quarta-feira, 27 de novembro de 2013

AMTT faz modificações em paradas de ônibus na Avenida Santo Antônio


A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) informa à população que a partir desta sexta-feira (29), o ponto de parada de ônibus para embarque e desembargue de passageiros, localizado em frente à loja Moda Mania, no trecho entre a avenida Santo Antônio, rua Dom José e rua Severiano Peixoto, será extinto. Informamos, ainda, que o ponto de ônibus localizado em frente à farmácia Droga Rápida e loja Americanas será ampliado para atender todas as linhas que circulam na avenida. 

Segundo a AMTT, a adaptação irá melhorar a organização e o fluxo de veículos e, consequentemente, dos pedestres.

SEJUDH realiza Oficina de Xilogravura na Casa de Semiliberdade em Garanhuns


Nesta quinta-feira, 28, às 9h, a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, (SEJUDH), coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, (SEDSDH), realiza Oficina de Xilogravura com internos da Casa de Semiliberdade, (Casem), no município de Garanhuns, Agreste do estado. O objetivo da ação, que integra a programação da III Jornada Estadual de Direitos Humanos é aprimorar a sensibilidade e a criatividade dos internos através da cultura popular, oferecendo aos participantes a oportunidade de criar suas próprias obras.

Nas oficinas são produzidas gravuras que mostram os direitos e garantias fundamentais previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, contados por meio da cultura popular nordestina. A iniciativa já foi realizada no Presídio de Petrolina e na Funase do município; na Cadeia Pública Feminina de Verdejante e na Colônia Penal Feminina de Buíque. Ao todo 60 reeducandos já foram contemplados.

As próximas unidades prisionais a receberem a Oficina de Xilogravura são: o Presídio de Palmares e o Hospital de Custódia de Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Itamaracá. Os trabalhos realizados durante as Oficinas de Xilogravura serão mostrados, em uma exposição que será organizada pela SEJUDH. 

Serviço: Oficina de Xilogravura – Garanhuns
Data: 28 de Novembro
Local: Casem – Casa de Semiliberdade – Garanhuns - Rua Luís Burgos, 1507 
Boa Vista – Garanhuns-PE
Horário: 9h

Ass. de Imprensa da SEDSDH

IV Semana de Matemática acontece na UPE Garanhuns‏


Acontece até a próxima sexta-feira, 29, na UPE Campus Garanhuns, a IV Semana de Matemática, realizada pelo Colegiado do Curso e pelo Centro Acadêmico de Matemática.

O evento tem grande participação dos estudantes, inclusive de outros cursos interessados nos assuntos abordados. Nesta quarta edição, foram elaboradas apresentações que contemplam várias áreas do conhecimento, principalmente em questões relacionadas ao ensino, como a própria educação, neurociência, computação, uso de materiais para ensino da geometria, inovações tecnológicas no ensino e aprendizagem, cuidados com a saúde vocal, uso de Tangram no ensino da geometria básica, formação de professores em diversidade sexual e direitos humanos, uso do origami, entre outros.

"Trata-se de um momento de aprendizado muito rico, onde abordamos temas específicos que contribuirão para o crescimento acadêmico dos nossos alunos, paralela à formação curricular, neste caso, em matemática. Temos 17 apresentações diferentes, nos mais variados temas, e por isto é que se torna imprescindível a Semana de Matemática para a comunidade acadêmica" - afirma prof. Clóvis Gomes Jr. (foto), diretor do MultiCampi Garanhuns da Universidade de Pernambuco.

Hospital Dom Moura tem mais de dez mil atendimentos no mês de outubro

Secretário de Saúde, Dr. Antônio Figueira confere reformas do HRDM com o diretor Luiz Melo, 

Os números impressionam. Mais uma vez o Hospital Regional Dom Moura ultrapassa a marca dos dez mil atendimentos em um mês. Os dados são do relatório consolidado de outubro/2013, e trazem informações sobre as diversas áreas do hospital de referência regional. Para ser mais exato, foram 10.273 atendimentos.

Para se ter ideia deste serviço, somente no último final de semana, de 22 a 24 de novembro, foram quase mil atendimentos nas seis emergências do HRDM (Geral, Cirúrgica, Traumatológica, Pediátrica, Obstetrícia e Odontológica). Na sexta foram 318 atendimentos, no sábado 347 e no domingo 234.

