sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Vídeo da mobilização dos estudantes de frente a Prefeitura



O Portal Comércio de Garanhuns fez uma reportagem sobre a mobilização de estudantes secundaristas em Garanhuns que acabou num protesto de frente a Prefeitura, na semana passada.

Autodenominando-se socialistas e comunistas, os estudantes foram recebidos pelo procurador Roberto Falcão, que levou uma comissão para conversar com o prefeito Luis Carlos, onde apresentaram suas reinvidicações, ouviram as explicações do governo municipal, sobre a queda do repasse do FPM, e saíram de lá com algumas garantias da continuidade dos serviços, como transporte escolar, merenda escolar, pagamento de funcionários, etc.

Segundo o Portal Comércio de Garanhuns, as reivindicações dos estudantes eram:

Por melhores condições de trabalho para os motoristas que transportam os estudantes;
Ônibus que ofereçam estrutura adequada para transportarem os estudantes;
Pagamento em dia para os motoristas e professores;
Reformas nas escolas;
Recuperação das estradas municipais para que os estudantes sejam transportados com segurança;
Entre outras.

"Nossas escolas municipais estão um verdadeiro caos, pois falta de tudo (água, merenda escolar... entre outros)." Dizia a Pauta de Mobilização da União dos Estudantes Secundaristas de Garanhuns (UESG).

Em entrevista ao Portal Comércio de Garanhuns, o Prefeito Luiz Carlos de Oliveira afirmou que todas as pendências seriam sanadas ainda no dia da mobilização  (19) e que na segunda feira (22) voltariam a normalidade. "Esse atraso ocorreu devido a uma queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios(FPM)." Disse o Prefeito Luiz Carlos.

Os estudantes saíram satisfeitos do encontro e avaliaram que a mobilização deu resultado.

Dois dias antes, quilombolas também se manifestaram em movimento parecido, por melhores condições em várias áreas.

Morre Severino Ferreira, ex-prefeito de Palmeirina e pai de Eudson Catão

Eudson Catão e seu pai, o ex-prefeito de Palmeirina, Severino Ferreira

Palmeirina está de luto, faleceu na manhã desta sexta-feira o ex-prefeito Severino Ferreira, casado com a presidente da Câmara de Vereadores, Marili Catão e pai de Eudson Catão, atual prefeito e presidente da CODEAM.

Severino Ferreira estava internado, sofria de diabetes, o que levou até a amputação de uma perna há pouco tempo, mas ainda participava ativamente da vida da cidade, acompanhando as movimentações políticas.

Era uma pessoa de muitos serviços prestados a Palmeirina e a região, e deixa uma grande legião de amigos e admiradores.

SEJA O HERÓI DO SEU FILHO: Garanhuns participa de Campanha de Reconhecimento de Paternidade


Numa realização da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco – (CGJ), Coordenação da Juíza Assessora do Extrajudicial, Ana Cláudia Brandão, em parceria com a Associação Pernambucana de Mães Solteiras (APEMAS), Ministério Público, Secretaria da Criança e da Juventude, ANOREG-PE, UNICEF, Defensoria Pública e Prefeitura, Garanhuns será uma das sedes da Campanha de Reconhecimento de Paternidade, que tem como temática: “Seja o Herói do Seu Filho”.

A Campanha acontece no período de 20 a 23 de novembro, no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, e objetiva massificar a ideia da importância deste ato para a cidadania e para a boa formação psicológica de todo ser humano. Além de Garanhuns, os processos de reconhecimento de paternidade também poderão ser realizados em todo o Estado, mais precisamente nas cidades do Recife, Jaboatão, Olinda, Caruaru e Petrolina, das 9 às 17h. Magistrados, defensores públicos, promotores e servidores públicos atuarão nos municípios quanto à divulgação dos processos de reconhecimento, na preparação da documentação, e, junto aos Fóruns de Justiça, no acompanhamento dos casos.

Os documentos necessários para o processo são: Cópia da certidão de nascimento da criança e do adolescente e cópia da carteira de identidade do pai e da mãe - caso seja maior de idade, deverá portar identidade. Segundo o Censo Escolar 2009, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 311.254 alunos da rede pública de ensino estadual, municipal e federal em Pernambuco, não têm o nome do pai nos registros de nascimento.

“Seja Herói do Seu Filho”, está em sintonia com o projeto “Pai Presente” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece medidas a serem adotadas pelos juízes e tribunais brasileiros, para reduzir o número de pessoas sem paternidade reconhecida no País.

ENTREVISTA COLETIVA – No próximo dia 12 de novembro, segunda-feira, será realizada uma coletiva de imprensa no Gabinete do Prefeito, junto aos membros da Corregedoria de Pernambuco, para repassar outras informações sobre a Campanha à imprensa local.

VAQUEJADA: Final do Campev, em Garanhuns, terá premiação de R$ 350 mil

Sete etapas se passaram. Agora, o Campev se prepara para o último e mais importante desafio: a final no Parque Acauã. Só em Garanhuns, o Campeonato Pernambucano de Vaquejada ofertará aos competidores a premiação de R$ 350 mil, incluindo: premiação final, o prêmio da vaquejada e o Campev Fidelidade. A vaquejada na cidade das flores vai de 01 e 04 de novembro.

O Campev apresentou, nas pistas dos principais parques de vaquejada do estado, o regulamento que inovou o esporte, tornou-o mais competitivo e trouxe benefícios para os vaqueiros. No centenário do Gonzagão, o Campev levantou a bandeira da cultura nordestina. Enaltecendo as raízes do nosso povo com muito boi na faixa.

O Parque Acauã dispõe de estrutura exemplar, localizado na cidade das flores. Com arquibancadas projetadas, restaurante na beira da pista e todo um projeto de acessibilidade.

De acordo com o presidente do Campev, Geraldo Estrela, haverá disputa no primeiro dia da vaquejada. Os vaqueiros que participaram de todas as etapas do Campeonato vão disputar na quinta-feira (01) as pickups Montana.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.