Fotos: Jornal DAC / David Melo
Auditório da SECTEC lotado para a posse de Pedro Falcão |
Reitor da UPE Carlos Calado e o ex-Secretário C&T Marcelino Granja |
Clovis Gomes, Ivan Rodrigues e Zé Mário com Pedro Falcão |
O professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Henrique de Barros Falcão, assumiu hoje a secretaria executiva de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. A solenidade, realizada no auditório da SECTEC, contou com a presença do ex-secretário de C&T Marcelino Granja, do atual secretário, José Antônio Bertotti, do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, do reitor da UPE, Carlos Calado, além dos diretores dos órgãos vinculados a Sectec e vice-reitores e professores da UPE.
Pedro com a esposa, a filha e o amigo Sebastião da UPE |
Diversos amigos e autoridades de Garanhuns estiveram presentes, a exemplod e Wanderley Lopes, representando a Prefeitura de Garanhuns, Luis Carlos Andrade, CDL, Clóvis Gomes e Fábio Formiga da UPE Garanhuns, Ivan Rodrigues, Secretário Executivo de Articulação do Governo do Estado, Zé Mário Correia da Avesso Comunicação, David Melo, do Jornal DAC, e inúmeros professores da UPE (Arine, Henrique, Antônio, Josevaldo, etc.)
A cerimônia também contou com outro momento solene. Na ocasião, a foto de Marcelino Granja foi afixada na galeria de fotos dos ex-secretários de C&T de Pernambuco.
Pedro Falcão deixou a pró-reitoria administrativa da UPE para assumir a secretaria executiva da Sectec, o que demonstra o interesse do Governo em integrar a UPE aos processos decisórios da política de Ciência e Tecnologia do Estado. Durante a posse dos secretários, no início deste mês de abril, o governador João Lyra Neto destacou a sua intenção em levar as ações do Porto Digital ao interior e a experiência de Pedro Falcão será de grande importância, uma vez que ele foi um dos grandes responsáveis pela interiorização da UPE.
Com David Melo, estivemos na solenidade de posse |
“Acredito que Pernambuco irá avançar ainda mais ao promover, de forma pioneira, a interiorização da tecnologia e da inovação, aliada a uma economia criativa, fortalecendo assim os arranjos produtivos locais, gerando novos empregos, dando mais oportunidades para os nossos jovens e reparando as nossas desigualdades”, disse Pedro Falcão.
O secretário de Ciência e Tecnologia, José Antônio Bertotti, deu as boas vindas ao seu adjunto e indicou de que forma a sua gestão deverá atuar nos próximos nove meses de Governo. “Como bem disse o nosso governador, João Lyra Neto, esse governo assume a responsabilidade de novos desafios, mas dando continuidade ao que já foi feito em Pernambuco nos últimos sete anos e três meses. Vamos consolidar o sistema de C&T do Estado e ampliar ainda mais nossas ações para o interior”, disse.
Wanderley Lopes representou a prefeitura de Garanhuns. Audálio Filho, prefeito interino, ligou para Pedro Falcão. |
Já o ex-secretário Marcelino Granja destacou a importância do Brasil e Pernambuco continuarem seu ciclo de progresso e desenvolvimento. “O País está novamente nos trilhos. Precisamos consolidar o que conquistamos e seguir em frente. Vamos ajudar o Brasil a dar um passo adiante em seu desenvolvimento e diminuição das desigualdades regionais e intrarregionais”, comentou.
BIOGRAFIA
Natural de São João/PE, Pedro Falcão é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestre em Ciências na área de Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Professor adjunto com dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco, ele já foi presidente do Conselho Regional de Biologia da 5° Região. Também foi vice-diretor em dois mandatos da unidade da UPE em Garanhuns, 1997 a 2001 e 2001 a 2005. Diretor por dois mandatos das unidades de Garanhuns, Caruaru, Salgueiro, 2005 a 2009 e 2009 a 2013, Pedro Falcão foi uma das pessoas responsáveis por implantar as unidades da UPE em Arcoverde e Serra Talhada. Em 2014, ele assumiu a pró-reitoria de Administração da Universidade.