quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Tempo quente na Câmara de Vereadores de Garanhuns



O clima não está bom na Câmara de Vereadores de Garanhuns. Na retomada das reuniões este ano, com o prédio fechado para reforma, o vereador Alcindo Correia abriu a boca, afirmou haver irregularidades na obra, que a mesa diretora não havia sido consultada, que iria "abrir a caixa preta" e as pessoas ficariam horrorizadas. Prometeu falar depois do carnaval, e embora já tenha sido ouvido pelo Promotor de Justiça, ainda não deixou claro para a população quais seriam estas denúncias. 

Gersinho Filho convocou a imprensa, mostrou documentos, apresentou representantes da empresa que toca a reforma e fez críticas a Alcindo. Na reunião desta quarta-feira (17). o presidente destituiu Alcindo da Comissão de Legislação e Justiça.

A impressão é que fica o dito pelo não dito, e vida que segue. 

Também na reunião desta quarta-feira, o vereador Gil PM, indiretamente, fez críticas pesadas ao deputado Álvaro Porto, que patrocinou trio elétrico e a banda Trio da Huanna para o Desfile das Virgens. Gil PM teria chamado o evento de cabaré.

Em defesa do deputado, a vereadora Nelma divulgou uma nota, onde lembra que o desfile das Virgens existe há mais de 20 anos e este ano levou mais de 25 mil pessoas às ruas de Garanhuns.

Vereadores da base do prefeito Izaias Régis, como o próprio Gil PM, têm feito críticas ao Hospital Dom Moura. Sivaldo Albino tem feito a defesa do Governo Estadual, mostrando as deficiências da Rede Municipal de Saúde.

Em ano eleitoral, a tendência é o clima esquentar ainda mais, e parece que os dois lados vão colocar a saúde na pauta da campanha.

As pancadas em Álvaro Porto já devem ser reflexo de sua entrada na base de apoio do Governo Estadual, e seu apoio a lideranças que fazem oposição a Izaías em Garanhuns. Álvaro está deixando o PTB de Armando Monteiro.

João, filho de Eduardo Campos, é o novo Chefe de Gabinete de Paulo Câmara



O filho do ex-governador Eduardo Campos, João Campos, será o novo chefe de Gabinete do estado. O jovem, de 22 anos, assume o cargo na quinta-feira (18). Ruy Bezerra, que até então ocupava a chefia de Gabinete, assumirá a Controladoria Geral do Estado. Rodrigo Amaro, o atual controlador, vai para a Assessoria Especial. 

A cerimônia de posse de João e Ruy está marcada para as 17h de quinta-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado, na área central do Recife.

João Campos começou a ter uma vida política mais intensa logo após a morte do pai, vítima de um acidente de avião em agosto de 2014. Inclusive, integrou a campanha de Paulo Câmara (PSB) para governador e chegou a assumir cargo dentro do Partido Socialista Brasileiro em Pernambuco, de secretário de organização.

João exercerá a mesma função que Eduardo Campos ocupou no segundo governo de Miguel Arraes, no período de 1987 a 1990. O jovem vai se formar engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) este semestre e acompanhou o pai desde muito novo nas campanhas eleitorais e nas atividades que Eduardo exerceu.
http://g1.globo.com/

Defesa Civil de Garanhuns mostra estragos das tempestades dos últimos 45 dias‏




Com a intensificação das chuvas durante o verão, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) tem reforçado os trabalhos de avaliação de danos e fiscalização de áreas de risco em Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco. Os dados da Compdec, divulgados nesta terça-feira (16), mostram que nos últimos 45 dias mais de 40 imóveis foram alagados, 14 coberturas danificadas com a ação do vento e 12 árvores caíram – ontem (15), um pé de jambo foi ao chão no Parque Euclides Dourado.

A quantidade de relâmpagos vista nessa segunda-feira, na cidade, assustou os moradores. Mas de acordo com o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Roni Guedes, a ocorrência do fenômeno é comum durante a estação mais quente do ano e tem explicação, ainda, na passagem do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCANs). “Esse sistema forma nuvens do tipo convectivas. Quanto mais instável e maior for a nuvem, maior a quantidade de descargas elétricas”, explica.

