eleger seus candidatos a vereador. A nota informa que teve vários encontros nos últimos meses, que se conversou bastante até chegar a uma coligação com  PTC e PTdoB, partidos da base de Izaías.

Sem deixar claro de onde vêm as pressões, a nota diz que "pessoas mau intencionadas" estão perseguindo e querendo impedir a coligação em nível local.

O PSDB Garanhuns reafirma que em nível estadual continua na Frente Popular, apoiando e "em harmonia" com o Governo Paulo Câmara.

Na foto enviada pelo partido tem alguns integrantes que não acompanham a decisão do presidente, e já anunciaram apoio a Sivaldo Albino, a exemplo de Teixeira e Antônio Cândido, além de Ivan Júnior.

"Por fim, O PSDB reforça que sua aliança em nível estadual ocorrida em 2014 com o Governador Paulo Câmara, que tende a continuar em 2018, não impede o apoio irrestrito a candidatura a reeleição do atual Prefeito Izaías Régis (PTB), considerada pelo Partido, a melhor para o futuro de Garanhuns.

Nota Oficial – Executiva PSDB/Garanhuns

Rafael Peixoto, Presidente do PSDB/Garanhuns"

UBE INSTALA NÚCLEO EM GARANHUNS PARA VALORIZAR ESCRITORES





No último sábado (06/08), Garanhuns foi contemplada com a instalação do Núcleo da UBE – União Brasileira de Escritores, com a presença de seu presidente estadual, o escritor Alexandre Santos, e o escritor José Renato Siqueira, que assumiu como presidente local, e empossou a primeira diretoria do novo núcleo.

O evento contou com uma delegação de mais de 20 pessoas de Recife, que se somaram aos de Garanhuns, na solenidade que aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns – CDL. Após a solenidade aconteceu uma jornada cultural, com um recital apresentado pelos escritores.

Na solenidade, foram entregues certificados aos sócios efetivos e feitas justas homenagens a nomes como Albérico Fernandes, Carlos Janduy, Manoel Neto Teixeira, João Marques, entre outros.

O presidente Renato Siqueira estará buscando os vários grandes escritores da região para agregar 

A diretoria para o biênio ficou assim definida:

PRESIDENTE: José Renato Siqueira
VICE–PRESIDENTE : Ronaldo César Carvalho
SECRETÁRIO GERAL: Luiz Gonzaga de Melo
1º SECRETÁRIO: Sandoval Ferreira Leite
TESOUREIRA: Mary Vânia Siqueira

Já como conquista da instituição, os escritores de Garanhuns estarão representados na FLIPO 2016 - Feira Literária Internacional do Ipojuca, que acontece em setembro, na praia de Porto de Galinhas.

A União Brasileira de Escritores (UBE-PE), entidade que congrega escritores de todos os matizes e estilos no Estado de Pernambuco, foi fundada em 17 de janeiro de 1978, em memorável campanha liderada pelo escritor Paulo Cavalcanti, seu primeiro presidente. Funciona atualmente na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife.

sobre texto e fotos: David Melo
PARA VER O ALBUM COMPLETO, CLIQUE AQUI.

Mudanças na Lei Maria da Penha para dar mais proteção às mulheres. CONFIRA!



Tramitam no Congresso Nacional 89 propostas de parlamentares que visam a alterar a Lei Maria da Penha, que no domingo completou dez anos de promulgação. Os projetos, 68 da Câmara e 21 do Senado, têm os mais diferentes teores: de penas mais duras a quem descumprir medidas protetivas concedidas às mulheres ao fornecimento de "botões do pânico" a vítimas de violência. Organizações argumentam que as mudanças na lei, criada a partir de discussões da sociedade civil em 2006, são temerárias por terem dispensado um amplo debate público.

Uma das alterações que têm atraído mais atenção e críticas é o Projeto de Lei da Câmara 7/2016, de autoria do deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES). A proposta pretende prestar assistência qualificada a vítimas de violência doméstica ao prever que, por exemplo, o atendimento em delegacias seja feito somente por mulheres, além de outras formas de apoio.

