segunda-feira, 1 de junho de 2015

Reunião discute o futuro da avicultura pernambucana em meio à crise



O aumento no preço do milho, soja e farelo, acompanhado da disparada no valor do combustível, frete e do dólar americano provoca um cenário de crise para a avicultura pernambucana, responsável por gerar 150 mil empregos diretos e indiretos no Estado. O problema afeta desde pequenos criadores até grandes produtores. A atual situação do setor será apresentada nesta terça-feira (2), às 10h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), pelo presidente da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), o agrônomo Edival Veras.

As dificuldades começaram nos últimos anos, durante o início do período de seca pelo qual passa o Estado, e que segue provocando reflexos em vários municípios. Entre eles, São Bento do Una e Garanhuns, onde a avicultura gera trinta mil empregos diretos, sendo uns dos mais importantes produtores avícolas em Pernambuco, que já sente os efeitos da crise econômica. De acordo com o presidente da Avipe, já houve aumento de 20% no custo devido à falta d'água principalmente no Agreste e Sertão de Pernambuco. "O produtor está tendo um custo de R$ 2,80, em média, para produzir um quilo de frango e vendendo até abaixo disso", afirmou o agrônomo.

Ainda segundo Veras, a Avipe "pede o empenho do Governo para pensar em conjunto uma solução para o setor." O convite foi feito por meio da Comissão da Agricultura, Pecuária e Política Rural da Alepe, presidida pelo deputado estadual Miguel Coelho (PSB).

A crise também atinge o país como um todo. Porém, devido ao surto de Influenza aviária registrado nos Estados Unidos nos últimos meses e dos embargos dados à nação estadunidense por países como México, Canadá, China e Coreia do Sul -, o Brasil poderá lucrar na produção de carne de frango no mercado internacional, onde ocupa o primeiro lugar há duas décadas.

RESULTADO DO CONCURSO PÚBLICO DE GARANHUNS



O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Administração, e o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe), responsável pela execução do concurso público 2015 da Prefeitura de Garanhuns, disponibilizam o resultado individual de todos aqueles que prestaram a prova de títulos no dia 23 de março. O resultado está disponível no site da Universidade de Pernambuco (www.upenet.com.br).

Os candidatos aprovados e nomeados serão regidos pelo Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Estado de Pernambuco (Lei nº 6.123, de 20 de julho de 1968 e suas alterações), exceto os nomeados para os cargos de Guardas Municipais, que são regidos pela Lei Municipal 3926/2013 – Estatuto e Regimento Disciplinar da Guarda Municipal de Garanhuns.

Os candidatos serão convocados para a nomeação, obedecendo-se à ordem de classificação, mediante correspondência com Aviso de Recebimento (AR), encaminhada ao mesmo para o endereço constante do Formulário de Inscrição.

Para maiores detalhes quanto aos documentos necessários para o ato de nomeação, acessar o portal da UPE.

SECOM GARANHUNS

Quadrilhas juninas reclamam falta de apoio da Prefeitura de Garanhuns



Do Portal BNC, Por Aluysio Morais
Texto: Tiago André

Mais um SÃO JOÃO se aproxima e com isso as quadrilhas juninas sofrem, brincantes choram, lamentam por não ter apoio da parte municipal. Um São João que poderia ser de alegria, fogos e balões juninos, se torna uma festa de bombas que amedrontam aqueles que só querem manter a sua tradição viva, sim, viva como a chama da fogueira por ter crescido vendo seus familiares em clima de festejo junino, as quadrilhas juninas que tanto marca as crianças, adolescentes, adultos e idosos, com suas alegorias, vestimentas e repertório, a cada ano se acaba, a cada ano, como um vento que vem devastando toda a mata, dando rasteira no sonho do quadrilheiro.

É tão difícil entender? É tão hipócrita de não querer enxergar que a sociedade luta a cada dia para vencer a batalha? Batalha esta que tem como ser vitoriosa, pois o sangue cultural vibra em cada artista que se realiza dentro do ARRAIÁ. PARABÉNS BRINCANTES, COSTUREIRAS, ESTILISTAS, MARCADORES, COREÓGRAFOS, SIMPATIZANTES E APOIADORES... Deste movimento, pois QUEM AMA A ARTE E SUAS TRADIÇÕES, SE RECONHECE INTERIORMENTE. 

