quarta-feira, 17 de março de 2021

Eduardo da Fonte critica Celpe por proposta de aumento na conta de luz e cobra restituição do ICMS para evitar alta

Em audiência pública realizada pela ANEEL para discutir as tarifas da Celpe, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) criticou a agência e a distribuidora de energia pela proposta de reajuste de 10% na conta de energia dos pernambucanos.

“Eu fico perplexo com a insensibilidade da ANEEL e da Celpe com essa proposta de reajustar a conta de luz em 10% nesse momento tão difícil que enfrentamos. Os consumidores têm crédito para receber pelo pagamento a mais do ICMS, PIS e COFINS. É importante e urgente que a Celpe faça a devolução desse valor para os consumidores, que é a parte mais frágil desse processo”, defendeu Eduardo da Fonte.

Segundo determinação do Supremo Tribunal Federal, cerca de R$ 50 bilhões devem ser devolvidos aos consumidores de energia por terem sido cobrados a mais na base cálculo do PIS e da Cofins. A solicitação de Eduardo da Fonte é para que essa restituição seja feita integralmente, ainda neste ano, para evitar o reajuste da conta de luz.

Pernambuco recebe mais 198.600 doses da vacina CoronaVac

Nova remessa será destinada aos idosos entre 75 e 79 anos e aos trabalhadores da área de saúde


Pernambuco recebeu, às 20h30 desta terça-feira (16.03), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, mais 198.600 vacinas contra a Covid-19 da Sinovac/Butantan. Com esse lote, para as duas doses, será possível avançar na imunização dos idosos entre 75 e 79 anos, subindo para 59% o quantitativo dessa faixa etária que poderá ser protegido. Em relação aos profissionais de saúde, que também seguirão sendo imunizados, o Estado chegará à marca de 86% do quadro com essa nova remessa.

“Temos nos empenhado ao máximo em cumprir as metas que estabelecemos, de imunizar com agilidade e segurança os grupos prioritários no Estado. Nosso esquema de logística tem funcionado com muita eficiência na distribuição de todos os lotes recebidos por Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara, reiterando que todas as doses recebidas esta noite já serão entregues nesta quarta-feira às gerências regionais de saúde, ficando à disposição dos 184 municípios.

Com o novo lote, o Estado totaliza 1.052.960 doses. As vacinas foram recebidas pelo Programa Estadual de Imunização, que faz a verificação e providencia a divisão igualitária entre os municípios pernambucanos, levando em consideração a base de cálculo populacional dos grupos prioritários feito pelo próprio Ministério da Saúde. Na manhã desta quarta-feira (17.03), os lotes começam a ser distribuídos para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres).

“Com as doses enviadas pelo Ministério da Saúde até o momento, ainda não conseguimos atender 100% dos trabalhadores de saúde e dos idosos entre 75 e 79 anos. Mas vamos continuar avançando nessas populações com esse novo lote. Todas as cidades receberão um quantitativo de vacina de forma proporcional, e é imprescindível que os gestores continuem planejando suas ações para evitar qualquer perda de doses e, principalmente, criando estratégias para atender às especificidades do público do seu território”, recomendou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Somando-se esse novo lote, Pernambuco já recebeu 886.960 unidades da Coronavac, para ambas as doses, e 166 mil da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, apenas para a primeira dose. O Ministério da Saúde informou que providenciará em tempo oportuno o quantitativo para a segunda dose, que deve ser tomada três meses após a primeira aplicação.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.