terça-feira, 23 de junho de 2020

Brejão dá o exemplo de isolamento social

Beta Cadengue, prefeita de Brejão

Estivemos nesta segunda-feira (22) em Brejão, onde fomos recebidos pela prefeita Elizabeth Santana, conhecida por todos como Beta Cadengue, filha de Sandoval Cadengue, ex-prefeito, que também nos recebeu ao lado do também ex-prefeito e atual vice, Joseraldo Rodrigues.

Beta Cadengue, junto com o secretário de saúde do município, Joseraldo Rodrigues Filho, receberam nosso certificado de reconhecimento pelo excelente trabalho no enfrentamento ao Covid-19, e que pudemos conferir pessoalmente. 

Fomos parados (eu e minha esposa) na barreira sanitária da entrada do município, e cerca de 12  profissionais fizeram a sanitização do veículo, colocaram álcool em nossas mãos, aferiram nossa temperatura e respondemos um pequeno questionário sobre histórico de sintomas, nome e procedência. 

Na cidade, após passarmos pela frente do Hospital Municipal, muito bem cuidado, uma parte da avenida principal estava bloqueada. Era dia de pagamentos na lotérica e duas enormes tendas davam sombra e protegiam da chuva aqueles que aguardavam na fila, marcada com espaçamento no chão. Na frente da prefeitura outra barreira sanitária para quem chega do principal acesso da zona rural ao centro da cidade. Toda a equipe da prefeita, inclusive ela, estava de máscaras. 

Como disse, levamos o certificado de reconhecimento pelo trabalho, principalmente quanto ao Isolamento Social, aferido por empresa de geolocalização e ratificado pelo Ministério Público de Pernambuco, o município encerrou o mês de maio na segunda colocação entre os 21 que compõem a circunscrição da V GERES, com sede em Garanhuns. Brejão fechou o mês com 45,05% de isolamento, um ótimo desempenho, segundo a nossa agência, Vox Multimídia, que tem feito este acompanhamento diário. 

Na conversa com Beta Cadengue e Joseraldo Filho, conhecemos as ações implementadas de prevenção e acompanhamento de casos suspeitos, investimentos e resultados. Não é fácil para um município com receita reduzida, mas em Brejão deu certo, e está dando. Os números mostram isso. Ficamos felizes de saber que nosso trabalho de divulgação motivaram ainda mais a secretaria de saúde do município a realizar mais ações, em busca de melhorar os índices que divulgamos diariamente.

O desafio persiste para junho, e até maior, pois há a fadiga do isolamento e a reabertura de segmentos econômicos, mas Brejão segue bem, ainda na segunda colocação, o que merece a referência diante do aumento de dificuldades.

Vamos trazer aqui para vocês, através de informações do meu amigo Marcos André, assessor de comunicação da prefeitura de Brejão, os vários motivos e iniciativas que deram a Brejão esta boa posição no combate ao Coronavírus em nossa região.

Abaixo, Joseraldo Rodrigues (vice-prefeito), seu filho Joseraldo, Secretário de Saúde e a prefeita Beta Cadengue. Trabalho unido e eficiente. 


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.