terça-feira, 12 de janeiro de 2016

VÍDEOS ANTIGOS DE GARANHUNS: Centro da cidade nos Anos 90.

Hotel Familiar, onde hoje é o Bradesco da Av. Santo Antônio. 

Para recordar, vamos resgatar este vídeo antigo de Garanhuns. Trata-se do centro de nossa cidade no início da década de 90, portanto já se vão mais de 25 anos. Dá pra ver antigas casas comerciais e prédios que hoje não existem mais. Infelizmente não temos um trabalho de tombamento arquitetônico de prédios históricos, e por isto vamos perdendo parte da nossa cultura e da nossa identidade. Entretanto, com o Instituto Garanhuns, imaginamos que podemos resgatar muito de nosso patrimônio.

Quanto ao vídeo, vale assistir pelo saudosismo dos que viveram a época, e para conhecimento, daqueles que não viram esse tempo. O texto abaixo explica o vídeo, e foi escrito por Franklin Holanda, autor das imagens.



CARO RONALDO CESAR,

É com satisfação que, no dia-a-dia, venho seguindo seu sempre atual blog.

VI QUE VOCÊ REPOSTOU MEU VÍDEO COM IMAGENS ANTIGAS DO CENTRO DE NOSSA GARANHUNS NO FINAL DA DÉCADA DE 1980.

Imaginava que este vídeo realmente fosse da década de 80 - década que vai de 1981 a 1990 - por este motivo postei o vídeo como sendo do Final da Década de 1980).

O COMENTÁRIO DO SEGUIDOR DE SEU BLOG - SR ROBERTO TENÓRIO, REFERENTE À PROPAGANDA ELEITORAL, REFORÇA A MINHA IDÉIA DE QUE REALMENTE O VÍDEO SEJA DO FINAL DA DÉCADA DE 1980, OU SEJA 1990.

Realmente, em 1990 houve eleição para Governador de Pernambuco, na qual concorreram Jarbas Vasconcelos e Joaquim Francisco, eis porque aparece propaganda eleitoral de Jarbas (na fachada de uma casa) e de Joaquim Francisco (Numa meia-parede (muro) ao lado da casa, entre duas árvores).

AGRADEÇO AO SR ROBERTO TENÓRIO POR ELE TER ATENTADO PARA O DETALHE DA PROPAGANDA ELEITORAL QUE APARECE EM UM BEM PEQUENO TRECHO DO VÍDEO.

Agora fica a pergunta: por que imaginei ser do final da década de 1980 as imagens gravadas?? É porque foi em 1987 que adquiri minha antiga filmadora Sharp e comecei a gravar imagens de nossa Cidade Serrana - onde o Nordeste Garoa!

OBRIGADO E PARABÉNS!

Franklin Holanda

Agora comigo: O vídeo é um importante documento histórico da cidade. Sonita observou que deve se tratar de um sábado à tarde pois algumas lojas estão fechadas e outras baixando as portas. Embora seja dia. Assim, não é domingo, nem dia de semana normal. O fato de estar bem claro também mostra que não seria final de tarde, à noitinha, que teria esse momento de lojas fechando.


Publicado originalmente em 13/11/2010.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.