terça-feira, 23 de junho de 2020

Milho produzido por detentos de Canhotinho são doados ao Hospital do Câncer de PE




A safra de milho cultivada pelos detentos do Centro de Ressocialização do Agreste (CRA), em Canhotinho, levará o sabor tradicional dos festejos juninos aos pacientes do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), no bairro de Santo Amaro. Na tarde desta terça (23.06), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) doou à instituição 1.250 espigas. A entrega foi feita pelo secretário–executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues, à gerente de Captação de Recursos do hospital, Juliane Carvalho. 

De acordo com Juliane, as doações irão para o setor de Nutrição do HCP, que, diariamente, produz cerca de duas mil refeições na instituição. “Ações como estas contribuem com nossa missão de acolher, cuidar e oferecer tratamento humanizado aos nossos pacientes. É uma forma de trazer um pouco da festividade junina para os que fazem o HCP”, destacou. O HCP é referência nacional em oncologia que trata mais de 50% dos pacientes oncológicos de Pernambuco.

Como forma de homenagear as pessoas que estão atuando no sistema prisional durante a pandemia do novo coronavírus, o milho também será distribuído entre policiais penais e profissionais de saúde. “Com essa ação, atuamos para o bem do sistema prisional. Os reeducandos trabalham e são beneficiados, reconhecemos o valor das nossas equipes nesta época difícil e contribuímos com o Hospital do Câncer, que desenvolve um trabalho de grande relevância no Estado”, afirmou Cícero Rodrigues.

PRODUÇÃO - Setenta reeducandos do CRA colheram 48 mil espigas de milho. Os trabalhadores têm direito à remição de um dia a menos na pena a cada três trabalhados e pagamento correspondente a 75% do salário mínimo, 25% são liberados após a liberdade. Além do milho, os detentos da unidade que funciona no regime semiaberto, também produzem maracujá, banana, graviola, acerola, macaxeira, manga, vários tipos de verduras, entre outros cultivos. O objetivo é profissionalizá-los em atividades de agropecuária. Todo o trabalho é supervisionado pela Gerência de Produção da Secretaria Executiva de Ressocialização.

LOCKDOWN / Governo de Pernambuco determina restrição das atividades econômicas em Caruaru e Bezerros

Os dois municípios são responsáveis por 71% do aumento de casos de SRAG na última semana, na região Agreste

O Governo de Pernambuco decretou, nesta terça-feira (23.06), a restrição do funcionamento das atividades econômicas nos municípios de Caruaru e Bezerros – ambos no Agreste do Estado – apenas aos serviços essenciais, do dia 26 de junho a 5 de julho. Serão dez dias em que a população das duas cidades só poderá sair de casa para ir a supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina e serviços de saúde. Enquanto o Estado tem reduzido o número de casos e óbitos provocados pela Covid-19, a região registrou aumento expressivo na disseminação da doença.

Os dois municípios foram responsáveis por 71% do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Agreste, somente na última semana, quando a região pulou de 267 para 358 casos de SRAG. Em Caruaru, o salto foi de 97 para 152 casos. Já no município de Bezerros, o avanço foi de 27 para 37 casos.

“Nossa decisão é de limitar as atividades naquela região de Caruaru e de Bezerros ao máximo possível. Apenas as atividades essenciais estarão liberadas e nós vamos fazer uma restrição nas atividades comerciais, visando reduzir a circulação de pessoas. Temos que reforçar o fique em casa, para que a gente tenha um resultado positivo. Queremos uma redução do R, ou seja, da velocidade de crescimento de casos naquela região. Menos casos graves, menos solicitações de UTI, preservando a saúde e a vida dos moradores tanto de Caruaru quanto de Bezerros”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Nos dois municípios também será permitido, ao longo desses dez dias, o funcionamento das atividades industriais, da construção civil (com 50% da capacidade) e de restaurantes para delivery. André Longo ressaltou a importância da colaboração da população e do poder público local nesse momento. “É fundamental a integração de ações do Estado com os dois municípios e também que a população entenda que é um momento de reforçar o cuidado com a transmissão do vírus, evitando mortes e preservando a saúde das pessoas”, concluiu.

