quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Paulo, Jarbas, Geraldo e Raul têm encontro em Brasília

Governador esteve com Raul Henry e Geraldo Julio no gabinete do deputado pernambucano, 
que aniversaria nesta quarta-feira, 23




O governador Paulo Câmara aproveitou a presença na capital federal para parabenizar pessoalmente o deputado federal Jarbas Vasconcelos, na manhã desta quarta-feira (23.08). Acompanhado do vice-governador Raul Henry e do prefeito do Recife, Geraldo Julio, o governador esteve no gabinete de Jarbas, na Câmara dos Deputados. 

Entre os temas das conversas, o andamento da Reforma Política. O parlamentar pernambucano relatou que há muita indefinição sobre o que realmente pode ser aprovado pela Câmara para valer já para as eleições de 2018.

Também estiveram presentes o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, e o secretário de Governo da Prefeitura do Recife, Sileno Guedes. 

Fotos: Ennio Benning/SEI

Programação do 71º BI Mtz para o Dia do Soldado em Garanhuns



O dia 25 de agosto é comemorado o "Dia do Soldado" e celebra o nascimento do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército,em todo o Brasil. Durante a semana, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz) realizará uma série de atividades alusivas à data, com a realização de palestras em escolas do município, exposição de material, visita de estudantes ao quartel, apresentação da Banda de música, encerrando as atividades no próximo dia 24 de agosto, quinta-feira, às 18 horas, com uma cerimônia cívico-militar, no quartel 71º BI Mtz, quando na oportunidade contará com a presença de autoridades eclesiástica e das esferas federal, estadual e municipal, bem como de personalidades da cidade de Garanhuns, além de familiares dos militares e convidados. Na ocasião, integrantes do Batalhão que se tornaram credores de homenagem especial do Exército Brasileiro serão condecorados, bem como autoridades e personalidades receberão o diploma de Colaborador Emérito do Exército e de "Amigo do 71º BI Mtz".

O Comandante do 71º BI Mtz, Tenente-Coronel Luiz Duarte de Figueiredo Neto, convida a todos para prestigiar as atividades alusivas ao "Dia do Soldado", na cidade de Garanhuns.

Programação:

- Dia 22 de agosto: Visitação de estudantes ao quartel do 71º BI Mtz;
- Dias 22 e 23 de agosto: Palestra em Escolas de Garanhuns sobre as formas de ingresso no Exército.
Exposição de Material de Emprego Militar no Espaço Colunata, das 9h às 16h;
Apresentação da Banda de Música do 71º BI Mtz no Espaço Colunata, às 10h e às 15h.
- Dia 24 de agosto: Formatura Cívico-Militar: Local - Quartel do 71º BI Mtz, às 18h.

Danilo Cabral busca criar Frente em defesa da Chesf




Diante da decisão do governo federal de privatizar a Eletrobras e suas subsidiárias, como a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) está coletando assinaturas para a criação de uma Frente Parlamentar em defesa da Chesf. Segundo o socialista, é preciso discutir a venda do sistema amplamente com a sociedade, e não apressadamente. A ideia do Ministério das Minas e Energia é que o processo de privatização seja concluído até o primeiro semestre de 2018.

“A condução da política energética do País deve ser do poder público e não da iniciativa privada. É uma questão de soberania nacional. A Chesf tem 70 anos de história. É um patrimônio dos nordestinos e um instrumento fundamental para o desenvolvimento regional”, afirma Danilo Cabral.

Para a criação da Frente, são necessárias 187 assinaturas de parlamentares. Atualmente, no Congresso Nacional existe a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Elétrico Brasileiro, coordenada pela deputada Érika Kokay (PT-DF). Lançada em 2016, tem como objetivos fortalecer o sistema elétrico público, discutir um novo modelo para o setor e defender os interesses da classe trabalhadora.

A Chesf é uma concessionária de serviço público de energia elétrica de capital aberto e economia mista. Foi criada em 1945 e seu parque detém 13 usinas hidrelétricas, a maior parte dela ao longo do Rio São Francisco, e uma termelétrica. A companhia integra o sistema Eletrobras, criado há 55 anos, que controla 13 subsidiárias, 178 empresas e 233 usinas.

