segunda-feira, 6 de julho de 2015

Reitor da UPE demonstra preocupação de Garanhuns perder polo da Universidade Aberta do Brasil‏



A notícia de que Garanhuns pode perder o Polo da Universidade Aberta do Brasil repercutiu na região, pelo risco do Agreste deixar de contar com o importante investimento federal. Atualmente a UAB oferece mais de dez cursos superiores gratuitos no Polo Garanhuns, e recebe estudantes de várias cidades.

A UAB já funcionou no Casarão onde hoje está o IHGG, e atualmente funciona em uma casa ao lado do Centro Social Santa Terezinha. 

Dentre as ligações que recebemos, destaco o Reitor da Universidade de Pernambuco, Profº Pedro Falcão, que teceu alguns comentários sobre a luta para Garanhuns conseguir o investimento tão importante para a educação regional, a baixo custo, e que hoje precisa do apoio para continuar oferecendo seus serviços.
 
Profº Pedro Falcão, Reitor da UPE
"Acompanhamos de perto desde o surgimento do convênio e pudemos contribuir. Saber que a UAB Polo Garanhuns pode fechar por falta de um local adequado chega a ser um absurdo. Trata-se de um Convênio Federal que Garanhuns está abrindo mão. A estrutura necessária não é nenhum grande problema, o que precisa é entender que é também uma instituição de formação superior que melhora a condição regional na educação, oferecendo cursos da Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal (UFPE) e da Universidade Federal Rural (UFRPE), e que muitas pessoas não teriam como realizar estes cursos na modalidade presencial e Garanhuns como cidade polo, precisa dispor. Estranho bastante essa medida, pois tenho sido procurado por vários prefeitos querendo ter em seus municípios um Polo da UAB, a exemplo de Bom Conselho, Lajedo e Bonito, onde estive a semana passada participando de reunião com o prefeito, Dr. Ruy Barbosa e sua equipe." - Afirmou o Reitor, em contato com o blog.

A Universidade Aberta do Brasil tem convênio com a prefeitura de Garanhuns, que oferece local para seu funcionamento e servidores administrativos. Entretanto, a UAB está pedindo melhores condições e a Secretaria de Educação do Município afirmou que não está encontrando um local adequado para instalar a Universidade.

Representantes da UAB devem estar em Garanhuns nos próximos dias. 

Na nota divulgada pela prefeitura, onde relata dificuldades, parece má vontade do município com a Universidade Aberta. Na nota fala que é um convênio da "administração anterior",  que atende "estudantes de outras cidades" e diz que já pediu até para os funcionários que trabalham na UAB "ajudarem a encontrar um novo espaço".

Como se Garanhuns não dispusesse de um local adequado. Basta querer.

Leitor cobra investimentos anunciados para Garanhuns

Reforma do Mercado 18 de Agosto: Projeto foi apresentado e prefeitura espera recursos



Estimado Ronaldo Cesar,  prezo muito o seu blog e por isto gostaria de elogiá-lo. Olho toda hora para ver se tem novos investimentos para Garanhuns.

Gostaria de cobrar ao prefeito Izaías, e demais autoridades, os seguintes investimentos que foram anunciados e até agora nada.

Obs do blogueiro. Aproveitamos para somar outros anúncios importantes.

Início do Shopping Garanhuns foi anunciada para este mês
1. Ibis Hotel
2. Reforma do Centro da Cidade
3. Reforma da CEAGA
4. Hiper Todo Dia
5. Hotel Canarius
6. Hiper G. Barbosa
7. Reforma do Mercado 18 de Agosto
8. Novo Colégio Municipal Padre Agobar 
9. Shopping Center Garanhuns 
10. Duplicação da BR-423
11. Reforma do Pop Shop
12. Implantação do Distrito Industrial
13. Novo Colégio Municipal da Cohab II
14. IML e Centro de Polícia Científica
15. Atacadão Carrefour
16. Novo Hospital Mestre Dominguinhos
17. Centro de Estudo da Embrapa
18. Novo Centro Administrativo da Prefeitura
19. Festival da Primavera (que substitui o Jovem Guarda)
20. Cursos de Arquitetura e Medicina na AESGA

OTN - Leitor do Blog.

SESC adia inauguração do seu Centro Cultural em Garanhuns

O jornalista Saullo Paes tinha conseguido antecipar que o SESC tinha marcado a inauguração do Centro Cultural, no Centro de Garanhuns, para o dia 14 de julho. Como ainda não está terminado, segundo informações só tem um andar completo e outros quatro ainda não acabados, resolveu adiar a entrega à população.

Segundo o SESC Pernambuco, a inauguração precoce ia atender a um pedido da Prefeitura para poder contar com mais este espaço disponível para o Festival de Inverno.

"Nota Oficial" sobre a inauguração do Centro de Produção Cultural Empresário João Ferreira da Costa.


Hospital Regional Dom Moura tem mais de 12 mil atendimentos em junho. Números da maternidade se destacam‏



O Hospital Regional Dom Moura mais uma vez rompeu a marca dos 12 mil atendimentos em um mês. Os números apresentados esta semana pela direção do hospital mostram que foram registrados em junho um total de 12.272 atendimentos nos vários setores da unidade de saúde regional. Somente na Emergência Geral, foram 6.009 pessoas atendidas. Na emergência traumatológica, 1.817; Emergência pediátrica, 1.270; Emergência cirúrgica, 661; Emergência Obstetrícia, 570; Emergência Odontológica, 396. Foram 610 internamentos. No geral, a média de atendimentos diários ultrapassa os 400 pacientes, sem contar a movimentação com acompanhantes, geralmente familiares, e visitantes.