A Solidão da Velhice e a Páscoa no Macapá

Trago esta publicação de 22 de abril de 2014 de novo ao blog, em memória de Ayrton Diógenes. Não sei por qual motivo as fotos na época não estavam mais disponíveis aqui, mas vale pelo registro do que escrevemos à época. Achei esta foto de Ayrton, que tiramos naquela viagem, e passa a ilustrar este post.Acabou sendo melhor, pois tem sua família, que se despediu hoje do gordo.

Severino Albino Filho, Tia Nita, Ayrton Diógenes, D. Cenira, José Aracy (Tota) e tia Deny




Uma frase dita por Ivan Rodrigues na solenidade que devolveu os diplomas a suplentes de vereadores cassados durante a Ditadura em Garanhuns me marcou muito, e senti necessidade de trazê-la para vocês. 

O próprio presidente da Casa Legislativa, vereador Audálio Filho, afirmou que precisou recorrer a Ivan Rodrigues para que ele desse algumas informações sobre fatos e pessoas da época, no caso, aquele longíquo 1964.

Em seu discurso, Ivan falou brincando com um toque de nostalgia que tem sido chamado pra todo evento que precise de informações históricas, inclusive lembrou que é o único remanescente dos que estavam no Palácio do Campo das Princesas, quando Arraes deixou o governo sob a força militar.

Ivan: "Sinto a solidão da velhice. Não a solidão de falta de amigos ao redor, pois tenho muitos, e são próximos. Mas amigos de outras gerações, que foram morrendo e já não posso revê-los".
-x-x-x-

Com Wellington Ferreira e Ayrton
Estamos (eu e Sonita) nos despedindo do Macapá, onde visitamos amigos e familiares. Levamos, além das lembranças, a vontade de retornar.

Tio Ayrton Diógenes é sempre uma companhia cheia de histórias. Não tem a idade de Dr. Ivan, mas tem prosas tanto quanto.

Pergunta-me ele por muitos amigos que tem em Garanhuns e região. De vez em quando flagra-se perguntando: Fulano de tal ainda é vivo?

Além dos seus 74 anos (com saúde em dia, embora com o sobrepeso que tem desde que o conheço, há quase 25 anos) tem ainda a distância, que o impede das notícias cotidianas. Busca estar atualizado pelos amigos e parentes. Foi um dos que receberam o diploma da Câmara Municipal, e se estivesse na solenidade, talvez tivesse diminuído a solidão que Ivan afirmou sentir.

Falaram-se estes dias, pois além do prazer da leitura e da companhia dos amigos, têm a militância política ainda na ordem do dia, com os olhos voltados para a campanha de Eduardo Campos.

Como eu disse, deixo o Macapá nesta terça-feira, após uma Páscoa inesquecível, já carregado na bagagem com as saudades deste povo nosso, que atravessou meio país em busca de uma vida melhor. Conhecer o Amapá é necessário para quem quiser entender o Brasil. Pela primeira vez vi o Rio Amazonas, incrível! Curti sua orla. Desfrutei de frutas e pratos da região, gostei da Mujica, mais ou menos da Maniçoba e não me ofereçam Tacacá. Gostei do Taperebá e do Rambutan. Açaí e Cupuaçu já são conhecidas de todos.

Obrigado Tia Nita, Tota, Albino, Claudia, Mara, Sandro, Elizângela, Ito, Flávia, Letícia, Wellington, Nell, primas e primos, novos amigos como o Jucicleber, e em especial a Ayrton Diógenes, que Deus deu a felicidade de tantos amigos e familiares ao seu redor! 

D. Cenira e Tia Deny ficam por aqui mais alguns dias.

Governo do Estado continua ampliando leitos de UTI

Hospital Alfa Recife agora possui 70 vagas para Terapia Intensiva. Mais 10 UTIs para tratamento exclusivo do novo coronavírus foram entregues hoje



O governador Paulo Câmara, em visita ao Hospital de Referência Covid-19 Unidade Boa Viagem, o antigo Alfa, anunciou a ampliação do número de leitos de UTI para tratamento da Covid-19, nesta segunda-feira (22). Agora, o centro hospitalar conta com mais 10 vagas, totalizando 70 para Terapia Intensiva, exclusivas para pacientes com diagnóstico da doença. Hoje, esse é o maior hospital com UTIs para o tratamento do novo coronavírus no Estado.