"É um hospital que não pode parar. Qualquer falta de médico ou plantão incompleto causa grande impacto na população. Felizmente estamos conseguindo reverter algumas situações, como este final de semana sem qualquer problema na escala. É bom registrar que muitos atendimentos aqui no hospital poderiam ser resolvidos pela rede de atenção básica." - Afirma o gestor do HRDM, Dr. Luiz Melo.

O Hospital Regional Dom Moura está terminando uma ampla reforma, inclusive com ampliação de alguns setores. "Mesmo com as obras dentro do hospital, conseguimos atender a população que nos procura, oferecendo os serviços necessários. E os números mostram que continuamos na média dos últimos meses." - Finaliza o gestor da Unidade Hospitalar.

Números de atendimentos do mês de outubro:

Emergência Geral: 4.021
Emergência Cirúrgica: 1.214
Emergência Trauma: 2.479
Emergência Pediátrica: 1.265
Emergência Obstetrícia: 470
Emergência Odontológica: 824
Cirurgias Gerais: 155
Cirurgias Trauma: 150
Leitos Ocupados: 344
Partos Normais: 71
Partos Cirúrgicos: 53

GARANHUNS pode se tornar um dos maiores centros de ENERGIA EÓLICA do Brasil


Uma grande reportagem acaba de ser publicada no jornal VALOR, E mostra que os estados do Piauí e Pernambuco, mais especificamente Garanhuns e região, podem se tornar, em cinco anos, grandes centros de Energia Eólica, dos maiores do Brasil. A revelação é de Lucas Araripe, diretor de desenvolvimento de negócios da Casa dos Ventos, uma das empresas que mais venderam contratos nos dois últimos leilões. Os dois locais (PE e PI) ficaram competitivos depois das regras impostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), diz o executivo.

Garanhuns tem potencial de 600 MW, diz Araripe. Segundo ele, a empresa fará uma subestação próxima aos parques de 810 de MW de capacidade instalada. No leilão de reserva, em agosto, a Casa dos Ventos vendeu parques éolicos na região com uma potência total instalada de 190 MW, o que significa que ainda existe muito espaço para expandir, diz Araripe.

A Casa dos Ventos pretende continuar vendendo energia de projetos em Garanhuns e no sul do Piauí nos próximos certames, incluindo o A-5 (para projetos que ficarão prontos em cinco anos), que será realizado no dia 13 de dezembro.



Vereadores querem informações e farão novas denúncias em São João

O município de São João vive um momento de turbulência política. No momento que o TRE analisa a possibilidade de afastar o prefeito por erros na prestação de contas da campanha eleitoral, estoura a bomba da Secretaria de Saúde, com a saída do empresário Porfírio Aguiar, que acusou desvio de dinheiro público. Em nota postada no facebook, a prefeitura devolve a acusação ao empresário. O TRE recebeu a reportagem da Folha de Pernambuco e novos documentos, e adiou a continuação do julgamento para a próxima terça-feira.

Atentos a tudo isto, vereadores da oposição, vendo a lavagem de roupa suja dentro do grupo do prefeito, com acusações internas de desvios, estão entrando com pedidos de informações ao Governo Municipal, sobre todos os contratos e secretarias, principalmente na Saúde. A desconfiança é que haja muitas irregularidades. Os vereadores também farão mais denúncias ao Ministério Público.

A oposição é maioria na Câmara Municipal.

SECA: Confira o quadro de municípios em estado de emergência no Nordeste



O agravamento da seca no Nordeste levou a região a ter recorde de municípios em situação de emergência em 2013. Por conta da estiagem prolongada, considerada a mais intensa nos últimos 50 anos, três de cada quatro municípios estão na situação excepcional e recebem apoio dos governos estaduais e federal para abastecer comunidades.

Para continuar lendo... UOL NOTÍCIAS



Coordenadoria realiza Ativismo de Enfrentamento contra a Violência à Mulher em Garanhuns

Garanhuns vivencia até o dia nove de dezembro os “Dezesseis dias de Ativismo de Enfrentamento contra a Violência à Mulher”. Voltado às redes municipal, estadual e particular de ensino, a ação é realizada por meio de palestras de prevenção à violência também nos bairros, quilombos e zona rural do Município. A iniciativa é da Coordenadoria da Mulher de Garanhuns e busca conscientizar a população contra a violência às mulheres, tratando sobre toda a rede de atenção e acolhimento à elas, tida também como Rede Lilás, bem como do suporte de prevenção e acolhimento necessário.

