O Portal Comércio de Garanhuns fez uma reportagem sobre a mobilização de estudantes secundaristas em Garanhuns que acabou num protesto de frente a Prefeitura, na semana passada.
Autodenominando-se socialistas e comunistas, os estudantes foram recebidos pelo procurador Roberto Falcão, que levou uma comissão para conversar com o prefeito Luis Carlos, onde apresentaram suas reinvidicações, ouviram as explicações do governo municipal, sobre a queda do repasse do FPM, e saíram de lá com algumas garantias da continuidade dos serviços, como transporte escolar, merenda escolar, pagamento de funcionários, etc.
Segundo o Portal Comércio de Garanhuns, as reivindicações dos estudantes eram:
Por melhores condições de trabalho para os motoristas que transportam os estudantes;
Ônibus que ofereçam estrutura adequada para transportarem os estudantes;
Pagamento em dia para os motoristas e professores;
Reformas nas escolas;
Recuperação das estradas municipais para que os estudantes sejam transportados com segurança;
Entre outras.
"Nossas escolas municipais estão um verdadeiro caos, pois falta de tudo (água, merenda escolar... entre outros)." Dizia a Pauta de Mobilização da União dos Estudantes Secundaristas de Garanhuns (UESG).
Em entrevista ao Portal Comércio de Garanhuns, o Prefeito Luiz Carlos de Oliveira afirmou que todas as pendências seriam sanadas ainda no dia da mobilização (19) e que na segunda feira (22) voltariam a normalidade. "Esse atraso ocorreu devido a uma queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios(FPM)." Disse o Prefeito Luiz Carlos.
Os estudantes saíram satisfeitos do encontro e avaliaram que a mobilização deu resultado.
Dois dias antes, quilombolas também se manifestaram em movimento parecido, por melhores condições em várias áreas.
Dois dias antes, quilombolas também se manifestaram em movimento parecido, por melhores condições em várias áreas.