“É mais uma etapa do nosso trabalho, que busca salvar vidas, além de dotar a Região Metropolitana, o Agreste e também o Sertão, de equipamentos de qualidade como vimos no Alfa. Isso tudo dentro de um planejamento de avançar sempre mais”, explicou o governador. 

O gestor aproveitou para agradecer o esforço dos profissionais de saúde que estão na linha de frente deste combate nas Unidades. Só no Alfa, 820 profissionais estão atuando. “Já são mais de noventa dias dedicados exclusivamente a salvar vidas e todo o nosso esforço tem tido êxito dentro de um planejamento adequado, uma estrutura adequada, mas acima de tudo, dentro do trabalho de muitos profissionais de saúde, que têm se dedicado dia e noite a ajudar Pernambuco a enfrentar essa, que é a maior crise sanitária que o mundo recente já presenciou”, pontuou Paulo Câmara.

O Estado tem hoje 1.713 leitos, sendo 745 UTIs e 968 enfermarias. O Hospital de Referência Covid-19 em Boa Viagem tem 200 leitos, sendo 130 leitos de enfermaria ativos e 70 de UTI. O hospital já registrou 536 altas nesses pouco mais de dois meses de funcionamento.

Brejão dá o exemplo de isolamento social

Beta Cadengue, prefeita de Brejão

Estivemos nesta segunda-feira (22) em Brejão, onde fomos recebidos pela prefeita Elizabeth Santana, conhecida por todos como Beta Cadengue, filha de Sandoval Cadengue, ex-prefeito, que também nos recebeu ao lado do também ex-prefeito e atual vice, Joseraldo Rodrigues.

Beta Cadengue, junto com o secretário de saúde do município, Joseraldo Rodrigues Filho, receberam nosso certificado de reconhecimento pelo excelente trabalho no enfrentamento ao Covid-19, e que pudemos conferir pessoalmente. 

Fomos parados (eu e minha esposa) na barreira sanitária da entrada do município, e cerca de 12  profissionais fizeram a sanitização do veículo, colocaram álcool em nossas mãos, aferiram nossa temperatura e respondemos um pequeno questionário sobre histórico de sintomas, nome e procedência. 

Na cidade, após passarmos pela frente do Hospital Municipal, muito bem cuidado, uma parte da avenida principal estava bloqueada. Era dia de pagamentos na lotérica e duas enormes tendas davam sombra e protegiam da chuva aqueles que aguardavam na fila, marcada com espaçamento no chão. Na frente da prefeitura outra barreira sanitária para quem chega do principal acesso da zona rural ao centro da cidade. Toda a equipe da prefeita, inclusive ela, estava de máscaras. 

Como disse, levamos o certificado de reconhecimento pelo trabalho, principalmente quanto ao Isolamento Social, aferido por empresa de geolocalização e ratificado pelo Ministério Público de Pernambuco, o município encerrou o mês de maio na segunda colocação entre os 21 que compõem a circunscrição da V GERES, com sede em Garanhuns. Brejão fechou o mês com 45,05% de isolamento, um ótimo desempenho, segundo a nossa agência, Vox Multimídia, que tem feito este acompanhamento diário. 

Na conversa com Beta Cadengue e Joseraldo Filho, conhecemos as ações implementadas de prevenção e acompanhamento de casos suspeitos, investimentos e resultados. Não é fácil para um município com receita reduzida, mas em Brejão deu certo, e está dando. Os números mostram isso. Ficamos felizes de saber que nosso trabalho de divulgação motivaram ainda mais a secretaria de saúde do município a realizar mais ações, em busca de melhorar os índices que divulgamos diariamente.

O desafio persiste para junho, e até maior, pois há a fadiga do isolamento e a reabertura de segmentos econômicos, mas Brejão segue bem, ainda na segunda colocação, o que merece a referência diante do aumento de dificuldades.

Vamos trazer aqui para vocês, através de informações do meu amigo Marcos André, assessor de comunicação da prefeitura de Brejão, os vários motivos e iniciativas que deram a Brejão esta boa posição no combate ao Coronavírus em nossa região.

Abaixo, Joseraldo Rodrigues (vice-prefeito), seu filho Joseraldo, Secretário de Saúde e a prefeita Beta Cadengue. Trabalho unido e eficiente. 


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.