“Amigos, mesmos com as dificuldades as poucas quadrilhas juninas irão se apresentar no ano de 2015, e mostrar que ‘NÓS SOMOS MADEIRA QUE CUPIM NÃO ROI”.

fonte: Portal BNC

Governo de Pernambuco lança concurso PROFESSOR AUTOR



Com o objetivo de incentivar o aperfeiçoamento profissional dos professores da Rede Estadual, através do estímulo à produção de material didático, a Secretaria Estadual de Educação lança mais uma edição do Concurso Professor Autor. O concurso visa a seleção de materiais de apoio multimídia produzidos por professores, para o ensino médio (1º ao 3º anos) e fundamental II (6º ao 9º anos). Os conteúdos selecionados serão disponibilizados em banco de dados virtual para acesso por docentes e estudantes da Rede Estadual de Ensino. 

As inscrições eletrônicas já podem ser realizadas pelo portal da Secretaria de Educação http://www1.educacao.pe.gov.br/cpa/, até o dia 28 de junho. O resultado preliminar será divulgado no dia 18 de agosto e o resultado definitivo, após recursos, no dia 1º de setembro. 

Para o professor da Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista Trajano Chacon, José Wilson Barros, premiado em edições anteriores do concurso, essa é uma oportunidade de inovação e de aprendizado não só para os alunos, mas também para professores. “Quando novas tecnologias chegam às escolas, é comum alguns professores encontrarem resistência, mas como tempo, as descobertas mostram que as novidades são boas e podem ser utilizadas como aliadas em sala de aula. Além do prêmio em dinheiro, é uma forma de repensarmos como gostaríamos que fossem nossas aulas, de que forma ensinaríamos para nossos filhos. Daí surge o prazer da pesquisa e do desejo de renovação”, relata Wilson França, entusiasta da iniciativa. “Desde a primeira edição, venho incentivando colegas a participarem do concurso, pois vejo como uma forma de dar voz e visibilidade ao professor, que muitas vezes trabalha apenas nos bastidores. É uma oportunidade de inserir-se de forma protagonista na abrangência pedagógica. Com certeza, este ano vou participar novamente. Será uma nova aventura, novas descobertas, como se fosse a primeira vez”. 

A produção de materiais de apoio multimídia estará divida por tópicos inseridos nos componentes curriculares do ensino médio: Biologia, Educação Física, Língua Espanhola, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia; e fundamental II: Arte, Ciências, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Geografia, Matemática, Educação Física e História, somando 656 tópicos de todas as disciplinas. Serão premiados, como o valor de mil reais, os primeiros colocados de cada tópico. 

Para efetuar a inscrição no concurso, é necessário comprovar a formação em qualquer licenciatura plena, podendo participar professores ocupantes do quadro efetivo da Rede Estadual de Ensino, que estejam em regência ou desempenhando outra atividade na SEE; professores temporários que estejam em atividade de regência durante o prazo de duração do certame.

CREMEPE E SIMEPE realizam Caravana "cuidando de gente" em Garanhuns e Caruaru‏




O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) realizam de 01 a 04 de junho a “Caravana cuidando de gente” nos municípios de Garanhuns e Caruaru. As entidades realizarão atividades para os médicos e sociedade, além de conscientizar as pessoas para os casos de crianças desaparecidas.

A proposta é promover pequenos atendimentos à população através de uma ação e cidadania gratuita com aferição de pressão, peso e glicose, além de orientações sobre uma vida saudável. Na oportunidade, um grupo fará pesquisas com a população local sobre educação, saúde, qualidade e abastecimento da água e ainda distribuirão folders da campanha Criança Desaparecidas. As entidades médicas também oferecerão os serviços das instituições para os médicos da região.

O Simepe aproveitará a passagem pelos dois municípios e realizará assembleia geral para discutir com os médicos vinculados ao Estado de Pernambuco sobre a campanha salarial 2015 da categoria. 

PROGRAMAÇÃO

(01/06) - Garanhuns
15h – Plenária pública com ação e cidadania para a população , no Largo Colunata, Centro. 
(02/06) - Garanhuns
9h as 16h – Cremepe e Simepe itinerante
19h - AGE – auditório da Unimed Agreste meridional
(03/06) - Caruaru
19h – AGE – auditório da Sociedade de medicina
(04/06) - Caruaru
8h as 12h – Cremepe e Simepe itinerante
15h30 – Plenária pública com ação e cidadania para a população na Praça João Guilherme, Marco zero.

Luau Quatro Estações é adiado em Garanhuns


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.