sexta-feira, 9 de junho de 2017

Acidentes de Motos: Instituições se reúnem em Garanhuns para programar ações preventivas






A V GERES - Gerência Regional de Saúde - realizou mais uma reunião do CRPAM (Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Motos), nesta quinta-feira (08), com diversos representantes de instituições de saúde, educação, trânsito e segurança. Catarina Tenório, gestora da GERES e presidente do Comitê, passou informações e programações para os próximos dias, com os eventos juninos na região, adiantando também algumas ações para julho, quando Garanhuns vivencia o Festival de Inverno, recebendo milhares de pessoas em seus 10 dias de atividades culturais.

Participaram da reunião, além de Catarina Tenório, Luiz Bernardo (Delegado da Polícia Civil) Paulo Paz (diretor de operações do DETRAN/PE), Flávio Rodrigues ( gestor da V Ciretran), Adaílton (AMSTT), Major Albuquerque (9º BPM), Major Heitor Martins (Bombeiros), Cristiane Rufino e Ingrid Tenório (SEDUC-Garanhuns), Pollyanna Chaves (SAMU), entre outros.

"Estas reuniões mensais são determinadas pelo Governo do Estado e visam criar ações efetivas que possam impactar na diminuição de acidentes com veículos terrestres, com foco maior em motociclistas" - afirma Catarina Tenório, que complementa: "É um momento de alinharmos as agendas e programar atividades, ouvindo todos os envolvidos e integrantes do CRPAM".

DATA DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2017

FIG 2017 será tributo a Belchior e prestará homenagens 
a Hermilo Borba Filho e Ariano Suassuna



27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns acontece de 20 a 29 de julho

O homenageado desta edição será o cantor cearense Belchior, falecido no último mês de abril. A escolha se deu pela poética que traduz nossos anseios contemporâneos e a esperança que muitos brasileiros precisam vivenciar no Brasil de hoje. A poesia de Belchior vai estampar a decoração da cidade, durante o evento.

Um concerto em homenagem a Belchior vai marcar a abertura oficial do FIG que, pelo segundo ano consecutivo, acontecerá na Catedral de Santo Antônio. A partir do dia 21/7, a programação tomará os demais palcos e espaços do festival, nos moldes da edição anterior.

Outros dois espaços do FIG também prestarão homenagens a artistas nordestinos. A Praça da Palavra vai lembrar o centenário de Hermilo Borba Filho; e o Palco de Cultura Popular, a partir deste ano, passa a se chamar Palco da Cultura Popular Ariano Suassuna, marcando o 90º aniversário do escritor.

O edital nacional do FIG 2017 habilitou centenas de propostas de programação, nas mais diversas linguagens artísticas, que passaram por análise de comissões especializadas. A programação sera anunciada em breve.

Campeonato Brasileiro de Judô acontece em Garanhuns



Garanhuns estará sediando o XI CAMPEONATO BRASILEIRO DE JUDÔ neste sábado, 10 de junho, no Ginásio de Esportes do SESC Garanhuns.

A competição contará com 250 atletas dos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Sergipe. 

O evento tem a realização da LNJ - LIGA NACIONAL DE JUDÔ, com o apoio da LIPEJU - LIGA PERNAMBUCANA DE JUDÔ e a organização da ACT - ASSOCIAÇÃO CARLOS TEVANO DE JUDÔ.

A competição tem início às 09h, com entrada franca.

Hospital de Campanha registra 1.156 atendimentos em Rio Formoso

Governador Paulo Câmara visitou, nesta quinta-feira, as dependências da unidade provisória do Exército para conferir o atendimento prestado à população local




RIO FORMOSO - Na segunda semana da Operação Prontidão, o governador Paulo Câmara voltou ao município de Rio Formoso, na Mata Sul do Estado, para acompanhar o funcionamento do Hospital de Campanha. A unidade de saúde do Exército, que começou a atender no última sexta-feira (02.06), já contabiliza 1.156 atendimentos, entre consultas, exames, procedimentos e remoções. No local, são oferecidas consultas nas áreas de pediatria, ortopedia e clínica médica, além dos serviços de urgência e emergência. 

"Eu quero agradecer ao Exército e à Prefeitura pelo apoio. O hospital está funcionando corretamente e a população está sendo muito bem assistida. Quando não dá pra atender aqui, é realizada a transferência de imediato para o hospital mais próximo. Então, essa estrutura está cumprindo sua missão, que é dar esse suporte à saúde de Rio Formoso, enquanto a gente planeja as soluções de curto e longo prazo, como a construção de um novo hospital", assegurou o governador, que sobrevoou o município para acompanhar o trabalho de limpeza das ruas.

A unidade provisória realizou, até o momento, cerca de 649 consultas, 75 procedimentos médicos, 402 exames e diagnósticos, e 30 transferências. O equipamento conta com a atuação de equipes do próprio Exército e das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. Ao todo, são 41 profissionais das Forças Armadas e da Prefeitura de Rio Formoso, entre clínico geral, pediatra, ortopedista e infectologista, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos.

A Secretaria Estadual de Saúde opera na garantia da manutenção dos estoques da unidade e da alimentação dos profissionais, além de estabelecer o fluxo de transferências para unidades da rede estadual nos casos de maior complexidade.

O Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Artur Costa Moura, ressaltou que a unidade continuará atendendo Rio Formoso até que a situação se restabeleça. "A previsão é que permaneçamos aqui até que o sistema de saúde esteja adequado ao município. Até lá, continuaremos contando com a estreita colaboração entre o Exército, Força Aérea, Marinha, Governo do Estado e o município, somando esforços para atender a população, que é o nosso bem maior, nas melhores condições possíveis", afirmou.

O governador Paulo Câmara aproveitou a passagem por Rio Formoso para agradecer também o apoio da população que tem colaborado com a doação dos donativos: "A gente vai conseguir atravessar esse momento com muito trabalho, dedicação e com a solidariedade dos pernambucanos", frisou. 

POSTO DE HIGIENE - Além do Hospital de Campanha, o município ainda conta com mais sete postos de Saúde da Família em funcionamento, e um Posto de Higiene exclusivo para atendimentos de urgência e emergência. Este último foi a primeira unidade de saúde a receber as vítimas das chuvas em Rio Formoso, e, atualmente, realiza cerca de 70 atendimentos por dia.

CATENDE - Após visitar o Hospital de Campanha, o governador Paulo Câmara seguiu com sua comitiva para o município de Catende, também na Mata Sul. Na cidade, Paulo conversou com a população e comandou ações estratégicas de continuidade à assistência já oferecida nas localidades mais atingidas pelas chuvas. 

Fotos: Wagner Ramos/SEI


CODEAM, Ministério Público e Escola de Contas lançam Projeto DignaIDADE. Saiba mas!



Acontece nesta sexta-feira (09), às 09:00h, no auditório da CODEAM, uma reunião especial para apresentação do Projeto DignaIDADE, uma parceria da própria CODEAM com o Ministério Público de Pernambuco e a Escola de Contas do Estado.

O projeto faz parte da Caravana da Pessoa Idosa, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que tem como principal objetivo garantir a promoção de políticas públicas para o idoso.

O convite nos foi enviado pela presidente da Comissão do Desenvolvimento do Agreste Meridional, prefeita Neide Reino.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.