Deputado é contra à privatização da Chesf



A proposta do Governo Federal de privatizar a CHESF repercutiu na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) foi o primeiro a utilizar a tribuna para se posicionar contra a venda dos ativos da companhia e alertou que a estatal não pode ser entregue à iniciativa privada para cobrir o déficit do setor energético.

“Vender um patrimônio dos brasileiros por R$ 20 bilhões para encobrir um déficit de R$ 59 bilhões que o sistema Eletrobrás acumula é uma prova da incapacidade do Governo Federal em gerir uma empresa do tamanho e importância da Eletrobrás e suas subsidiárias”, afirmou Lucas. “Mais uma vez o governo Temer se coloca de costas para o povo brasileiro e em uma decisão monocrática coloca à venda um dos maiores ativos do país”, cravou.

Em seu discurso, o parlamentar relembrou o posicionamento do ex-governador Miguel Arraes, que em um texto escrito no ano 2000 já alertava para o risco de privatização da companhia. “Há 17 anos, Arraes escreveu que não seria possível compatibilizar os interesses da iniciativa privada com os recursos oferecidos pelo rio São Francisco sem trazer prejuízos para a população e agora tomamos conhecimento de que um ministro, que é deputado federal eleito pelo PSB, foi porta voz do governo Temer para avisar que está à venda um patrimônio do povo brasileiro”, afirmou. “O governo impopular de Michel Temer, para pagar as contas da incapacidade de gerir o Brasil, busca a privatização para cobrir um rombo que será, infelizmente, mais uma vez repassado para o povo brasileiro. Todos os pernambucanos devem se colocar contra a venda da Chesf”, disse.

Lucas ressaltou que a discussão não pode ser partidarizada. “Existe um processo de esvaziamento da Chesf que persiste há anos, atravessando várias gestões. Em 2012, com a edição da Medida Provisória 579 pela ex-presidente Dilma Rousseff, a companhia sofreu um duro golpe financeiro numa tentativa desastrosa de baixar a tarifa aplicada ao consumidor. Agora, o governo Temer erra mais uma vez ao propor a venda de um ativo tão importante para o desenvolvimento nacional como é a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, desconhecendo o papel social que a estatal possui especialmente na região Nordeste”, finalizou o socialista.

Crédito da Foto: Jarbas Araújo.

Parceria entre Secretaria de Educação de Pernambuco e QG do Enem fortalece preparação para o Exame. SAIBA MAIS


A Secretaria de Educação do Estado, em parceria com o QG do Enem, Google for Education e Ensinar Tecnologia Educacional, disponibilizou gratuitamente para os estudantes do 3° ano do ensino médio da rede estadual o pacote ilimitado com as aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

A ferramenta contará com recursos de acesso a vídeo-aulas do QG de todos os cursos (do básico ao avançado); simulados mensais com gabarito comentado para download na área do aluno; acesso a todas as aulas ao vivo; todas as aulas tem material de apoio para download (teoria + exercícios).

Para ter acesso ao material, os estudantes e os professores devem acessar o site do QG do Enem (www.enem.com.br) e digitar o cupom promocional para o curso ilimitado.

Para os estudantes: Cupom – pernambuco

Para os professores: Cupom – profpernambuco

Prazo para acesso aos cupons: 15 de setembro de 2017

O manual completo de como aproveitar a ferramenta está disponível no endereço eletrônico: www.manualpe.enem.com.br.

Prefeito faz homenagem a vencedor da Meia Maratona do Rio de Janeiro


"O Governo Municipal de Garanhuns realiza nessa quinta-feira, dia 24, uma significativa homenagem ao atleta José Márcio Leão, vencedor da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, no último domingo, dia 20. 

José Márcio e os demais corredores da equipe de atletismo do Município participarão de um desfile pelas principais ruas da Cidade. Os corredores sairão do Relógio de Flores, pontualmente, às 10h, com destino à sede da Prefeitura, onde Leão será recebido e homenageado pelo Prefeito Izaías Régis, em nome de todos os garanhuenses. 

Viaturas e motocicletas da AMSTT realizarão o apoio durante o deslocamento, cujo percurso será o seguinte: Avenida Rui Barbosa; rua Quinze de Novembro; rua Dantas Barreto; Rua Barão do Rio Branco e Avenida Santo Antônio.

SECOM Garanhuns"

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.