O relatório da Defesa Civil revela que as ocorrências mais comuns neste período são: queda de barreiras, alagamentos, desabamento parcial de cobertura, queda de árvores, aumento de erosões e deterioração de ruas e sistemas de esgotos. No município, durante todo o mês de janeiro choveu 127,9mm. Nesses primeiros 15 dias de fevereiro, já foram contabilizados 41,40mm, segundo a Apac. Nenhum dano humano foi registrado.

O coordenador da Defesa Civil, Thiago Amorim, pontua cuidados que as pessoas devem ter durante o período de chuvas fortes. “Se o nível da água subir e estiver em local aberto, o correto é procurar abrigo longe de árvores. No trânsito o cuidado deve ser redobrado. Não se pode parar o veículo perto de árvores ou postes, além de dirigir em menor velocidade”, completa.

A previsão do tempo diz que o vórtice se deslocou e não estará atuando sobre Pernambuco nos próximos dois dias. O alerta é para a quinta-feira (18), dia que pode voltar a chover – com chances de ventos de menor intensidade.

Casos de emergência – Os moradores que observarem rachaduras na residência ou outros tipos de indícios que levem a algum tipo de desastre, devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo, a Secretaria de Serviços Públicos – pelo telefone (87) 3762.7069 – ou acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

PSB: Agenda 40 chega a Garanhuns e demais municípios do Agreste Meridional


A Executiva Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB-PE) dará início, no próximo sábado (20/02), aos encontros regionais da legenda, intitulados de Agenda 40. A primeira reunião será realizada em Garanhuns e vai congregar os municípios que representam o Agreste Meridional pernambucano. O encontro acontece a partir das 14h, no auditório da Comissão de Desenvolvimento do Agreste (Codeam).

Este ano, o PSB vai discutir as mudanças realizadas na legislação eleitoral com o intuito de orientar seus filiados sobre as novas regras para a eleição de 2016. “Algumas mudanças foram feitas na legislação, que envolvem assuntos como prazo e financiamento de campanha, novas restrições de propaganda, e nossa intenção é contextualizar nossos filiados sobre essa nova realidade”, explicou o presidente estadual do partido, Sileno Guedes.

Além do departamento jurídico do partido, dois técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) estarão no local para informar as mudanças. Na pauta, os seguintes temas: Registro de candidaturas, Condições de elegibilidade, propaganda eleitoral, financiamento de campanha e prestação de contas.

O encontro é voltado para presidentes dos diretórios municipais, prefeitos e pré-candidatos a prefeito. Deputados estaduais e federais também serão convidados para participar da Agenda 40. O partido já programa novos encontros no Sertão, Agreste Setentrional, zonas da Mata Norte e Sul e Região Metropolitana do Recife (RMR).

O encontro do próximo sábado é voltado para representantes de Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.

Saiba quem assume a vice-liderança da oposição na ALEPE no lugar deixado por Álvaro Porto

Sílvio Costa Filho, Joel da Harpa e Teresa Leitão


O deputado Joel da Harpa (PTN), assumiu, na tarde desta terça-feira (16), a vice-liderança da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), passando a atuar ao lado dos deputados Silvio Costa Filho (PTB), líder da Bancada, e Teresa Leitão (PT), vice-líder.

Joel da Harpa, que é policial militar, já vinha se posicionando de maneira independente na Casa de Joaquim Nabuco, afirmou ter tomado a decisão por discordar da condução do Governo do Estado na área da segurança pública. 

Para a deputada Teresa Leitão, o parlamentar chega para somar. “A Bancada de Oposição é bastante plural, abrangendo diversas visões do Estado. A chegada de Joel só vai acrescentar e fortalecer a atuação da Bancada”, avaliou.

Como disse Teresa, a oposição tem diversas correntes, como Edílson Silva (PSOL), Sílvio Costa (PTB), a própria Teresa Leitão (PT) e Priscila Krause (DEM), com visões diferentes da administração pública.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.