Do total de atendimentos, os números da maternidade têm se destacado, pela crescente procura das gestantes pelos serviços do HRDM. Em junho foram 182 partos, além de 41 curetagens. Os números da maternidade têm crescido em uma constante nos últimos meses.

HUMANIZAÇÃO

Luiz Melo, diretor do |HRDM
O Hospital Regional Dom Moura tem se tornado uma referência quando o assunto é parto humanizado, com números cada vez maiores de partos normais em comparação aos partos cirúrgicos, atendendo uma recomendação da Organização Mundial da Saúde.

Neste mês de junho, o HRDM realizou 182 partos, sendo 113 partos normais e somente 69 partos cirúrgicos, dando um percentual de 62% de partos normais. Recentemente, em reportagens de televisão, foram mostrados hospitais e maternidades onde o número de procedimentos cirúrgicos superam com grande margem os partos naturais.

"Todos os nossos procedimentos e profissionais envolvidos no atendimento buscam mostrar a importância para saúde da mulher e do recém-nascido, de se ter um parto natural, sem traumas nem procedimentos cirúrgicos desnecessários" registra Dr. Luiz Melo, gestor do Hospital, que conclui: "Nosso objetivo é que estes números possam continuar em ascenção. Com o aumento humanizado dos partos naturais" - Afirma o gestor.

Leitor do blog reclama de falta de educação nas salas do Cine Eldorado




Ronaldo, segue abaixo um desabafo de um admirador da Sétima Arte, que acaba de chegar em casa (neste domingo) enfurecido com tanta demonstração de falta de educação no cinema. 

O Cine Eldorado foi inaugurado em Garanhuns em 2004. Há tempos a cidade carecia de um cinema, e desde então pode desfrutar de duas boas salas de cinema. Mas será mesmo que o cidadão garanhuense sabe se comportar na sala de cinema?

Há pouco tempo o Empire, uma rede de cinemas da Grã-Bretanha, fez uma pesquisa com 1.500 espectadores de suas salas. O objetivo era descobrir o que incomodava no comportamento dos outros frequentadores. Daí, a Empire elaborou um manual de etiqueta para se comportar nos cinemas (informação do Blog do Xexéo, do jornal O Globo). E desde a primeira vez que fui ao Cine Eldorado, me irritei com o comportamento das pessoas.

A começar pela pontualidade. Se o filme começa às 16:30h, programe-se para chegar pelo menos 15 minutos antes. As pessoas chegam em cima da hora, fazendo com que as filas fiquem imensas. E o mais chato é a quantidade de pessoas entrando após o início do filme. 

O aviso na tela para que não filmem ou fotografem? Perda de tempo. O cinema em Garanhuns mais parece o tapete vermelho do Oscar, com tantos flashes disparados. (para, gente. Tá feio)

Já quando o assunto é barulho, a situação é vexatória. Gritos, conversas, crianças gritando. Sinto como se aquelas pessoas ali agissem como se estivessem em suas casas (ainda assim). Comem sem a menor preocupação em não incomodar quem está do lado. Abrem um pacote de batata fazendo um barulho absurdo, por exemplo.

Sujam as salas. 

É tão difícil entender que aquilo é um lugar de uso comum, pago, e que é preciso ter o MÍNIMO de respeito? Sei que é perda de tempo, mas segue o decálogo elaborado pelo Empire:

1. Fale o mínimo possível. Deixe a conversa para depois da sessão

2. Saboreie suas guloseimas sem fazer barulho

3. Nada de demonstrações públicas de afeto

4. Esqueça o telefone celular. Até para trocar torpedos, navegar na internet ou conferir as redes sociais

5. Mantenha os pés longe das proltronas

6. Não atrapalhe a visão dos outros. Chegue na hora e não vá ao banheiro no meio do filme

7. Não tire os sapatos

8. Não deixe lixo. Leve seus restos com você. E não participe de guerra de pipocas

9. Nada de estragar o filme dos outros revelando cenas importantes nas redes sociais

10. Reserve seu lugar. Não ocupe lugares reservados.

Cinema é cultura, e educação faz parte do espetáculo!

Obrigado, Ronaldo.

Valdemar Neto.
Leitor do Blog e cliente do Cine Eldorado

Deputado Lucas Ramos participa de entrega de sistema de abastecimento em Palmeirina



O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) cumpriu agenda no último sábado (4) em Palmeirina. Acompanhado pelo ex-prefeito Eudson Catão, o vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco participou da entrega do sistema de abastecimento de água do Sítio Bananeiras, obra do Governo do Estado realizada através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. 

Participaram ainda da entrega políticos da região, como os ex-prefeitos Antônio Vicente e Carlos Timóteo, o ex-vice-prefeito Rogério Catão, os vereadores Antônio Santana, Mizé e Galego de Toinho (atual presidente da Câmara de Vereadores), além dos ex-vereadores Coriolano e Zé André, da ex-secretária de Saúde Verônica Castro, e de Marcelo Neves, que foi candidato a prefeito da cidade nas últimas eleições.

A agricultora Maria Arcelina de Oliveira, 60 anos, conhecida como Dona Lia, comemorou a chegada definitiva da água na torneira. "Sou nascida e criada no Sítio Bananeiras. Já sofremos tanto por causa de água, mas agora vai ficar bom", disse.

Inauguração - Lucas Ramos visitou ainda a Ponte do Jacaré, investimento de R$ 1, 4 milhão do Governo do Estado. "Essa região foi bastante prejudicada com as chuvas de 2010, quando essa ponte caiu. Agora, o problema foi resolvido, sabemos da importância dessa obra para a vida das pessoas. Ela vai mudar e facilitar a rotina de todos que trafegam por aqui”, afirmou o deputado. "Estamos felizes porque Palmeirina precisava de um representante determinado e trabalhador como Lucas Ramos na Assembleia Legislativa", afirmou Eudson Catão.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.