A Coordenadoria esteve na comunidade quilombola de Castainho, realizando a ação junto às mulheres, jovens e crianças da localidade. Na ocasião os quilombolas das comunidades rurais de Estrela, Tigre, Estivas, Caluête e Timbó também estiveram presentes. Além da palestra, o momento comemorou o Dia da Consciência Negra propondo uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e abordou a contação de história sobre a negritude, proferida pela professora de literatura da UFRPE, Márcia Maracajá. Outros professores da Universidade Pública estiveram presentes, como Márcia Félix e professor Gonzaga.

Neste período de Ativismo de Enfrentamento contra a Violência à Mulher, a Coordenadoria já se fez presente na Escola Estadual Dom Camilo, hoje (26) a ação foi realizada no 9º BPM, junto a todo o efetivo da Polícia Militar e nesta quarta-feira (27) ela atenderá a comunidade escolar do Colégio CMA, às 9 da manhã.

SECOM GARANHUNS

POLÍTICA: Programa Frente a Frente com Magno Martins será retransmitido pela 87FM em Garanhuns

Na palestra da CDL, em agosto, Magno Martins (ao centro) foi prestigiado por autoridades locais

Gente, acabamos de acertar a retransmissão do programa Frente a Frente do jornalista Magno Martins pela Rádio 87 FM em Garanhuns.

A Cidade das Flores era a única cidade polo de Pernambuco a não retransmitir o programa, que trata exclusivamente de política e tem repercussão nacional. Além disso, Garanhuns também estará na vitrine, com suas informações sendo acessadas pelo jornalista que tem o blog de política mais acessado do Nordeste, e um dos maiores do país. Mais de quarenta rádios de Pernambuco retransmitem seu programa, inclusive outros estados.

Magno tem sido uma pessoa presente em Garanhuns, onde ministrou palestra há algumas semanas, e tem se destacado por sua defesa pela reabertura da FAMEG. Constantemente nossa cidade está ilustrando seu prestigiado blog. 

Estamos ajustando detalhes para que o programa da segunda-feira seja apresentado dos estúdios da 87 FM.

Que seja bem vindo, Magno Martins!

População do Distrito de São Pedro agradece Alcindo


Na última segunda-feira, 25, o Distrito de São Pedro recebeu uma audiência pública da Câmara Municipal com gerentes da Compesa para debater, junto aos moradores, a água que está sendo distribuída pela empresa, que vem da Barragem da Cajarana. A própria Compesa reconhece ser água de má qualidade, com excesso de sal.

A Escola José Ferreira Sobrinho ficou com seu pátio completamente tomado, mostrando de fato a indignação daquelas pessoas, onde puderam se expressar, cobrar e oferecer sugestões. Um grande momento de participação popular, como tem que ser. 

O requerimento para que acontecesse este momento foi do vereador Alcindo Correia, que teve um dos seus melhores momentos nesta legislatura, reconhecido pelos próprios moradores. "Já que ele mesmo não pode resolver, trouxe quem pode". - revelou uma senhora, aliás, a participação de donas de casa foi surpreendente, chegaram a levar água e roupas que se estragaram na lavagem com a água da Compesa.

Ao final, vereadores, Compesa e moradores encontraram uma solução emergencial, enquanto a diretoria autoriza o início da execução de um projeto apresentado, que deve levar água de Garanhuns por um novo sistema. Agora, pelo sistema antigo, a empresa vai disponibilizar água de Cajueiro e Inhumas pelo sistema antigo, que será inspecionado, corrigido antigos problemas. Entretanto a própria empresa já avisa que não terá condições de atender em quantidade, por isto vai apresentar um calendário quando ofertará água de Garanhuns, como pediu a população, que reagiu veementemente à possibilidade de receber o precioso líquido por carros-pipa.

Neste momento, a água é o principal problema do distrito, que tem grande parte de sua população vivendo da agricultura e dos programas assistenciais do Governo Federal. Ouvir a população é tão precioso quanto lhe oferecer água. Parabéns a Alcindo e demais vereadores que foram ao seu encontro.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.