Mas foi outra informação no texto da proposta que causou reação das entidades de direitos da mulher: delegados de polícia poderão conceder medidas protetivas de urgência a vítimas, prerrogativa hoje reservada a juízes. "Às vezes, a mulher faz a denúncia e tem de voltar para dentro de casa. E aí tem de voltar a conviver com o agressor, e há casos de algumas que foram até assassinadas esperando a decisão", disse Vidigal à reportagem.

Para ele, a concessão pode ser feita "sob caráter excepcional", até apreciação do caso por um magistrado. O deputado disse entender que a proposta faz com que os delegados "extrapolem um pouquinho suas atribuições". "Mas não temos juízes de plantão 24 horas em muitas cidades para tomar decisões no momento. Temos de proteger a vida das pessoas", disse.

http://www.diariodepernambuco.com.br/


Klébio leva Bandeira de Garanhuns para a Olimpíada 2016





A exemplo do que já havia feito na Copa do Mundo, Klébio Pontes levou a bandeira de Garanhuns para outro grande evento mundial, a Olimpíada, que este ano está sendo disputada no Brasil, tendo o Rio de Janeiro como sede principal.

A partir de agora fiquem atentos. Klébio está com a família acompanhando alguns jogos, e em todos eles procura mostrar para as câmeras de televisão as bandeiras de Garanhuns e de Pernambuco, e no peito, se olharem bem, o Santa Cruz.

No último sábado, em pleno Complexo Olímpico, as bandeiras tremularam, chamando a atenção da imprensa e dos conterrâneos. Na Arena Carioca, a bandeira foi estendida na arquibancada, sendo mostrada várias vezes no SporTV.

Desenvolvimento de Pernambuco é destaque em evento nacional



As ações adotadas pela administração pública pernambucana nos diversos segmentos que contribuem para o crescimento da economia e as potencialidades do Estado serão o foco do seminário “Pernambuco, Celeiro de Desenvolvimento”, realizado pelo Valor Econômico, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nesta terça-feira (9/8), em São Paulo. A abertura do evento ficará por conta do governador Paulo Câmara, que irá apresentar como a eficiência da máquina pública estadual se transformou em um vetor de atração de investimentos, um planejamento iniciado no Governo Eduardo Campos e que o gestor trabalha em continuidade.

"Pernambuco é o Estado mais preparado do Nordeste para aproveitar, de forma ágil e eficiente, a retomada do crescimento da economia brasileira. Temos infraestrutura adequada, mão de obra qualificada e um governo com credibilidade e a confiança de investidores nacionais e internacionais. Este seminário promovido pelo Valor Econômico é mais uma oportunidade que temos para mostrar nossas vantagens competitivas", defende o governador Paulo Câmara.

O objetivo do seminário, dividido em três painéis, é tratar de pilares importantes como produção, inovação e infraestrutura. No primeiro painel, o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Thiago Norões, vai falar sobre a “Política de Desenvolvimento e Atração de Investimentos”.

“Trabalhamos com uma gestão eficiente e que sabe dialogar com o setor privado, o que nos permite bastante otimismo, mesmo na atual situação econômica do país. Desta forma, temos muito a contribuir colocando em evidência cases de sucesso como a interiorização do desenvolvimento e o Porto de Suape”, adianta. Participam como debatedores neste painel, o presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães, e o diretor de Assuntos Corporativos da Unilever Brasil, Antonio Calcagnotto.

Na sequência, será a vez do painel “Oportunidades em Tecnologia e Inovação”, que vai reunir a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucia Melo; o diretor Jurídico e de Desenvolvimento de Negócios da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina; Márcio Lima; e o superintendente do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Sergio Cavalcante. Já no encerramento a pauta será “Investimentos em Infraestrutura e Logística”, que terá como palestrantes o presidente da Compesa, Roberto Tavares; o diretor de Projetos e Novos Negócios da Casa dos Ventos, Lucas Araripe; e o presidente da MSC Brasil, Elber Alves Justo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.